Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

19229239259279281452

Comentários

  • @Carlos_7 , o processo da minha filha mais velha foi enviado em 27 de setembro de 2019, aprovado dia 20 de janeiro deste ano e o assento foi criado dia 4 de setembro!! Tem mesmo que ter paciência!

  • As entradas na planilha inativas há mais de um ano foram retirados da planilha e se encontram agora arquivadas no TAB de Histórico.

    Em mais uma semana repetiremos a dose marcando para arquivamento os processos que entraram em 05/2019.

  • @Carlos_7 ...

    Acredito que se não fosse pela exigência seu processo já teria sido finalizado...Mas acredito também serem boas as chances de que seu Registo de Nascimento Português ser criado na ***próxima remessa...

    ***Tendo observado o andamento de processos nos últimos cinco anos...A mim me parece claro que...Apesar dos processos serem analisados individualmente...(Óbvio)...Eles mudam de status em conjunto...Ou lotes...Daí vermos várias mensagens sobre conclusões serem publicadas aqui no Fórum em um curto período...E na sequência..."Silêncio Total" por várias semanas...

  • @Nilton Hessel Assim espero né...Mas tenho notado que ninguém mais pulbilca finalização de processo...então espero ter boas notícias

  • @Carlos_7

    Acho que nós dois vemos as coisas por ângulos bem diferentes.

    Na planilha tem 42 processos finalizados até agora, somente neste mês. Nos meses anteriores, 54 + 38 + 48 finalizados. Tem sido recorde de finalizações. A planilha é apenas uma pequena amostragem, daqueles que decidem voluntariamente participar. Se não há publicação de finalizações aqui no fórum, não significa que não estão ocorrendo em outro lugar, talvez diretamente na planilha.

    O que você quer dizer com a frase "tenho notado que ninguém mais publica finalização de processo"? Qual é o seu parâmetro?

    O portal da transparência publica (com certo atraso) o total de processos finalizados em cada mês. Uma média de 8000+ atribuições e 4000+ aquisições. (em agosto esse número tradicionalmente cai um pouco pelas férias de verão). Como pode ver o numero está estável há anos. "https://partilha.justica.gov.pt/Transparencia/Cadernos-Tematicos/Nacionalidade"

  • Nasci hoje!!! Todo o processo transcorreu pelo ACP Porto. Atualizei a planilha.

    13/01 - Processo de atribuição enviado

    29/01 - E-mail com chave de acesso recebido.

    30/03 - Bolinha 2, registrado.

    21/04 - Bolinha 6, aprovado.

    26/10 - Bolinha 7, verde. Terminado.

  • @m_ferreira

    Parabéns Marco, mais um tuga recém nascido.

  • @gandalf Falei no sentido de me guiar pela finalização de processos no começo do mês. Mas obviamente ACP tem demorado bastante com relação aos anos anteriores.

  • editado October 2020

    Boas! Processo do meu pai enviado via CCT na quinta, recebido na sexta!

    Ja coloquei na planilha!! agora é aguardar as próximas etapas! :)

    Espero daqui um ano estar podendo postar exatamente isso, só que para o meu processo Lol

  • @Carlos_7

    Sim, houveram várias mudanças, e foi mais radical desde Setembro/19 (nos processos a partir de Abril/19).

    Eu coloquei seu processo na planilha para fazer um ensaio. Está na linha 207. Por favor vá ali e corrija os dados, de numero de processo, data que a DHL/correio entregou, forma de pagamento, motivo da exigência. Não se preocupe se ficar fora de ordem Eu conserto depois.

    Note que a previsão seria para 18/09/2020. Mas como você teve a exigência, levou 3 meses a mais para receber o despacho do que os vizinhos. Seu processo deve terminar em meados de Dezembro, se minha estimativa estiver correta. Quanto mais corretos os dados, melhor fica a estimativa.

  • Pessoal, Eu tinha visto antes mas não falei nada.

    A @Leticialele me pediu pra lembra-los que nesse final de semana, dia 25/10/2020, terminou o horário de verão em PT.

    Agora são 3:00 de diferença de fuso horário em relação ao BR. Lembre-se disso quando for ligar na LR.

  • Olá pessoal!

    Processo da minha cunhada concluído tb esse mês

    NUmerado em 26/12/2019

    Despacho em 28/03/2020

    Concluído em 12/10/2020


    Quem puder atualizar a planilha fico grata, não estou conseguindo acessar.

    JAnaína Siqueira Jardim


    Obrigada!!!

  • @Rafaela Patricio

    Feito.

    Mas ela ja tinha 27/03 como data de despacho. Talvez eu tenha corrigido antes. Deixei como estava, porque 28/03 é sábado, e nenhum processo tem andamento no sábado ou domingo. Pode até ser publicado 2 ou 3 dias depois, mas sempre acontecerá de seg-sex. ;-)

  • @gandalf Obrigado,vou fazer!

  • É uma lástima @Carlos_7 ...Muitos buscam o Fórum quando precisam de auxílio...Mas não tem a mesma iniciativa de comparecer aqui para compartilhar informações após a conclusão de seus processos...Parecem não compreender que são essas informações que compõe o acervo que está disponível aqui...Para consulta de todos...

    Ou seja...Quanto mais informação de qualidade compartilhada...Melhor...!!!

