Transcrição de casamento por Ponta Delgada

1223224226228229256

Comentários

  • @gandalf obrigada pelo retorno. Vou ver se crio coragem para testar. Como eu disse, depender do consulado de Poa eh jogo duro. Se eu tiver novidades eu posto aqui.

  • @Renatasr85

    Enviei os documentos para transcrição de casamento nesse novo modelo mas com o atraso dos CTTs, quanto tiver feedback de PD

    postarei nos comentarios.

  • Pessoal, uma informação importante que apurei com a DHL e pude constatar na prática. Essa info é importante para questões logísticas do envi de documentos para PD, observando a preocupação com o vencimento de vales postais.

    Sabemos que leva em média 3 a 4 dias para remessas saindo do Brasil chegarem a Lisboa, o ponto é que o contrato de vôos consolidados entre Lisboa e os Açores é uma vez por semana, toda a segunda-feira.

    Quando forem enviar documentos pra lá, façam as contas para estimar a chegada dos documentos em LIS até sábado, no máximo domingo, para dar tempo do colocarem no vôo semanal para PD, senão vai ficar tudo lá parado até o próximo vôo de Lisboa para PD.

  • Tenho uma pergunta:

    Liguei na linha de registros e não podem me dar a informação sobre a transcrição de casamento. Me disseram pra ligar na CRC de PD. Eu não liguei, naturalmente, mas ao mesmo tempo não sem bem o que fazer...

    Sabemos que corre o risco dessas cartinhas que eles mandam com a conclusão de processos serem extraviadas facilmente, especialmente agora com a situação dos correios e a pandemia / roubos de carga / etc.

    Sei que vocês me aconselhariam corretamente a ter paciência e tudo mais. A questão é que estou correndo com alguns prazos, tentando otimizar os processos, pois vamos partir antes do próximo verão europeu, muito provavelmente. Já está tudo montado e pronto para enviar para Tondela, com relação ao meu último processo, que será o da nacionalidade do meu filho.

    Então fico pensando aqui, se essa carta for extraviada, alguém de lá se esquecer de enviar, vou ficar aqui perdendo esse prazo precioso. Alguém consegue descobrir sobre conclusão de processo de transcrição de casamento de alguma forma que não seja pela linha de registros?

    • 12/11 - os docs chegaram lá
    • 14/11 - já foi numerado e caiu em exigência pq esqueci de enviar a minha identidade autenticada
    • 30/11 - minha identidade foi recebida

    Pelos prazo acredito que já tenha sido concluído.

  • @aliosh peça a certidão de casamento no civil on-line (ou a certidão de nascimento, pois, pelo tempo decorrido, já deve constar a averbação do casamento)

  • @aliosh...Peça uma certidão pelo civilonline.pt...

    A última que solicitei custou R$69,57 (Com IOF)...

    O que são R$70,00 para quem já gastou + R$ 200,00 por um erro primário e está perdendo o sono por saber se a transcrição foi concluída...???

  • alioshaliosh Member
    editado December 2020

    @Nilton Hessel @gsilvestre obrigado pelos comentários! Estou querendo fazer isso, sim.... Inclusive fiz desta forma para pegar a minha certidão de nascimento portuguesa e estou ciente dos valores.

    Só queria saber que havia sido concluído antes de pedir haha para não jogar mais dinheiro fora e ficar igual a um tolo pagando toda a semana por uma certidão sem saber se ela sequer existe =).

    O que acontece caso a certidão não seja encontrada, a certidão de casamento, por ainda não ter sido criada, no caso? Alguém já pagou e passou por isso? O que eles fazem com o dinheiro que foi pago?

  • editado December 2020

    @aliosh

    Eles dizem que não consta ainda o assento, e fica lá pendente. Quando achar que saiu o assento, você pede novamente, eles verificam, e mandam pra você.

    Raramente perde o dinheiro pago (eu perdi uma vez). Apenas faça sempre "reply" no ultimo e-mail que receber deles. O seu já deve estar pronto, apesar dos múltiplos feriados de Dezembro.

  • @aliosh Recentemente solicitei no Civil Online a certidão de casamento dos meus avós para não ter que enviar o processo de Transcrição sem necessidade. Fiz o pedido, mas não encontraram a certidão. Perguntei sobre a devolução e recebi o seguinte retorno abaixo:

    "Boa tarde, Nos pedidos não localizados o cidadão recebe um e-mail a informar do motivo da recusa. Essas recusas aguardam despacho da Srª conservadora para posteriormente seguirem para o setor da contabilidade. Esse setor entrará em contacto com o cidadão a pedir os dados necessários para a devolução do montante, caso tenha conta bancária em Portugal. Devido ao elevado número de recusas, este processo está muito demorado, pelo que o cidadão terá que aguardar."

