Carteira de motorista

Alguem sabe como funciona para trocar a carteira de conducao em portugual?
«1

Comentários

  • Estive la esta semana.

    Doctos:
    - Atestado residencia
    - 2 Fotos
    - Prontuario do Detran
    - Carta do Brasil
    - Atestado de Exame medico
    - 24 euros

    Va na junta de freguesia eleitoral da sua area de residencia em PT, peca um Atestado de residencia.
    Va na Loja do cidadao no DGV Direcao Geral de Viacao (acho que isso) peca uma lista dos documentos. La mesmo pegue sua senha pra pegar o formulario de atestado medico. Esse exame pode ser num posto de saude da sua regiao de residencia, logocamente depois de ser inscrita.

    E so isso.
  • Pena que a carteira esta demorando até 9 meses para ser entregue, porém a pessoa recebe um protocolo que permite dirigir em território nacional...
  • Paulo

    O atestado do Detran precisa ser legalizado?
  • Eu nao moro em Portugal, to no UK mas estou interessada em trocar minha habilitacao brasileira pela portuguesa... como comprovar a residencia?
  • "Eu nao moro em Portugal, to no UK mas estou interessada em trocar minha habilitacao brasileira pela portuguesa... como comprovar a residencia?" (2)
  • Alessandra , vc tem q trazer é o prontuario de sua carteira, do detran, com a assinatura do delegado, reconhecida firma e o prontuario tem q esta autenticado no consulado portugues.
  • Alexandre

    Como autenticar um documento emitio no Brasil no consulado Portugues ??
  • Rosangela,

    e esse atestado de residencia, na hora de pedir, precisa mostrar comprovante de endereco ou basta dizer o endereco ?
  • Entao, eu tenho um amigo que mora no Porto e eu posso dar o endereco dele. Sera que resolve?
    Ele vai receber a minha carteira de habilitacao na casa dele e depois me enviar pelo correio?
    Se puder ser assim, fica mais facil! Se tiver que comprovar que eu moro em Portugal com apresentacao de contas no meu nome, ai to ferrada!
  • Nossa eu tb tenho q correr pra providenciar este prontuario da carteria aqui no Brasa!!
    Alguem sabe se precisa pagar?
    Obrigada.
  • Rosangela

    Voce poderia fazer um grande favor ??
    Perguntar na Loja do Cidadao - DGV, se o Prontuario do Detran, precisa de autenticacao do Consulado Brasileiro, pra provar que e verdadeiro pois isso esta escrito na lista de documentos que me deram no DGV, mas algumas pessoas me disseram que nao exigem isso nao. Na proxima vez que irei a Porgugal pra fazer o exame medico vou dar entrada nos documentos e nao quero que seja negado por causa do Prontuario.
    Obrigado, beijos.
  • Rosangela,

    acho que vou aceitar a sua ajuda. rsrsrsr

    Tenho que tirar minha segunda via da habilitacao porque fui assaltada no fim do ano.
    :( .

    Ficamos em contato, acho que vou pra PT em Junho.

    Bjos
  • Paulo é assim, se o prontuario ñ for carimbado no consulado portugues de sua area de residencia no brasil vc tera q levar no consulado brasileiro em lisboa para dar veracidade ao documento.
    Aliais respondendo a sua pergunta todos os documento originais são carimbados nos consulados portugueses o famoço selo branco, des de que estejam altenticado em cartório a assinatura do respensavel. reconhencer firma da assintura.
    No caso do prontuario vc tem que reconhecer a firma da assinatura do delegado ou diretor do detran e levar no consulado portugues na sua cidade, caso ñ tenha consulado na sua cidade vc tem que levar no consulado do brasil agui em portugal.
  • Obrigado pelas dicas.
    Pois nao quero desperdicar mais uam viagem a portugal a toa.
    Entao vou ter que mandar de volta pro Brasil pra alguem reconhecer firma da assinatura do delegado no cartorio, pois nao fiz isso nao !
    Depois posso legalizar no Consulado daqui de Londres e depois entao levar pra Lisboa pra finalizar o processo.

