Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

19219229249269271452

Comentários

  • @Eneida Melo , consulte novamente o civil online com a mesma chave enviada anteriormente

    Podem ter já ter consertado o erro!

  • É rápido assim?

  • @Eneida Melo , o sistema é integrado, SIRIC. Constatado o erro, é fácil trocar a imagem

  • Os Conservadores do ACP estão, a cada dia, mais exigentes!

    O processo de minha sobrinha caiu em exigência, hoje!

    Segundo o atendente da LR, ela tem que apresentar nova certidão por cópia reprográfica, pois "o selo halográfico não combina", seja lá o que isso quer dizer...

    Processo 35XXX/20

  • Essa é inédita @Leticialele...Que chato...!!!

    E o ACP...Quem poderia prever...:

    Finalizam processos de 2020 quando processos cujos documentos foram confiados a eles em Junho de 2019 são simplesmente transferidos e IGNORADOS...!!!

    Agora isto...

    É...Portugal parece que...Assim como o Brasil..."Não é para amadores"...

  • @Nilton Hessel , custei a acreditar!!!

    O Cartório é no Rio, o pedido foi de certidão por cópia reprográfica apostilada! O apostilamento custou até mais caro do que outros que paguei em Cartório de Notas! lol!!

    Nunca conferi selo holográfico! Aliás, nem sabia que o selo teria que combinar com alguma coisa...

  • @Leticialele

    Alguém no cartório deve ter aproveitado algum selo antigo.

    Ou então ter trocado o selos de autenticação de um documento colado em outro. Se for isso pode ter problema em algum outro também.

  • @gandalf , com certeza! Já entrei em contato com o Cartório.

    Eu nunca verifiquei esse detalhe... Como só faltam os processos de 2 sobrinhos netos (filhos da minha sobrinha), não sei se vou ter chance de fazer isso...

  • editado October 2020

    @todos os que usam a planilha da ACP, devem ter notado que os registros anteriores a 01/05/19 estão marcados em lilás. Eles serão removidos da planilha, e deixados apenas no TAB de Historico (leitura somente).

    Caso alguém tenha algum processo em andamento, e ativo, deve marcar a data da ultima consulta na coluna ATIVO? ao lado da Recepção. Esta coluna funciona como Data de Última Consulta para processos ativos. Em breve o conceito será extendido para datas mais próximas. Anote ali a data da ultima consulta pela web, até o status mudar para Concluído. Pelo menos uma vez por mês.

    Muitas entradas são abandonadas na planilha, e a pessoa nunca volta para "fechar" o status após Concluído. Isso resulta em um grande número de itens abandonados, e o critério de remoção no futuro será dos INATIVOS, pela data da última atualização.

    Eu pensava em extrair automaticamente a data, mas a maioria dessas células marcadas tem a data das duas últimas restaurações da planilha pelo backup. Sempre que houver um problema, muitas células são afetadas.

  • @Leticialele não é somente ACP q está exigente.Ponta Delgada está mega, ultra exigente.

  • Boa tarde!

    Estou ajudando meu tio a fazer o processo de atribuição dele - a mãe dele é a Portuguesa.

    Gostaria de saber se ele precisa mandar a certidão de casamento dele também. Pergunto porque fiz cidadania da minha mãe, e a dela mandei pela troca do nome (ela é casada). A dele não tem troca de nome, então.... tô na dúvida. Agradeço quem puder ajudar.

  • @Nat SGGV

    Parabéns a sua mãe e a você, que deve ter contribuído bastante na conquista.

    Perguntas: 1) você sabe a data que foi pra aprovado? 2) você fez algum pedido de urgência?

    O processo levou 275 dias para conclusão. Está bem abaixo do tempo usual de 330-380 dias (embora haja outros com tempos similares). Mas entregando pessoalmente, sempre tem uma chance maior disso acontecer. Eu incluí os dados na planilha, se não se importa. (linha 100)

  • Estou com uma dúvida, estou juntando os documentos pra tirar a minha cidadania, só que não sei em que tipo de envelope tenho q enviar os documentos, poderiam me ajudar? Obrigada.

  • editado October 2020

    Para quem usa a planilha da ACP, como já foi informado, estamos preparando para remover da planilha certos processos.

    Se o nome aparece em vermelho escuro, ele está marcado para ser removido da planilha por inatividade em breve. São processos que estão sem nenhuma atualização há mais de um ano. Se o seu processo ainda está ativo e ficou vermelho, faça uma das ações abaixo:

    • Mudar o STATUS para a próxima fase, com a data correspondente, OU
    • Mudar a célula da coluna D para a data atual, de quando fez a ultima consulta ou pela web, ou pela LR (só é necessário mudar a data, se o nome estiver vermelho indevidamente, porque ela seria atualizada automaticamente na mudança de STATUS e datas)

    A data na coluna D sendo alterada, o nome voltará ao fundo branco em poucos segundos, e não será movido.

    Os registros que forem excluídos continuarão a figurar no TAB Historico, e isso não afetará os cálculos da previsão de conclusão.

    A partir do próximo mês iremos repetir o processo de limpeza dos inativos com alguma regularidade.

