Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

18078088108128131452

Comentários

  • @gandalf, @msdf92,
    Posso dar meu relato com a LR, nunca tive nenhum problema com o atendimento, todas as vezes que liguei fui muito bem atendido e consegui as informações que precisava. Sempre ligava e perguntava do meu processo e do processo de minha irmã, que havia enviado junto com o meu e, diferente de diversos relatos do fórum sempre me foram dadas as informações dos dois processos (eu não era procurador dela). Nenhuma vez ela teve que falar com os atendentes para saber de nada, até o número do assento dela me foi passado.
  • @gandalf nao se preocupe, amigo! nao vim criticar a sua experiência, apenas estou contando meu relato. sempre foram negativas exceto por uma vez. acho q dei azar mesmo. ja estou bastante desanimado com este processo e espero nunca mais ter de lidar com CRC com relação a isto, e tb nao estou desencorajando ninguém a ligar. peco desculpas se coloquei isso de forma errada. foi apenas um relato mesmo!

    @Daniel Henriques nao duvido tb, como disse agora, penso q talvez tenha sido azar meu mesmo, mas sempre com humildade e respeito me dirigi a todo e qualquer funcionário, mas eles parecem nao se importar muito com isto. minha esposa teve uma experiência péssima no SEF e logo que chegamos a Portugal tivemos q correr em 3 Finanças para tirar o NIF. Cada Finança dizia uma coisa diferente, ate que na terceira achamos uma senhora muito simpática e disposta a ajudar que nos resolveu esta burocracia em 5 minutos.
  • @pessoal
    Meu filho está fazendo algumas entrevistas via Skype, com algumas empresas de TI em Portugal.
    Ele colocou o curriculum dele na net ( Likedin ) e recebeu 3 contatos em 2 dias.... Como ele tem ingles e espanhol fluentes e francês em um nível razoável, alem de pós graduação em projetos, ele ficou um pouco curioso de saber como seria, se ele fosse aprovado em alguma dessas entrevistas.
    Eu tenho a nacionalidade portuguesa e eu fui o declarante do meu filho, no seu nascimento.
    Ele ainda não havia dado entrada na nacionalidade dele, pois deixou meio que para segundo plano.
    Como começaram a surgir essas oportunidades, a duvida dele é :
    - Se alguma empresa em Portugal, fechar com ele , o que essa empresa precisaria enviar para que ele pudesse agilizar a nacionalidade dele ( o tal pedido de urgência ). Uma dessas empresas comentou, que enviaria a ele, uma proposta de serviço, de vaga aprovada para trabalho ( não contrato de trabalho)... Isso já serviria ?
    - Ou será melhor ir como turista, ou o tal visto de trabalho que andam falando esses dias e chegando em Portugal, assim que pegar o contrato de trabalho, da entrada na Nacionalidade ?
    O que ele entendeu, é que as empresas perguntam se ele tem nacionalidade ou tem condições de ter e quando ele responde que é filho de portugues , as empresas acham bem melhor e ficam mais "tranquilas"....
    Obrigado
  • @msd92 e @Daniel Henriques, talvez eu tenha dado muita sorte, todas as vezes em que liguei para a LR fui super bem atendida!! Na última, inclusive, uma senhora, Teresa, me desejou feliz aniversário (da minha filha), que tinha ocorrido na véspera! Disse que era 40 anos mais velha! Muito cordial e simpática!!
  • @JCCS, com proposta de emprego ele pode pedir visto de trabalho e já entrar em Portugal sem ser como turista. Existe até um tipo de visto específico para trabalho na área de tecnologia. Veja no site do consulado de Portugal o que é exigido para o visto.
    Para urgência no processo de nacionalidade precisa fundamentar o pedido, a proposta de trabalho junto a uma declaração da empresa dizendo que é necessário ter a documentação portuguesa para efetivação da contratação normalmente é o suficiente.
  • @DanielHenriques
    Obrigado, vou passar essa informação a ele.
    abs
  • msdf92msdf92 Member
    editado December 2019
    @Liane Alegria pois. ja estou vendo que foi comigo. olha, ate penso em ligar para eles novamente, porem penso que nao terao muito o que me dizer. meu processo encontra-se aguardando o registro. despacho favoravel em 18/10/2017. mas acaba sendo animador saber que existem bons atendentes. quem sabe nao dou sorte quando ligar novamente. os e-mails eles nao estao respondem mais, ou existe um fluxo muito grande que os emails descem rapido na caixa de entrada. mandei 2 já para diferentes e-mails da CRCentrais e nada. Solicitei urgencia no processo. Só me resta mandar uma carta mesmo.
  • @gandalf Não ignorei o conselho. Apenas decidi pelo que foi melhor pra mim, à época. Assim como em um processo anterior me aconselharam a mandar prova de vida, optei por não mandar e deu tudo certo. Afinal, conselhos não são imposições, certo? Eu mesmo escrevi no post que decidi arriscar, não precisava resgatar a conversa antiga. Enfim. Você fala em voltar para o fim da fila embora outros tantos posts desse fórum dizem que processos em exigência não voltam para o fim da fila (não preciso colar link, né?!). Na planilha vejo exigências sendo incorporadas com bastante eficiência. E nunca tive problema de extravio com minhas remessas via Correios. Não se preocupe tanto, tenho certeza que vai dar tudo certo, ao seu tempo. Obrigada. Abs.
  • @vdvenancio o meu tá com 4 meses e meio e nada... Não é vdd ainformação da LR. Aprovado em 02 de agosto. O
  • @iarantes, desculpe se pareci insensível ao seu caso. Não foi minha intenção.