    Obrigado a todos.
  • cnh categoria profissional

    apos ter minha cidadania em mãos, posso ter tbm minha habilitação na mesma categoria q tenho no Brasil tbm em Pt?
  • Habilitaçao

    Gostaria de saber uma coisa...
    Tenho cidadania PORTUGUESA e moro na Italia e tenho residencia aqui na Italia...
    Sera que posso ir a portugual para trasferir a minha habilitaçao do brasil para a de Portugual...
    Mas sem transferir a residencia para portugual ?

    Algueml pode me ajudar com essa divida...
    Abraços
    Thiago
  • Duvida

    Pra fazer a troca da carteira de motorista brasileira pela portuguesa precisa de TODO o prontuario do detran onde da minha cidade no Brasil ou algum outro tipo de documento fornecido pelo detran?
    E depois, preciso autenticar a assinatura do funcionario so no cartorio brasileiro ou tb precisa mandar pro consulado portugues?
  • Ana,

    o prontuario precisa ser legalizado no consulado, e pra ser legalizado no consulado a assinatura tem que estar reconhecida, outra opcao eh pedir o prontuario direto no consulado do brasil em portugal, mas isso leva de uma semana a quinze dias, nao sei se alguem pode fazer isso por voce ou se tem que ir pessoalmente, o que sei eh que pra pedir o prontuario no consulado, precisa apresentar sua carteira de habilitacao original.
  • Entao, tem que ser o prontuario todo mesmo, ne?

    Pq meu pai foi no detran na minha cidade no Brasil e o rapaz disse pra ele que era so um documento com todos os meus dados.
    Ele nao quer dar o prontuario... e eu disse que enviaria uma procuracao pro meu pai resolver isso pra mim, mas parece que o cara so quer dar esse documento mesmo.
    Meu pai vem pra Paris-Londres e vem passar uns dias comigo e eu queria que ela ja trouxesse essas coisas pra mim, mas pelo jeito nao vai dar tempo...

  • Passo a passo para Troca de Carta de Conducao.

    Documentos necessarios:

    1. Certidao de prontuario, legalizada no Consulado de Portugal ou pode pedir no Consulado do Brasil em Portugal, mas leva ateh duas semanas pra sair e o pedido tem que ser feito pessoalmente. ( essa certidao vem todo o historico e as restricoes medicas, se existir, e a categoria da habilitacao ).
    2. Atestado da Junta de Freguesia.
    3. 2 Fotos 3x4.
    4. Atestado Medico.
    5. Formulario do IMTT preenchido.
    6. Xerox da carteira de conducao e do BI.


    Primeiro passo, ir a Loja do Cidadao e comprar um formulario para exame medico no posto do Ministerio da Saude, depois ir no IMTT e pegar o formulario de pedido de troca de carteira.

    Segundo passo, providenciar um atestado da junta de freguesia para fins de carteira de conducao, ( dica para mulheres que tem nomes diferentes: se voce usa dois nomes nos documentos ( BI com nome diferente da carta de conducao ) tera que pedir um atestado na junta, dizendo que fulana x=fulanay ), pra pedir o atestado, tem que levar uma conta de luz ou agua do seu endereco de PT, a conta pode estar no nome de qualquer pessoa.

    Bem, para o exame medico, vai ter que procurar um hospital particular pra fazer, porque certamente, quem nao "mora" em PT, nao tem registro no medico de familia, e mesmo que se registre qdo for a Portugal, especialmente pra fazer a troca, nao tera tempo para a consulta, pois tem que marcar, entao so resta fazer particular.

    Terceiro e ultimo passo, com o atestado e o exame medico em maos, volte na Loja do Cidadao, tira xerox da sua habilitacao e do seu BI, va ateh o IMTT e entregue os documentos, eles te darao um comprovante de entrega da carteira valido por 90 dias para conducao apenas em Portugal, qdo estiver pronta, eles enviam a carteira para a morada que voce forneceu.
  • Valores que paguei:

    Atestado da junta de freguesia: 3 euros
    Exame medico particular: 18 euros
    Formulario no Ministerio da Saude: 0.44 centimos
    Taxa para troca da carteira: 24 euros
    Certidao de prontuario emitida pelo Consulado do Brasil no Porto:15 euros

    Combustivel, passagens, hotel, aluguel de carro, pedagio ....... nao tem preco, ( melhor nem pensar ), rsrsrsrs.

