Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1104105107109110648

Comentários

  • Bugou total a página do site de Portugal, só aparece uma monte de "XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX"

    Afee

  • @Deneise , é agora aparece um monte de Xs. Vamos aguardar.

  • Site voltou. Continua tudo igual. Bola 4, laranja.

  • Voltou e está na mesma... nenhuma novidade! rsrsrsrsrsrs Eita!!!

  • imackimack Member
    editado July 2020

    @Projeto bigode e @Gustavo de Almeida parabéns pela conquista!

    @CAAG Você já recebeu alguma correspondência ou e-mail de lá? Eles sempre mandam padrão ofício, é igual.

    @mauroaal Você tem de ter um ponto de partida, como por exemplo saber de qual região/distrito/concelho ele nasceu e começar a procurar a certidão nos arquivos distritais.

    https://tombo.pt/

    Caso só saiba o nome, terá de garimpar muito, mas muito mesmo, arquivo por arquivo.... E os portugueses tem infindáveis homônimos. Dos meus antepassados, que são de Açores, pesquisei por volta de 7.000 registos paroquiais...levou alguns meses mas achei.. Mas sabia nome, região aproximada, data provável de nascimento...enfim, qualquer informação, por menor que seja, ajuda viu? Boa sorte !

  • editado July 2020

    @imack, seus antepassados são dos Açores? Os meu também, mas ninguém da família, no caso meus primos, sabia de onde, porque meu pai e tios já são todos falecidos. Nenhum documento deles. Só alguns poucos retratos. Passei meses pesquisando nos arquivos distritais e praticamente já tinha desistido de procurar. Foi quando mudei o foco da pesquisa e passei a procurar pela chegada deles ao Brasil (Rio de Janeiro). Achei e passei o nome do navio para um pesquisador em Portugal. Ele deve ter tido acesso aos registros de rota de navios, pois descobriu que ele passou pelos Açores para pegar passageiros. Pesquisou então nos registros paroquiais dos Açores, achou minha avó e pediu o assento de nascimento. Até hoje, quando tenho paciência sobrando, fico tentando achar parentes distantes que continuaram na ilha de São Miguel.

  • @mauroaal

    Pelo o que eu entendi, ele está procurando a certidão do pai que já "deve" ter feito o processo de filho. Se for isso. Pode tentar conseguir um cópia da Certidão pelo Civil online, custa 10 euros e é uma saida. Se ele já fez o processo de cidadania deve ter la.

    Não é garantido mais é uma tentativa barata.

  • @Gustavo de Almeida oi. Usei essa "tática" dos navios (com orientação do museu no RJ) e assim achei minha bisavó na lista de um navio que havia saído da Inglaterra com escala em Portugal, eu procurei em várias listas de vários navios... mas achei! Foi uma alegria ver o nome dela e onde morava! Esse recurso ajuda muito mesmo, é uma boa dica para quem não sabe a localização de onde eram os parentes em Portugal.

  • imackimack Member

    @Gustavo de Almeida sim, meus antepassados são Açorianos, de São Miguel, mais precisamente de Ponta Delgada e da Ribeira Grande. Muito bonito lá, por sinal....se puder vá conhecer

    No site tombo https://tombo.pt existe a possibilidade de pesquisar a emissão de passaportes em vários locais. Nele descobri em qual navio vieram e depois consegui a lista de passageiros do navio, Foi bem legal e ajudou também. Localizar o passaporte também pode ajudar, pois é caminho para localizar a certidão. Muitos não sabem disso, é uma dica interessante.

  • @Marcelo_Livreiro não precisa nascer...temos Green Card e assim que nós os pais se naturalizarem, elas automaticamente recebem a cidadania originária dos pais. Bem interessante - é um processo diferente. Mas estamos esperando ver o que o Brasil decide nessa MP da naturalização pois podemos eventualmente perder a brasileira. As crianças não porque é tudo originária. Legal né?!


    @Gustavo de Almeida eu recebi somente pelo e-mail. Vc descobriu como que seu processo foi aprovado? Eu não vi nada no sistema, nunca liguei lá, veio o e-mail com o despacho. E se vc pedisse para te enviarem por e-mail?


    Noticias boas para todos: a certidão de nascimento ficou pronta (acredita?). Agora foi agendado um atendimento por exceção devido ao Covid para buscar essa certidão na semana que vem. Eles deram opção de horário.

