Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

19089099119139141451

Comentários

  • MagnoMMMagnoMM Member
    editado September 2020

    Oi gente, bom dia!

    Estou ficando preocupado com meu registro...

    Tem uma pá de gente que entregaram depois, ou o número era depois do meu e já tiveram os registros realizados. E o meu foi aprovado no inicio de janeiro.

    Será que vale a pena entrar em contato perguntando se houve algo errado?

    Meu pedido é 74XXX e já vi alguns 76XXX prontos, e outros... Sendo que uma vez eu mandei e-mail, na época do registro do meu pai, e tinham respondido que todos os processos eram tratados na ordem. Será que o meu se perdeu na ACP? =O

  • @MagnoMM


    O meu era 720xx e teve processo 76xx sendo concluído antes! Eu diria que se passar mais 1 mês e não sair, aí ligue p/ LR, mas por enquanto ainda está bem dentro do normal. Os processos são numerados na ordem, mas não concluídos, apesar de, NO GERAL, seguirem uma ordem (do tipo, não vai ter do nada um 85xxx sendo terminado entre os 63xxx a menos que haja pedido de urgência).

  • @MagnoMM , os processos são distribuídos, em lotes, pelos Conservadores. Alguns são mais lentos que os outros, eventualmente analisam processos complicados. Processos mandados juntos, no mesmo dia, no mesmo envelope, têm a conclusão em datas bem diferentes!

    É o caso das minhas filhas! Apesar da numeração praticamente sequenciada, um processo foi finalizado 15 dias depois do outro!

  • @MagnoMM

    Todos temos essa tendência de olhar somente os poucos que estão acima do nosso, já concluídos, e não olhar pra baixo um zilhão de gente mais infelizes que nós que também estão esperando há mais tempo.

    A gente acha que o nosso vai sair no primeiro lote. Como foi dito acima, a ordem tem tido um pouco de distorção. Em alguns casos muita distorção.

    Tendo entregado pessoalmente, com endereço em PT, gera necessariamente uma consulta ao SEF para investigação que faz atrasar um pouco. É uma explicação plausível, ainda que o outro logo acima do seu também teve e já concluiu. Cada caso é um caso.

  • Olá, é com imensa alegria que venho compartilhar que a cidadania da minha vó foi finalizada. Todas bolinhas estão verdes e com a seguinte mensagem:

    O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado.

    Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 16/09/2020, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo.

    Segue das datas do processo.

    Chegou em ACP: junho/2019

    Aprovado: fevereiro/2020

    Finalizado: setembro/2020.

    No mês de outubro, se não me engano, recebemos uma notificação exigindo informações. Acredito que por isso foi aprovado apenas em fevereiro. Só para vocês terem uma ideia.

    Agradeço imensamente a ajuda de todos.

    Agora eu posso solicitar o registro da minha vó no civil online né?

  • @gabissmleal , sim, pode pedir a certidão pelo civil online, ao custo de 10 euros.

    Precisa transcrever o casamento de sua avó antes de pedir a atribuição de seus filhos.

  • @Leticialele, ok. Muito obrigada :D

  • @gabissmleal , veja se ACP mandou um email avisando a conclusão do processo, com um assento em anexo!

  • @Leticialele Até o momento não me mandaram e-mail. Eles costumam fazer isso? Você acha que eu devo solicitar por e-mail, antes de pedir no civil online?

  • @gabissmleal , algumas pessoas recebem o email com a certidão em anexo.

    Se você tiver urgência, peça pelo civil online

  • Boa tarde a todos,

    Estou reunindo os documentos para dar entrada na atribuição da minha filha 5 anos. A minha atribuição saiu agora em Ago/2020.

    Estou vendo na certidão de nascimento dela e lá não consta nenhuma informação de que eu fui o declarante do nascimento dela. Fiz a declaração no dia seguinte ao nascimento dela. Como saberão que eu fui o declarante sendo que não consta na certidão.

    Pergunto pois vou dar entrada pela ACP que não exige transcrição de casamento.