    Eu entendo que pra você esse não é um bom momento pra tocar no assunto, mas ao mesmo tempo não pude deixar passar a oportunidade pra trazer a tona a importância do esforço para evitar cair em exigência.
    Mas não creio que outros iriam se lembrar de um post feito há 6 meses atrás se não tivesse trazido a referência.
    Tanto eu como o Nilton enfatizamos na época que a decisão seria sua. Por isso não fiz mais comentários na época.

    Eu não disse FIM da fila. Eu disse "pra voltar pra fila e ir pra despacho". O tempo é um "chute", um numero arbitrário grande.
    Se de fato for somente a certidão de casamento é uma exigência simples e vai se resolver rápido.
    Fique na paz, e boa sorte.
  • editado December 2019
    Bom dia povo de Deus, minha prima foi na ACP semana passada ,e em conversa com uma atendente,... devido as fraudes ..,mesmo tendo averbação de casamento na certidão de casamento ,aconselhou a enviar. A Certidão de casamento junto ao processo, pois teve muitas fraudes de averbação, e alguns Conservadores estão mais rigorosos, agora fica a critério de cada um, só me senti na obrigação de repassar,....... e aproveitando desejo um abençoado Natal e Ano Novo a todos ...beijinhos
  • Bom Dia...

    Informação importante e que na verdade faz todo o sentido @VANIAVIEIRA...
    Obrigado por compartilhar aqui...

    Em relação ao assunto levantado aqui por @gandalf e @iarantes...
    Creio tratar-se de decisão pessoal enviar ou não este ou aquele documento...
    E por ter sido citado gostaria de deixar minha opinião sobre a questão...:

    Este Fórum é fonte importante de informação de qualidade...Tenho utilizado as informações do Fórum...(Entre outros)...Como referência para a montagem de processos de toda a minha família...
    E não são poucos...Já montei e despachei mais de vinte processos para Portugal...(Entre Aquisições...Atribuições e Transcrições de Casamento)...E posso dizer com satisfação que jamais tive uma única exigência em qualquer um desses processos...

    Creio que esse aproveitamento de 100% se deve ao fato de sempre pesquisar muito sobre o que está acontecendo dentro das Conservatórias Portuguesas ANTES DE ENVIAR OS DOCUMENTOS...!!!
    A meu ver...E isso é absolutamente necessário...Tendo em vista que as regras mudam frequentemente...

