Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

19299309329349351451

Comentários

  • Boa noite, dei entrada pessoalmente dia 03/12/2019 no ACP e ainda não tenho meu processo terminado, mês que vem já vai fazer 1 ano :/, alguém pode me informar se é normal está demorando tanto tempo assim? Ou o processo de naturalização por tempo de residência é mesmo demorado?

    É porque já vi vários processos que foram terminados depois do meu... acho estranho o meu está em andamento ainda.


  • @elisson10 , o processo de naturalização por tempo de residência envolve consultas externas, que costumam ser demoradas. Esses processos levam de 24 a 29 meses, conforme consta do site de nacionalidade.

    Os processos de atribuição (de pai para filho) no ACP estão levando uns 12 meses.

  • @Leticialele obrigado por responder.

    mas já vi muitos processos de naturalização por tempo de residência durar muito mesmo de 24 meses...

    24 meses, 2 anos, isso é tanto tempo :/

  • @Leticialele

    bom dia, obrigada pela ajuda.. eu ontem mesmo enviei um e-mail pra eles solicitando o envio por e-mail, já que não havia chegado pra mim, eles me enviaram prontamente. Fica aí a dica pra quem estiver na mesma situação.. economizar uma graninha com civil online.

    o e-mail pra onde enviei: arquivocentral.porto@irn.mj.pt

    obrigada a todos!

  • Flavio321Flavio321 Member
    editado November 2020

    @Leticialele Boa tarde. Estou a procura da certidão de nascimento de minha avó nascida em 1922, eu já sabia que ela é de Chão Grande pois consta na certidão de casamento brasileira, e procurando no google encontrei que Chão Grande faz parte da freguesia Campeã e do concelho/distrito em Vila Real. Encontrei a informação aqui que no arquivo de Vila Real só se encontra certidões de nascimento até 1911 né, no caso eu só conseguiria encontrar pagando os 10 euros do civil online?

  • @Flavio321 , sim, as certidões emitidas após 1911 só podem ser obtidas no civil online, ao custo de 10 euros.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1'

  • Ola, gostaria de saber se alguém deu entrada recentemente no processo de atribuição da pelo Arquivo Central do Porto? Minha prima, que dará entrada no processo pra mim, passou lá em julho, e havia a seguinte mensagem: “Informamos que este serviço (ACP) não se encontra a lavrar registros de nacionalidade em virtude desses registros serem redistribuídos pelas conservatórias do registro civil do país para efetuarem os respectivos registros”. Ficamos na dúvida se o ACP não estava mais aceitando novos processos (ela ainda nao voltou lá pois teve neném recentemente) ou eles aceitam normalmente e redistribuem (como talvez sempre fizeram), darei entrada agora e não temos certeza se ela deve dar entrada por la ou em outro local.

  • @Barbara Costa

    Já que sua prima está local, Almada que está apresentando tempos significativamente melhores. Almada 90d. Tondela 145d. ACP 360d.

    VNG pode ser uma opção, mas não sabemos ainda quanto tempo está levando. Mas ela pode ir la perguntar e contar pra gente.

  • Flavio321Flavio321 Member
    editado November 2020

    Obrigado @Leticialele . No caso a certidão que o civil online envia, só ela impressa já é o suficiente pro processo?

  • @Flavio321 , sim. Eles próprios verificam a autenticidade quando forem analisar o processo.

  • Flavio321Flavio321 Member
    editado November 2020

    @Leticialele minha avó portuguesa teve 2 filhos no Brasil, com 4 netos de um filho e 2 netos de outro. O melhor jeito seria enviar primeiro o processo dos filhos, pra depois que concluído, enviar o dos netos todos juntos, ou pode ser tudo em um processo só?

    Outro detalhe é que um dos netos é adotado, então tem que ser um outro tipo de processo?

  • @Flavio321 , o processo de atribuição para os filhos é bem mais rápido e precisa de menos documentos.

    Faça, primeiro, a atribuição dos dois filhos. Cada processo com TODOS os documentos, completo. Não pode haver compartilhamento. Podem ser enviados juntos, um em cada envelope, no mesmo envelope de envio. Dê preferência à DHL, custa 60 reais a mais que os Correios mas é mais rápida e segura.

    Depois que os processos dos pais for concluído, com a emissão dos assentos portugueses, faça os processos de cada neto (agora como filhos de portugueses).

    Vai economizar tempo e dinheiro.

    Quanto ao processo de um filho adotado, preciso pesquisar. Talvez haja necessidade de homologar a sentença de adoção em tribunal português. Quando eu descobrir, falo com você.

  • Olá a todos! É muito boa a sensação de ver as coisas andando. Depois de conseguir a atribuição da avó da minha esposa, de transcrever o casamento dela e conseguir a atribuição do meu sogro, enviei agora a da minha esposa!

