Guia de ajuda (as respostas das maiores dúvidas)

24

Comentários

  • Portal do cidadão

    Como poderia me esquecer?
    Esse link é para pedir certidões portuguesas, importantíssimo
    [http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt/certidoes_online/HP?JS=true]
  • Legalização de Documentos - Itamaraty (Brasilia)

    Endereço para Legalização Consular de Documentos

    Ministério das Relações Exteriores
    Divisão das Comunidades Brasileiras no Exterior
    Setor de Legalização
    Esplanada dos Ministérios - Bloco H
    Anexo I - Térreo
    Brasília/DF - Brasil
    CEP: 70170-900

    Não esqueçam de mandar no mesmo envelope as informações abaixo:

    1) o tipo: Legalização
    2) a quantidade:
    3) o país para onde se destinam os documentos a serem legalizados: Portugal
    4) nome e endereço completo com indicação do CEP do destinatário:
    5) número telefônico ou endereço eletrônico para eventual contato:
  • Arquivo Nacional

    Para quem busca dados de estrangeiros/imigrantes.
    Site: http://www.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm
  • Endereços Entrega de Pedidos em LISBOA

    APRESENTAÇÃO DOS PEDIDOS DE NACIONALIDADE

    Os impressos (formulários), acompanhados dos documentos necessários, podem ser:

    Enviados por correio para:

    Conservatória dos Registos Centrais
    Rua Rodrigo da Fonseca, 200
    1099-003 Lisboa

    Entregues (pessoalmente) na:

    Extensão da Conservatória dos Registos Centrais
    sita no Centro Nacional de Apoio ao Imigrante (CNAI)
    Rua Álvaro Coutinho, 14
    1150-025 Lisboa
    (metro Anjos)
  • Centro de Documentacao do Porto.

    Informacao dada pela Janaina.

    Abaixo o endereco e o telefone para outros membros que tenham a mesma duvida.


    Identificação Civil - Bilhetes de Identidade (Delegação do Porto)
    Rua Alferes Malheiro, 107/121
    4000 - PORTO
    Tel: 222088850 Fax: 222082713
  • Vale Postal

    O vale postal para pagamento dos pedidos de atribuicao e aquisicao de nacionalidade, eh feito nos correios e chama-se Dinheiro Certo.

    Qualquer pessoa pode enviar a documentcao, mas o vale postal deve ser feito no nome do requerente. Levar documento de identificacao do requerente.

    Os pedidos de nacionalidade devem ser enviados para:

    CRC-CONSERVATORIA DOS REGISTOS CENTRAIS
    Rua Rodrigo da Fonseca, 200
    1099-003
    Lisboa
    Portugal

    Enviar a documentacao por SEDEX MUNDI, prazo de entrega de 3 dias uteis.

    Os emolumentos sao calculados na hora com base na cotacao do euro no dia.
  • Certidão, BI e passaporte em Lisboa

    Os pasos que a Lara seguiu para conseguir tudo isso em pouco tempo, tudo muito bem explicado.
    [http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=31227596&tid=5305601305810893062&start=1]
  • DICA IMPORTANTE

    Estava a procura da certidão de nascimento do meu bisavô, como ele nasceu em 1906, não podia pedir pelo Portal do Cidadão.

    Como sabia todos os dados dele, liguei para a Conservatoria e confirmei se a Certidão de fato estava lá. Me confirmaram que sim. Foi então que o rapaz da Conservatória me disse que mesmo sendo de 1906 eu poderia solicitar pelo Portal.

    Estranhei, mas mandei um e-mail para o Portal, a atendente me respondeu prontamente:

    Exmo.(a) Sr.(a) Milan Lemos,

    Antes de mais, obrigado por nos ter contactado.

    Na data de nascimento terá de inserir 1910 e nas informações adicionais indicar a data de nascimento correcta.

    Mantemo-nos ao seu dispor para quaisquer esclarecimentos adicionais.

    Enviamos-lhe os melhores cumprimentos,

    Portal do Cidadão - Certidões Online
    Sónia Pascoal




    Espero ter ajudado.

    Abraços!
  • Dica para encontrar a Freguesia - Créditos: Ciro

    Para quem está batendo a cabeça para encontrar a freguesia, após seis meses procurando, consegui encontrar o documento!

