Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

19439449469489491451

Comentários

  • @elviswolvie...Não espere coerência quanto ao assunto mencionado...

    Acabo de receber dois emails informando as chaves numéricas dos processos de dois dos meus sobrinhos...

    Os documentos foram enviados em uma mesma remessa da DHL e chegaram no ACP dia 22/12...

    Mas não é sempre assim não...Para os processos dos meus sobrinhos mais novos...10 e 11 anos...Cujos documentos foram enviados também em uma mesma remessa da DHL...Desta vez para Tondela...Enviaram apenas a chave numérica do processo da menina...Nada sobre o processo do irmão...

    Como sabemos quanto tempo leva para a conclusão de um processo desse tipo...Pois existe informações em abundância aqui no Fórum para qualquer um com um mínimo de bom senso calcular uma estimativa quanto aos prazos...Esperamos por algo em torno de dois meses antes de enviar um email á Conservatória manifestando nossa preocupação por termos recebido a chave numérica de apenas um dos processos dos irmãos...

    ***Lembrando que se trata de processos de menores de idade...Esses dois de Tondela foram finalizados no mesmo dia e as Certidões chegaram em São Paulo em um mesmo envelope da Conservatória de Tondela...(Os processos foram finalizados com 94 dias...)

    A resposta veio rapidamente por email...Com as informações de número de processo e chave numérica para acompanhamento do processo do menino...Estava tudo em ordem afinal...!!!

    Resumo da ópera...:

    ***E eu não estou direcionando essa resposta a você em particular... @elviswolvie ...Faz tempo que leio suas postagens e percebo que você atua aqui com atitudes positivas e construtivas...Bom seria se outros seguissem seu exemplo...

    Se queremos melhorias quanto ao "modus operandi" dentro da instituição IRN...E mais...Se esperamos coerência da parte deles...A meu ver devemos nós primeiramente agir com coerência...!!!

    Qual será então a justificativa que as pessoas poderiam ter para infernizar a vida do pessoal das Conservatórias com emails e ligações DESNECESSÁRIOS tentando obter quase á força o número de um processo que chegou na Conservatória a 10...20...30 dias atrás...Mas que todos sabemos que não será concluído antes de 7...8 meses...???

    Meu entendimento é que tem faltado muito disso aqui nesse Fórum...Coerência...Bom senso...E quando a falta disso se torna "Crônica " por parte de alguns...Passa a configurar falta de respeito com os demais participantes do Fórum...

    Segue a banda...!!!

  • @Nilton Hessel você me desculpa, mas acho seus comentários muito agressivos. Ninguém aqui nasceu sabendo nada e todos estão aqui para se ajudar. Quando você fala “falta bom senso, falta coerência e etc”, isso soa bem agressivo.

    Vejo a @Leticialele , @Vlad e @gandalf tao amorosos, que é por isso que sempre volto ao fórum, e fico com meu coração cheio de amor pela generosidade deles. Não sei exatamente se alguns deles são profissionais que trabalham com isso e nem os conheço, mas lendo tópicos e mais tópicos, vejo a coerência em suas respostas há muitos anos, sempre com muita vontade em ajudar.

    Tenha um pouco mais de paciência.

  • @SandraP acho q o @Nilton Hessel não quis ser agressivo, apenas disse o q sempre falamos aqui no fórum. Temos q ter paciência..Talvez a forma q ele tenha se expressado foi um pouco contundente.Resiliência é a melhor coisa.

  • @Vlad Pen faz algum tempo que venho acompanhando o fórum e acho incrível como vocês se dispõem a ajudar pessoas que não conhecem, acho isso lindo, de verdade.

    Manter a ordem no fórum é necessária, mas tenhamos um pouco mais de amor com o próximo.

