Requerimentos para Transcrição de Casamento em Ponta Delgada e Tondela- Modelos e Preenchimento.

1606163656669

Comentários

  • @andressamf

    Como disse a Leticialele se for a certidão obtida pelo civilonline, sim serve.

    Se for a certidão de batismo, o Arquivo Distrital dá a opção de acessar a certidão de batismo online. Nesse caso não serve. Terá que pedir uma certidão de batismo original em papel, e eles mandam pelo correio. Esse original tem uma marca em relevo. Terá que enviar um original em cada processo que for fazer. Se tiver que fazer a transcrição de casamento, e depois a nacionalidade, precisará de dois. Se houver mais de um descendente (geralmente tios), precisa de um original para a nacionalidade de cada um. Demora uns 30 dias pra chegar.

  • @leticiagaspar sim, é a do civil online (de ambos) - vou dar início a transcrição de casamento por Ponta Delgada e após ao meu processo.

  • @andressamf , se você for do Rio ou Espírito Santo, faça pelo Consulado do Rio;

    Se for de São Paulo ou Mato Grosso do Sul, pelo Consulado de Santos.

    Aceitam os processos pelos Correios e estão com excelentes prazos!

  • @leticiagaspar sou do Rio, quando minha mãe era viva (não tínhamos pressa no processo) tentamos pelo Rio, mas foi impossível realizar o agendamento. Não acha que pelo consulado do Rio vai demorar muito?

  • @Leticialele sim, qd vc comentou vi aqui, sabe qual prazo? no requerimento modelo que eles colocam, tem uma frase que "Declaro que estou ciente que, aos casamentos celebrados entre dois portugueses, após 01/06/1967, se não ocorreu processo de publicações antes do casamento perante autoridade portuguesa competente, se aplica o regime imperativo de separação de bens."


    Porém, meus avós se casaram em 49

  • @andressamf , isso diz respeito apenas ao regime de bens do casamento em Portugal.

    Não fará diferença no Brasil!

    Quanto a prazo, é difícil fazer previsão, mas não é maior do que em Ponta Delgada, que leva de 4 a 6 semanas.

  • patriciadiaspatriciadias Member
    editado November 2020

    @Leticialele @Vlad Pen

    Na certidão de casamento dos meus pais não consta a hora q foi realizado o casamento, tudo bem deixar essa parte em branco?

    Sabe o prazo que o consulado de Santos tem demorado p transcrição? Será q vale a pena mandar p lá ou ir direto p Ponta Delgada?

  • @patriciadias , não coloque o horário. Coloque apenas as informações que constem da certidão.

    Se você mora em SP ou MS, mande, por Correios, para o Consulado em Santos. Eles têm feito bem rapidamente.

  • Perfeito! Obrigada @Leticialele !

  • @patriciadias talvez você esteja olhando em uma certidão de breve relato, que normalmente não tem esse tipo de detalhe. Ou você está olhando em uma certidão de inteiro teor?

    Eu acabei de enviar o pedido de transcrição do meu casamento para Santos (enviei semana passada), justamente pelos relatos de que estava levando 1 ou 2 semanas para ficar pronto, até um dia apenas para alguns casos. Mas, a correspondência já foi recebida há 4 dias úteis e até agora eles ainda nem registraram o recebimento no sistema do consulado. Vamos ver. Ao final do processo, direi quanto tempo levou tudo.

  • @PedroGaspar a certidão é de inteiro teor, e só consta o local, testemunhas, data, mas o horário não!

    Bom saber q vc enviou p Santos! Tomara q qdo eles registrarem no sistema já seja p avisar q está pronta tbm!

    Me avisa sim q consigo ter uma base e saber se envio p lá ou p PD! Muuuuito obrigada!

  • Oi pessoal!


    Estou preparando o requerimento de transcrição do casamento dos meus avós, ambos portugueses e falecidos. Estou usando o modelo 1 da primeira pagina desse forum. Minha duvida é:

    Nessa parte do requerimento, o que devo colocar no "emitido por"? Estou usando meu RG, entao coloco SSP/SP? Ou "governo brasileiro"?

    .…………………………………………………………..………………………………………….....................................,

    titular do documento de identidade nº…………………..........., emitido por ......…..………… aos …………………


    Muito obrigada!

  • @letsferrera , sim, SSP/SP.

    Como neta, você terá que enviar uma certidão de nascimento, inteiro teor, para comprovar a legitimidade para fazer o pedido.