    Nao sei se faco mestrado em burocracias portuguesas ou se reformo de vez ! Affff.....

    Boa sorte !
  • Hj aqui em Lisboa eu ouvi dizer que a carteira de habilitacao portuguesa so serve no UK por 2 anos... eu nao sei se esta certo, preciso me informar no DVLA - na Inglaterra pra ter certeza, pq se for isso mesmo eu nem vou me dar a esse trabalho todo, mas os gastos com viagem a Portugal etc...
    Ja vou fazer logo a britanica.

    Alguem sabe alguma coisa CERTA sobre isso?
  • Ana,

    Olha o que diz o DVLA:

    Residents
    If you have a valid community licence, this will allow you to drive in GB for the period set out below.Alternatively, you can exchange your licence for a British licence.

    Provided your licence remains valid you may drive in GB:

    Car, motorcycle driving licence holders (ordinary driving licence):

    until aged 70 or for three years after becoming resident, whichever is the longer period
    Lorry, minibus, bus driving licence holders (vocational driving licence):

    until aged 45 or for five years after becoming resident, whichever is the longer period
    if you are aged over 45 (but under 65) until your 66th birthday or for five years after becoming resident, whichever is the shorter period
    if you are aged 65 or over for 12 months after becoming resident
    In order to continue driving after these periods, you must get a British driving licence
  • Ana,

    voce so sera considerada residente se fizer o EEA1, eu nao fiz e nao vou fazer tao cedo, exatamente por esses pormenores ( alias, o EEA1 tem suas vantagens e desvantagens )mas, tirar a licenca no UK, tambem nao eh tao complicado.
  • Entao, Cibele, eu tb nao pretendo fazer EEA... nem sem bem pra que server, precisaria me informar melhor ate sobre isso.
    Mas, agora eu vou considerar o quanto eu gastaria pra trocar a carta aqui em Portugal e quanto eu gastaria pra tirar a carta la na Inglaterra e entao decidir.
    Obrigada pelas dicas.
  • Pois eh Ana, eu pensei que seria bem mais simples, eu fiz porque ja estava la, fui por outros motivos e tive tempo de fazer, mas nao sei ateh onde vale a pena a correria, apesar que eu ja dei tudo bem "mastigado", vai ficar bem mais facil, eu passei varios apertos, se eu for comecar a contar ..... se for ao Porto, vc consegue passagens bem baratas pela Ryanair e hospedagem tbem, coloca no papel deslocamento para o aeroporto no Uk e la, voltas e voltas de onibus, bem, acho que, ficando dois dias no Porto, a carta vai sair por umas £150.00. No UK, o custo da provisoria eh £50.00 + aulas ( nao muitas, pq ja somos motoristas das boas, soh pra constar, rsrsrs ) + teste, deve sair £300.00.

    Depois me passa o seu calculo, eu fiz por cima.
  • Mas no que diz o texto do DVLA pode dirigir ate a validade da carta portuguesa, ou pode-se trocar pela carta britanica. Acho que a melhor.
  • Resta saber se pode fazer a troca 2 vezes, ou seja, Brasileira pela Portuguesa e depois para a Inglesa.
  • Paulo,

    nao pode trocar !

    Community licences issued in exchange for licences from elsewhere.

    A community licence issued on the strength of a licence from a designated country will be valid for driving in GB for 12 months only and is acceptable for exchange purposes.

    A community licence issued on the strength of a licence from a non-designated country will be valid for driving in GB for 12 months only but is not valid for exchange purposes.

    A licence from any country outside the EC/EEA, which was originally issued on the basis of a community licence, will be valid for driving in GB for 12 months only and is acceptable for exchange purposes. Evidence of the original EC/EEA entitlement must be provided.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.