    Dicas:

    - Pergunte para todos os parentes todos os detalhes, tais como onde o parente desembarcou, onde morava, coisas que contava de Portugal, etc. Qualquer detalhe é importante.

    - Procure primeiro através dos documentos que você tem no Brasil do seu antepassado português, como atestados de óbito e de casamento. Depois, ligue no cartório onde estes documentos foram emitidos e peça para pesquisarem no livro de registros do documento alguma informação, tal como local de nascimento em Portugal, etc.

    - Se você descobrir o distrito de Portugal (algo como o estado aqui no Brasil), mas não a freguesia, atestado de batismo com mais de cem anos vão todos para o Arquivo Distrital correspondente, não nas conservatórias (cartórios). Então entre em contato com o arquivo distrital para um busca de atestado de batismo.

    - Peça tambem uma busca de PASSAPORTE, e pergunte no Arquivo Distrital na época que ele veio ao Brasil quais locais em Portugal o emitiam.

    - No Brasil, você ainda pode procurar informações na Memorial do Imigrante, nas Capitania dos Portos no Rio de Janeiro, no Arquivo Nacional..

    - Se ainda asism não encontrar, faça como eu, procure na lista telefonica de Portugal pela internet alguém com o mesmo sobrenome. Eu liguei e era um primo de segundo grau, e ele me disse de que freguesia vinha a nossa família! Deu certo, e acharam!

    Se alguem mais tiver dicas, podemos fazer um tópico apenas sobre isso para ajudar a todos.
  • Consulado de Portugal em Porto Alegre

    Endereco: Rua Prof. Annes Dias, 112 ( decimo andar )

    Centro, Porto Alegre
    ( fica bem em frente ao Hospital Santa Casa, eh muito facil de achar )

    Fone: (51) 3061-5767

    Fax: (51) 3228-0087

    E-mail: mail@cnpal.dgaccp.pt ( eles respondem direitinho, todos os meus contatos foram por e-mail e eles sempre me responderam muito rapido )

    Horario de Atendimento ao Publico: de seg. a sexta - feira das 10h as 13h

    Valor do Reconhecimento ( selo branco ): R$ 32,67 por documento, fica pronto na hora e nao tem necessidade de ir pessoalmente, no meu caso foi um amigo q fez por mim.


    Boa Sorte Galera!
  • Email da Concervatória de Registro Centrais, para obter informações acerca de processos de atribuição em andamento:

    crcentrais.diversos@dgrn.mj.pt

    (este email me foi indicado ao entrar em contato com a CNAI)
  • Tabela com a estatística dos processos

    Excelente iniciativa do Allan que criou essa tabela com as datas de início e termino de vários processos que passaram aqui na comunidade, se vc já concluiu o seu processo por favor passe as datas para atualizarmos a estatística. Se vc está iniciando o seu processo dê uma olhada, afinal uma das primeiras dúvidas que surgem é exatamente quanto tempo demora cada processo e ainda da para comparar atribuição e naturalizção.
    [http://spreadsheets.google.com/ccc?key=r_qqpWJ467Zs6DfaoLENltA&hl=pt_BR]
  • RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL

    Retificação de registro civil
    Atendendo ao pedido de F., esta aqui o topico de ajuda para retificação de registro civil.
    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=31227596&tid=5354909742268208646&na=1&nst=1
  • [b]SSP-Secretaria de Segurança Pública[/b]

    Órgão responsável pela emissão do documento civil RG, tanto de brasileiros como de extrangeiros. Neste órgão são mantidos livros de registros, e la contem todos os dados e anotações de documentos que foram entregues para ser emitido o RG.

    INSTITUTO DE IDENTIFICAÇÃO RICARDO GUMBLETON DAUNT

    Av. Cásper Líbero, nº 370 São Paulo
    São Paulo
    Telefones: (11) 3313-6688
    (11) 3311 3202
  • Prova de Vinculos com a Comunidade Portuguesa

    DICA DO PAULO!!!!!!!

    Prova de Vinculos com a Comunidade Portuguesa

    Como eu tinha duvidas sobre quais sao os vinculos com a comunidade portuguesa a serem provados, quando da solicitacao de aquisicao pelo casamento ou residencia, entao enviei email para a CRC.

    Aqui vai a resposta da CRC.

    ... "Em conclusão, não basta efectuar o pedido de aquisição de nacionalidade portuguesa, é necessário fundamentá-lo e efectuar prova do pretendido sob pena de esta não ser concedida.