  • Olá pessoal,


    Mais uma pergunta:

    No primeiro post desse topico, está escrito que os documentos necessarios para a transcrição do casamento são cópias simples da certidão de nascimento dos nubentes.

    Na discussão acima, nessa mesma página, na pergunta da @andressamf, me parece ser necessário as certidões originais? Fiquei confusa, para a transcrição de casamento de nubentes falecidos e portugueses, a cópia simples da certidão de nascimento deles não é o suficiente?


    Obrigada!

  • Oi @Leticialele

    Obrigada! Sim, já estou com a certidão em mãos. Minha pergunta é como preencher a parte do modelo no qual devo colocar quam órgão emitiu meu documento. Devo colocar "governo brasileiro"? Ou o que colocar nesse campo? Obrigada!

  • @letsferrera , emitida pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo - SSP/SP! Não coloca governo Brasileiro!

  • @Leticialele Obrigada!


    As certidões de nascimento dos nubentes podem ser cópias simples, ou tem que ser originais? Tem que apostilar? Obrigada!

  • editado November 2020

    @letsferrera , se os dois são portugueses e os assentos estiverem informatizados, pode mandar cópias simples.

    Se forem assentos de batismo, tem que mandar os originais certificados.

  • editado November 2020

    Bom dia, pessoal.

    Já fiz transcrições em 2018, 2019 e 2020, sempre pedidas em PD pelo filho do português. Agora tenho 3 para fazer da minha família (minha, incluída), todas pedidas por cônjuge (inéditas para mim). Perguntas objetivas:

    • 1) usando o modelo 2 , vejo não ter campo para mudança de nome. Como fica isso? Num dos pedidos que farei (meu primo), o marido (brasileiro nato, português atribuído) e a mulher (brasileira), ambos tiveram sobrenome alterado, cf. consta na certidão do casamento. Há como informar em algum lugar do pedido? O interesse é porque isso terá que ser averbado no assento do nascimento dele, então...
    • 2) na documentação a juntar, em um dos pedidos (meu irmão) o côjuge português (recém atribuído) está com RG muito antigo e passaporte e CNH vencidos recentemente na pandemia. Tem que esperar renovar um dos 2 documentos para poder pedir, certo? O cônjuge brasileiro (que está com RG atual e válido) não pode assinar o requerimento, correto?
    • 3) @Leticialele os pedidos são todos aqui do Rio - Capital. A experiência em PD é de 100% de aproveitamento, mas vi em mensagens recentes suas com a indicação do Consulado daqui, dizendo ser rápido. Tens alguma noção do tempo que está levando? Alguém já te relatou (ou aqui no fórum? confesso que não achei)?

    Obrigado, desde já, a quem puder ajudar e abraços lusitanos a todos.

  • editado November 2020

    Pessoal, adicionando informação.

    No link do consulado do RJ indicado pela @Leticialele , cita-se como doc. necessário o requerimento preenchido e assinado, indicando esse outro link para obtê-lo:


    Percebo que nesse modelo há campo para preencher mudança de nome de ambos os cônjuges, bem como dá a entender na qualificação inicial do requerente que um parente (indicar o grau) pode pedir. Então, aqui no consulado a cônjuge brasileira poderia pedir?

    Se bem que a questão da CNH e passaporte vencidos do meu irmão nem influenciariam (o que me fez pensar em botar a esposa brasileira requerendo), pois no consulado não pedem RG do requerente:

    "Documentos Necessários:

    1. Requerimento para transcrição do casamento devidamente preenchido e sem rasuras. O requerimento deverá ser datado e assinado pelo(a) interessado(a) em Cartório, e a assinatura do requerente deve ser reconhecida por autenticidade e apostilhada. Clique aqui para obtê-lo;
    2. Original da certidão de casamento de inteiro teor (digitada) emitida há menos de um ano, com assinatura do escrevente reconhecida e apostilhada; A certidão de inteiro teor traz todas as informações do registro de casamento. Certifique-se que o documento entregue pelo cartório corresponde a uma Certidão de Inteiro Teor.
    3. Original da certidão de nascimento do(a) nubente estrangeiro(a) – NASCIDO(A) FORA DE PORTUGAL – emitida há menos de um ano, com assinatura do escrevente reconhecida e apostilhada (não precisa ser de inteiro teor);
    4. Uma fotocópia autenticada e apostilhada da escritura de pacto antenupcial, mas somente se o regime de bens do casamento tiver sido determinado por escritura pública de pacto antenupcial;
    5. Uma fotocópia simples da certidão de nascimento portuguesa do nubente que possui a nacionalidade portuguesa, ou caso não a possua, de qualquer documento emitido pelas autoridades portuguesas que permita a respetiva localização;
    6. Envelope (preferencialmente de plástico) para devolução de documentos com os dados do requerente no destinatário."


