Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

19469479499519521451

Comentários

  • Boa noite a todos! Finalmente saiu meu registro, portanto a partir de hoje 13.01.2021 é minha mais nova data de nascimento! :D

    Obrigado a todos pela ajuda, sem esse fórum tudo teria sido mto mais complicado e nebuloso. E boa sorte para os que estão no aguardo, os prazos estão cada vez melhores!

  • @GdOeS , parabéns!! Comemore com muito vinho e bacalhau!!!

  • cintiamlcintiaml Member
    editado January 2021

    Pessoal, boa tarde,

    Eu havia preparado toda a minha documentação, mas não enviei por conta da pandemia. Completou 1 ano que emiti os documentos brasileiros. Queria uma orientação se o melhor seria emitir novas certidões e gerar novo formulário ou enviar e correr o risco de uma possível exigência.

    O pagamento pelo cartão para tribuição ACP porto é por esse link? Só preencher, pagar e aí vou receber o formulário 1C por email? imprimo, preencho e envio junto com a documentação? Esse formulário gerado tbm precisa de reconhecimento de firma né? Precisa apostilar o formulário? Fiz todo o processo para a minha avó em 2019, e esse grupo foi fenomenal para que eu conseguisse concluir, só que na epoca paguei pelos correios. Pelo que li aqui foi apenas isso que mudou, parece que agora é melhor pagar por cartão.

    https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Obrigada!

  • @cintiaml Eu tive um problema semelhante. Precisava fazer uma transcrição de casamento e por conta da pandemia adiei. Recentemente quando retomei o processo pra enviar os documentos pra Ponta Delgada vi que a certidão tinha passado de 1 ano. Me recomendaram aqui no Fórum levar no Consulado do RJ pra não ter o risco do custo de envio pra Portugal. Como moro perto do consulado, passei lá, expliquei a situação e como tinha passado só um pouco de 1 ano, eles liberaram. Não tive q pagar quase 300 reais pra fazer uma nova certidão. Acredito que os consulados brasileiros tenham mais chance de relevar essa questão... enfim, boa sorte!!

  • @camilacita, @raulcampos13 e @Leticialele , muito obrigado pelo pronto retorno. Farei uma tentativa de contato hoje mesmo.

    Muito obrigado!

  • @cintiaml

    Como é um processo de nacionalidade, terá que emitir as certidões novamente. Certidões brasileiras valem por 1 ano entre a emissão, e a numeração do processo.

    Certidões portuguesas não expiram.

    Sim, o pagamento é feito por cartão de crédito internacional. Preencha o nome do requerente no campo apropriado. O cartão pode ser de outra pessoa. Se não conseguir pagar, cadastre-se no Nubank e pague pelo app no celular. O sistema em PT é mais novo, e exige uma fase extra de autenticação que alguns cartões brasileiros não estão preparados ainda.

  • @GdOeS...

    Felicitações pela conclusão do processo...!!!

    Apesar de ter dado um trabalhinho a mais...Ficou pronto afinal...!!!

    Não esqueça...É importante conferir todos os dados da certidão do Registo recém criado...!!!

  • @Nilton Hessel já pedi a certidão pelo civil online e vou conferir tudo sim, pois semana que vem já tenho agendado para fazer o cartão de cidadão e depois começo os próximos processos (esposa e filhos). Obrigado pela dica!

  • Boa tarde! Dia 11/01/2020, postei aqui q os processos dos meus filhos maiores, que deu entrada na ACP em 07/08/20 tinha sido alterado para bolinha 4. Hoje está na bolinha 7. Aguardando para criar o Registro!! Concluindo atualizarei na planilha. Obrigada a todos!

  • OLÁ PESSOAL,

    ONTEM DIA 13/01/21 SAIU O ASSENTO DE NASCIMENTO DA MINHA MÃE, OS DOCUMENTOS FORAM ENVIADOS EM 05/06/19 E FORAM APROVADOS E AGUARDAVAM O REGISTRO DO ASSENTO DESDE 04/10/19, NÃO CAIU EM EXIGÊNCIA, E EM 06/2020 FOI ENVIADO PRA ALBERGARIA-A-VELHA... E SÓ AGORA SAIU O ASSENTO , GOSTARIA DE SABER DOS COLEGAS SE ACP AINDA É A MELHOR OPÇÃO PRA ATRUBUIÇÃO E COMO ANDAM OS PRAZOS?

    AGORA VOU ENVIAR O MEU PROCESSO

    OBRIGADO

  • @Moyses Guerino , parabéns à sua mãe!

    Você precisa, antes de encaminhar seus documentos, fazer a transcrição do casamento de sua mãe, A NÃO SER que ela tenha sido a declarante do seu nascimento até você ter completado 1 ano de vida.

    Sim, ACP ainda é o melhor lugar, os processos lá estão levando em torno de 6 meses.

  • Boa noite!

    Amanhã vou enviar meu processo de cidadania para Portugal e pagar através de vale postal.

    O valor ainda é 175 euros? Tentei achar o link pra ver no site mas não encontrei.

  • @MariaHernandes , sim, ainda custa 175 euros. Use euro para vale postal internacional

  • Olá pessoal, enviei meu processo para o Porto seguindo todas as orientações de vcs! Mt obrigada pelo apoio.

