Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

19259269289309311452

Comentários

  • Pessoal, boa tarde.

    Finalizei meu processo pelo ACP e minha irmã pediu para auxiliá-la no dela, porém ao analisar a documentação verifiquei que a certidão por cópia reprográfica já estava apostilada e tanto a certidão quanto ao apostilamento tem 1 ano e 2 meses. Vi que o Consulado exige documentos com no máximo 1 ano porém em Portugal não existe lei ou norma específica que regule validade de certidões. Peço para tirar de novo ou mando assim mesmo? Seria melhor Tondela ou ACP?

  • @mzanetti , tem que tirar outra.

    As Conservatórias estão cada vez mais exigentes com os documentos. A validade dos documentos brasileiros é de, no máximo, 1 ano, entre a expedição e a numeração do processo.

  • @Leticialele Obrigado pela informação.

    Mandei a atribuição do meu filho menor para Tondela por passarem esse tipo de processo na frente. Será que hoje seria melhor Tondela também para maiores?

  • @mzanetti , Tondela é uma boa opção para maiores, também, O processo , sem exigências, leva uns 8 meses.

  • @Leticialele Obrigado mais uma vez...

  • @gandalf obrigada pelas informações

  • Boa tarde a todos.

    Gostaria de pedir a ajuda de vcs para uma situação que minha esposa está passando. Ela deu entrada em um processo de cidadania por atribuição no inicio do ano passado na ACP, PROCESSO Nº254XX/2019. Só que quando chegou na bolinha 4, se verificou que a nacionalidade do pai dela (neto), foi tirada pela lei antiga (aquisição) e ela foi notificada que neceessitaria realizar a convolação da nacionalidade do pai dela para dar continuidade na dela , caso contrário este processo dela seria indeferido.

    A partir desta notificação, ela deu entrada no processo de convolação do pai em agosto passado, solicitando urgência em maio deste ano , sendo o processo dele deferido em junho de 2020.

    Nós ,achando que o processo anterior dela, já tinha sido indeferido em função do tempo, demos entrada em outro processo de cidadania por atribuição com novos documentos que foi recebido pela ACP em 03/07/2020.

    Por sinal, este processo 489xx/2020 está incluído na planilha na linha 35 com o meu nome Antonio Veras.

    Só que hoje ao verificar no site nacionalidade, verifiquei também o processo anterior( Nº254xx/2019) e para nossa surpresa ele foi aprovado , faltando apenas a emissão do registro.

    Gostaria de saber como devo proceder, se aguardo a emissão do registro do processo antigo e solicito o cancelamento do mais atual, ou já faço a solicitação do arquivamento do processo novo.

    Espero ter conseguido explicar a situação.

    att,

    Antonio Véras

  • @Antonio Véras

    O que quer que você faça, deve agir rápido, porque o outro processo de 2020 está para ser analisado em 4 semanas.

    Você vai ter que retirar um deles. Eu acho que na atual circunstância, confirmaria o estado do anterior, e retiraria o último.

    Mande um e-mail para a conservatória, e explique o ocorrido, e pergunte como faz para desistir do processo de 2020.

    Deixe o @Vlad Pen dar uma olhada na sua situação e lhe aconselhar.

  • Desde já lhe agradeço @gandalf , vou ficar aguardando um posicionamento e orientações de @Vlad Pen.

  • Gente, o site de acompanhamento de processos caiu? Alguem confere ai? Aqui não está abrindo.

  • editado November 2020

    @Antonio Véras escreva um e- mail para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt ou rcentrais.diversos@irn.mj.pt , explique o caso e peça instruções.

  • editado November 2020

    Consegui abrir pelo Edge! Aparentemente o erro é no Google Chrome!

    Enfim, ÓTIMAS NOTÍCIAS! Meu processo foi finalizado no dia 29/10! Meu aniversario foi dia 30/10, então considerei um presente de aniversario adiantado/atrasado hahahaahah.

    Seguem detalhes:

    Enviado via Doc Prioritário (Correios): 30/01/2020

    Recebido: 12/02/2020

    Chave de acesso por email (sem solicitação): 18/02/2020

    Despacho: 06/05/2020

    Conclusão: 29/10/2020

    Prazo total: 260 dias

    Procedimento normal pela ACP!

    Planilha já foi atualizada =)

  • luan soaresluan soares Member
    editado November 2020

    @robsonfigueira inteiro teor e uma certidão e inteiro teor por fotocopia do livro outro vc so precisa da segunda e nada mais isto e estando legivel , caso contraria ai sim uma inteiro teor normal , todo mundo consegue a inteiro teor por foto copia sem a normal e os conservadores nunca reclamaram e cabe a eles desidir se e legal ou não afinal ele que vão le conseder a nacionalidade e não os cartorios brasileiros !

  • @Mayara Cruz , sendo o pai o declarante até 1 ano, não precisa transcrever o casamento. Pode mandar para ACP, Ovar ou Tondela

  • editado November 2020

    @Caroline Araujo

    Parabéns!

    Não deve ter completado dia 29/10 porque cai num domingo. Veja que data consta ou no seu assento, ou na sua consulta, na parte que diz: "Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em xx/10/2020, para a morada indicada"

    Como aconteceu aqui: "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/228014/#Comment_228014"

  • @Vlad Pen , acabei de enviar o email. Irei aguardar um posicionamento da conservatória.

    Muito obrigado por toda sua atenção.