    Já coloquei lá no final da planilha, mas as datas até então foram:

    • Envio por DHL em 05/11/2020
    • Recebido na ACP em 11/11/2020
    • Numeração enviada por e-mail em 16/11/2020
    • Requerente: Leila S S T Rodrigues
    • Número: 792xx/2020

    Obrigado sempre a todos os foristas que esclarecem nossas dúvidas. Em breve enviarei os processos de minhas cunhadas. :)

  • @elviswolvie , a satisfação é indescritível. Pense na cidadania como um legado dos antepassados!

  • Bom dia pessoal! A CRC de Almada parece estar levando menos tempo para a conclusão dos processos, né!? Eles dão prioridade aos processos de menores? Vou enviar os processos dos meus filhos hoje. Um menor e outro maior de idade. Vcs poderiam me passar o endereço de Almada e Tondela e a opinião de para onde eu deveria enviar?

  • @Patgouvinhas tem um tópico chamado Atribuição - CRC Almada(Informações e processos), neste tópico é para tratar assuntos da ACP.

  • Bom dia, ontem tive a feliz noticia que foi concedida a nacionalidade do meu pai, porem a bolinha ainda esta marrom, devo esperar ficar verde. Agora vou entrar com a minha nacionalidade, por onde entrar?

  • @Milena Rabello...

    Bom Dia...

    Por favor...Para podermos te ajudar...Copie para nós aqui a mensagem que aparece logo abaixo das bolinhas...

  • @Nilton Hessel “O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.”

  • editado November 2020

    @Milena Rabello ...

    Pois então...A mensagem diz que seu Pai inda não tem Registo de Nascimento Português...

    Pode ficar tranquila pois o processo de seu Pai já foi APROVADO...

    Mas você só pode iniciar seu processo depois que seu Pai NASCER EM PORTUGAL...E em Portugal como no Brasil...Uma pessoa só nasce OFICIALMENTE após o Registo de Nascimento ser criado...

    Quando a bolinha 7 ficar verde e a mensagem mencionar que o processo foi TERMINADO...E uma notificação foi enviada para vosso endereço...Aí sim você poderá iniciar seu processo...

    Recomendo conferir todos os dados da Certidão Portuguesa de seu Pai assim que tiver acesso ao documento...Só para confirmar que não digitaram algum nome errado...

    Sorte...!!!

  • Boa tarde a todos, sei que nao é o local para tratar de cc e passaporte, mas alguem tentou fazer o agendamento e nao tem data disponivel no sistema??

  • Flavio321Flavio321 Member
    editado November 2020

    Obrigado pela atenção @Leticialele @Leticialele. Os 175 euros do processo de atribuição são exigidos para cada pessoa dos envelopes? Por ser dos dois filhos, seria 350 euros para reconhecer os dois como portugueses e depois mais 875 euros para os netos biológicos?

    

  • Pessoal boa tarde,

    Fico feliz em informar que o processo do meu pai foi concluído hoje!!

    Foi um processo longo pois caiu em exigência, mas achei rápido o tempo entre o despacho e a conclusão!


    Processo: 665XX/2019

    Enviado: 06/08/2019

    Recebido: 12/08/2019 ACP

    Numerado: 29/08/2019

    Exigência

    Despacho: 31/08/2020

    Concluída: 19/11/2020


    Muito obrigada pela ajuda de todos (:

  • @Flavio321 , sim. São 175 euros para cada processo. Os pagamentos devem ser feitos separadamente, ou por vale postal ou por cartão de crédito.

    Não junte pagamentos, dá um problema grande!!

  • Pessoal, bom dia.

    Pretendo enviar, pelos correios, diretamente para Portugal, os documentos para atribuição de nacionalidade de minha filha (menor de 14 anos). Sei que o processo para menores é gratuito. No entanto, gostaria ainda de saber:

    1) É necessário deixar paga previamente alguma taxa para o retorno do documento de assento (custo de envio do mesmo de Portugal para o Brasil), quando terminado o processo?

    2) Se houver taxa, o pagamento seria feito pelos correios, ou seria pago diretamente à Conservatória?


    Agradeço a quem puder esclarecer.

    Forte abraço!

  • @Ronaldo Ferrito , o processo de menores é gratuito!

    Não tem que pagar taxa alguma.

    Mande para Tondela, que prioriza os processos de menores. Quando o processo terminar, você recebe pelos Correios (uns 20 dias após a criação do assento) uma cópia da certidão portuguesa. Não espere um documento colorido, cheio de carimbos e selos!

    É uma folha de sulfite, impressa frente e verso.

  • E' com muita alegria e gratidao que veio informar que o meu processo foi concluido. Obrigado a todos os foristas que muito contribuem aqui nesse forum.

    Processo: 33XXX/2020

    Enviado: 29/04/20 por DHL da Australia

    Recebido: 06/05/20 ACP

    Chave de acesso por email: 19/05/20

    Despacho: 21/10/20

    Concluído: 20/11/20

    Nao houve pedido de urgencia.

  • Prezados,

    Realizei o meu processo de atribuição com sucesso e agora farei de minha filha mais velha que possui 18 anos.

    Me deu um branco sobre a documentação que tenho de encaminhar dela para ACP

    Alguém pode me ajudar?

    Grato

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.