Requerimentos para Transcrição de Casamento em Ponta Delgada e Tondela- Modelos e Preenchimento.

1596062646569

Comentários

  • @Deneise , não precisa ir ao Consulado, a não ser para colher os dados biométricos para o cartão-cidadão.

  • @Leticialele valeu! Obrigada.

  • Olá @Leticialele 

    Não tenho a certidão de nascimento do meu pai, será que no cartório eles fornecem uma original?

  • @Futura portuguesa , você vai precisar de uma certidão de nascimento inteiro teor do seu pai para transcrever o casamento deles! Tem que pedir no Cartório!

  • @Vlad Lopes@Vlad Pen

    Euzinho de volta aqui já como TUGA.

    Sou divorciado (e faz muito tempo),

    (1) então vou no modelo 1 - CORRETO?

    (2) E mesmo que marque (x) com convenção antenupcial (que houve), não junto isso, certo? Se faço isso aqui no consulado, só por este (x) ai acresce o preço de BZ$ 700,00 (BoZoNEROS).

    Grato.

  • Bom dia, pessoal!

    Vim informar que o processo de atribuição da minha mãe saiu.

    Foi recebido em 10 dezembro de 2019 e concluido semana passada (16/10). Fiquei surpresa, pq pelos cálculos achei que fossem criar o registro só em novembro ou dezembro mesmo.

    Obrigada pela ajuda, sempre. Agora é só trascrever o casamento dela e fazer a minha atribuição! Ponta Delgada ainda é a melhor opção?

  • @MariaHernandes , Ponta Delgada ainda é uma boa opção.

    Tente, no entanto, o Consulado do Rio! Estão fazendo pelos Correios. Já dá para economizar no envio!!

    Transcrevo o que está em https://www.riodejaneiro.consuladoportugal.mne.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a"

    ► Instruções de envio


    Considerando as medidas de simplificação e desmaterialização que têm vindo a ser implementadas, agregadas as medidas de distanciamento fisíco devido à pandemia, garantir que se evite aglomerações no Consulado e deslocações ao Posto, as transcrições passaram a ser executadas em backoffice, sendo os documentes necessários entregues pelo correio ou por outra modalidade de entrega que prefira.

    Antes de enviar o pedido, certifique-se de que tem todos os documentos necessários para o serviço pretendido e que não haja divergências de nomes, datas ou outros erros nas certidões. Caso a documentação não esteja completa e correta, o seu pedido não poderá ser executado e será devolvido. Estando tudo correto e devidamente apostilhado, envie todos os elementos acima discriminados pelo correio, para:

    Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro

    “Transcrição de casamento”

    Rua São Clemente, 424 - Botafogo

    Rio de Janeiro - RJ

    CEP:22260-006

    ► Modo de pagamento

    Após o recebimento, os documentos serão verificados, e estando tudo em ordem, o interessado receberá um e-mail solicitando que faça um depósito identificado na conta do Consulado, no valor necessário, conforme a tabela de emolumentos.

    Depois de concluido o processo, o utente receberá o assento de casamento pelo correio. "

  • @ Leticialele

    Obrigada pela ajuda,

  • editado October 2020

    @Leticialele Muito obrigada pela dica. Li nos comentários sobre o consulado de Santos... Será que vale a pena arriscar manda para lá, em vez de RJ ou PD?

    Tenho medo de por alguma razão o processo de casamento ficar parado aqui no Brasil...

  • @MariaHernandes , você tem que mandar para o Consulado que atenda à sua região.

    O do Rio atende ao RJ e ES

    São Paulo, SP e MS.

  • @Leticialele Entendi! Nesse caso, moro no Paraná... Não sei como é aqui. Vou mandar pra Ponta Delgada mesmo :)

  • Boa tarde.

    Quero relatar aqui o passo a passo da transcrição de casamento.

    Enviamos os documentos para o escritório consular de Santos porque li os relatos de ser o local mais rápido. Acreditei.

    Enviei os documentos via sedex no dia 27/10 (terça-feira) e foi entregue na data de ontem 29/10.

    Processo iniciado hoje e finalizado nesta mesma data (já com o número do assento de casamento).

    No momento está sendo preparado para assinatura e envio da devolução dos documentos via correio.

    Resumo: menos de 24horas. Estou totalmente surpresa! O escritório consular de Santos está de parabéns!!!

  • @Deneise

    Vi que você enviou o processo de Transcrição para o Consulado de Santos, e foi bem rápido. Vou tentar também, porém estou com dúvida no preenchimento do requerimento do consulado, sendo que, estou fazendo o processo da minha avó.

