Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

19798100102103648

Comentários

  • @Gustavo de Almeida, obrigado pelo relato amigo! Mais uma vez, parabéns pela conquista!

  • LuizMVLuizMV Member

    Meu processo voltou a estar com a fase 4 OK (bolinha vermelha e menção de que a documentação está completa) no dia 18/05/2020, cerca de um mês após eu atender a exigência apresentada (nova carta do clube português). Pelo relato dos últimos foristas que chegaram ao final do processo, creio que mais uns dois meses e meu processo chega ao fim. Agora é segurar a ansiedade e aguardar.

  • Boa tarde.

    Estou começando a montar o processo da minha esposa.

    No primeiro post deste tópico encontrei a relação dos documentos necessários. Vocês saberiam me dizer se esta relação ainda é a que está valendo ?

    Tentei acessar o site da IRN, mas não consegui. Deve estar com algum problema.

    Agradeço um retorno.

  • Que bom que voltou!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Boa noite,

    Meu processo caiu em exigência (fase 4) no dia 30 de abril e me foi solicitada uma cópia original da certidão de meu avô e uma cópia cerificada de meu visto de residência em Portugal.

    Já providenciei e amanhã vou enviar pela DHL, como alguns aqui no fórum informaram ser a melhor alternativa.

    Na carta que recebi diz que todos os prazos estão suspensos, ou seja, seriam 20 dias e mais 30 dias de prorrogação, mas, em função da pandemia, não existe prazo definido.

    Não queria enfrentar essa etapa sem o apoio desse fórum!!!!!

    vou atualizando as informações na medida em que orem chegando.


    obrigada mais uma vez

  • @lilianfranca

    Você relata que um dos documentos que lhe solicitaram foi a "cópia original" da certidão de seu avô...

    1) Não entendi o que você quis dizer nessa parte: a certidão de seu avô que estão exigindo seria em "cópia" ou em "original"?

    2) Esse documento "cópia original da certidão de meu avô" seria de seu avô português???

    Agradeço a gentileza se puder por favor esclarecer.

    Obrigado

  • Boa noite,

    Acompanho o fórum há um tempo, porém nunca escrevi a respeito do processo do meu pai. Abaixo segue o resumo do processo do meu pai como forma de retribuição a quem contribuiu para o fórum.

    Em abril de 2018 foi dado entrada no processo de nacionalidade sendo meu bisavô (Avô do meu pai) português nascido em Malpartida - Portugal. Levantamos toda a documentação portuguesa do meu bisavô, Avô e Pai e contratamos um advogado em Lisboa para que fosse providenciado a entrada do processo em Portugal.

    O processo teve fim em Maio de 2020 e não teve nenhuma exigência ao longo de todo período. Os documentos que comprovaram o laço efetivo com Portugal foram: carimbos dos passaportes com entradas nos anos 80,90 e entradas mais frequentes 3 anos antes da requisição, bem como algumas fotos em festivais tradicionais em Portugal.

    A assistência de um advogado foi fundamental, pois nos foi dado várias orientações para que o processo não caísse em exigência e desta forma o processo se tornou um pouco mais célere.

    Próximo passo será solicitar a minha cidadania e do meus irmãos.

    Qualquer dúvida estou a disposição para maiores esclarecimentos sobre o processo.

    Abs!!

  • @PauloBatista, meu processo, que está na fase 6, aguarda a criação de um registro de cidadão português. O que acontecerá agora? Receberei comunicação da CRC por email ou carta? Para concluir o processo (Fase 7) terei que ir no Consulado Geral de Portugal para assinar o tal registro de nascimento? Em suma, o que deve acontecer?

  • editado May 2020

    Boa Tarde,


    Meu processo foi recebido em 19.07.2019 e até agora nenhum andamento.


    Ele nem registrado foi. (O processo encontra-se na Conservatória dos Registos Centrais)


    Será que tem algum e-mail que posso encaminhar para verificarem?


    Abraços

    g0ham

  • Boa noite. O processo do meu marido foi para a etapa 2 hoje! Pode atualizar na planilha.