    Estou aqui somente para ajudar meus irmãos que não tiveram a mesma oportunidade que eu tive. Já fiz meu processo há quase 20 anos, sozinha, sem fórum, sem ajuda, etc e sei bem como foi difícil e caro. Na época meu marido adquiriu a nacionalidade com 2 anos de casado e não fazia ideia de como era o processo. Simplesmente fomos juntando o que a conservatória pedia e deu tudo certo.

    Agradeço a Deus pela vida de vocês! Muito obrigada pela ajuda!

  • @SandraP...

    Não há o que desculpar...O Fórum é assim...Você tem direito de manifestar sua opinião...

    Entretanto...Relendo o que escrevi...Não creio que mudaria alguma coisa...

    Sim...É bonito falar de amor ao próximo...E não só...Agir dentro dessa diretriz tão nobre é maravilhoso e engrandece os valores mais importantes do ser humano...

    O que escrevi acima não tem nada a ver com falta de amor ao próximo...Pelo contrário...Abandonar o Fórum à própria sorte é que seria falta de consideração com os que vem aqui com responsabilidade e seriedade obter ajuda para seguir adiante em seu objetivo de conquistar a Nacionalidade Portuguesa...

    Em nenhum momento nesses anos que aqui estou fiz uma única postagem que pudesse prejudicar O FÓRUM...!!! Ao contrário...Sempre me manifesto quando vejo atitudes que a meu ver prejudicam o bom andamento das coisas por aqui...!!!

    E ajudo sempre que percebo estar dentro da minha capacidade...Mas não vou passar a mão na cabeça de quem enche o Fórum de reclamações sobre questões já estabelecidas...Tornando o Fórum uma "Prova de obstáculos"...Muitas das reclamações postadas aqui não fazem sentido absolutamente...!!! Uma simples leitura de algumas páginas seria suficiente para que alguém com bom senso entendesse a dinâmica da coisa toda...Sem precisar reclamar...Seja aqui...Seja para a Conservatória em Portugal...

    Mas sou gente...Posso me equivocar...Assim sendo...Deixo em aberto minhas postagens para que sejam deletadas pela moderação...Se assim entenderem...

    Não vou classificar com palavras bonitas minha participação neste Fórum...Pois minha contribuição aqui não é de um ou dois meses...E minha permanência aqui se deu...Em princípio...Sim...Por retribuição ao que recebi quando iniciei minhas pesquisas sobre Nacionalidade Portuguesa...(Aqui no Fórum a partir de 2015)...E não foi pouco o que recebi aqui...Por isso mesmo tenho plena consciência do valor do Fórum...E é também por isso que de vez em quando decido escrever algo mais incisivo...Como no texto mencionado...

    Justamente é esse o ponto que quis salientar acima...Muitos que entram aqui não dão ao Fórum o devido valor...Talvez...Se cada postagem aqui custasse $ 1,00 euro...As pessoas passariam a agir de forma diferente...Pensando melhor entes de digitar...

  • @Nilton Hessel com a sua resposta você só mostra que a minha observação a seu respeito infelizmente estava certa. Cada um é como quer ser e você tem todo direito de ser assim. Já vi resposta sua ser apagada sim, como numa resposta bem dura a um forista que dizia que não estava conseguindo acessar seu processo com a chave que tinha. Um administrador com um pouco mais de paciência foi lá e respondeu de forma com amor, sim, amor. Amor é tratar o outro como gostaríamos de ser tratado. Você não tem o direito de ser grosso com ninguém, esse fórum não é seu. E quanto a reclamar, vi imensos posts seus reclamando de diversos assuntos (você pode e os outros não?). E quanto a sua observação quanto a pagar 1 euro por cada postagem, misericórdia, sem comentários.

  • Uma pergunta “simples”... pra quem não tem a menor pressa, o caminho mais barato é via conservatória ou fazer pelo consulado seria melhor? (Novamente, considerar a questão da demora como irrelevante)

  • @SandraP e @Nilton Hessel peço por gentileza dar essa discussão por encerrada.