    Em que momento, você colocou a informação do documento Português?

    Como nascimento em Portugal, você deixou em branco?


    Muito Obrigada.

  • Prezados,

    • 1) Ao utilizar o 2º Modelo, requerendo a transcrição do meu próprio casamento, gostaria de saber se devo informar o nome de solteira ou de casada da minha esposa no início do documento, e também o estado civil:

    "...

    A Nubente:

    Nome: ………………………………………………………………………….……………………….….

    Data de nascimento: ……………..…………..……… Estado civil: ……………….….……..……………

    ..."

    • 2) Sou o português atribuído, e colocarei apenas o meu nome como declarante, certo?
    • 3) A certidão informa que a celebração ocorreu na COMARCA DE FORTALEZA, ESTADO DO CEARÁ, REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, em vez de falar o nome do cartório. Posso informar assim?
    • 4) A seção de nubente estrangeiro deve ser preenchida no meu caso, de esposa brasileira, certo? Deve ser preenchida completamente, com dados meus e dela? O meu ficaria assim:

    "...

    Residência à data da celebração:

    O nubente: FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL

    A Nubente: FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL

    Primeira residência conjugal: FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL

    ..."

    • 5) Como declarante único, posso deixar o formulário no singular e assinar sozinho, certo?
  • Requerimento para transcrição de Casamento celebrado no Estrangeiro


    …………………………………………………………………………………………………………….e……………………………..……………………………………………………………….………….….., casados, vêm requerer a transcrição do seu casamento, juntando, para o efeito, a respectiva certidão, e prestando as seguintes declarações:



    1) No PRIMEIRO CAMPO ***ACIMA Vocês...(Você e sua esposa)...Estão solicitando a Transcrição de vosso casamento HOJE...Preenche com os nomes que vocês usam HOJE...!!! NOMES DE CASADOS...!!!



    _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Nos campos abaixo use as informações da época em que se casaram...:

    EX...Você era solteiro...Divorciado...Ou viúvo quando se casou...???

    TODAS ESSAS INFORMAÇÕES ESTÃO DETALHADAS NA CERTIDÃO DE CASAMENTO

    O Nubente:

    Nome: ……………………………………………………………………………………….……………….

    Data de nascimento: ……………..…….…………..…… Estado civil: ……………….……..……………

    Naturalidade: ………………………………………………….......................……..……………………..

    Filiação: …………………………………………………………………………………………………….

    ……………………………………………………………………………………..………………….……

    Residência habitual: …………………………………...……………………………………..……….……

    ……………………………………………………….……………………………………………………..


    A Nubente:

    Nome: ………………………………………………………………………….……………………….….

    Data de nascimento: ……………..…………..……… Estado civil: ……………….….……..……………

    Naturalidade: …………………………………………………...……..……………………….…………..

    Filiação: …………………………………………………………………………….…………………..….

    ……………………………………………………………………………………..….………………..….

    Residência habitual: ………………………………...……………………………………………...….…...

    ……………………………………………………….…………………………………………………….



    _____________________________________________________________________________________________________________________________________________


    2 ) Certo

    3 ) Informe exatamente como consta na Certidão de Casamento Inteiro Teor...

    4 ) Você é Português...Está transcrevendo seu casamento...O nubente estrangeiro será sempre aquele que NÃO É PORTUGUÊS...

    NESSES CAMPOS ABAIXO VOCE COLOCA EXATAMENTE COMO DESCREVEU...CIDADE ESTADO PAÍS NOS TRÊS CAMPOS...:


    Se um dos nubentes for estrangeiro


    Residência à data da celebração:

    O nubente: ………………………………………………………………………….…… … …….………

    A Nubente: ……………………………………………………………………….…… …...................…..

    Primeira residência conjugal: …..……………………….…………………………………………..……...


    5 ) Só entra seu nome aqui...:

    Declarante(s): O Nubente, ……………………………………………….………………..……………. <<<<----------- SEU NOME...(DECLARANTE)

    A Nubente, …………………………….…………………………………….………….. <<<<---------- DEIXA EM BRANCO


    E óbvio...SÓ O DECLARANTE ASSINA...!!!

  • editado November 2020

    Pessoal, desculpe pela pergunta redundante (provavelmente) é que não achei nenhum caso idêntico ao meu e não podemos cometer erros com o Euro valendo isso tudo rs.


    É o seguinte: Já fiz o processo da nacionalidade de minha mãe, porém para fazer o meu preciso transcrever o casamento dela com meu pai. Só que os 2 são brasileiros e agora minha mãe sendo Portuguesa também, como devo proceder para registrar?

