Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

19289299319339341451

Comentários

  • o selo que o cartorio coloca na certidao influi em alguma coisa?

  • tem problema em q os documentis sejam apostilados em lugares diferentes?

  • @gonzalomoraes2005 , antes de mandar a certidão, sugiro que você consulte a validade do selo no endereço apropriado (aparece embaixo do código). O processo de minha sobrinha caiu em exigência porque "o aleatório do selo não combinava", seja lá o que isso signifique. Mas foi algum erro do Cartório, que emitiu nova certidão apostilada e enviada por SEDEX, sem ônus para mim.

    Se for QRCode, você usa a câmera do celular para consultar.

    Você pode apostilar o documento onde quiser. Não tem problema serem locais diferentes.

  • Olá, boa tarde! Fiz a atribuição da Minha avó, levou apenas 4 meses todo o processo pela ACP jan/19 a abril/19, depois fiz a transcrição do casamento dela, 2 meses. Dei entrada na atribuição do meu pai em set/19 ( era para ter sido antes, mas tive problemas com o envio dos documentos da Inglaterra para Portugal) foi aprovado em mar/20 é gerado o assento em 28/08/20. Gostaria de saber qual o tempo que está levando hoje em dia, desde a entrega até a criação do número de assento? Continua sendo melhor enviar para ACP ou tem outra conservatória mais rápida? Enviarei a minha documentação e a dos meus 2 irmãos!

  • editado November 2020

    @Alsr ...

    Se sua maior preocupação é rapidez...Leia os tópicos nos links abaixo ..:

    ACP e TONDELA são mais conhecidas e inspiram mais segurança para quem é digamos...Um pouco mais conservador...Porém os prazos HOJE estão em torno de 10...12 Meses nessas Conservatórias...

    ...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12848/atribuicao-crc-vila-do-conde-informacoes-e-processos#latest

    ...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8397/atribuicao-crc-almada-informacoes-e-processos#latest

  • Oi gente, boa noite!

    Vou dar entrada no meu pedido de cidadania pelo ACP este mês. Meu pai conseguiu a cidadania portuguesa dele ano passado e eu já tirei a certidão dele pelo Civil Online e também já reuni os outros documentos necessários. Li várias discussões aqui do fórum, mas ainda fiquei com algumas dúvidas. Será que vocês podem me ajudar?

    1. Ao preencher o endereço no formulário 1C (logradouro, número, complemento, bairro, município e estado abreviado), percebi que meu endereço completo não cabe nos quadradinhos (ficou faltando quase o município todo). Devo colocar fora dos quadradinhos ou abreviar alguma parte?
    2. Como eu peguei a certidão dele pelo Civil Online, eu tenho aquele código de acesso da certidão. É válido enviar junto com a certidão ou é desnecessário?
    3. Eu não consegui baixar a certidão pelo site, então imprimi direto da página como abriu. Ao imprimir, ela ficou em duas páginas. Eu devo grampear ou mando as duas soltas ou imprimo frente e verso na mesma folha?
    4. Como eu organizo os documentos dentro do envelope? Tem alguma ordem ou algo que eu deva escrever? Devo escrever algo fora do envelope identificando que é para atribuição?

    Muito obrigada! :)

  • @joanabarbosa :

    1 - Abrevie o que for possível, sem descaracterizar o endereço, inclusive o Município;

    2 - Manda só uma cópia simples da certidão. A Conservatória consulta o sistema e verifica a autenticidade;

    3 - Imprime frente e verso, é mais prático. Não veio um arquivo em word ou pdf? Se não conseguir baixar, imprima mais de uma via.

    4 - Eu costumo colocar o requerimento na frente, e depois todos os outros. Coloco sempre dentro de um envelope branco e escrevo na frente "PROCESSO DE ATRIBUIÇÃO - 1C - EM NOME DE XXXXXXXXXX"; esse envelope vai dentro do envelope de envio.

    Pela DHL, do Rio para o Porto, paguei, ontem, 230 reais incluindo um seguro de mil reais.

  • @Leticialele Muito obrigada pela ajuda!!!

    Entendi o que você falou sobre o endereço. O meu bairro é Recreio dos Bandeirantes. Você acha que posso colocar só Recreio? O município Rio de Janeiro será que posso abreviar para RJ ou Rio?

    Sobre a certidão, não apareceu nenhuma opção para baixar nem word nem pdf. Tentei pelo google chrome, firefox, safari e nada... Vi que outras pessoas aqui no fórum tiveram o mesmo problema de não conseguir baixar. Foi aí que ficou minha dúvida. Mas então vou imprimir como você falou: frente e verso.

    E bom saber sobre a DHL! Vou enviar do Rio também e estava até tentando simular no site deles para saber quanto ficaria em média. Agora já tenho uma base.

    Muito obrigada pela atenção!