    Obrigado.

  • Olá, pessoal. Finalmente o processo da minha mãe foi concluído. A documentação foi entregue no Porto em 30/09/2019. Concluído em 17/09/2020 . Tenho como obter algum documento de aprovação através de algum site ou temos que esperar chegar algum documento? Obrigada a todos.

    Consta a seguinte informação: O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado. Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 17/09/2020, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo.

  • @LuizFerrao , certamente você está consultando a certidão resumida, que entregam quando se faz o registro.

    A certidão a ser mandada no processo é por cópia reprográfica do livro, apostilada, onde tem que constar o declarante.

  • @Leticialele Obrigado pela resposta. Realmente estou vendo a certidão errada. kkkkkkkkkk

    Obrigado mais uma vez.

  • @Futura portuguesa , verifique no email cadastrado no Formulário 1C se não mandaram um aviso de conclusão do processo, com a certidão em anexo.

    Caso não tenha recebido, chegará pelos Correios.

    Se você tiver pressa, peça uma certidão pelo civil online, ao custo de 10 euros.

  • @Leticialele Infelizmente não mandaram pro email cadastrado. O envio pelos correios leva quanto tempo aproximadamente? Vi que algumas pessoas pediram o envio por email, mas não consegui localizar para qual email posso pedir a certidão.

  • É isso aí pessoal! Saiu o registo!

    Gostaria de deixar os meus agradecimentos especiais a todos os quais perturbei por alguns anos, desde 2017, quando nasceu esse desejo de partir para a Europa, até que finalmente dei entrada no meu processo ano passado, a saber:

    @gandalf , @Vlad Pen , @Leticialele e @Marcia @blancout

    Se alguém ficou de fora dos agradecimentos, peço desculpas xD

    Seguem as informações para ajudar os que vem, os que estão ainda aguardando seus respectivos registros, com o enriquecimento da estatística:

    1. Envio dos docs pra PT: 03/10/2019
    2. Recebimento por Hermógenes: 16/10/2019
    3. Aprovação: 20/02/2020
    4. Conclusão: 18/09/2020

    Já atualizei os dados na planilha de acordo!!

    Agora vou começar a perturbá-los quanto a transcrição de casamento =D

    Tenho conhecido algumas pessoas recentemente que estão correndo atrás de seus documentos portugueses, para para si quanto para a família, e vejo como esse fórum é incrível... Um colega que conheci havia pago 6000 reais para o processo da esposa, 3500 reais para o processo da filha, para se ter idéia, enquanto aqui esse caminho está sendo assegurado por todos os colegas envolvidos, e os demais membros que compartilham suas informações e experiências.

    Mesmo após a conclusão dos documentos de minha esposa e filho pretendo continuar por aqui para humildemente ajudar de alguma forma esta comunidade incrível! É emocionante fazer parte deste fórum. Tenho conseguido ajudar amigos e colegas que possuem essa possibilidade, tirando estes das garras dos office boys de conservatória =D


    Obrigado!!!

  • @aliosh , parabéns!! Agora, vem a saga de agendar o cartão cidadão no Consulado... hahaha

    Quanto às dúvidas, você não perturba, é um prazer poder ajudar!

    A transcrição de casamento é bem simples. Se seu filho for menor de idade, mande para Tondela! A Conservatória aceita os processos juntos.

  • @aliosh parabéns pela sua conquista

  • @aliosh Também fiquei muito feliz por você.

    "É emocionante fazer parte deste fórum" Sem dúvida. E poder alegrar com os que se alegram.

    A ideia é essa. Contribuir com o que você aprendeu para ajudar a outros que estão no caminho. No final todos se alegram.

  • Bom dia pessoal.


    Alguém mais tem processo parado em Felgueiras?

    O meu 604xx/2019 está desde julho lá aguardando registro.

    Lembro que o processo do @luizcamassa foi encaminhado para lá no mesmo dia que o meu, e foi finalizado em menos de uma semana, já o meu ...

  • Bom dia Amigos!