    Vejam...
    Desde o início do meu processo em 2015...Leis foram alteradas...Sem mencionar as muitas diretrizes quanto a documentos...Assinaturas...Pagamentos...Etc
    As coisas não são estáticas no que se refere às regras nos Registos de Portugal...

    Não se assustem se agora em 2020 surjirem novas regras/diretrizes quanto à configuração dos documentos exigidos para a instrução de processos em Portugal...
    Isso por conta dessa descoberta recente de falsificações e adulterações de documentos...(Com muitos Brasileiros envolvidos)....

    Enfim...As BOAS informações estão disponíveis aqui...

    Quem quiser arriscar/economizar ***Por exemplo...:

    Enviando Transcrição de Casamento para Ponta Delgada por "Carta Simples"...;

    Não enviando Prova de Vida de requerente com mais de Setenta Anos...;

    Não consultando a página dos Correios Antes de sair de casa e fazendo uma "Colinha" no dia de emitir o Vale Postal + Conferindo pelo menos três vezes antes do atendente dos Correios fechar a transação...;

    Não enviando Certidão de Casamento IT Apostilada quando houve alteração de nome do requerente do processo de Atribuição na ocasião de seu Casamento...

    Boa Sorte...!!!





  • oi pessoal,
    pelo que eu entendi algumas conservatorias estarao em greve dias 26, 27 e 28 em Portugal e a ACP é uma delas, alguem ficou sabendo de algo? enviei email para a CRC de Lisboa e eles confirmaram a greve mas nao sabiam informar quais conservatorias realmente entrariam, mas parece que na ACP já avisaram que sim.
  • lucasmalafaialucasmalafaia Member
    editado December 2019
    @PaulaG seria muito otimismo esperar avanços significativos durante esta semana de natal e ano novo. Por mim deixa o pessoal das conservatórias descansarem e curtirem as celebrações de fim de ano com suas famílias para que em janeiro eles retornem com ânimo renovado e comecem a tocar os processos mais rápido novamente, principalmente as criações dos registros.
  • Nossa pessoal, estou esperando meu amigo terminar o processo dele que está desde agosto para finalizar, neste meio tempo estou transcrevendo o casamento da minha mãe, queria fazer minha nacionalidade junta a dele, mas pelo jeito vai demorar ainda para começar a sair... Nem comecei e já tô pensando no meu despacho :ooo vamos com fé...
  • Para dar entrada no processo de nacionalidade para menor nascido em portugal, não tem a necessidade desse menor comparecer ao local de entrega dos documentos, certo?
  • @Samira concentre suas dúvidas em um único tópico. Quanto à sua dúvida ...o menor não precisa estar presente , mas ambos os pais tem q assinar o requerimento de nacionalidade.
  • Boa noite, pessoal deixa eu entender, minha mãe é portuguesa e quem me declarou no nascimento é meu pai, vocês recomendam que eu envie a certidão de casamento dos dois mesmo depois de fazer averbação no assento?
  • @drakunder...

    O Casamento de seus Pais já foi transcrito em Portugal...?

    Se sim...Se você já transcreveu o Casamento...Significa que essa Certidão de Casamento de seus Pais já foi enviada...E a união de seus Pais já está registada em Portugal...

    Se tiver uma cópia do Assento de Casamento ou Assento de Nascimento de sua Mãe com o Casamento averbado eu recomendo que envie também...Só para agilizar...

    Se houver alguma orientação em contrário...Eu desconheço até o momento...
  • Boa noite, @Nilton Hessel, sim, na verdade está sendo transcrito no momento, estou só aguardando o Ok para dar continuidade na minha.
  • editado December 2019
    Sendo assim @drakunder...Creio que não seja necessário o envio da Certidão de Casamento de seus Pais...
    A meu ver...Tendo o Casamento de seus Pais sido registrado em Portugal...Não há razão para qualquer contestação por parte dos Registos Portugueses...