  • @joanabarbosa , põe só Recreio, Rj, RJ.

    O importante é não errar o CEP e colocar o email o mais legível possível.

    Eles costumam mandar o número do processo e a chave de acesso pelo email.

    Cartas são enviadas se houver exigências ou para mandarem uma via da certidão no final do processo.

  • @Leticialele Tá bom! Muito obrigada!!

  • LEMBRETE...

    Quando se abre o arquivo do formulário de requerimento 1 C...(Entre outros formulários do IRN)...Aparecem 4 páginas para impressão...2 compõe o próprio formulário...As outras duas são inteiramente compostas por ORIENTAÇÕES SOBRE O PREENCHIMENTO...

    Temos também aqui no Fórum um passo a passo reforçando essas orientações de preenchimento...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/58557/#Comment_58557

    Sorte...

  • Bom dia pessoal,

    Após 1 ano e 5 meses de espera, consultei hoje o site e apareceu que foi concluído ontem, 11/11, o processo do meu pai. Agora aguardar a carta para iniciar o meu processo.

    O processo demorou bastante pois acabou caindo em exigência: a certidão tinha mais de 1 ano de emissão e a cópia reprográfica não estava muito legível (acabei depois reenviando junto uma cópia dela digitada).

    04/06/19 - Postagem dos documentos nos Correios

    25/06/19 - Chegada em Portugal

    12/11/19 - Consegui a chave de acesso via telefone

    21/11/19 - Recebi a carta da exigência

    04/12/19 - Envio dos documentos via DHL

    09/12/19 - Chegada dos documentos em Portugal

    11/11/2020 - Conclusão do Processo

    Desde o dia 21/11/19 (data da exigência) até 22/07/2020 o processo ficou "travado" no site na etapa Verificação documentos (Etapa de exigência), já estava quase desistindo, após esse dia foi movido para a Etapa Despacho e hoje para a Etapa Terminado.


    Obrigado a todos que ajudaram e as que colocam informações importantes nesse fórum.

  • @edisonb...Felicitações...!!!

    Obrigado por compartilhar aqui as datas de referência do seu processo...Isso ajuda muito o Fórum...!!!

  • @Vlad Pen, @gandalf, @Nilton Hessel, @Daniel Henriques, @Liane Alegria, @Jefferson souza e tantos outros que ajudaram, venho atualizar o status do meu processo e do meu irmão para devida alteração na planilha (como estava aguardando o assento no Porto desde fins de julho e a pandemia virou minha vida de cabeça para baixo - como a de quase todos - estou desde julho/agosto sem entrar aqui, então não sei se ainda está funcionando assim).

    @gandalf , em 17/07/2020 você criou as entradas na planilha. Poderia fazer a gentileza de atualizar (se não for pedir muito)?

    - Pagos por CC em 11/03/2020

    - Enviados por DHL e recebidos em 23/03/2020 por Hermógenes Moço;

    - Recebidos por mim os e-mails com as chaves em 26/03/2020:

     Proc-25xxx/20 (Artº 1.C)

     Proc-25yyy/20 (Artº 1.C)

    - Terminados com bolinha 7 laranja aguardando criação dos Registros de cidadãos pela ACP, em 22/07/2020

    - Recebidos e-mails com os assentos portugueses para ambos hoje, 12/11/2020 (data do registro também hoje, 12/11/2020).

    “O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado.

    Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 12/11/2020, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo.”


    Estou muito feliz e grato a essa incrível comunidade que temos aqui! De 22/07/2020, achei que seriam no mínimo 6 meses para a ACP gerar os assentos. Saiu em menos de 4 meses!! Acho que andaram dando um gás por lá.

    Agora é partir para as transcrições de casamento e atribuição das crianças!

     

    Estou pensando em transcrever primeiro em PD (como sempre fiz e foi rápido) e depois de transcritos os casamentos, enviar as atribuições da criançada para Tondela. O que acham?


    Abraços lusitanos a todos.

  • @Bruno Patricio...

    Felicitações pela conclusão do(s) processo(s)...E obrigado por compartilhar as datas de referência...Isso ajuda bastante quem ainda está na espera a entender como as coisas estão acontecendo em "Tempo Real" por lá...!!!

    Sobre isso...:

    "...Estou pensando em transcrever primeiro em PD (como sempre fiz e foi rápido) e depois de transcritos os casamentos, enviar as atribuições da criançada para Tondela. O que acham?..."

    Para quem não quer esperar 10 + Meses pela Transcrição do Casamento por Tondela essa é hoje a melhor opção...(Ou Consulado que tem sido até mais rápido que PD em alguns casos...)...

    Para quem não tem pressa com a Transcrição e quer economizar nos gastos...Manda tudo para Tondela...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/229853/#Comment_229853

  • Pessoal, qual o telefone da LR mesmo? Vou ligar lá pra ver se eles se mexem um pouco rs

  • @mgsantiagox , o número da Linha de Registos é:

    +351 211 950 500. Opção 1, opção 1 novamente.

