Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

19339349369389391452

Comentários

  • editado December 2020

    @Carlos_7 , acho melhor você, como português (com direitos e deveres), pedir uma autorização ao Consulado. Caso contrário, podem ter problemas no embarque ou na Imigração! Lembre que todos têm que apresentar o resultado negativo de teste PCR para covid, feito 72h antes do embarque!

  • Boa tarde, pessoal.

    Os documentos dos meus irmãos estão prontos para serem enviados. Estou bem em dúvida se envio para ACP ou Almada. Alguma luz? O que acham?

    Muito obrigada!

  • @SandraP , eu mandaria para o ACP, que, aos poucos, está voltando ao ritmo pré-descoberta de mega fraude!

    O processo do meu sobrinho, mandado em maio, foi finalizado no fim de novembro, levou 7 meses.

  • @Leticialele Por isso minha dúvida.Acabei de chegar do Consulado do RJ e eles pediram pra eu entrar em contato com o SEF. Então enviei um email com essa questão. Não tinha conhecimento dessa autorização.

  • @Carlos_7 ...

    Creio que por enquanto você é o único Português da família...Estou certo...?

    Chegou a dar entrada nos processos de Transcrição de seu Casamento e/ou Atribuição de seu filho...?

  • @Carlos_7 , você é português, e o Consulado tem que apoiá-lo. Peça para falar com o Chanceler, Engº Abílio. Ele é super gentil e acessível e, tenho certeza, vai dar uma resposta melhor que essa genérica de procurar o SEF.

    Pode mandar um email para ele : ouvidoria.cgrio@mne.pt

  • Última dúvida no preenchimento do formulário: ao final do formulário tem 2 linhas, um irmão assinou nas 2 e reconheceu as 2 assinaturas. O outro irmão assinou em apenas uma linha e reconheceu.

    Pergunta: tem que assinar nas 2 linhas ou em apenas 1?

    Obrigada, Sandra.

  • editado December 2020

    Só na linha de cima...

  • @Nilton Hessel Exatamente!A nacionalidade( do meu filho), transcrição do casamento e autorização de residência será feito em Portugal.

  • @Leticialele Muito obrigada!Irei enviar o email.

  • Entendi @Carlos_7 ...

    Sendo assim...Será melhor realizar as consultas mencionadas pelos colegas...Com isso minimiza os riscos de ter problemas no embarque/imigração...

  • @Nilton Hessel Eu enviei um email ao Chanceler. Ele me disse para apostilar minha certidão de casamento e de nascimento do meu filho. E na altura quando a gente for,vou imprimir o email enviado.

  • @Nilton Hessel eles pediram cópia do meu RG porque meu passaporte não contém filiação. Já enviei o documento exigido, agora só aguardar chegar lá.

  • @Everton Costa Os colegas do fórum me informaram o número, liguei lá e já resolvi, já enviei a documentação. Obrigado

  • @Carlos_7

    Em seu lugar eu faria a transcrição antes de deixar o BR. Pelo menos daria entrada nos documentos por DHL, ou faria diretamente no consulado. Sem a transcrição você e sua esposa não estão casados em PT.

    A menos que esteja viajando nessa semana. De qualquer forma, como planejamento de viagem, é problemático não ter feito.

  • Obrigado pelo retorno @Eli137 ...Realmente...Portugal sempre exigiu documento de identificação do requerente Com filiação...

    @Carlos_7 ...Assim como mencionado pelo colega...Concordo que com a Transcrição de Casamento já concluída sua situação seria muito mais segura para a viagem...Mas seu plano também tem boas chances de funcionar...Pois como os documentos citados por você com Apostila comprovam os atos civis em causa...(Casamento + Nascimento do Filho)...Pode dar certo...

    A "pedrinha no sapato" desse seu plano...A meu ver...É que nesse caso...Você dependerá inteiramente da análise de um funcionário...Tanto da companhia aérea na hora de embarcar...Quanto da imigração na hora de entrar em Portugal...Será essa pessoa que vai decidir se libera ou não seu caminho e de sua família...

    Sorte...!!!

  • @Carlos_7 ...Acabei de ler essa mensagem...Sei que não é exatamente seu caso...Mas acredito que vale dar uma olhada...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/231918/#Comment_231918

  • editado December 2020

    @Carlos_7 , @Nilton Hessel , vejam:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/225673/#Comment_225673'

    Creio que, no caso da esposa e filhos, ser altamente recomendável solicitar uma autorização ao Consulado por quem você, Carlos, como português, tem direito de ser assistido.

