Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

19349359379399401451

Comentários

  • @Leticialele falei para minha irmã já providenciar o pedido de aquisição do marido pois não sabemos como será logo mais. Os processos dos meus irmãos enviei hoje para ACP e semana que vem minha irmã enviará o processo do marido para Lisboa.

    Conforme as coisas forem andando, venho aqui mantê-los informados.

    Obrigada!

  • @Leticialele não recebi nenhum email, apenas conferi no site que foi enviado dia 19/11 para meu endereço. Acabei comprando a via do civil online, nesse caso posso dar entrada na minha cidadania mandando a certidão brasileira do meu pai e o numero do assento portugues do meu pai? ou apenas o numero do assento portugues basta?

  • @larisseloureirob , você não precisa da certidão brasileira do seu pai!!! Só da certidão portuguesa!

    São poucos os documentos!

    1 - Cópia simples da certidão portuguesa de seu pai ( ou apenas o número escrito no formulário)

    2 Sua certidão de nascimento, por cópia reprográfica do livro, apostilada. Se tiver casado e mudado de nome, mande uma certidão inteiro teor de casamento;

    3 - Cópia autenticada e apostilada da sua identidade;

    4 - Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e com assinatura reconhecida por autenticidade; e

    5 - Pagamento de emolumentos no valor de 175 euros, preferencialmente por cartão de crédito.

    6 - No caso de pagar com cartão de crédito, cópia impressa do email que encaminha o Formulário 1C

  • @Leticialele na verdade não é o fato de fazer questão não, quando fizemos o processo da minha mãe, ela foi a procuradora e deu tudo certo, mas nao havia pandemia, e em 4,5 meses o processo foi finalizado com sucesso. Agr que estamos realmente confusos em qual a melhor forma de fazermos. E faremos como vc disse, mandaremos diretamente para a Conservatória ;)

  • @Barbara Costa , compreendo! Mas os tempos eram outros! Com a pandemia, as Conservatórias estão atendendo mediante agendamento.

    Almada, por exemplo, avisou que só tem vaga para maio do ano que vem!

    Meu processo e da minha irmã foram enviados para o ACP dia 3 de abril do ano passado. Foram aprovados no fim de agosto. O processo do meu irmão, enviado dia 29 doo mesmo mês, só teve o registo criado em abril deste ano! O atraso foi provocado pela descoberta de uma mega fraude, envolvendo advogados brasileiros e portugueses e cartórios brasileiros. Os Conservadores foram obrigados a fazerem uma revisão de tudo o que tinha sidp analisado, o que rovocou praticamente uma paralisação na Conservatória.

    A tramitação dos processos, que levava de 5 a 6 meses, passou a levar 12 meses!

    Ultimamente, ACP está voltando ao ritmo anterior, o processo do meu sobrinho, entrado no início de maio deste ano, foi finalizado no fim de novembro.

    Por isso, creio ser mais prático enviar daqui do Brasil, pela DHL. É mais seguro e garantido!

  • Boa noite @Leticialele.

    Lendo sobre o futuro aumento na atribuição, você ou alguém sabe dizer quando faço o pagamento via cartão de crédito, qual o prazo para enviar a documentação?

    Pergunto, porque, estou aguardando a transcrição do casamento dos meus pais para iniciar a minha atribuição, comi bola, já não adiantando minha documentação e apostolamento, já que tem a validade de 1 ano.

    Enfim para solicitar minha certidão nascimento e fazer o APOSTILAMENTO deve ser o prazo de uns 15 dias, então que vem a dúvida, eu posso preencher e pagar o formulário 1C E após 20 dias enviar a documentação?

    Grata

  • Outra dúvida, quando enviei o processo da minha mãe, enviei a certidão de nascimento dela de inteiro teor digitada e repografica, ambas apostiladas. Tinha a orientação, caso não conseguissem na Conservatória ler a repografica, tiravam a dúvida na digitada, ainda é válido isso?

    Obrigada

  • editado December 2020

    @Amanda282 , sim, pode pagar mas, como não sabemos como as Conservatórias vão agir com relação ao aumento, sugiro que você mande os documentos ainda este ano.

