Atribuição - CRC de Ovar (Informações e Processos)

1145146148150151

Comentários

  • Boa tarde a todos!


    Gostaria de saber se alguém poderia sugerir quando o processo que estamos esperando irá sair.


    Demos entrada na Atribuição em agosto de 2019. Pela senha de acompanhamento, estamos no estágio 6. O conservador já voltou das férias?


    Alguém tem processo nessa mesma época que já tenha sido deferido?


    Grato!

  • @MarcosSiebra

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/216110/#Comment_216110"

    Esse processo levou 18,5 meses (563 dias).

    Essa tem sido a média histórica de Ovar: 18 a 20 meses. Como excede 1 ano, e os atrasos por férias são sazonais, eles já estão incluídos nesse tempo. Lembrando que cada caso tem peculiaridades que podem fazer andar um pouco mais rápido ou mais lento.

    O seu deve sair próximo a março/2021, se a tendência se mantiver.

  • olá a todos, conseguem dizer o tempo médio de conclusão dos processos de menores de idade em ovar? alguma planilha para acompanhar o andamento dos processos? grato pela atenção!

  • @matheusfs103

    Somente o que está escrito logo acima da sua pergunta. Nada mudou.

    Não tem planilha, porque não tem número de pessoas suficiente aplicando ali, exceto advogados (que têm prioridade) e casos específicos.

  • advogados tem prioridade? não sabia disso! mas sabe dizer o motivo disso? o processo do meu primo menor de idade, foi entregue lá dia 03/11/2020 e ouvi alguns relatos sobre algumas conservatórias dão prioridade a esses processos, por isso a pergunta.


    obrigado pela resposta.

  • @matheusfs103

    Em Ovar advogados têm (tinham) prioridade no atendimento presencial. Enquanto pessoas esperavam, os advogados com pilhas de processos iam passando na frente. Tinham uma fila de atendimento rápido, exclusiva para advogados.

    O processamento, que eu saiba, nunca teve prioridade.

  • @gandalf todas as conservatórias dão prioridade a advogados.

  • Pessoal, atualização sobre a atribuição do meu pai e da minha tia em Ovar:

    -Processos recebidos em ovar dia 13/06/2019

    -Recebimento das chaves de acesso para consulta no site dia 11/09/2019

    -Email de conclusão do processo 17/12/2020 (só chegou do meu pai, porém da minha tia também está como deferido no site, então acredito que devem estar fazendo o registro)

    No email de ovar veio escrito que o processo de nacionalidade foi concluído e também dizendo : "Como retomei o serviço em regime de teletrabalho as certidões serão emitidas posteriormente por funcionário que esteja na Conservatória. Segue em anexo uma cópia simples do seu registro."

    Obrigada pela ajuda de todos!!!! Agora vou correr atrás das transcrições de casamento e pedir a minha atribuição!!

  • @marianamcozza , se seu pai é português e foi ele o declarante de seu nascimento até você ter completado 1 ano de idade, não precisa transcrever o casamento dele para pedir sua atribuição.

  • @Leticialele Nossa obrigada pela informação! Isso em qual conservatória ou só em alguma específica? No caso se a mãe for a portuguesa e ela foi a declarante, também funciona? Obrigada mesmo!!!

  • @marianamcozza Ovar eu sei que aceita se a mãe foi a declarante e é a portuguesa.ACP e Tondela tenho dúvidas.

  • Obrigada @Vlad Pen !! Tem algum tópico onde eu posso consultar qual o procedimento mais fácil agora? Consulados ou conservatória?

  • @marianamcozza...

    Esse arquivo em PDF é a certidão...!!! Pode imprimir...!!! Ela serve para os mesmos fins que aquela que vem pelos correios...!!!

    Recebemos mensagem idêntica para um processo concluído por Ovar poucas semanas atrás...E a Bisneta dos Cidadãos Portugueses já enviou mais um processo para Portugal...Dessa vez do Pai dela...Para o ACP...Usando uma via impressa a partir desse arquivo enviado por Ovar no email dela...