    Horário de Funcionamento (Brasília) 6 às 14h (9 às 17h em Portugal)

  • @Bruno Patricio

    Parabéns aos novos tugas. 243 dias. Pouco menos de 8 meses entre o recebimento na Conservatória e a conclusão.

    Essa tem sido a tendência de alguns processos. Mas ao mesmo tempo há outros processos muito antigos (com mais de 400 dias) concluídos nos últimos 60 dias, e que não tendo nota de ter havido exigência, andam puxando a previsão, mantendo em torno de 350 dias.

  • @edisonb, obrigado pelo relato, eu estava mesmo na dúvida se o tempo de emissão do documento acima de um ano poderia causar recusa do documento, porque vi pessoas dizendo que quando o documento está apostilado para Portugal não há mais prazo de validade, mas não acreditei muito nessa teoria. Então, realmente, se o documento tem mais de 1 ano desde a emissão ele não é aceito, não é? Ou será que a exigência aconteceu mesmo porque não estava legível? O que dizia a carta da exigência exatamente, pode nos dizer?


  • edisonbedisonb Member
    editado November 2020

    @PedroGaspar

    Quando coloquei aqui no forúm a exigência o pessoal supôs esses 2 pontos: ou havia sido emitida há muito tempo ou não estava legível.

    Em questão da legibilidade, dava para ler, mas precisava se "esforçar" um pouco.

    A carta dizia:

    1- Promover pela apresentação de nova certidão de nascimento do interessado emitida por cópia reprográfica do livro de registros, devidamente legalizada.

    Antes de eu fazer a solicitação de novos documentos, liguei para a LR e eles disseram que não tinha validade os documentos (mas existe pessoas aqui do fórum que falam dessa "validade"), então fica difícil dizer qual foi o real problema.

  • Entendi @edisonb, obrigado! A dúvida continua então, hehe... mas melhor ter em mente sempre que é melhor o documento não ter mais de 1 ano desde a emissão.

  • @Everton Costa , sim, precisa transcrever o casamento da sua mãe antes de mandar o processo de atribuição de sua irmã.

    Santos está aceitando a transcrição pelos Correios e faz bem rápido.

    Se você é filho do segundo casamento, após a transcrição do primeiro, tem que homologar a sentença do divórcio em Tribunal Português (com a participação de um advogado) e, depois, transcrever o segundo casamento.

  • editado November 2020

    Boa tarde pessoal, com muita felicidade venho informar que o processo da minha mãe foi concluído, acabei de entrar no site e tudo verde!! Uhuuuu!

    Agradeço muito ao fórum, nunca achei que conseguiria sozinha e graças a ajuda de todos aqui, o primeiro passo foi dado.. agora é a transcrição do casamento pra depois iniciar a minha, e depois do meu filho.

    Tempo do processo:

    Enviado: 12/09/2019

    Recebido: 17/09/2019

    Exigência: fev/2020 (não sei o dia exato)

    Envio: 03/06/2020 (demorei por causa da pandemia)

    Recebido: 08/06/2020

    Despacho: jun/2020 (não sei o dia exato)

    Concluída: 14/11/2020 =)


    Gostaria de tirar algumas dúvidas: chega algum documento por e-mail ou correio? (no e-mail até agora nada)

    Qual lugar mais rápido pra transcrever?

    Desde já muito obrigada a todos!

  • @PedroGaspar

    Sim, tem validade de 1 ano entre a emissão e a numeração. O apostilamento não vence, mas também não afeta a validade da certidão.

    Foi porque a certidão estava vencida. Se tivesse sido porque estava ilegível, teriam pedido uma em inteiro teor.

  • Boa noite pessoal....meu processo finalmente foi concluído. Fiz a atribuição de minha avó, de minha mãe e hoje (14/1120) finalmente saiu a minha.

    Documentos foram recebidos no ACP dia 19/03. Recebi a chave de acesso em 26/03. E hoje recebi o e-mail confirmado que o processo estava finalizado. Foram quase 8 meses.

    Obrigado a todos do fórum, aqui é realmente um lugar com pessoas sérias e dispostas a te ajudar, fiz tudo seguindo as orientações do pessoal (sem advogados). Muito obrigado!

  • Pessoal boa noite. O assento da minha mãe saiu no dia 13/11 agora, porém não chegou nada por e-mail.. gostaria de saber como faço pra solicitar!? Tem algum e-mail que eu possa pedir? Chega pelos correios?

    Queria prosseguir com a transcrição o mais rápido possível, não queria esperar uma possível carta pelos correios.


    Desde já muito obrigada!

  • @Gabriela Fernanda ., se não quer aguardar a correspondência, peça uma certidão pelo civil online. Custa 10 euros.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1"

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.