  • @Bruno Patricio , vários foristas relatam que o Consulado do Rio faz o processo em menos de 1 mês e está aceitando pelos Correios, devido à pandemia. Não precisa mais de agendamento.

    Qualquer um dos cônjuges pode pedir a transcrição de casamento. Se for um filho, tem que mandar a identidade; se for neto, a certidão inteiro Teor para comprovar o parentesco.

  • @Leticialele Valeu pela resposta a jato!

    Então acho que vou pedir aqui no consulado mesmo. Moro perto, de repente posto numa agência própria dos Correios no mesmo bairro do Consulado. Desse jeito, além de parecer mais rápido que PD, já sano a dúvida da informação de mudança de nome e não dependo do RG novo do meu irmão (ponho minha cunhada assinando).

    Você (ou quem puder) sabe dizer se, fazendo pelos consulados, aparece averbado no assento de nascimento se tirarmos pelo civil online logo depois, do mesmo jeito que se dá quando fazemos em PD? Se é tudo online, deveria, correto?

    (Só de curiosidade, se ficasse em PD, como informar no modelo 2 a mudança dos nomes? Alguém sabe?)

    Abraços.

  • @letsferrera a certidão tem que ser apostilada ou PD devolve tudo

  • Pessoal, lendo as últimas páginas do post fiquei com algumas dúvidas, pois a última transcrição que fiz foi no início do ano passado e não me recordo muito bem mais e li algumas informações divergentes rs... O pedido será enviado para PD, pois não estou na área abrangida pelos Consulados de Sp e Rj.

    1- A certidão de nascimento do nubente estrangeiro basta ser de inteiro teor digitada + apostila? Assim como a certidão de casamento (inteiro teor digitada + apostila)?

    2- O requerimento deve ser assinado com reconhecimento por autenticidade, mas precisa ser apostilado?

    3- A cópia da identidade do requerente precisa ser autenticada + apostilada? (no caso, o filho requerendo a transcrição do casamento dos pais)

    Ressalto uma vez mais que o motivo das perguntas são informações divergentes em algumas páginas do post com o primeiro post.... logo, não sei se houve alguma alteração nas exigências de PD.... obrigado!

  • @gsilvestre


    1-sim

    2-não precisa ser apostilado

    3-autenticada

  • @Vlad Pen valeu! estou desde as 18h lendo este tópico todo para tirar todas as dúvidas possíveis rs amanhã enviarei os documentos para PD.

    Aproveitando... notei que nos posts dos últimos meses vejo a grande maioria das pessoas utilizando DHL (número bem maior que eu via aqui no fórum em 2018/19). Os Correios não estão confiáveis em relação ao prazo para entrega? De qualquer forma, também utilizarei DHL, acredito que valha a pena, apesar de que nos 3 processos que fiz o EMS me serviu muito bem.

    Mais uma vez, obrigado.

  • @gsilvestre...

    Ponta Delgada não está localizada em Portugal Continental...E sim no Arquipélago dos Açores...Razão pela qual a entrega dos documentos por lá normalmente leva mais tempo do que as remessas para Portugal Continental...Com o agravamento da situação por conta da Covid até o envio por DHL está arriscado atrasar...Quem dirá pelos Correios...

  • @Nilton Hessel verdade... obrigado!

  • editado November 2020

    @gsilvestre

    Também como o pagamento para transcrição a partir do BR na prática é exclusivamente por Vale Postal, o tempo é crítico, porque vence em 30 dias após a emissão, e PD leva tempo para cobrar e numerar o processo. Deve enviar imediatamente após fazer o VP, no máximo no dia seguinte.

    Por DHL leva uns 5 dias. Mais 2 semanas para processamento em PD, fica muito próximo do limite de 30 dias. Pelo correio (mesmo Sedex) frequentemente expira o VP.

    E DHL tem várias vantagens, como não sofrer com greves no correio, sobrecargas e extravios natalinos, inclui seguro, e tem prazo de entrega bastante confiável.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.