    Att

    Antonio Véras

  • Boas!! Acabei de receber a chave de acesso do processo do meu pai. Ja atualizei a planilha, mas seguem os detalhes:

    Enviado: 23/10

    Recebido: 24/10

    chave de acesso por email: 03/11 - 79XXX/20

  • @gandalf Não! 29/10 foi uma quinta feira!! Foi essa data ai mesmo que consta no site de acompanhamento.

    "Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 29/10/2020, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo."

  • @Caroline Araujo Tem razão. Foi quinta.

  • editado November 2020

    @Mayara Cruz , sim. Se você é filha, tem que utilizar o Formulário 1C.

  • Bom dia, colegas do forum.

    Verifiquei na planilha , que constam datas em algumas fases do processo. Como vcs conseguem essas datas? Os processos das minhas filhas estão na bolinha 7 marrom desde junho/2020. É normal essa demora para registro?

  • @Ana MSC , a demora na criação do registro é normal. As minhas filhas aguardaram 8 meses!

    As datas você vê consultando o site da nacionalidade regularmente.

  • Alguém mais teve o processo transferido na última etapa para Felgueiras?

    Quanto tempo demorou para sair ou há quanto tempo está aguardando o assento?

  • Tem um processo de uma prima que foi aprovado em 05/12/2019 pelo ACP...Transferido para Felgueiras em 02/07/2020 e nada de registo até agora...

    Quais as datas do seu processo...?

  • karenreginatokarenreginato Member
    editado November 2020

    @Nilton Hessel

    É o meu processo e o do meu irmão. Foram aprovados em 8 de maio desse ano, mas são processos Sefarditas, possuem um andamento diferente do de atribuição. Os dois correram sempre juntos, mudando as etapas no mesmo dia. Hoje os dois foram transferidos para Felgueiras.

    Chegaram na ACP 19 de agosto de 2019, início 67xxx/19.

    Precisava emitir o C.C. antes de dezembro para entrar no Reino Unido antes de 31 de dezembro (período final para europeus fixarem residência no Reino Unido por causa do BREXIT). Depois de 6 meses aguardando o assento, a ACP acaba fazendo isso... Que tristeza.

    Vi em alguns grupos do facebook relacionados à cidadania portuguesa que tem gente esperando o assento desde junho/julho, quando foram transferidos pra lá. Não sei mais o que fazer.

  • @gandalf e @Vlad Pen , o 1º processo da minha esposa (nº25xx4/2019) foi recebido pessoalmente no dia 03/03/2020, e caiu em exigência em maio de 2019, sendo como falei anteriormente, solicitada a convolação da cidadania do meu sogro.O processo de convolação foi deferido em junho deste ano, acredito que em função disso, o processo antigo da minha esposa foi dado a continuidade sendo aprovado para meu conhecimento nesta 2ªf, contudo não sei exatamente a data exata(pode já ter sido aprovado meses atrás). Como é um processo muito antigo, eu tenho como solicitar uma urgência na emissão do registro?

    Mais uma vez , agradeço toda a atenção dispensada.

    Att,

    Antonio Véras

    Obs: eles ainda não responderam o email , solicitando as orientações devidas.

    Em anexo, imagem do processo


  • Olá!

    É com imensa alegria que comunico que meu processo de atribuição enviado para ACP foi finalizado (criado registo).

    Nome: Camila Martins

    Data de envio: 10/02/2020

    Recebido em: 18/02/2020 por Hermógenes Moço

    Enviado por: DHL

    Forma de pagamento: Cartão de crédito

    Numero do processo: 179XX/20

    Despacho favorável: meados de junho (não sei a data certa)

    Finalizado em: 03/11/2020


    Agora, é transcrever casamento e fazer atribuição de minha filha menor.

    Moro em MS. Pelo q li, o mais aconselhável (e ágil) para transcrição é o Consulado de Santos/SP via sedex. Correto?

    E para atribuição da minha filha menor, seria Todela. Confere?

    Deixo meu profundo agradecimento a todos desse fórum que prestam as mais precisas orientações GRATUITAMENTE e com a maior paciência a todos. Vocês são demais!

  • @milinha

    Voce pode enviar transcrição de casamento e atribuição da sua filha menor tudo em um mesmo envelope para Tondela. Aconselho, pois menor de idade o processo demora de 60-90 dias, e como irao ver que tem atribuição, tudo saíra na mesma data (ate 90 dias).

    Voce ira ganhar bastante tempo desta maneira. Eu fiz isto com a minha neta.

    Boa sorte!

  • @Antonio Véras

    Ligue na LR para confirmar se o processo de fato recebeu o parecer de aprovação, e quando foi.

    Sendo o processo assim tão antigo, é de se esperar que tenha alta prioridade na criação do registo. Pode ser feito em 2 dias.

    Não creio que precise pedir urgência, no sentido amplo do conceito (trabalho, estudo, saude) por esse motivo. Somente o tempo decorrido já constitui a urgência e você pode simplesmente invocá-lo. Saindo o assento o outro processo poderá ser anulado.

    • Via Embratel: 0021 351 211 950 500 em seguida disque 1 e 1 (informações, nacionalidade)
    • Via Skype pré-pago: +351 211 950 500 em seguida disque 1 e 1
    • Lembrando que o atendimento da LR é das 9h as 17h, horário de Lisboa. Atualmente das 6h às 14h, horário de Brasília. Leva 1:30 pra atenderem.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.