    Achei importante compartilhar: super rápido, funcionando mesmo na pandemia, ajudando com datas e tudo via email. Parabéns ao consulado.

    torcendo por todos... que seja aprovado tudo rápido

  • Parabéns @Projeto bigode !!! Sempre bom vermos casos de sucesso!!! O site andou fora esses dias, mas hoje consegui acessar e ver que o processo do meu pai foi para fase 3 . O do meu marido continua na 4, que acredito ser a mais demorada mesmo. @Guilherme Jorge pode acrescentar na planilha, eu não consegui editá-la. Obrigada!!!

  • @Projeto bigode, meu processo consta como aprovado no site de acompanhamento desde 18 de maio deste ano, mas até agora não recebi nenhum comunicado oficial da CRC.

    Quanto ao seu comentário "Noticias boas para todos: a certidão de nascimento ficou pronta...", então não foi necessário ir ao Consulado Geral de Portugal em seu estado para efetuar o registro de nascimento? Foi isso que entendi? 

  • @imack tentei enviar e-mail para aqueles endereços que você mencionou, mas os e-mails voltaram.. teria algum erro ¿

  • @Miragaia, nunca tive um email respondido. E não foram poucos os que enviei.

  • imackimack Member
    editado July 2020

    @Miragaia , verifique se não foi erro de digitação, pois não costumo ter problema..experimente este, a resposta que recebi veio dele.

    rcentrais.atribuicao@irn.mj.pt

    Às vezes uma vírgula faz voltar. Não esqueça de mandar no padrão ofício e ponha o número do processo no campo "assunto". Ex; "Situação processo XX.XXX/XX"

  • Valeu!

  • @Gustavo de Almeida

    Nao foi necessário ir para fazerem a certidão. Foi tudo acertado via e-mail em 24 horas. Porém precisa ir lá retirar a certidão e mostrar que a pessoa está lá mesmo (levar RG) ou seu procurador (caso seu processo tenha procuração).

  • Olá bom dia,

    @sampaioamandas e @Projeto bigode, atualizei a planilha. Podem por favor me dizer se ela está bloqueada?

  • Olá,

    Planilha atualizada, quem quiser dar uma conferida só acessar o link abaixo. Não estou conseguindo publicar ela aqui como era no antigo forum, preciso verificar a melhor maneira.


  • Diego SantosDiego Santos Member
    editado July 2020

    Bom dia pessoal, tudo bem?

    Desculpem postar neste tópico, mas não achei um especifico com esse tipo de situação, e como o processo inicial é de neto.

    Tenho a seguinte situação: Minha esposa neta de Português deve entrar com o pedido de cidadania no início do próximo ano quando completa 5 anos de sócia da Casa de Portugal de nossa cidade (frequentando regularmente seus eventos).


    Sei que o processo é demorado, mas estou pensando nos próximos passos que seria a solicitação da minha cidadania como cônjuge (estamos casados desde 2015), a qual pelo que entendi temos que transcrever o casamento e posterior a isso devo entrar com o pedido.


    E também entrar com o pedido de cidadania da filha da minha esposa que possui atualmente 30 anos  que é fruto de sua primeira “união”, me refiro a “união” pelo fato de ela não ter sido casada no civil nem na igreja, mas ele é o declarante do nascimento da filha em questão.

    Pergunto: para a filha entrar com o pedido seria necessário alguma transcrição ou após sair a cidadania da mãe ela pode entrar diretamente com o pedido, e ainda o fato de o declarante ser o pai pode vir a interferir no processo em função de ela (a mãe) estar casada com outra pessoa (no caso eu).


    São algumas duvidas que estão surgindo dentre tantas outras que devam surgir no futuro, se alguém puder tirar estas duvidas agradeço.

  • @Diego Santos , depois que for aprovada a atribuição de sua esposa e criado o registro, entre com sua solicitação de Aquisição por casamento.

    Concomitantemente, a filha dela pode entrar com processo de Atribuição, como filha de portuguesa. Como não houve casamento ou união estável, é de bom alvitre mandar uma declaração, assinada pela mãe, com firma reconhecida por autenticidade e apostilada, informando que nunca houve casamento ou união estável entre ela e o pai da menina, o declarante da certidão. Esse é um cuidado extra, porque, como a filha nasceu depois de 1978, e maternidade está estabelecida .

    Tem que ter paciência, os processos de netos e de aquisição pelo casamento são bem demorados, uns 2 anos cada, aproximadamente.

  • Boa tarde a todos!

    Venho dividir com voces minha imensa alegria.

    Hoje após 2 anos e 3 meses de espera, entrei no site para acompanhar o processo e a bolinha verde 4 que estava a mais de um ano passou para 7 direto, com a tão esperada mensagem, O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.