  • @Nilton Hessel Legal !!! Sim sim, sabia que era a certidão!! Obrigada!! Agora estou procurando sobre o processo de transcrição...

  • @marianamcozza , se foi a mãe portuguesa a declarante, pode mandar para ACP ou Tondela, sem problemas.

    Se foi o pai brasileiro o declarante, tem que transcrever o casamento.

    Dê preferência a fazer a transcrição pelo Consulado que atende à sua região.

  • bom dia, pessoal! dei entrada no meu processo em junho de 2019. hoje, consultei o sistema de acompanhamento do processo e vi que ele estava finalizado! em 16/12/2020, me enviaram o documento com o número do assento, estou aguardando chegar!

  • @vitoriamlopes...Felicitações pela conclusão de seu processo...!!! E...Obrigado por compartilhar a informação aqui...Não são muitos os processos em Ovar...O que torna mais difícil para quem tem processo nessa Conservatória ter alguma referência para acompanhamento...

    Temos um processo da família lá cujos documentos chegaram na Conservatória no dia 25/11/2019...

  • @Nilton Hessel Obrigada!! O fórum me ajudou em todas as etapas, inclusive também na espera. Os poucos relatos que vi aqui me ajudaram a entender quanto tempo estava levando para completar o processo. Agora, o próximo desafio é o agendamento do Consulado :)

  • CONCLUSÃO...:

    ***Em relação a esse processo concluído em Ovar...Eu auxiliei um amigo...Eduardo...Filho de dois Portugueses na montagem do processo dele...Ele fez tudo...Eu apenas fui esclarecendo algumas dúvidas por troca de mensagens quando foi necessário...Por puro vício acompanhei o processo dele até até a conclusão...Que se deu no dia de ontem...

    Compartilho abaixo as datas para referência dos colegas do Fórum...:


    Estado do processo 848XX / 2019 (315 - Art. 1º C - Atribuição (nasc. estrangeiro))

    O processo encontra-se na Conservatória do Registo Civil de Ovar


    O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado.


    Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 19/01/2021, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo.


    Entre 02 e 06/08/2019 - Documentos rececionados na Conservatória de Ovar...;

    25/10/2019 - Chave de acesso para consulta enviada por email...;

    16/01/2021 - APROVADO...;

    19/01/2021 - REGISTO CRIADO / PROCESSO TERMINADO...

    ***Pouco mais de 17 Meses de prazo...Da chegada dos documentos até a emissão do Registo de Nascimento Português...

  • Caros, bom dia!

    @gandalf consegui um documento listado aqui em seu comentário. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/224883/#Comment_224883

    é uma ficha cadastral de escola de quando minha mãe tinha 14 anos. A escola só me forneceu um xerox simples dessa ficha, gostaria de saber se é necessário algo além atestando a veracidade do doc? (apostilamento, autentificação etc.

    segue foto nesse link:https://photos.app.goo.gl/TX4zETMVw7N8cQ7UA

    Portanto, tenho certidão de batismo para auxilio, esse anexo e providenciarei a carta assinada por minha avó conforme informado acima pela @Leticialele.

    caso seja necessário alguma autenticação, creio que terei de buscar a certidão de emancipação dela e autentica-la no cartório. o que acha?

    obrigado pelo suporte.

  • editado January 2021

    @GuilhermeBoseja

    Não deu pra ver quem assina, mas se foi a mãe, esse documento serviria sim. Teria que ser uma cópia certificada e apostilada do documento original. No caso não faz muito sentido autenticar uma cópia simples, mas se for o caso tente assim mesmo. O fato de ser um xerox simples enfraquece muito o valor dele, claro.

    Se você tem uma certidão de emancipação assinada pela mãe em cartório na menoridade, esse é o documento a usar. Não terá questionamentos.

    Agora você terá que decidir que estratégia vai usar. Você pode mandar o que tem junto com o processo, e se aceitarem, o processo segue sem questionamentos. Ou você pode segurar seus trunfos para apresentar se (ou quando) houver a exigência.