  • Pessoal,

    Segue todo o andamento do processo de nacionalidade do meu filho Breno D. C (1021xx/19), que foi aprovado e o registro criado (terminado). Alguém pode inserir os dados na planilha de controle (não consta da planilha)

    1 - Pagamento via cartão de credito

    2 – Envio dos documentos via EMS. (correios)

    3 – Tracking do processo

    05/12/19 - Envio dos documentos para ACP

    16/12/19 - Recebimento na ACP

    18/12/19 - Recebimento de e-mail com chave de acesso

    05/03/20 - Saiu da fase 1 para fase 2

    27/03/20 - Saiu da fase 2, para fase 6 - seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um registro de cidadão português   

    21/10/2020 – saiu da fase 6 para fase 7 -terminado – o seu pedido foi deferido e o respectivo registro criado. O processo de nacionalidade foi terminado.

    Gostaria de agradecer a todos deste fórum, pois foi através dele que consegui obter todas as informações necessárias para compor e aprovar a cidadania de meu filho.

  • @Nilton Hessel Com certeza e enxergo como egoísmo....Não custa nada ajudar quem te ajudou... Não sei manusear a planilha...Vc pode incluir os dados?

  • @Carlos_7

    Já foi incluído. Só falta alterar a data de conclusão quando ficar tudo verde, ou quando receber o assento. Por enquanto linha 208.

  • Boa noite, pessoal.


    Há cerca de dois anos virei portuga graças a ajuda e disponibilidade das pessoas deste fórum. SOu muito grata. Agora, uma amiga está tentando tirar a dela e gostaria de poder ajudá-la. Tenho algo anotado aqui. Podem me confirmar se continua o mesmo processo?


    Eu deixei registrado:

    Primeiro, se faz o pagamento da taxa de 175 euros neste link: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C


    Duvidas quanto ao pagamento, consultar neste tópico: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12234/pagamento-com-cartao-de-credito-internacional-acp-do-porto-tondela-crc-lisboa/p1


    Após o pagamento, o requerente receberá um e-mail com a confirmação de pagamento e um formulário. Este formulário deve ser imprimido COLORIDO E EM FRENTE E VERSO.

    Orientações e dúvidas no preenchimento do formulário podem ser consultadas neste tópico: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao


    Com o formulário preenchido, o requerente deverá comparecer em um cartório de notas e assinar por autenticidade. É importante que esteja escrito que foi por autenticidade (é assinatura lavrada na frente do TABELIÃO OU ESCREVENTE (OU SEJA, NÃO PODE LEVAR O DOCUMENTO JÁ ASSINADO!!). Orientação também de que não podee riscar os campos em branco. Se o cartório que você for não aceitar assim, procure outro.


    Por fim, reunião dos documentos:

    1. Cópia devidamente autenticada do RG e apostilada

    2. Certidão de nascimento do interessado em inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada

    3. certidão de nascimento do pai ou mãe portuguesa

    4. comprovante de pagamento da taxa de 175 euros

    5. formulário 1C preenchido e assinado POR AUTENTICIDADE ou no consulado



    Com todos os documentos em mãos, enviar para a ACP Porto (eu enviei por DHl, mas pode ser por correios, o que é mais arriscado, pq os correios é uma porcaria). Endereço para envio:


    • Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setubal, nº 328

    4200-498 – Porto

  • @AlineXavier , tudo correto.

    Pesquise o preço do envio pela DHL e compare com o dos Correios. Costuma ser uns 60 reais mais caro. Mas é muito mais rápida e eficiente.

  • Muito obrigada, Leticia! S2

  • @AlineXavier e demais amigos,

    No meu caso, minha mãe que é a portuguesa, mas ela não tem a certidão, apenas o cartao cidadão e o passaporte, ambos vencidos.

    Já li em algum lugar alguém dizendo que apenas com o número do acento seria suficiente. Faz sentido? Vcs têm alguma luz pra mim?


    Grato desde já.

  • @FeFerro , se o assento está informatizado, basta colocar o número no formulário 1C.

  • FeFerroFeFerro Member
    editado October 2020

    Show, @Leticialele .

    Acho que está informatizado sim. Ela concluiu o processo de atribuição de nacionalidade pelo Consulado no começo de 2015, e nao lhe deram a certidao exatamente porque disseram que o número do acento seria sempre suficiente pra ela.


    Vou juntar os documentos e volto aqui pra informar o andamento. Mas vcs sabem se o RG realmente tem que ter menos de 10 anos?


    Muito obrigado.

  • @FeFerro , o cartão cidadão tem 10 anos de validade. O dela já venceu?

  • FeFerroFeFerro Member
    editado October 2020

    @Leticialele , ela me disse que o dela veio com 5 anos de validade.


    E sobre meu RG, pode ser substituído pelo passaporte? Pergunto porque meu RG é de 2008 e o passaporte é mais recente, de 2017.

  • @FeFerro, se o seu passaporte tem filiação, serve, sim. ACP também aceita CNH válida.

  • Hmm entendi, @Leticialele.

    Obrigado novamente.

  • Quando se manda o  comprovante de pagamento da taxa de 175 euros, recebido por email, deve-se listá-lo na lista de documentos enviados ( quadro 4 ) do formulário 1 C?

  • @gandalf Obrigado!Assim que for finalizado informo aqui.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.