CRC - Lisboa: Processos enviados

18283858788107

Comentários

  • @Leticialele e @gandalf obrigado pela informação. Vou fazer isso.

    Abraço.

  • larissalima92larissalima92 Member
    editado November 2020

    @fmandrade Quanto tempo durou o seu processo até finalizar? Estou aguardando o meu registo há 4 meses já, ansiosa! O meu processo em si já tem 16 meses. E me disseram que até foi rápido tendo em vista a demora de Lisboa.

  • @larissalima92 dei entrada na documentação em janeiro de 2019. Então, demorou mais ou menos 22 meses.

    Abraço.

  • Olá pessoal,

    Agora que estou com meu número de assento vou dar entrada na processo da minha filha e minha esposa. Então, vou dar entrada na transcrição de casamento. Gostaria de saber se preciso esperar a transcrição de casamento sair para dar entrada na cidadania da minha filha menor de idade. Eu sou o declarante na certidão de nascimento dela. Poderia enviar os dois processos ao mesmo tempo? O da transcrição eu mandaria para Ponta Delga e o da minha filha para Lisboa.

    Obrigado.

  • @fmandrade , por que não manda o processo de sua filha menor para Tondela? Eles priorizam os processos de menores!!

    Faça a transcrição pelo Consulado ou por Ponta Delgada.

    Se você não tiver muita pressa em fazer a transcrição, mande os dois processos para Tondela. O da menor vai sair bem antes da transcrição de casamento.

    Veja o que é mais conveniente para você.

    Se você foi o declarante do nascimento dela até que ela tenha completado 1 ano, mandando para Tondela não precisa transcrever previamente o casamento. Faça os dois ao mesmo tempo - um em Tondela e o outro no Consulado, por exemplo.

  • @Leticialele eu posso mandar o processo da minha filha para Tondela mesmo ela sendo filha de português nascido no exterior (eu, no caso, nasci no Brasil)? Não tinha uma regra que filhos de português nascidos fora de Portugal deveriam mandar para Lisboa?

    Obrigado.

  • @fmandrade , com a aprovação do seu processo de atribuição, você "nasceu " em Portugal. Sua nacionalidade portuguesa retroage ao seu nascimento. Por isso pode atribuir os filhos. Pode mandar o processo de sua filha para qualquer Conservatória. No entanto, Tondela prioriza os processos de menores, que são aprovados em até 4 meses.

    Em Lisboa, tramitam os processos de Aquisição pelo casamento, atribuição para netos e para filhos que não tenham nascido no Brasil.

  • @fmandrade

    Somente Lisboa tem competência para fazer nacionalidade quando o pai português é nascido em outro país que não seja BR ou PT.

    Se você fosse filho de português mas tivesse nascido no Japão, você tem direito a nacionalidade por qualquer conservatória. Seu filho teria que fazer necessariamente em Lisboa, mesmo se o filho tivesse nascido no BR ou em PT.

  • Meu processo - 31xxx / 2019 (1C), CRC Lisboa -  recebido em 16/4/2019, aprovado em 25/5/2020 e , finalmente, registro criado ontem, dia 16/11/2020.

  • @rafaelxerer

    Parabéns ao novo tuga.

    405 dias até aprovar, 580 dias até a conclusão, ou aprox 1,5 anos.

    Alguma razão em particular pra ter escolhido CRC Lisboa para art-1C? (só curiosidade mesmo)

  • @gandalf

    Finalmente. Obrigado.

    Mandei para Lisboa por mero desconhecimento de causa. Descobri o fórum só depois que já havia mandado.

  • @rafaelxerer

    No final deu certo. Se deu bem. :-)

    Na época recomendávamos a ACP que levava poucos meses, mas justo nos processos enviados 16/março como o seu, tudo parou. No final a sua diferença foi só de uns 3 meses a mais.

  • Boa noite, pessoal. Vim agradecer toda ajuda que recebi e dizer que meu processo 1C - 52XXX/19 que foi enviado em 07/19 e aprovado em 06/20, teve o seu registo criado hoje e foi enfim finalizado. Muito antes do que eu esperava!

  • Alguém mora em Lisboa pra ver exatamente os documentos para dar entrada no processo de neto?


    porque uma moça foi lá e falaram q alguns documentos que dizem q precisar , não precisa . Vc tem experiência de ter dado entrega no balcão? Quem já conseguiu como neto sabe quais os documentos? Uns dizem q precisa de transcrição de casamento outros não , antecedentes criminais a mesma coisa. Agradeço

  • @Guilherme Paes...

    Seu raciocínio só faz sentido se você for dar entrada pessoalmente...

    É isso mesmo...?

    Note o seguinte...:

    Já foi amplamente divulgado aqui no Fórum que existem diferenças quanto aos documentos a serem apresentados e também aos procedimentos quando o processo é apresentado...:

    A - PESSOALMENTE EM UM BALCÃO DE NACIONALIDADE EM PORTUGAL...;

    B - AO CONSULADO DE SUA ÁREA DE RESIDÊNCIA...;

    C - POR CORREIOS...