    Se o documento é forte, como uma carta de emancipação na menoridade (antes dos 18 anos), eu mandaria na primeira rodada, porque liquida a questão.

    Se o documento está fraco, como uma cópia xerox simples, que seria posteriormente autenticada e apostilada, eu guardaria para usar depois. Evitaria levantar a lebre, porque sempre há uma pequena possibilidade de que passe sem ele, principalmente em Ovar. Guardaria como um trunfo pra usar num momento oportuno.

    Você decide. Talvez alguém mais possa lhe dar uma opinião nas suas opções.

  • Boa tarde a todos, Apenas para atualizar a nossa situação. Processo com entrada em Agosto de 2019. Recebemos a certidão hoje. Boa sorte a todos.

  • Boa tarde!

    @gandalf achei uma solução! como minha mãe foi emancipada depois dos 18 anos, o documento a ser usado de fato é o que enviei em anexo dias atrás (declaração de matrícula na escola) assinada por minha avó.

    Fui na escola e peguei o original emprestado para autenticar no cartório, porem ao tentar apostilar fui informado de que não se pode apostilar esse tipo de documento, portanto tenho somente uma cópia certificada do original.

    vou buscar mais algum documento complementar para endossar o processo e seguir com os que tenho (Certidão de batismo e matricula)

    Dúvida, Ovar aceita CNH ou somente RG emitido a menos de 10 anos?

  • @GuilhermeBoseja

    Não tenho certeza. Ovar se comporta na maioria das coisas como Tondela, portanto é provável que sim, mas não devia fazê-lo.

    Aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/223831/#Comment_223831

    Ovar tem pouca informação disponível no fórum, e quando vai pra lá é porque o processo já está enrolado, e todos fazem o que podem para desenrolar a situação ao máximo. A regra é: se tem algo pendente que consegue fazer, faça antes de iniciar o processo.

    Embora provavelmente Ovar aceite CNH, é mais uma pedrinha no sapato, que incomoda o conservador, e afeta o conjunto da obra.

    Pra ter certeza somente escrevendo e perguntando. Mas mesmo que respondam que aceitam, ainda tem a pedrinha no sapato.

  • @GuilhermeBoseja , mande seu processo para Ovar. A Conservadora de lá entende que a lei de 1978 retroage, Ou seja, pai e mãe são os que estão na certidão de nascimento.

  • CONCLUSÃO...:


    Estado do processo 15XX / 2020 (315 - Art. 1º C - Atribuição (nasc. estrangeiro))

    O processo encontra-se na Conservatória do Registo Civil de Ovar

    XXXXXXX APARECIDA XXXXXXX

    O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado.


    Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 25/02/2021, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo.


    DATAS...:

    25/11/2019 - Documentos rececionados por Alice Machado...(Ovar)... - (Remessa DHL partindo de São Paulo)...;

    22/02/2021 - APROVADO...;

    25/02/2021 - CONCLUÍDO...


    ***Obrigado Sra. Lurdes Dias...

  • Caros, boa tarde!

    terminei de reunir todos os documentos necessários e estou prestes a efetuar o pagamento e enviar a CRC de Ovar. Eles aceitam o pagamento via cartão de crédito?

    sds

  • Alguem que mora no Rio de janeiro está conseguindo agendar para tirar a 2 via da identidade?? Eu estou a semanas tentando e nunca abrem vagas!! Está demorando mais que o consulado kk Alguém tem alguma dica?

  • @GuilhermeBoseja ...

    A plataforma de pagamento dos emolumentos dos processos de Nacionalidade Portuguesa é Única para todas as Conservatórias que tratam esses processos...

  • caros, bom dia!

    somente para status, segue abaixo:

    processo de atribuição de filha com mãe portuguesa em que o pai brasileiro foi o declarante. Pai brasileiro nunca foi casado com mãe portuguesa e filha nasceu no ano de 1975, ou seja, antes da lei de 1978.

    enviado dia 20/04 via DHL de SP até Ovar.

    recepicionado dia 23. Abril 2021 por VASCO SA

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.