Cert. Nascimento + BI + Passaporte - Lisboa

Pessoal, como prometido, aqui está o passo-a-passo pra tirar certidão de nascimento, BI e passaporte em Lisboa, é possível fazer tudo em apenas 2 dias.

1) Certidão de nascimento
Dá pra tirar em qq conservatória de registro civil. Eu tirei a minha no "Balcão dos Registos". Não tinha fila, ficou pronta na hora, só precisei informar meu nome completo e dizer onde estava registrada (no caso, na CRC, Conservatória dos Registos Centrais). Tb não precisei mostrar nenhum documento.

CUSTO: 8 euros

Balcão dos Registos
Rua Augusto Pina, nº21, r/c Loja “A”, em Lisboa (acesso metro Alto dos Moinhos)

2) BI - Bilhete de Identidade
Se vc tem urgência e precisa tirar o passaporte, ainda é possível tirar o BI, pois o novo cartão do cidadão demora cerca de 2 semanas pra ficar pronto. O BI fica com validade de 1 ano, mas é o suficiente pra tirar o passaporte em seguida. Tirei o BI no "Arquivo de Identificacao" no Areeiro. O BI fica pronto no mesmo dia se vc fizer o pedido até as 11h. Eu cheguei "tarde" às 10 horas e já estava meio cheio, vc primeiro já pega uma senha pra BI e em seguida entra em uma fila pra comprar 2 formulários (um de requerimento de BI e outro pra justificar a urgência do pedido) e paga duas taxas, uma pelo BI e outra de urgência. Só vão aceitar se vc comprovar a urgência mostrando a passagem de volta. Depois vc preenche os formulários e aguarda ser chamado no balcão. Demorei cerca de 1 hora e meia no total. Quando vc é chamado, eles conferem os docs, medem sua altura e coletam sua impressão digital. Vc sai com um recibo e volta depois a partir das 18:30 pra retirar o BI.

Importante: é preciso levar: certidão de nascimento portuguesa, 2 fotos recentes tamanho passaporte (europeu) e mais dois outros documentos de identidade (ex: passaporte brasileiro e carteira de motorista ou carteira de residente de outro país).

CUSTO: 8,55 euros (2 formulários + 2 taxas, incluindo urgência)

Arquivo de Identificação
Praça Francisco Sá Carneiro, 13, Areeiro (acesso metro Areeiro)
«1

Comentários

  • 3)Passaporte

    O passaporte eu tirei na Loja do Cidadão em Laranjeiras. Cheguei cedinho e não tinha fila, peguei uma senha e fui chamada logo em seguida. Basta mostrar apenas o BI. Quase tudo é feito por uma máquina que colhe digitalmente sua foto, suas impressões digitais e sua assinatura. Em 5 minutos vc tá liberado. Vc paga em outro balcão e com a taxa de urgência já pode pegar no mesmo dia no aeroporto, a partir das 16h.

    CUSTO: Passaporte (60 euros) + Taxa de urgência (35 euros), total: 95 euros

    Loja do Cidadão - Laranjeiras
    Rua Abranches Ferrão n.º 10 (acesso metro Laranjeiras)
  • Outras dicas

    - No metrô, compre nas máquinas o bilhete "Lisboa Viva" por 4,20 euros e use a vontade durante todo o dia. No dia seguinte, recarregue o mesmo cartão verdinho por apenas 3,70 euros. Guarde o cartão para viagens futuras à Lisboa ;)

    - No aeroporto, pegue o ônibus (autocarro) 745 ("Estação Sta. Apolônia") para o centro de Lisboa. Esse ônibus circula o dia inteiro até tarde da noite (meia-noite). A passagem custa apenas 1,40 euros. O ponto (ou "paragem" fica bem em frente a área de desembarque, perto da fila de taxis. Uma alternativa é o Aerobus, que sai do ponto ao lado e custa 3 euros.