  • @marciabc_rocha

    Dê preferência ao envio por DHL se sua cidade permitir. Custa +- R$230 (R$50 a mais que sedex), mas tem melhor prazo de entrega (4 dias), inclui seguro, e excelente qualidade de serviço. Pode solicitar pela web para recolherem em sua casa ou trabalho.

    Se preferir, ou se não tiver DHL, sua alternativa é SEDEX internacional (10 dias, se não houver greve nos correios). (+- R$180)

    Há a opção de enviar por carta registrada (+- R$40), mas não se recomenda. Agora na pandemia não há regularidade. Vai em lombo de jegue, amarrado com arame, com baixíssima prioridade e se acharem espaço nos poucos vôos existentes (não menos de 25 dias).

    Entre nos sites e verifique os preços. O preço entregue na loja da DHL em geral é ligeiramente mais baixo.

  • Bom dia!

    Gostaria de uma orientação, meu processo tem quase 400 dias e não é terminado. Estou esperando criarem o registo e até agora nada. Tem algum canal que eu possa reclamar?Pois tem processo desse ano que já foi finalizado.

  • @Carlos_7...

    Seu processo foi transferido do ACP para outra Conservatória ? ...

    Se sim...Para qual...?

  • @Nilton Hessel Meu processo não foi transferido, continua na ACP

  • Boa noite!

    Muitos já perguntaram isso por aqui, mas tem algumas siglas que ainda não entendo!!!kkk

    Eu sou filha de Português, estou começando o processo de cidadania, meu pai que me declarou, já tenho o assento do meu pai e o casamento dele já esta transcrito. Já pedi todas a minha documentação , eu sou casada e tive o nome trocado, me falaram para já enviar a certidão de casamento . Isso procede?

    Eu pedi vários orçamentos para escritórios, inclusive de Portugal e depois que encontrei vocês, reparei que na verdade eu que tenho todo o trabalho . kkkkk

    As minhas dúvidas são:

    Qual conservatória enviar sei que é repetitiva, mas eu ainda não consegui entender para qual enviar kkk?

    Eu posso pedir a transcrição do meu casamento logo?

  • @Carlos_7...

    Seu processo teve alguma notificação de exigência...?

  • editado October 2020

    @Sybilas...

    Sim...Tem que enviar sua Certidão de Casamento em Inteiro Teor Apostilada...

    Ninguém pode decidir por você...Leia as últimas páginas sobre as discussões para Atribuição em...ACP...TONDELA...ALMADA...VILA NOVA DE GAIA...Todas fazem Atribuição de maior de idade e cada uma delas tem suas características e particularidades...Então...Com uma sólida base de conhecimento sobre cada uma delas...Tome sua decisão...

    Se eu fosse enviar hoje...Penso que a decisão ficaria entre ACP e TONDELA...

    Não pode...Você precisa primeiro NASCER em Portugal...(O que só acontece quando seu processo de Atribuição for CONCLUÍDO...)...Para depois poder se CASAR lá...

  • @Sybilas , você pode mandar seu processo de cidadania por Atribuição para Tondela, Vila Nova de Gaia ou ACP.

    Neste processo, você precisa mandar uma certidão de casamento inteiro teor APENAS para justificar a mudança no seu nome, que tem que combinar com seu documento de identidade.

    A transcrição de seu casamento só poderá ser feita após a aprovação de seu processo de cidadania, com a emissão do Registo. Não pode mandar os dois processos juntos.

  • @Leticialele

    A certidão de nascimento com a averbação do casamento não basta para justificar a mudança do nome?

  • Boa noite! Meus pais são portugueses,já fiz minha atribuição e transcrição do meu casamento.Agora minhas filhas irão solicitar a atribuição delas .Minha dúvida é se é necessário eu tirar o cartão do cidadão ou algum documento português para elas poderem pedir a atribuiçâo ,ou se só com meu assento português e cópia do RG é suficiente.Agradeço a quem puder ajudar

  • @camilacita , as Conservatórias têm exigido a certidão inteiro teor de casamento. Apenas a averbação não basta. Repare que estão, a cada dia, mais exigentes, como consequência das fraudes que vêm descobrindo!

  • @Denise Naguib , para o processo delas apenas sua certidão de nascimento portuguesa com o casamento averbado. Não precisa de CC nem RG.

    RG, só das requerentes, se tiverem mais de 14 anos.

  • @Nilton Hessel Teve sim...então dia 24/04 foi pra despacho. Quase 7 meses para criar o assento....Demorado demais

  • @Carlos_7

    Você é Carlos Ribeiro? Tem irmãos fazendo com você?

    Processos mais recentes têm concluído em 275 dias.

    Alguns processos até 09/2019 (que é o seu caso), tem demorado mais que o usual. Alguns processos estão aguardando 450 dias ou mais. O seu teve exigência, que tira o processo da fila e aumenta o prazo ainda mais.

    Preencha esse formulário, e vejamos o que acontece. "https://igsj.justica.gov.pt"

  • @gandalf O único que está fazendo processo sou eu. Irei preencher o formulário e torcer pra terminar logo.

    Obrigada!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.