    Solicite sua certidão por cópia reprográfica, é difícil estar ilegível. Assim, não precisa mandar a inteiro teor.

    Há cartórios que fazem o apostilamento na hora, pelo menos aqui no Rio.

    Para onde você mandou a transcrição de casamento de seus pais?

    Mande seu processo mesmo antes de estar pronta a transcrição, até ser analisado, estará. Quando consultarem a certidão portuguesa de sua mãe, para verificarem a autenticidade, verão que o casamento está transcrito.

    Mande o processo completo. Pode pagar o 1C com cartão de crédito quando quiser!

  • editado December 2020

    @Amanda282

    Não sei se ficou claro o que a Leticialele falou sobre a transcrição, por isso vou explicar de novo de uma maneira ligeiramente diferente.

    O novo preço deve valer para processos numerados a partir de Janeiro. Com os feriados, e levando 3 semanas pra numerar, é bom mandar imediatamente, por DHL. Talvez ainda dê tempo pra numerar em Dezembro se mandar até terça dia 08. Depois disso é incerto. Se numerarem em janeiro, provavelmente vão lhe pedir pra complementar para o novo valor.

    Você não precisa ter a transcrição para enviar o processo. Precisa estar feita para quando chegar na fase de análise dos documentos.

    Se você escrever o nome completo, numero do processo de transcrição, e a conservatória numa folha de papel e mandar junto, é suficiente. Quando forem analisar eles puxam o processo na tela, já terá concluído, e a nacionalidade segue. Conseguir esse número costuma ser difícil. Mande mesmo se não tiver o número. Vai cair em exigência, e você tem tempo pra mandar depois.

    Então você tem algumas opções pra mandar já:

    1. fazer a transcrição no consulado, sair de lá com a transcrição na mão (ou o numero dela), mas em alguns consulados tem que agendar;
    2. iniciar a transcrição por Ponta Delgada, obtém o número do processo, anota num papel e manda junto com a nacionalidade. O pagamento em PD anda meio complicado agora que não aceitam Vale Postal;
    3. mandar a nacionalidade sem transcrição. Fazer a transcrição em paralelo. Quando cair em exigência você manda. Custa uma remessa pelo correio de R$39. Pode mandar a transcrição assim que tiver, para que seja anexada ao seu processo.

    O prazo até terça praticamente inviabiliza a opção 2, a menos que ela já esteja em andamento, e você consiga o número. Também se você não estiver com os documentos prontos, dificilmente conseguirá para Dezembro.

    Nada a impede de tentar. Essa data de Janeiro é especulação, por indícios que temos visto. Mas pode ser Fevereiro, ou Março. Nada está definido ainda, mas quando definir, não dará mais tempo. Então tem que fazer o mais rápido possível. O preço mudará. Não se sabe quando.

  • @leticia e @gandalf , gratidão pelas orientações.

    Então não vou correr, pois preciso solicitar minha certidão de nascimento atualizar, e por aqui demora uns 15 dias, comi bola, estou estava fazendo a transcrição de casamento dos meus pais

    *** mandei para o Consulado de Santos ***.

    Devia já ter solicitado minha certidão de nascimento, apostilado junto com o RG. Mas vamos aprendendo.

    ** meus apostilamentos envio para SC, em SP é muito mais caro.

    * ok, @Leticialele quanto a certidão repografica.


    Não sabia que podia já fazer em paralelo minha atribuição, de novo comi bola.


    @gandalf, obrigada sempre, mas dancei rs, até eu conseguir enviar meus documentos eles serão numerados só em janeiro.


    Vocês são nota mil, só gratidão


    ***PRECISO além da minha certidão de nascimento, enviar de casamento? Sou divorciada e nunca mudei meu nome.

    Gratidão

  • @Amanda282 , boa tarde

    Se seus documentos estão com o mesmo nome da certidão de nascimento, não precisa enviar a certidão de casamento.

  • @Amanda282

    Você precisa planejar bem o que vai fazer. Mais importante do que aproveitar antes do aumento e fazer na correria, é fazer as coisas na ordem certa.