    O documento foi recebido dia 5/01/21. Ainda não recebi chave de acesso. Estou seguindo a orientação de vcs e esperando já que tivemos os feriados.

    Com o novo lockdown que começou hoje será que eles vão continuar trabalhando normal? Ou posso esperar um atraso? Eita, ansiedade hehehe

  • @Leticialele sobre a transcrição do casamento, ela é a declarante na certidão e quando eu nasci a minha mãe era solteira, e nunca se casou com o meu pai, casou-se anos depois com meu padrasto, inclusive a minha paternidade só foi reconhecida depois de adulto.

    no consulado de São Paulo me informaram que não havia necessidade de transcrição por esse motivo, agora resta torcer para a ACP também seguir essa linha de raciocínio... ou você acredita que posso ter problemas?

    obrigado

  • @Moyses Guerino , se ela, a portuguesa, é a declarante e era solteira, não há casamento a transcrever.

    Nenhuma Conservatória teria entendimento diferente!

    Mas , atualmente, ACP é a melhor opção, está com ótimos prazos.

  • Bom dia, pessoal! Hoje pretedo mandar meus documentos pra fazer minha cidadania (a portuguesa é minha mãe, o casamento ja foi transcrito em portugal)

    Alguém dá um ok nos documentos que tenho, por favor?


    • Minha Certidão de nascimento (inteiro teor) apostilada.
    • Minha Certidão de nascimento (reprografica) apostilada.
    • Minha RG autenticada e apostilada
    • Cópia da certidão de nascimento da mãe (portuguesa) do civil online
    • Cópia da transcrição de casamento (mãe portuguesa e meu pai) feita em Ponta Delgada.
    • Formulário 1C


    Pros documentos, tá faltando algo?

  • @MariaHernandes , a documentação está completa. Só falta o pagamento dos emolumentos de 175 euros.

    Não esqueça que o Formulário 1C tem que ser impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e com a assinatura reconhecida por autenticidade.

  • @Leticialele Obrigada mais uma vez!

    Não sei se é porque eu FINALMENTE tô mandando meus documentos, mas parece que das outras vezes foram taaaantos! ahahahauhau

    Obrigada pelas dicas!

  • @MariaHernandes , os processos são muito simples! Basta estar tudo combinando - nomes, datas, documentos legíveis, apostilados.

    Alguns casos requerem mais cuidados, mas nada que seja impossível.

  • Bom dia pessoal! @Leticialele consegui fazer contato o irn e tá td resolvido. No entanto surgiu uma dúvida quando fui verificar os documentos para enviar o processo. O meu avô é o português (já possuo a certidão dele). A minha mãe, já falecida, é a filha do português. Preciso enviar a certidão de óbito dela? Não me atentei para isso, pois segui a lista de documentos pedidos no site do IRN: a certidão de nascimento do meu avô, a certidão de nascimento da minha mãe, a minha certidão de nascimento, etc...

  • @Patgouvinhas , não precisa enviar a certidão de óbito da sua mãe.

  • @MariaHernandes

    Apenas para confirmar, por causa do seu apelido Hernandes... sua mãe (a portuguesa) é nascida no BR, certo? Caso contrário o processo só pode ser feito na CRCentrais de Lisboa. Seu pai pode ser hispano, não afeta o processo, mas se o português não for brasileiro afetaria.

    Posso perguntar por que você mudou de Cartão de Crédito em Dezembro para Vale Postal em janeiro? Com a pandemia e lockdown, o tempo para sacar o VP fica crítico. Cartão é o método preferencial das conservatórias atualmente. Se for VP mande por DHL.

  • @gandalf como faço pra atualizar o mês de consulta na planilha do ACP? não consigo alterar.

  • editado January 2021

    @charlespessoaaa

    Como assim "mês de consulta"? A data da ultima atualização?

    Em princípio essa data é extraída da ultime modificação introduzida. Se quiser modificar e passar a atualizar dai em diante, pode escrever a data no campo como 15/01/21, e ela vai mudar para o formato que está ali com mes./ano

  • caros,

    solicitei no email da ACP o envio da certidão de minha avó e eles me enviaram em anexo, segui o conselho do @gandalf e não esperei a carta.

    Ao que parece eles estão bem atenciosos e solicitos a nos atender rapidamente, uma vez que pedi e em menos de duas horas obtive retorno.

  • Oi @gandalf , tudo bem? Minha mãe nasceu no Brasil, sim =D

    Tentei pagar pelo cartão de crédito diversas vezes e não deu certo, acho que não tive sorte (e iria pagar pelo do meu tio, pq o meu não é internacional) Daí, como não queria esperar mais, fiz vale postal mesmo. Mandei pela maneira mais rápida (chega em 8 dias - o estimado), então creio que tudo vai dar certo =D

  • Bom dia!!

    Se alguém puder me incluir na planilha fico muito agradecida!

    Minha documentação foi recebida na ACP dia 20/10/2020 pela Gloria Costa

    Não recebi nenhum e-mail e liguei para a linha de registros dia 10/12/2020

    O processo se encontra na primeira bolinha desde então

    722XX/20

    Meu nome: Maria Eduarda Aguiar @_dudsaguiar

  • Foi pagamento por cartão de crédito (não sei se essa informação é relevante)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.