    - A retirada de documentos se chama "levantamento" rsss...
  • Ah, esqueci de dizer que a retirada (ou levantamento rss) do passaporte é feito no prédio do SEF (Serviço de estrangeiros e fronteiras) do Governo Civil no aeroporto de Lisboa. É bem fácil de achar, na Loja do Cidadão eles te entragam um papel com todas as intruções. É preciso mostrar o BI e assinar um papel. Vc já pode sair dali pulando de alegria!!! hehe.

    Se alguém tiver alguma dúvida, estou à disposição. Espero que ajude outras pessoas!
  • CUSTOS TOTAIS

    só pra finalizar, o custo dos 3 docs com emissão de urgência (certidão de nasc. + BI + passaporte) fica em: 111,55 euros. (Valores de fevereiro de 2009)
  • ahhhhh

    só mais uma coisinha: o bilhete verdinho serve não só pro metrô, mas tb pra ônibus e os BONDES (ou "elétricos", incluíndo o famoso "elétrico 28", imperdível) e tb os ELEVADORES (turísticos), como os elevadores de Santa Justa, da Glória e o da Bica. Se vc for pagar tudo separado fica infinitamente mais caro.
  • Enfim, missao cumprida !
  • Lara

    Obrigado pelas dicas para nossa comunidade.
    Me fez lembrar de tudo isso que fiz quando estive em Lisboa em 2007.... me veio tudo na mente cada passo que voce descreveu e que eu tambem fiz.
    Com certeza tudo isso vai ser de ajuda para nossos amigos aqui.
    Alias estarei em Lisboa de novo em 18 marco.

    Abracos
  • Lara

    Valeu pelas dicas.
  • Foto

    Areeiro: a foto você tira previamente, mas tem uma loja ao lado que já a faz de acordo. Não se preocupe.
  • Passaporte

    o passaporte português é o mais bonito do mundo. Não tem aquele desenho careta, com receita institucional de brasões ou armas da nação.
    Na capa tem um ramo de oliveira (detalhe) e todas as páginas têm uma impressão tipo marca d'água, com estampas dos maiores gênios da raça: Camões e Pessoa.
  • Lara

    Vou copiar e colocar na outra Comunidade, pois e la que os portugas se encontram. Sera de grande valor. Beijos
  • sem problema, Sandra, rsss. Manda bala, Maestro. hehe.

    as 2 fotos pro BI eu levei umas que já tinha em casa, elas já eram do tamanho correto, eles só pedem que sejam recentes (menos de 1 ano). Mas realmente tb dá pra tirar na hora em lojinhas ali perto.

    Luidi, de fato - e modéstia à parte - o passaporte português é BELÍSSIMO!!! rsss
  • Essas fotos do lado do Arquivo custam 6 euros . Acho q são 4 fotos.
  • Esse passo a passo da Lara é muito esclarecedor. Vale dar um up neste tópico!
  • Oi pessoal, antes de mais nada, parabéns Lara por esse post maravilhoso. Eu pretendo seguir cada um desses passos lá p/ começo de dezembro desse ano. A minha dúvida é a seguinte:
    Todos esses orgãos (da certidão, do BI e do passaporte) estarão abertos nesta data? Alguém saberia em informar quando eles entram de férias? Porque seria muita idiotice da minha parte chegar lá e dar com a cara no muro, rs

    ps: é possivel provar urgência com passagem de trêm, ou ônibus p/ outro pais ? ou seria só aérea mesmo?

    Obrigado
  • No link abaixo tem a relação dos feriados nacionais em Portugal em 2009!!
    http://www.retira.eu/pt/feriados/portugal/2009/
  • kadinho

    dá uma olhada na lista de feriados que o Rafa postou, dezembro tá cheio de feriado em Portugal, rssss.

    Vc prova urgência com qq passagem pra outro país, mas veja bem... planejando com antecedência vc consegue vôos baratos dentro da Europa. Não sei que planos vc tem em mente, mas é cansativo viajar de ônibus de um país pra outro além de tomar muito tempo útil das férias, veja primeiro vôos, depois trem e por último ônibus.
  • Eu já havia lido a lista de feriados sim, meu medo era que os órgãos fechassem assim como o consulado do brasil, ficando de férias um mes, repentinamente. E obrigado pelas dicas, mais uma vez
  • RNE

    Entre os documentos que precisa pro passaporte no site do consulado estao esses...