    É alto o risco de embarcar apenas com as certidões brasileiras apostiladas.

    Podem barrar tanto o embarque quanto a entrada em Portugal!

  • No site consta que me enviaram a certidão civil dia 19/11 (acp porto mesmo) mas até agora não recebi, será que ligando eles me informa código de rastreio? sabem quantos dias +- para chegar?

  • @larisseloureirob , você recebeu um email deles falando que seu processo foi aprovado? Se recebeu, a certidão vem como anexo, em pdf

  • Quando o ACP envia e-mail na conclusão, ou vem o assento em PDF ou vem o número do assento apenas e é necessário pedir o documento pelo CivilOnline. No caso de um amigo meu foi assim, ele só recebeu o número do assento por e-mail.

    E o estranho é que esse amigo está morando em Portugal, ele deu entrada na nacionalidade já em Portugal (ele foi contratado por uma empresa de lá), preencheu o formulário com o endereço de Portugal, apresentou comprovante de residência da morada em Portugal, e mesmo assim ACP enviou a carta com o assento pro antigo endereço dele no Brasil! Antes do pedido de nacionalidade ele deve ter feito outros cadastros usando o endereço do Brasil e deve ter ficado no sistema, e enviaram pro endereço do sistema ao invés do endereço informado. Vai entender.

  • Boa tarde pessoal!

    venho aqui primeiramente agradecer a toda ajuda que recebi do grupo! Hoje recebemos a certidão online do meu sogro após 1 ano e 5 meses desde o dia de chegada lá. Agora vamos dar entrada no processo do meu marido e gostaria de tirar algumas dúvidas.

    essa certidão online é só imprimir que é válida pro processo do meu marido?


    sabem me dizer se a acp está aberta para receber documentação pessoalmente? Estamos nos mudando pra Irlanda e seria uma possibilidade ir em Portugal para dar entrada pessoalmente.


    agradeço desde já!

  • @PedroGaspar , meus 2 sobrinhos receberam email com a certidão em anexo, em pdf.

    @LeticiaMonte , sim, a cópia simples da certidão do civil online é válida para o processo de seu marido

    Quanto à entrega presencial, entre em contato com a Conservatória previamente. Estão com várias restrições por causa da pandemia, a maioria do pessoal está em teletrabalho. Não creio que compense entregar pessoalmente! Mesmo antes das restrições, as filas eram imensas e ACP dá preferência ao atendimento de advogados! Por que não mandam o processo pela DHL ainda este mês??

    São poucos documentos a providenciar, e vocês ainda aproveitam o pagamento dos emolumentos antes do aumento, que irá entrar em vigor a partir de 1 de janeiro.

    Atualmente, custa 175 euros, vai aumentar para 250 euros!!

  • @Leticialele olha só, bom saber! Referente ao pagamento da outra vez eu fiz vale postal mas agora gostaria de fazer por cartão de crédito. Qual é o procedimento? Pode parcelar? desde já muito obrigada por ter respondido com tanta clareza e agilidade!

  • Outra dúvida é, meu marido sendo casado não muda em nada em relação aos documentos né? Precisa apenas da certidão de nascimento e RG apostilados. A certidão de nascimento tem alguma validade?

  • @LeticiaMonte

    Pode parcelar pagando os juros do cartão. Isso é você quem decide. Certamente com 50% de aumento vale a pena com qualquer juros.

    Vejam bem que não há garantia de que vai entrar em vigor em 1º de janeiro. Provavelmente sim, se seguir o decreto anterior que foi publicado em 14 de dezembro para vigorar a partir de janeiro.

    Melhor não esperar muito.

  • @Leticialele a aquisição por casamento também sofrerá reajuste, você sabe alguma coisa a respeito?

  • @SandraP , no site eportugal não tem nenhuma mudança nos valores para os outros tipos de processos.

    Só pra os de transcrição de casamento (180 euros) e os de atribuição de filhos e netos (250 euros)!

    Mas, até hoje, a tabela de emolumentos do IRN não foi atualizada.

  • @LeticiaMonte , a certidão de nascimento do Requerente, por cópia reprográfica, apostilada, é um dos principais documentos!!

    Para a atribuição, o marido, se não trocou de nome ao casar, não precisa da certidão de casamento!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.