  • Ola a todos, apenas passando para avisar aos q me ajudaram e mto (especialmente @gandalf, @Nilton Hessel e @Leticialele) que meu email de 2 dias atrás, informando a ACP que o documento que me fez cair em exigência já havia sido corretamente enviado quando iniciei o processo, surtiu efeito!!! Acabei de olhar e meu processo mudou de Bolinha 4 Marrom - "Seu processo não está completo" para Bolinha 6 Verde / Bolinha 7 Marrom - "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português." !!!

    Muito obrigado pela ajuda! Excelente noticia a apenas algumas horas do ano novo! E aos que estão no aguardo não desistam nem se estressem pq seu processo está há 6 meses na bolinha 1 (facil falar, eu sei, eu mesmo ja me decepcionei/desesperei qdo aconteceu comigo) mas cada processo anda num ritmo (o meu e da minha irma com td igual, enviados quase no mesmo dia teve desfechos, exigências e prazos diferentes) mas no final vai dar certo! Feliz 2021 a todos!

  • @GdOeS , que ótima notícia!! Presente de Natal!!

    Aguarde de 3 a 4 semanas para a criação do registo!

    Um excelente Ano Novo, com muitas alegrias e saúde!

  • @Gabriela Kraemer

    Primeiramente parabéns pelo êxito da nacionalidade!

    Gostaria de agradecer o seu retorno!

    Só tenho mais uma dúvida! Como ela certamente não conseguiu assinar também a procuração, como vc fez? Por testemunhas no cartório de notas?

    E o consulado da prova de vida, foi o do Rio de Janeiro ou de São Paulo?

    Grato desde já.

  • @Alexandre Varandas

    Ela já respondeu na página anterior. Ela foi ao consulado com o RG que indicava a impossibilidade de assinar. O cônsul só confirmou. "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/233994/#Comment_233994"

  • AlexPAlexP Member
    editado January 2021

    @gandalf

    vc sabe o consulado? Rio ou São Paulo?

    Ela não falou sobre a procuração, e sim sobre a prova de vida!

    É sobre a procuração a pergunta anterior! Pois como ela não pode assinar.... como foi feita no cartório? Com testemunhas?

    Caso você também possa responder, ficarei grato!

    Caso uma pessoa que não consegue assinar o formulário de pedido de nacionalidade, também não conseguirá assinar a procuração. Como ela resolveu isso? Além da prova de vida, a procuração foi feita no consulado? Essa é também a minha dúvida!


    Grato!

  • @Alexandre Varandas , quando a pessoa não consegue assinar, pode fazer uma procuração "a rogo". Qualquer cartório faz, sem problema!!

  • @Leticialele

    Obrigado pelo retorno.

    Minha mãe também tem alguns problemas na assinatura! Fico mais tranquilo que existe a possibilidade de fazer a prova de vida no consulado, bem como fazer uma procuração no cartório feita em nome dela, e aceitarem! Essas eram as minhas dúvidas!

    Grato Leticialele

  • Pessoal, boa tarde. Queria uma ajuda de onde consultar a documentação necessária para atribuição de filho pelo ACP Porto, poderiam me ajudar com o link ?

  • editado January 2021

    @marianamcozza ja respondi no tópico de nacionalidade para netos.

  • editado January 2021

    Olá pessoal, boa noite! Faz muito tempo que não passo por aqui!

    Gostaria de deixar minha última experiência ao enviar dois processos, de um filho e de um netinho de 2 anos, ao ACP em junho de 2019, quando estive em Portugal e levei em mãos.

    Depois de uma longa espera de 18 meses, finalmente foram concluídos agora no final de dezembro. No meio desse tempo foram transferidos para outra Conservatória de Albergaria-a-Velha para serem lavrados os assentos. Bom, o que importa é que estão prontos.