    Lhe mandei uma mensagem longa por MP com suas opções. Estude nesse fim de semana, e trace sua estratégia sem correria. Afobação pode ser a pior opção. Os documentos brasileiros vencem após 1 ano da emissão, e você pode ter homologações judiciais a fazer que levam mais que isso.

  • Gratidão....@gandalf, vou fazer a lição de casa!

    Correr para que, o importante é fazer tudo correto.


    @Leticialele gratidão!

  • 250 euros pro ano que vem? =O

  • Gente, alguém pode me dizer como faço o pagamento parcelado dos 175 euros? É por algum link?

  • @LeticiaMonte , Portugal não aceita pagamento parcelado. Você tem que pagar os 175 euros. Depois, parcela o pagamento do seu cartão, pode negociar com seu banco.

    https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C'

  • @gandalf No email o Chanceler me informou que o Consulado não emite nenhuma autorização. Então irei apostilar as certidões e imprimir o email pra levar junto.

    E mandei um email para o SEF e estou aguardando resposta. Vou ligar para obter mais informações, porém o email é mais seguro, uma vez que tenho como comprovar as informações.

  • @Leticialele ahhh agora entendi! Obrigada! A certidão de nascimento do meu marido já tem mais de 1 ano que ele pegou segunda via, precisa solicitar outra ou não tem nada a ver?

  • @LeticiaMonte , ele é o Requerente? Se for, tem que pedir outra certidão por cópia reprográfica do livro, apostilada.

    Para Portugal (por causa de possibilidade de fraudes), as certidões têm que ter 1 ano entre a emissão e a numeração do processo.

  • @Leticialele ele e o requerente sim. Beleza! Muito obrigada!

  • Olá, boa tarde! Estou com a documentação apostilada para enviar a Portugal! Mas fiquei com algumas dúvidas, antes de apostilar me certifiquei se poderia ser CNH ao invés de RG, disseram que sim, porém lendo alguns outros tópicos, vi que o melhor seria o RG? Procede, terei algum problema? continua sendo mais seguro enviar para a ACP do Porto?

    desde já agradeço

  • Pessoal, boa noite.

    Dei entrada no processo da minha sogra em julho/19 pela ACP e foi concluído em Julho/20 pela Conservatória de Filgueiras.

    Porém, até hoje não recebi a carta no meu endereço. O objetivo é dar continuidade no processo da minha namorada, e para isso, preciso transcrever o casamento da minha sogra.

    Alguma saída econômica? Tentei manda um e-mail para Filgueiras e até hoje não fui respondido, eu só quero mesmo transcrever o casamento dela, antes de dar entrada no processo da minha namorada.

    Sei que existe a possibilidade de pedir a segunda via online, mas to tentando evitar...

    Tem como transcrever o casamento dela só com o número do assento de nascimento? Se sim, como eu consigo esse numero? Existe a possibilidade de alguém me enviar o assento de nascimento por PDF? Visto que até hoje não recebi.

  • @Alsr

    As conservatórias aceitam CNH válida com filiação (embora essa somente seja documento válido no território nacional brasileiro)

    Os posts anteriores foram mais no sentido de que as pessoas não deixem o RG ficar velho, porque pode chegar um momento em que precisam dele e não têm como fazer, porque estão viajando, ou morando noutro país. RG é o documento oficial.

  • @gandalf obrigado!!! Se não tivesse apostilado iria trocar pelo RG, mas enviei para Santa Catarina apostilar, por que é muito mais barato! Torcer para não cair em exigência na ACP!!!

  • @Alsr , não se preocupe, ACP aceita a CNH sem problema! Foi a que usei no meu processo!!

  • @Leticialele obrigado!!

  • @Leticialele @gandalf , sabem me dizer se a ACP entra em recesso, pretendo enviar a documentação até o dia 10/12

  • @Claudio Luiz É recomendável ver a certidão até para ver se todos os dados estão corretos. É raro, mas pode acontecer de ter algum erro de alguma letra no assento, por exemplo.

    Agora, você está esperando meses por conta de 10 euros? Sei que cada um tem a sua realidade, mas o retorno que uma cidadania proporciona eu não pensaria duas vezes em pagar.

    Nem sempre economizar vale a pena.

  • @Alsr , não há recesso nas Conservatórias, Apenas os feriados.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.