  • @mauroaal , quanto tempo vc demorou para receber essa resposta? Já recebi um email de confirmação do pagamento tem 8 dias e até agora n recebi o código de acesso.

  • Boa Tarde, obrigado por me aceitar no grupo. Li o passo a passo e muitas postagens. Preparando o processo de atribuição para neta (minha mãe) já idosa, por isso muitos documentos bem antigos. Agradeço se puderem esclarecer as dúvidas sobre a transcrição do casamento do avô português da requerente com noiva brasileira, que entendo ser o primeiro passo.

    Já obtive do AD o assento de batismo do avô da requerente (antes de 1911). Consta apenas o primeiro nome. No Brasil, através de casamento (e nascimento de sua filha), ele "firmou" o sobrenome como Silva Souto em todos os documentos (casamento, nascimento de filhos, óbito). Nas referências à sua mãe (bisavó da requerente), ela também sempre como Silva Souto nas certidões brasileiras.

    O pai do português (bisavô da requerente) aparece como Souto Junior no assento de batismo do português. Mas, na filiação do avô da requerente em seu casamento e outros documentos no Brasil, esse bisavô sempre aparece mencionado como Souto Amorim, sem Junior (seus prenomes estão iguais). Esse Amorim não aparece nem nos nomes dos avós do português no assento de batismo. Desconfio que foi um sobrenome que adotou de outro parente distante, pois esse bisavô (e sua esposa) da requerente também emigraram para o Brasil, e na viagem, parece que ele pegou esse sobrenome (ela não).

    É preciso retificar o casamento do português no Brasil antes de transcrever por essa divergência no nome de seu pai? Há diferenças entre PD, Rio, SP e Santos (através de parentes poderia mandar a transcrição para qualquer desses consulados) em relação à essa divergência? Em geral, alguma melhor que a outra para transcrição?

    Caso seja possível transcrever como está (sem retificação), seria aconselhável fazer isso já, para ganhar tempo? E, seria necessário, em paralelo, ir pedindo a retificação (que seria do casamento do avô da requerente e do nascimento da mãe da requerente - certidões onde há essa diferenças), pois isso seria exigência no processo de atribuição para neta?

    Outra dúvida: a noiva brasileira do avô da requerente também nasceu antes do registro civil existir no Brasil. Já localizei o livro e a igreja. Há algum formato específico para a certidão de batismo ser emitida (e é formato diferente em PD ou nos consulados)? Ou cada igreja faz de um jeito e tudo bem? Algum passo adicional entre obter a certidão de batismo e apostilar (por exemplo, reconhecer a firma de quem emite a certidão de batismo), já que não vem de um cartório?

  • @Nessacaldas Foram 4 dias corridos. Fiz outros pedidos que demoraram mais, acho que depende da complexidade da busca. Um deles retornou como não encontrado em Lisboa, mas insisti enviando dados do passaporte da portuguesa e enviaram para uma CRC de Viseu que achou. Leve em conta também os dias de final de ano que deve ter menos pessoas trabalhando e dias de recesso.

  • Boa tarde,

    estou precisando de uma ajuda, minha irmã fez a cidadania dela, agora ela tem que transcrever o casamento dela em Ponta Delgada, pois ela quer passar a cidadania dela, para os filhos.PD continua sendo o melhor lugar?Quais os documentos que precisa?

  • @Sandra barros , se você mora em SP ou MS, mande, pelos Correios, para o Consulado em Santos; se mora no RJ ou ES, para o Consulado do Rio. Está sendo mais prático e mais rápido.

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado December 2020

    Atualizando sobre a transcrição de casamento dos meus pais...

    Documentos recebidos em PD no dia 9/12. Pedi a certidão de casamento no civilonline hoje e já recebi ! Foi lavrada no dia 14/12, ou seja, menos de 1 semana após o recebimento...

  • Os meus documentos para pedido de transcrição de casamento foram entregue hoje na Conservatoria de Ponta Delgada

  • Boa tarde. Acabei de receber via e-mail o assento de nascimento. Agora preciso fazer a transcrição do casamento. Quais os documentos necessários e para onde devo enviar?

    Obrigado.

