Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

19449459479499501451

Comentários

  • Boa tarde a todos...

    Um otimo 2021 a todos, como muita saude e prosperidade.

    Vou iniciar a Atribuição de nacionalidade para meu filho ( ele mesmo vai fazer ). Eu sou o pai, que registrou ele e também, tenho a nacionalidade portuguesa.

    Qual local está mais rápido hoje ?

    Continua sendo ACP Porto ? ( Fiz a minha por lá em 2019 ) ou pelo Consulado SP ?

    Tenho visto topicos de atribições por Ovar e outros locais , mas, ainda assim seria melhor pelo Porto ?

    Muito obrigado

  • @JCCS , ACP continua sendo uma excelente opção. Os processos lá têm levado de 6 a 8 meses

  • Pessoal, boa tarde,

    Passando para relatar o andamento dos processos dos meus filhos (um menor e outro maior) no ACP:

    Envio dos docs; 18/12/2020 (DHL)

    Chegada: 23/12/2020

    Envio da senha: 24/12/2020 (menor) e 30/12/2020 (maior)

    O menor: Processo aprovado: 06/01/2021 (sim, entrei hoje para ver e está com bolinha 6 verde e a mensagem: "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português." )

    Maior: está na bolinha 1 verde com a mensagem: "Os serviços estão a preparar a documentação e informação para a análise do seu pedido."


    Menos de 1 mês para aprovação do processo de menor..... ACP voando baixo!

    Uma observação: no envelope eu escrevi o nome dele e especifiquei "(menor)". Não sei se isso fez alguma diferença para identificarem mais rápido que se tratava de um menor.


    Obrigado a todos pelas valiosas dicas, em especial ao @gandalf .

  • editado January 2021

    @Luis Carlos

    Maravilha. O do menor deve ser concluído até o final de janeiro. Está mesmo muito rápido.

    Eu incluí os dois na planilha, porque é um bom exemplo e pode ajudar a outros a ter uma ideia do andamento. Quando mudar de estado, por favor vá lá e atualize as datas de aprovação e conclusão.

    "https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=979081908"

  • Obrigado @gandalf ,

    Atualizarei sim, com certeza.

  • Bom dia...

    Para quem está fazendo o processo de nacionalidade ou fez recentemente...

    O apostilamento de documentos no Brasil, ainda continua mais barato em Santa Catarina ?

    Fiz o meu apostilamento lá, em 2019 e era o mais barato..

    Perguntei hoje e está a R$ 42,50 por documento . Ná época, em 2019, paguei R$ 32,00 cada...

    Alguém, por favor, poderia passar o link com a lista de documentos necessários para nacionalidade ?

    muito obrigado

  • Olá,

    O processo do meu filho foi concluido, era de maio de 2019, e não estou encontrando mais na planilha. Houve algum tipo de atualização pra tirar registros antigos?

  • @JCCS , os documentos que precisam ser apostilados são a certidão de nascimento por cópia reprográfica e a cópia autenticada do documento de identidade. Aqui no Rio o apostilamento custa 57 reais.

    Junte uma cópia simples do seu assento português, o Formulário 1C com a assinatura reconhecida por autenticidade e o pagamento de 175 euros, de preferência por cartão de crédito. Pagando com o cartão, vai receber, por email, um Formulário 1C com o recibo no cabeçalho. Use-o para imprimir colorido, frente e verso, preencher sem rasuras e reconhecer a firma por autenticidade.

  • Oi pessoal, boa noite! Fiz o pagamento do meu processo, através de cartão de crédito, e não recebi o e-mail de confirmação do pagamento, nem o e-mail com o formulário. Quando fiz o do meu filho o e-mail chegou quase que automaticamente. Pode demorar? Já verifiquei a fatura do cartão e foi lançado o valor. Fiquei preocupada. Se não receber o e-mail o que devo fazer???

  • @Patgouvinhas , você fez o pagamento hoje, após o encerramento do expediente em Portugal? Pode ser por isso.