  • @larissalima92 pelo que percebi, nosso processo caminhou bem próximo, isso significa que o meu deve estar para sair também! \o/

    Obrigada por compartilhar e parabéns tuga!!!

  • Pessoal, uma dúvida. Meu processo foi finalizado e aparece essa mensagem: "Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 03/12/2020, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo." Alguém tem alguma noção de quanto tempo leva para chegar em São Paulo? Eu mudei de apartamento e deixei avisado para que recebam essa carta, mas queria tanto ter uma previsão para tentar "acompanhar". Obrigada!

  • @larissalima92 , deve levar uns de 20 a 30 dias para chegar.

    Veja se recebeu um email informando a conclusão do processo, com a certidão como anexo em pdf.

    Se tiver urgência, peça uma certidão no civil online.

  • @Leticialele Olá, sabes em que mês estão a trabalhar neste momento em Lisboa, no registo civil para registo de nascimento, pedi a nacionalidade através do meu pai. Eu solicitei meu registro de nascimento. Agradecemos antecipadamente a sua resposta

  • @diaske , infelizmente, não faço ideia. Lisboa é um mistério, pelo menos para mim!!

  • Uma semana antes de Lisboa estava a trabalhar a 23/10/2019

  • @Hazarudin Obrigado!

  • Bom dia,

    Obrigado por toda a ajuda que recebi aqui. Hoje a cidadania da minha mãe acabou. Submetemos os documentos em Lisboa a 27/06/2019. Então, 19 longos meses de espera, mas conseguimos !!

    Quero começar meu processo agora, mas minha mãe ainda não tem a carteira de identidade em português. Posso iniciar o meu processo com um certificado online em "Civil Online"? Nesse caso, só posso pressionar a opção de entrar sem autenticação.

    Muito obrigado..!!

  • @Ramiro Martínez

    Sim, pode pedir o assento no civilonline e dar prosseguimento na transcrição de casamento, para depois fazer a sua nacionalidade. Escolha a ACP quando for fazer a sua nacionalidade.

    A transcrição faça no consulado de sua área. Os links para o Rio (RJ e ES) e para Santos (SP, MS) vão ai abaixo. Se for outro estado pergunte.

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/14134/transcricao-de-casamento-consulado-do-rj#latest"

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/15464/transcricao-de-casamento-escritorio-consular-em-santos#latest"

  • @Ramiro Martínez ... o seu processo foi de neto ou de filho?

  • @raphafcruz Meu processo foi de Filho..!!

  • @gandalf Argh, essa é uma pergunta tediosa, mas já estou confuso.

    Como mencionei antes, o processo de minha mãe terminou. Já para o meu, o primeiro passo é registrar o casamento dos meus pais: NÃO é necessário a certidão de nascimento da minha mãe, não é preciso processar na Argentina, certo? Esse eu posso simplesmente imprimir por "CivilOnline" - isso também funcionaria não apenas como uma certidão de nascimento, mas como uma prova de identidade - dois documentos em um.

    Muito obrigado.

  • @Ramiro Martínez

    Sendo a mãe portuguesa, a transcrição de casamento é obrigatória para fazer a nacionalidade dos filhos, como lhe disse.

    O documento de identidade continua sendo necessário. O assento não substitui o RG ou Passaporte. Isso vale tanto para a transcrição como para nacionalidade (Não precisa ter o CC dela).

    Uma vez que tenha o assento de nascimento da sua mãe, não precisa mais nenhum documento dela. Você mesmo pode pedir a transcrição de casamento, e também fazer a sua nacionalidade com seu RG ou Passaporte.

    Para a transcrição:

    • assento de nascimento do português (copia simples), impresso do PDF se recebeu por e-mail ou pedir no civilonline por €10
    • certidão de casamento em inteiro teor (descritiva), apostilada. Se não estiver em português terá que traduzir e apostilar ambas, a certidão e a tradução.
    • certidão de nascimento em inteiro teor apostilada do cônjuge não português
    • requerimento (pode ser assinado por qualquer dos cônjuges, ou filhos), certificado por autenticidade
    • cópia certificada do RG ou passaporte da pessoa que assina o requerimento, (válido, menos de 10 anos de emissão, com filiação). Para transcrição não precisa apostilar.

    Confira a lista completa dos documentos no site do consulado. A lista acima seria para fazer por Ponta Delgada.

    No entanto você mencionou agora que a certidão de nascimento de sua mãe seria Argentina. Se o português (sua mãe) não nasceu no BR ou em PT, o processo dos filhos (você) só pode ser feito na CRCentrais de Lisboa. (Não pode ser na ACP como eu havia sugerido)

  • Bom dia! Enviei ontem via DHL para a Conservatória de Registros Centrais em Lisboa o meu processo de Atribuição de nacionalidade portuguesa.

    Alguem saberia me explicar como faço para acompanhar esse processo a partir de agora?

    Obrigado !!

    Carlos Affonso.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.