  • @mauroaal

    Mandei um email hj perguntando se houve algum problema falando o número do processo e recebi um email de resposta que foi encaminhado pro email da conservatória competente do caso. Não sei bem o q aconteceu. Só foi mandado perguntando a certidão para conservatória do conselho hj depois de 11 dias? Pensei q eles tinham todos os registros em um banco de dados... O casamento foi em 1926.



  • Pessoal,


    A minha certidão não foi encontrada pelo pessoal do civilonline... Ou seja, ainda não concluíram a transcrição...

    Enviei um email para a pessoa do civilonline que me passou o feedback pedindo para deixarr a minha solicitação em aberto, pois gostaria de solicitar a busca novamente em breve. Já faz um tempinho desde que enviei os documentos e começo a ficar um pouco aflito com isso, pois se trata de um processo simples.


    Conforme dito acima, acho melhor enviar para os consulados. Eu mesmo me arrependi de ter enviado para Ponta Delgada...

  • Bom dia.

    Tenho boas novas. A trasncrição do casamento dos meus bisavós foi concluída com sucesso. Agradeço a ajuda e mensagens de apoio dos membros aqui do fórum.

    Pedido enviado a PD em 25/11/2020, via DHL (181 reais)

    Pedido recebido em PD em 04/12/2020

    Pedido finalizado em 11/12/2020.

    Não esperei a carta chegar pelos correios e pedi uma certidão pelo civilonline em 28/12/2020. (10EUR)

    Agora a documentação da minha mãe como neta está completa para envio a Lisboa.

  • Obrigado por compartilhar as referências sobre a Transcriçáo concluída em PD @leonardocouto ...Muitos aqui...Eu inclusive...Estão acompanhando para ver como as coisas vão ficar por lá depois das mudanças já informadas no Fórum...

  • @leonardocouto , você poderia informar como fez o pagamento dos emolumentos?

  • @Leticialele fiz o pagamento via vale postal. Nos correios em BHZ no dia 20/11. Enviei a documentação dia 25/11. E acredito que no dia 27/11 eles tenham alterado a forma de pagamento.

    PD aceitou o vale postal mesmo tendo chegado lá 04/12.

    :)

  • Boa tarde pessoal!

    Enviei documentos para a transcrição do casamento dos meus avós e eles chegaram em PD no dia 25/11 e o VP tinha validade até o dia 18/12. Entrei em contato com o CTT e eles me responderam hoje que o vale "não foi sacado dentro do prazo de validade pelo que foi o valor devolvido aos serviços centrais dos Correios do Brasil em 28.12.2020".

    É normal a Conservatória deixar o vale expirar desse jeito, alguém já passou por algo parecido? Não recebi nenhum email deles com qualquer exigência e nem os documentos de volta ainda.

    Muito obrigado!

  • @adilson...

    Não...Não é normal...!!!

    Veja a mensagem postada pelo @leonardocouto...Logo acima...São datas muito próximas das suas...Assim você pode ter uma referreferência

    Veja...Não tenho dons adivinhatórios...Mas pelo que conheço de PD...Tudo leva a crer que um dos dois problemas ocorreram...

    # 1 Há problemas com os documentos enviados...;

    # 2 Há problemas com o pagamento...(Vale Postal)...

    Transcrição de Casamento não é processo como uma Atribuição/ Aquisição da Nacionalidade Portuguesa...Não tem número de processos...Não tem chave numérica para acompanhamento...Não gera exigência...Ou você faz tudo certinho...Ou recebe documentos + VP de volta...

    Se obteve a informação de que o VP foi devolvido...Você terá que aguardar os documentos chegarem ao seu endereço...O valor do VP você recupera se dirigindo com seus documentos á mesma Agência dos Correios onde o VP foi feito...

    Sorte...!!!

  • Bom dia, pessoal.

    Meus documentos para a transcrição de casamento, com o pagamento ainda realizado via vale postal, foram recebidos em Ponta Delgada no dia 04/12. Não sei dizer a partir de quando a transcrição já estava pronta, mas compareci ao meu agendamento de pedido de Cartão de Cidadão no dia 29/12, no Vice Consulado de Curitiba, e o casamento já estava averbado. Agora, devo aguardar até 60 dias para o Cartão ficar pronto.

    Um Feliz Ano Novo e boa sorte à todos.

  • @m_ferreira deve ter sido por volta do dia 11/12, igual a minha.

    Caso precise dela, ou tenha curiosidade em guardar, solicite no civilonline uma cópia, custa 10 euros.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.