    OBS: Minha mãe se divorciou poucos anos depois do meu nascimento e voltou com o nome de solteira, não sei se isso impacta em algo no processo...


    -Quais são os docs necessários?

    -Existe algum requerimento pronto?

    -Qual seria o valor do serviço?

    -Existe a possibilidade de pgto por cartão de crédito igual a nacionalidade?


    Desde já agradeço muito pela atenção!

  • @Matheusgcastro , sua mãe, ao receber a cidadania portuguesa, "nasceu em Portugal" - ela é portuguesa originária.

    Pode transcrever o casamento em um dos Consulados de Portugal no Brasil, estão com prazos excelentes e aceitam receber os documentos pelos Correios.

    Sei que, pelos Consulados, você recebe um boleto, em reais, para pagar em qualquer banco.

    Quanto aos requerimentos, veja na página da web do Consulado que atenda à sua região - Serviços Consulares - Registo Civil e Nacionalidade.

    Também há a lista dos documentos a serem enviados.

    Se você mora no RJ ou ES:

    https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a"

    Se mora em SP ou MS:

    https://consuladoportugalsp.org.br/atualizacao-do-estado-civil-e-do-cartao-do-cidadao-passaporte/"

  • @Leticialele Muito obrigado pela breve resposta! Estou lendo os comentários do pessoal e vi sobre o consulado estar com prazos bons, vou tentar pelo RIO mesmo.


    Só me tira mais uma dúvida, por gentileza, quanto ao item:

    "5 - Uma fotocópia simples da  do nubente que possui a nacionalidade portuguesa, ou caso não a possua, de qualquer documento emitido pelas autoridades portuguesas que permita a respetiva localização;"


    Poderia ser uma certidão emitida pelo CIVIL ONLINE? Pois é o único documento que minha mãe possui...

  • @Matheusgcastro , sim, é essa certidão emitida pelo civil online, mesmo!!

    Como as certidões portuguesas são informatizadas, eles consultam o sistema SIRIC e verificam a autenticidade!

    Não espere certidões portuguesas coloridas, impressas em papel moeda, cheias de carimbos e selos!!

  • @Leticialele Muito obrigado!

    Vou correr com essa transcrição.

  • Obrigado @Nilton Hessel

    Sendo eu o único declarante, o início não devia ter apenas meu nome?

    1) No PRIMEIRO CAMPO ***ACIMA Vocês...(Você e sua esposa)...Estão solicitando a Transcrição de vosso casamento HOJE...Preenche com os nomes que vocês usam HOJE...!!! NOMES DE CASADOS...!!!

  • Não...Este primeiro campo da parte superior do formulário de requerimento da transcrição de casamento deve ser preenchido com os nomes atuais dos dois nubentes cujo casamento está sendo transcrito...

  • Muito obrigado @Nilton Hessel !

  • @Leticialele @gandalf bom dia!!


    Pessoal, estou com uma breve dúvida: O meu vale postal ficou com o endereço correto, com uma pequena discrepância. O atendente dos correios colocou como "Complemento: Ponta Delgada" e cidade "Açores". Agora que cheguei em casa pude ver que na verdade o estado que é Açores... Devo refazer o vale? O restante da informação está correta

  • @aliosh , o código postal está correto? Se sim, não há problema.

  • O código postal, e todo o restante está correto, sim @Leticialele . No momento de criar o vale, o funcionário dos correios ficou confuso se Ponta Delgada, ou Açores, seria a cidade. Eu acabei indo desprevenido, e por ignorância, acabei por não conseguir orientá-lo.

    O Endereço ficou resumido no vale:


    "End Ben.: PRACA GONCALO VELHO N 12, 2, ACORES, PORTUGAL, 09500063"

    A remessa ficou em Euros tb: "EUR: 120,24"

  • Nossa, fiquei muito tenso do atendente se recusar a fazer o vale. Pelo visto este sabia até do que se tratava. Quando eu disse que o vale era para PT, ele perguntou: "Seria 175 euros?" haha, o valor da atribuição kkk

  • @aliosh , relaxe!!

    Está correto, não se preocupe. Seu vale vai chegar direitinho.

  • Pessoal,


    Estou iniciando a transcrição de casamento dos meus avós (casaram-se no Brasil, mas nasceram em portugal), mas dei olhada na documentação enviada e precisa enviar a certidaõ inteiro teor de nascimento deles, mas só tenho a certidão online, ela serve?

  • @andressamf , por favor, esclareça o que é "certidão online".

    É a certidão obtida pelo civil online? Caso positivo, serve, sim

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.