    Se já tem mais tempo, mande um email para rcentrais.admin@irn.gov.pt e explique seu caso e pergunte o que aconteceu

  • editado January 2021

    @Kim Tiago Baptista

    Os registros que ficaram inativos por muito tempo foram movidos para o TAB "Histórico". Lá tem

    Marcos Reynor (Filho do Kim - Menor), Despacho em 15/10/2019, sem data de conclusão. Obviamente foi abandonado, e por isso foi arquivado, mas você pode consultar lá. (linha 188)

    Se não for esse, e não achar ali no TAB, me dê o nome que eu localizo pra você.

    Vai ficando com o nome laranja, é porque está inativo ha muito tempo, e portanto em breve será movido se não houver nenhuma nota com data recente a respeito. Fica ali na planilha laranjinha por um tempo, e eventualmente é arquivado. São aqueles que a data de ultima atualização é mais antiga do que a data na célula D1 (sem atividade desde 02/07/20, e vai se ajustando automaticamente)

    O TAB "Histórico" é somente leitura. Pode ler e copiar. Se quiser alterar (com a data de conclusão por exemplo) me mande e eu edito.

  • Oi @Leticialele fiz depois do expediente sim. Foi por volta da 16:30 aqui. Nem me atentei pra isso. Achei que fosse automático, independente de horário. Vou aguardar até amanhã então. Tomara que tenha sido só isso mesmo. Obrigada pela resposta tão rápida!!! Confesso que estava bem preocupada. É muito chato quando acontecem coisas fora do esperado, né!? Obrigada mais uma vez!

  • @Leticialele

    Obrigado pelas informações...

    Em tempo, quando fiz a minha nacionalidade, tinha uma opção de preencher o Formulário 1C pelo computador, para ficar bem legível.

    Lembro que na época, preenchi pelo computador, assinei e reconheci firma... Mandei junto também o preenchido a mão, que vem o comprovante de pagamento do cartão..

    Fiz dessa forma, pois , as vezes, podem não entender algo que está escrito a mão e por computador, não tem como... Fiz de tudo para não ter processo devolvido...

    grato

  • @JCCS , pode fazer o mesmo para seu filho. Junte os 2 formulários com um clipe.

  • @Patgouvinhas , ainda bem que hoje ainda é quinta-feira! Meu pai sempre dizia que não mexia com nada importante às sextas-feiras para não passar o fim de semana preocupado !!

    Relaxe, vai dar tudo certo. Para tudo tem conserto!!

  • @gandalf obrigado pelas informações, da última vez que tinha visto a planilha não tinha isso ainda, realmente faz muito tempo que não atualizo nada lá pq realmente nao tinha o que atualizar... não sei pq o processo do meu filho demorou tanto, ficou em despacho por mais de 1 ano, foi concluido em 5 de novembro e nem sabia, só hoje recebi a carta. Já coloquei na planilha de novo. Mais um ciclo se encerra!

  • editado January 2021

    @Kim Tiago Baptista

    Nossa... 556 dias para um processo de menor, mesmo com exigência é demais.

    Você deveria ter reclamado em "https://igsj.justica.gov.pt" que esse certamente caiu ma fresta da gaveta 2X. OK que na época deu uma paralisada geral, estavam levando 350 dias. Atualmente a ACP está levando 2 a 3 meses para menores.

  • Bom dia pessoal,

    Tenho uma dúvida, fiz o pagamento via cartão para meu processo de atribuição, inclusive gerou o formulário1c com o código. Só que eu esqueci que tinha que fazer a transcrição de casamento de minha mãe antes, e portanto estou no processo de transcrição. Queria saber se existe validade para a transferência que fiz e se demorar eu perco o dinheiro. Eu fiz o pagamento dia 16/09/2020. Tem como pedir o reembolso? Tenho medo de perder o que paguei. Obrigado pessoal.

  • @kustavo , não se preocupe, não tem validade. Tivemos o relato de um forista que levou 2 anos para mandar o processo e o pagamento foi aceito!!

  • editado January 2021

    Trinta dias se passaram e não recebi em casa o cartão de cidadão proveniente do consulado do Rio de Janeiro. Há prazo para caducidade do recebimento desse documento?