  • @g0ham ligue para a linha de registro

  • processo do meu pai esta na fase 4, dei entrada em marco de 2018. esta na fase quatro ja tem 14 meses. ligo na linha registro e me falam q esta em analise sempre! n sei mais o que faco.

  • LuizMVLuizMV Member

    @daniel5104 o meu processo deu entrada em 02/02/2018 e me enviaram exigência no final de fevereiro/2020, a qual já atendi. Aparentemente os processos estão sendo analisados realmente pela ordem de entrada, então o seu já deve estar no ponto de movimentar-se, ou no sentido de cair em exigência ou para encaminhar-se para a fase final do processo. A fase 4 tem disto mesmo: ela é muito demorada e a única informação que eles dão é que está em análise. Aguarde porque acho que em breve haverão notícias novas para você.

  • @Rodrigo_Almeida


    Boa noite,

    a carta utiliza essa expressão "certidão original" de meu avô, o ascendente português.

    obtive essa certidão junto a Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, uma vez que meu avô lá nasceu.

    att

    lilian

  • Dei entrada pessoalmente na CRC Lisboa em agosto de 2018, está na fase 4 desde o ano passado, comprovativo de ligação efetiva: primeira Autorização de Residência data de abril de 2018 (vim c visto D7, aposentada, em maio de 20180 segunda renovação da AR válida até abril de 2021, todas as certidões solicitadas legalizadas, carta de condução portuguesa, nif, niss, utente, cesd, cartão de cidadão (tenho estatuto de igualdade e deveres), conta bancária, diploma de lincentura em língua e literatura portuguesa, comprovativos de hospedagem e carimbos no passaporte de duas viagens em 2013 e 2015, antecedentes criminais, atestado de morada da junta de freguesia, associada e frequentadora diária do complexo desportivo do concelho onde resido desde agsoto de 2018 e todas as mensalidades pagas até março quando fechou devido a pandemia.

    Soube que a conservatória vai propor indeferimento do meu processo caso eu não apresente provas de ligação efetiva com Portugal de tres anos antes de eu dar entrada no processo de atribuição de netos mas eu só completarei 3 anos de residência legal em abril de 2021 conforme meu documento de autorização de residência.

    O que vocês me dizem sobre meu caso/processo?

    Obrigada.

  • @daniel5104 , temos apenas que esperar. E torcer!

    @AidaSantos , pelo seu relato, você não tem o tempo exigido pela lei para o deferimento. Sua integração com Portugal é intensa, mas por período insuficiente. Talvez você tenha provas de convívio, visitas a Portugal, anteriores a 2018. Torço para que você tenha êxito.

  • Eu sou viúva aposentada do serviço público e voltarei para o Maranhão assim que as coisas melhorarem por lá, talvez setembro ou outubro. Eu vou de vez, definitivamente, porque eu estou muito cansada de trabalhar cá para completar minha aposentadoria do Brasil que lá dá para eu viver em minha casa que meu sobrinho está cuidando pra mim e meu afilhado que mora comigo em Portugal e estuda cá vai voltar também.

    Desisti no processo. Se sair, saiu. Não preciso mais da nacionalidade portuguesa. EU vivia melhor em minha casa no Maranhão do que vivi em Portugal em dois anos.

    Caso os moderados queiram excluir minha conta neste forum, eu entendo. Obrigada.

  • @AidaSantos Desisti jamais! Vc é bem-vinda aqui!

  • @AidaSantos , não desista! Os cenários social, político e econômico variam muito. Todos aqui, dão-se as mãos para ajuda recíproca. Veja se você não tem provas anteriores de ligação com Portugal. Abraços

  • Olá a todos, faz mais de um mês que não entrava no fórum.

    Parabéns Gustavo de Almeida pela finalização do processo, e a todos os outros que conseguiram.

    Meu processo havia caído em exigência, como a carta nunca chegou, contratei uma advogada, que averiguando o processo disse que as pendências eram diferentes das que tinham me dito por telefone, portanto cuidado, as vezes pode acontecer de um funcionários atender e não passar informações corretas. Enfim me pediram umas cópias que ficaram ilegíveis provavelmente na digitalização e uma outra comprovação que providenciamos junto ao arquivo distrital, agora está lá para análise. Se o seu processo está 100% blz, agora se cai em exigência, cuidado, porque as informações podem ser truncadas e a distância joga contra. Se informem bem.