    Mais informo que poderão ser apresentados como prova da ligação efectiva à comunidade a autorização de residência, contratos de arrendamento, escritura de compra de imóvel, recibos de água, luz e gaz, comprovativos de contas bancárias, extractos de remunerações da Segurança Social, declarações de rendimentos (IRS) dos últimos 3 anos, documentos atinentes aos filhos se for o caso, e bem assim, como todos os documentos que entenda fazerem prova de que tem ligação com Portugal. Os indicados são apenas exemplificativos podendo ser apresentados quaisquer outros que se considerem relevantes. "

    Espero que esteja esclarecedor e assim nos preparemos para futuras solicitacoes.

    Abracos
  • CARTEIRA DE MOTORISTA

    tópico com informações sobre carteira de motorista em Portugal:

    http://www.orkut.com/Main#CommMsgs.aspx?cmm=31227596&tid=5315807896147493254
  • ARQUIVOS DISTRITAIS EM PORTUGAL

    Lista completa, com todos os contatos.
    http://www.dgarq.gov.pt/rede-portuguesa-de-arquivos/rede-dgarq/arquivos-regionais/

    Certidões de nascimento com mais de 100 anos ficam arquivadas nos Arquivos Distritais. É possível entrar em contato direto com os AD's (por email/telefone) e solicitar pesquisas e certidões.

    o link que a Rosângela tinha colocado aqui um tempinho atrás não estava mais funcionando :)
  • Cartório 24 horas

    www.cartorio24horas.com.br

    A maioria dos cartórios estão associados ao site, menos o q eu preciso, que é a terceira circunscrição no Rio.
  • Pessoal uma correção.

    O Endereço correto do Consulado Honorario de Campinas é:

    R Ferreira Penteado, 1349, Campinas, SP

    e não Fernando Penteado ok
  • Consulado Maranhão

    São Luis - endereço novo!
    Consulado Honorário de Portugal em São Luíz do Maranhão
    Cônsul: Abraão Freitas Valinhas
    Endereço Postal:Rua dos Jenipapos, Qd. 22 - nº 15 - São Francisco
    65076-490 - São Luiz - MA
    Telefone / Fax : (98) 3235 4635 (98) 3235 4635
    E-mail: consulado.portugal.aminternext.com.br

    Período de atendimento: de 2ª a 6ª feira de 8:00 às 14:00 horas
  • Consulado Honorario de SANTOS-SP

    Cônsul Honorário: Armenio Mendes
    Endereço: Av. Ana Costa, 25, 5° andar – Vila Mathias
    Santos - SP - CEP: 11060-000
    Tels.: (13) 3223-6674 e 3221-2337
    Fax: (13) 3221.3503
    e-mail: mail@santos.dgaccp.pt
  • Homologação de sentença de divórcio brasileiro

    Postado por Silvia Regina

    "Realmente a dúvida foi plenamente esclarecida, pelos e-mails que recebi da CRC de Portugal e da SEF. Para quem estava em dúvida, e precisar de ajuda é o seguinte:

    Quem estiver no segundo casamento, terá que primeiro transcrever o seu 1º casamento, para depois contratar um advogado para dar entrada no tribunal de relação Portugues, requerendo a homologação de sentença estrangeira Brasileira(separação e divórcio).
    Somente após a homoloação poderá ser feita a transcrição do segundo casamento.

    Na verdade, quem estiver nessa situação, não terá como fazer de outra forma, infelizmente. O processo de homologação, leva em torno de 4 a 6 meses para ser resolvido.

    Aqui no Rio de Janeiro existe um escritório de advogados Portugueses, que me foi indicado por uma colega aqui da comunidade, e está resolvendo o meu problema.

    Caso alguem precise de referência, pode me contactar.

    um abraço a todos. "
  • Portal do Cidadão - Glossário

    .
    Significado de algumas expressões de uso corrente nos pedidos de certidão:

    http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt/ajuda/certidoes_online_utilizacao/HELP_glossario.htm
  • Diario Oficial Portugues

    Lei Organica de 2006 na integra. 4a revisao da Lei de Nacionalidade 37/81. Ta tudo la.

    http://ec.europa.eu/ewsi/UDRW/images/items/docl_3696_993801311.pdf
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.