  • @antoniopereira

    O que você está esperando? É o assento relativo aos seus filhos? Você não recebeu por e-mail um anexo em PDF? "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/228052/#Comment_228052"

    Se não recebeu, pode pedir pelo civilonline.mj.pt pagando €10 por cartão de crédito, e eles mandam o assento por e-mail.

    Cartão do Cidadão não vai nunca pelo correio. Só retira presencialmente no consulado. Tem que ir ao consulado duas vezes. Uma para pedir e fazer a biometria, e depois para ativar e retirar pessoalmente.

  • @gandalf , @antoniopereira , aqui no Rio, se a pessoa não vai fazer passaporte, autoriza o Consulado a enviar o cartão cidadão pelos Correios.

    Meu sobrinho recebeu o dele em casa.

    @antoniopereira , você pagou urgência ou foi prazo normal?

  • @Leticialele

    Nesse caso, quem faz a ativação do cartão? Quem fica com a carta-PIN? Os dois não podem ir juntos, pelos mecanismos de segurança envolvidos.

  • @gandalf , creio que o Consulado fica com a carta pin e desbloqueia!

    Nem eu nem minha filha recebemos carta pin, apenas o cartão, quando fomos pedir o passaporte!! Depois o passaporte chegou por DHL.

  • editado January 2021

    @Leticialele

    A carta-PIN tem meia dúzia de códigos para diferentes funções, e definitivamente você é que deve ficar de posse dela, não o consulado.

    "https://irn.justica.gov.pt/Servicos/Cidadao/Cartao-de-Cidadao/Carta-PIN-do-Cartao-de-Cidadao"

  • @gandalf , vou mandar um email para o Chanceler e reclamar!!! Não tenho carta pin alguma, nem minha irmã, nem meu sobrinho!!

  • editado January 2021

    @Leticialele...Concordo com o @gandalf...Inclusive a Carta Pin...Além desses PIN's citados...Vem com um Código de Cancelamento...Creio que sirva para caso de roubo/perda do Cartão...


    "...Cara(o) Cidadã(o)

    Para levantar e activar o seu Cartão, deverá dirigir-se ao local de levantamento abaixo indicado, fazendo-se acompanhar da presente carta.

    Para efeito de utilização, enviam-se os códigos pessoais secretos (PIN) associados ao seu Cartão de Cidadão. Recomenda-se, por razão de segurança, que mantenha estes códigos em local seguro, separados do cartão e que não os revele a ninguém.

    Para mais informações deverá contactar a Linha Registos, através do número 211 950 500...."

  • @gandalf , @Nilton Hessel , vejam o que encontrei no site do Consulado de Portugal no Rio de Janeiro:, acho que não entregam mais a carta pin!!

    Como renovar meu cartão de cidadão pela internet?

    O Cartão de Cidadão deve ser renovado em caso de fim de validade, furto ou roubo, perda de carta com códigos PIN*, alteração de dados pessoais (exceto a morada), ou dano.

    *(apenas para cartões pedidos antes de 16 de abril de 2018)

    A renovação online do Cartão de Cidadão pode ser feita:

    • se o cartão estiver no término de validade
    • devido a perda, destruição, roubo ou furto (o cartão a ser substituído tem de ter prazo de validade superior a 60 dias e o novo cartão mantém a validade do cartão a ser substituído).

    Se perdeu o Cartão de Cidadão ou se tiver sido destruído, roubado ou furtado, precisa de cancelar o cartão antes de proceder à renovação através da internet.

    Na renovação online é possível alterar os apelidos, a morada e os contactos. O pedido de renovação pela Internet é mais barato que a renovação presencial, mas para isso terá de fazer autenticação com Chave Móvel Digital (ver mais abaixo) ou Cartão de Cidadão. 


    Veja como renovar online neste vídeo.

  • @gandalf, aqui no Rio o CC vai direto pra residência (informação consta no formulário utilizado). Afinal, há prazo de validade para chegada do CC?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.