    No sistema consta que foi enviada uma notificação de registro para a morada indicada no pedido de nacionalidade. Alguém saberia me dizer se esse docto enviado é o Assento de Nascimento e quanto tempo tem demorado para chegar no Brasil essas correspondências?

    Lembro que lá em março de 2017 quando enviei meu processo ao ACP, demorou apenas 57 dias para me tornar portuguesa e meu Assento chegou lindinho pelo Correio muuuito rápido. Em 10 de maio foi lavrado e chegou em minha casa em SP no dia 24/05. Bons tempos!!

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado January 2021

    @Janice_Picchi é o assento sim. o tempo médio é 30 dias, mas com final de ano + greve dos correios português tá td mais demorado. o assento do meu pai foi enviado em 19/11 e até hoje não recebemos.

  • @Janice_Picchi o que eu fiz no meu caso que precisava do assento rápido, é após o processo estar completamente concluído (todas as bolinhas verdes), fui no civil online e pedi a certidão, paguei os 10 euros, e no mesmo dia chegou a certidão com o assento, não precisei esperar para chegar aos correios.

  • @gsilvestre @reynansoares muito obrigada pela atenção e informações.

    Feliz 2021!

  • Boa tarde e Feliz ano novo a todos!

    Eu enviei o meu processo de atribuição para o ACP no dia 11/12 foi recebido pela Gloria Costa no dia 15/12, porém até a data de hoje, ainda não chegou a minha chave de acesso por e-mail igual eu vejo vocês comentarem.

    Gostaria de pedir a orientação de vocês. Aguardo mais alguns dias?

    Ligo para a linha de Registro e peço a chave?

    Abraços meus amigos !!

  • @raulcampos13 ligue na LR, seu processo deve ter sido numerado no dia 23/12 e há mais relatos de pessoas com processos numerados nesse dia que não receberam e-mail (eu, inclusive rs)

  • @raulcampos13 @gsilvestre As conservatórias não funcionaram nos dias 24/12, 25/12, 31/12 e 01/01 por conta das festas de fim de ano, então é normal que os prazos tenham sofrido modificação nesse período. Aguarde mais uma semana antes de qualquer contato

  • @raulcampos13 acho muito cedo ainda para a conservatoria lhe informar o nr do processo e senha.

  • @Nilton Hessel Desculpe a demora, estive ausente do fórum nos últimos dias. Obrigado pela resposta, vamos aguardar mais, claro.

  • @GdOeS...Fico contente de saber que o desfecho foi positivo...E não esqueça...Se for montar outro processo para algum familiar...Duas dicas...:

    1 - Procure fazer cópias digitalizadas de todos os documentos enviados...;

    2 - Faça uma "capa" para o processo...(Algum colega mencionou isso aqui tempos atrás)...Costumo fazer no word e imprimir em uma folha A4 uma espécie de "Carta de Apresentação" com a informação de que estamos enviando os documentos para a instrução do processo de Fulano de Tal...Tipo de processo...Etc...E na sequência faço uma lista detalhada de todos os documentos enviados...(No campo específico dos formulários do IRN não tem espaço para isso...!!!)...Pode ser que eles joguem o papel fora sem ao menos ler...Mas não custa nada mandar...Eu sempre tenho feito dessa forma e nunca tive problemas...

    @elviswolvie...Eu também estive ausente do Fórum por alguns dias...Mas você tem razão...Cada processo tem um andamento distinto...E a palavra chave é essa mesmo...Aguardar...

    Sorte...

  • Boa tarde, pessoal

    Há uns meses atrás, perguntei aqui no fórum qual seria a melhor maneira de realizar a transcrição de casamento. Na época mencionaram que pelo consulado do Rio seria a melhor maneira. No entanto, não consegui tempo na época para resolver isso. Saberiam me dizer se ainda vale a pena pelos consulados ou se é melhor mandar para Portugal?


    Muito obrigado pela ajuda

  • @Leticialele ok, muito obrigado! :)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.