    Não recebi nenhum email ou carta comunicando. Apenas está no site.

    Agradeço imensamente a cada um de voces, foi esse grupo que me ajudou em tudo.

    Aqui consegui ajuda para localizar os documentos de meu avô, preparar a lista de documentos, preencher os formularios, enviar para Portugal e passar pela ansiedade de não saber se seria aprovado ou não.

    Realmente faltam palavras para agradecer a disponibilidade e fraternidade de todos voces!

    Meu processo foi atribuição de Netos, e como prova de ligação efetiva enviei a carta da Associação Portuguesa que frequento a muitos anos.

    Agora preciso que eles criem o assento para que eu possa solicitar no consulado o cartão cidadão.

    Pretendo enviar um email pedindo urgencia na criação, porque preciso ir a Portugal urgentemente tratar de assuntos familiares. porem com a Pandemia não posso entrar como Turista.

    Alguem ja fez essa solicitação de urgencia e foi atendido?

    Qual canal voces acham ser mais viavel para esse pedido?

    Algum email especifico?

    Mais uma vez, obrigada a cada um de voces, sem a ajuda deste grupo eu jamais teria conseguido!

  • Prezados, boa tarde!

    Também sou novo no Fórum e gostaria de tirar uma dúvida:

    A respeito da ligação efetiva com Portugal é necessário comprovar TODOS os itens no processo. Ou, basta comprovar participação regular ao longo dos últimos 5 anos à data do pedido na vida cultural da comunidade portuguesa?

    Ligação Efetiva

    ---------------------------------------------------------------------------------------------

    1 - A residência legal em território nacional;

    2 - A deslocação regular a Portugal;

    3 - A propriedade em seu nome há mais de três anos ou contratos de arrendamento celebrado há mais de três anos, relativos a imóveis sitos em Portugal;

    4 - A residência ou ligação a uma comunidade histórica portuguesa no estrangeiro;

    5 - A participação regular ao longo dos últimos cinco anos à data do pedido na vida cultural da comunidade portuguesa do país onde resida, nomeadamente nas atividades das associações culturais e recreativas portuguesas dessas comunidades.

    Muito obrigado.

  • @Digfortes, pelo menos um item. Diversas pessoas já obtiveram a nacionalidade comprovando "apenas" a participação, como você pretende fazer. O importante é que a declaração da associação diga claramente que você participou ativamente das atividades culturais ao longo dos últimos cinco anos.

  • Opa Daniel! Tudo bem?

    Puxa que legal!!! Que notícia boa! Acho que como eu, tem muita gente com dúvidas sobre necessidade de cumprir ou não com todos o requisitos. O duro é o valor que as entidades estão cobrando para se associar. Acho que nos últimos anos, nunca tiveram tantas pessoas querendo se associar. Rs

    Muito obrigado.

  • @Digfortes, por isso meu "apenas" entre aspas, custam uma fortuna os tais dos laços, qualquer um que seja.

  • É verdade Daniel! Se for colocar na ponta do lápis, realmente é uma fortuna.

  • @celiacosta

    Você precisa entrar em contato com o seu consulado o mais rápido possível para fazer a declaração. Só depois disso é que o assento de nascimento é feito.

  • @Guilherme Jorge , obrigada mesmo!!

    @celiacosta vc entra em contato com o consulado. No meu caso, em 24 horas a certidão estava pronta e mais 48 horas para ir retirar (devido atendimento reduzido Covid). Não teria motivo para pedir urgência nem nada.

    Unica diferença é que o meu processo ficou verde só até a bolinha 5 e diz que aguarda o registro do nascimento (o ofício do IRN pediu para eu mandar para eles por e-mail que eles vão encerrar o processo depois).

  • editado July 2020

    Chegou ontem, dia 06 de julho de 2020, via email, o Despacho da CRC informando a concessão da minha nacionalidade e solicitando providenciar o registro de nascimento. E com esta pandemia, não sei o que fazer. Aqui em casa somos 3 idosos e não vou arriscar. Vou pesquisar para ver se encontro despachante em Portugal para ser meu procurador e contratar um serviço de motoboy+cartório para providenciar (autenticar e apostilar) a procuração. Enquanto penso no que irei fazer , fica um ponto de interrogação que é o Despacho que está com data de 18 de maio de 2020, dia em meu processo apareceu como aprovado no site de acompanhamento, porém a comunicação oficial via email só chegou ontem, 48 dias depois da data do Despacho. Agora não sei se tenho seis meses a contar de 06 de julho ou 4 meses e alguns dias a contar de 18 de maio.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.