    Boa sorte a todos.

  • @AidaSantos nao vale a pena ficar em Portugal para viver mal.Tem mtos brasileiros voltando.

  • @AidaSantos - que pena... Eu também sou aposentada e tenho esperança de morar em Portugal, assim que obter a nacionalidade. A sua mensagem me deixou um pouco desanimada. Desejo Boa sorte a você.

  • Estou em dúvida quanto a questão da criação do registro de cidadão português. Todos daqui do forum que conseguiram a aprovação da cidadania como netos tiveram que ir ao Consulado Geral de Portugal fazer o registro de nascimento para só depois disto a fase 7 ser encerrada? Estou na fase 7 (em vermelho) desde 18/05/2020 e o status atual do meu processo é "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.". Vai ser complicado ir ao Consulado com esta pandemia, alias, nem devem estar atendendo e eu não sou besta de sair de casa em pleno pico epidêmico.

  • Boa noite a todos. Depois de um certo tempo sem consultar o site para ver o andamento do processo, hoje resolvi entrar e para minha surpresa o meu processo voltou para a fase 2 ( pelo menos e a cor que estava verde) e aparecia uma nota dizendo que os documentos napa foram suficientes para a atribuição da nacionalidade.

    Achei estranho o comentário, pois deveria aparecer pelo menos na fase 7 , não é?

  • @Gustavo de Almeida o seu processo só se encerrará quando todas as "bolas" estiverem verdes.

  • Perfeito. E quanto a questão da criação do registro de cidadão português. Todos daqui do forum que conseguiram a aprovação da cidadania como netos tiveram que ir ao Consulado Geral de Portugal fazer o registro de nascimento para só depois disto a fase 7 ser encerrada?

  • AnacrisAnacris Member

    Boa noite! Fiquei mais de 2 meses sem consultar o meu processo que dei entrada pessoalmente em abril de 2019, . O meu processo de atribuição de netos ficou 1 ano na fase 1, para minha felicidade, ele caminhou e os documentos estão em análise ( Fase 4 ) !! Boa sorte a todos.

  • joao97joao97 Member

    Olá a todos. Em janeiro, enviei minha inscrição. O registro eles têm todos os meus documentos necessários. Estou na fase 1, isso é normal ou o COVID afetou o processo? Devo entrar em contato com o registro? Posso adicionar meu aplicativo à Planilha do Google.

  • Prezados, gostaria de agradecer a todos deste fórum que me ajudaram no processo de Atribuição que fiz para minha mãe. Dei entrada em Setembro/2017, em Janeiro/2019 recebi um ofício falando sobre uma pendência de preenchimento do formulário Mod. 1D quadro 1, campo 9 não estava preenchido. Enviei logo em seguida o ofício preenchido com a informação que queriam e não tive mais nenhuma comunicação da Conservatória. Em março/2020 o processo estava na fase 4 (verificação de documentos). Em 20/maio/2020 entrei novamente e estava na fase 7, aguardando criação de registro de cidadão. Dois dias depois, em 22/maio/2020 recebi e-mail da Conservatória dizendo que o processo estava concluído. Fiz tudo por conta própria graças às informações deste fórum! Parabéns, pessoal!!

    Uma pequena dúvida agora, para iniciar o meu processo seria pela: Atribuição Nacionalidade - artigo 1º n.º 1 alínea c) menor, Aos filhos de mãe portuguesa ou de pai português, nascidos no estrangeiro, certo?

  • Boa noite,

    O meu processo caiu em exigência (Fase 4) em 30 de abril e hoje (1 de junho) os documentos chegaram a Lisboa e foram recebidos na Conservadoria.

    Pelo que acompanhei no fórum o tempo de espera tem sido de no mínimo 2 meses. Qualquer notícia informo para ajudar no acompanhamento.

    Dei entrada em janeiro de 2018.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.