    # Duas fotocópias simples do RNE (Registro Nacional de Estrangeiros) caso seja português (deverá apresentar o original quando vier assinar os impressos),

    ou,
    # Nos casos de dupla nacionalidade enviar fotocópia simples de um documento de identificação do requerente, actual (RG ou carteira de motorista - com fotografia actualizada - deverá apresentar o original quando vier assinar os impressos)

    O que é este RNE ??? Preciso ter?
  • Gabriel

    RNE é só pros portugas que nasceram em Portugal e foram morar no Brasil. Vc se encaixa no segundo caso, é brasileiro e se tornou tb português, então basta o documento brasileiro.
  • Mais dicas pro pessoal de Sao Paulo . . .

    para quem vai tirar BI e passaporte pelo Consulado de SP e precisa com urgencia, acabei de passar por mais uma experiencia, vi que a demora para emissao desses documentos esta na espera da certidao de nascimento, ja que eles mesmos pedem a certidao pra CRC e demora em media 25 dias, no total sao quase dois meses de espera para ter os documentos em maos.

    Como eu precisava e preciso urgente dos documentos dos meus filhos pra voltar pra Londres, e como soh tenho um mes pra isso, resolvi pedir as certidoes de nascimento deles para fins de emissao de BI ( muuuitos creditos pra Ro que enviou ultra rapido ), enviei a documentacao para o Consulado dia 11/05 e ontem dia 20/05 ja me ligaram para meus filhos assinarem o BI ( ou melhor, carimbarem os dedinhos ), estarei indo na segunda-feira. Resultado, em duas semanas resolvi o que seria pra ser em dois meses.

    Valeu a pena !
  • consulado de SP

    dias atras meu irmao pegou o BI + passaporte no consulado de SP em menos de 1 mes, sem urgencia. Vai ver eles resolveram comecar a trabalhar, rssss.
  • Lara,

    seu irmão mandou a certidão de nascimento ou não ?

    Bem, optei por não arriscar enviar sem . . .
  • Cibele

    não mandou não...
  • Alguém já fez isso pelo consulado do Rio?
  • Pessoal estou indo a Lisboa fazer o trajeto da Lara, para tirar meus doc. portugueses.

    Mas pelo que li no portal do cidadao, nao se faz mais BI somente Cartao do Cidadao.


    Alguem ai esta sabendo de algo? E quanto ao Cartao de Utente ( seguro Social),

    NIF e titulo de Eleitor? O pessoal que mora na Europa tem que tirar? Quero abrir conta em Banco para futuramente comprar algum imovel na terrinha.

    qualquer informacao sera bem vinda.

    abs
  • Lara

    Para comprovar a urgência na obtenção desses documentos, precisa mostrar passagem de volta para o Brasil ou posso mostrar a passagem que tenho para outro País da Europa?

    Abs
  • Ivo

    passagem para qq outro país serve, eu mostrei a minha de volta pra Holanda. mas tem que mostrar mesmo pq eles conferem.
  • [APAGADO]
  • Fatima

    o cartão do cidadão só dá pra fazer se vc morar em Portugal ou vai ficar lá bastante dias, pq demora pra ficar pronto. Por esse motivo se vc tem urgência eles fazem o BI mesmo pra vc poder tirar logo em seguida o passaporte.

    info:

    o cartão do cidadão substitui não só o bilhete de identidade (ainda em vigor), como também outros documentos, nomeadamente, o cartão de beneficiário da Segurança Social, o cartão de utente do Serviço Nacional de Saúde, o cartão de contribuinte e o cartão de eleitor.

    quem não vai morar em Portugal não precisa nada além do BI e do passaporte. Agora se alguém for morar em PT daí vale a pena fazer o CC, pois precisa de um endereço em Portugal tb pra esses outros serviços.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.