    Meu processo foi concluído hoje, todos na mesma leva!

    803xx/2019 chegou na ACP em 04/10/2019 recebido pela famosa Isabel Ferreira.

    "não tenho as datas de aprovação porque só fui pegar a senha em abril deste ano"

    Finalizado hoje 22/09/2020 quase 1 ano depois.

    Bem sou casado e tenho um filho de quatro anos, vi orientações para mandar o do meu filho e do casamento para Tondela. Tenho uma duvida, quando fizer o do casamento minha esposa ganha a cidadania ou depois da transcrição deve ser feito um processo para ela?


    Voltando ao meu caso, o próximo passo seria agendar uma data no consulado de SP para fazer o cartão cidadão correto?

    Abs a todos!

  • Olá a todos! É com muita alegria que compartilho que o processo de atribuição do meu pai foi concluído com sucesso!

    Muito obrigada de novo por esse fórum excelente, que me ajudou demais desde a atribuição (e transcricão do casamento) da minha avó (caso mais complicado mas essencial que foi concluído de primeira, sem cair em exigência, por Ovar).

    Seguem os dados do processo do meu pai. Por favor peço que alguém atualize a planilha por mim. :-)

    processo 769xx/2019

    entrega dos documentos na ACP (presencialmente): 30/09/19

    processo aprovado: 04/02/2020

    processo concluído: 21/09/2020

    Abraços!

  • @Leticialele Oi, tudo bem? Como eu faço para solicitar no civil online a certidão da minha vó? O que eu coloco nos campos número/ano registro, distrito, conselho e freguesia? A data de nascimento é a dela mesmo né?

  • Boa tarde com prazer o processo do meu sogro foi concluído...

    Enviado acp 27 /09/019

    Aprovado 14/02/2020

    Concluído 21/09/2020

    Não tenho palavras para agradecer a paciência rsrs...


    Agora dar entrada na nacionalidade do meu esposo.... A conservatória de Porto ainda está sendo a mais rápida e indicada para filho maiores?

  • @gabissmleal , basta seguir as instruções, em até 24h após a confirmação do pagamento, você recebe a chave para acessar o assento! :

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1"

  • @Leonardo Freitas ...

    Acompanho um processo aprovado pelo ACP em Novembro de 2019 e que também foi encaminhado para Felgueiras no dia 02/07/2020...(Nº 607XX/2019)...Esse processo que você citou foi concluído antes do pessoal ir para a praia...

    Logo mais eles retornam do descanso e começam a cuidar dos processos remanescentes...Acredito que esses sejam finalizados até meados de Outubro...

    Enquanto isso processos que permaneceram no ACP e foram aprovados três meses depois estão tendo seus registos criados...

    E tem gente que acredita que existe alguma lógica na conclusão dos processos...!!!

  • Oi gente!

    Meu processo foi aprovado hj, finalmente! \o/ rsrsrsrsrs

    Não recebi nada por e-mail não, e no site de consulta diz "Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 22/09/2020, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo". Imagino que isso significa que vou receber pelo correio, né?

    Quem recebeu pelo correio, tem demorado mto a chegar? Não tem nenhum código de rastreio da carta, né?

    Sabem se tem algum horário/dia da semana pra entrar no site do consulado do RJ e agendar o cartão cidadão? Eu entrei agora há pouco e diz que está sem vagas...

    Abçs

  • @MagnoMM atualiza a planilha lá com o numero do seu processo, data de envio, data de numeração e data de despacho!

    Inclusive, gente, quem puder sempre compartilhar aqui essas infos quando tiver processo concluído, já ajuda o resto da galera que ta esperando a ter algum tipo de previsão!

    Muita gente chega e posta: "Meu processo foi concluido! Obrigado!" e esquece de botar essas infos aqui e na planilha... sei que é muita emoção ter o processo concluído hahah mas por favor, compartilhem os detalhes, isso aquece o coração de quem ta aguardando kkkkkkk

    Obs: Compartilhem no formato "805XX/19", pra manter a privacidade

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.