    Na verdade...Na maioria dos casos se dá dessa maneira...O Pai se dirige ao Cartório para registrar o filho enquanto a Mãe ainda está de repouso...Ou ainda no hospital...

    Como seus Pais são casados oficialmente e em breve esse Casamento estará inclusive averbado no Assento de Nascimento de sua Mãe...Não creio que precise enviar documentos adicionais para sua Atribuição...

    1 - Assento de Nascimento de sua Mãe...(Com o Casamento Averbado *Ou* envie também cópia simples do Assento de Casamento que receberão após a conclusão da Transcrição)...;

    2 - Sua Certidão de Nascimento Reprográfica Apostilada...;

    3 - Cópia Autenticada e Apostilada do seu documento de Identidade...

    De qualquer maneira...Se eu estiver equivocado...Ainda há tempo de alguém informar aqui...Tendo em vista que a Transcrição do Casamento não foi finalizada ainda...
  • @drakunder, é exatamente como o @Nilton Hessel explicou. Espere a transcrição ser concluída daí você tem algumas opções. Pode solicitar uma certidão de nascimento pelo civilonline e enviar uma impressão dessa certidão nova, com o casamento averbado, junto com os documentos (método mais rápido, é o que eu fiz e recomendo), esperar a correspondência chegar (depende da boa vontade dos correios... com fé um dia chega) e juntar uma cópia dessa certidão portuguesa de casamento que virá na carta a cópia da certidão de nascimento antiga, sem o casamento averbado, ou pode ainda não enviar nenhuma certidão e apenas informar o ano/número e local do assento no 1C. Não recomendo essa última opção pois, tendo a certidão em mãos, você confere se os dados estão todos corretos e evita transtornos mais tarde.
  • Meu processo encontra-se desde Setembro na etapa 6 despacho e consta "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."
    É normal demorar tanto?
  • @drakunder,
    É tal com o o Nilton disse, mais o 1C autenticado presencialmente e a taxa de $175.
    Eu compilei a lista de documentos para os casos mais usuais, e algumas excessões.

    1. Assento de Nascimento do português (vide "1e" abaixo).
    1a. Se o português for a mãe, incluir a transcrição do casamento, copia simples. (se não tiver o documento, pode escrever uma folha o número do assento de transcrição e a conservatória)
    1b. Se o português for o pai, e ele foi o declarante na certidão antes de 1 ano, a ACP dispensa a transcrição.
    1c. Se ambos, (pai e mãe) forem portugueses e casados, a transcrição de casamento é obrigatória.
    1d. Se a mãe portuguesa não era casada com o pai brasileiro antes do nascimento do requerente, ou se seu caso não se encaixar exatamente nas opções (1a, 1b, ou 1c) acima, peça instruções no forum.
    1e. Se o português nasceu após 1911, basta o assento do nascimento (já informatizada), isto é, cópia simples da carta da conservatória ou certidão emitida pelo civilonline.
    Se o português foi registrado antes de 1911, enviar registo de nascimento do português no original (copia reprográfica) com marca d'agua solicitada diretamente ao Arquivo Distrital correspondente à freguesia de naturalidade do nacional português.
    http://www.aatt.org/site/index.php?P=3
    Se nascido antes de 1911 (mais exatamente 05/outubro/1910) em geral só existe a certidão de batismo na igreja da freguesia como registro, porque não existiam cartórios. Na anotação do nome do português menciona somente o primeiro nome e a filiação. Nesse caso devera ser anexada também uma certidão de casamento inteiro teor, ou certidão de óbito, ou matricula consular do português para fixação do apelido (sobrenome).
    Se o documento for brasileiro, copia recente (ate 6 meses) em inteiro teor, apostilada.

    2. Certidão de nascimento do requerente por copia reprográfica, apostilada. (válida por 12 meses da emissão da certidão, mas é melhor que tenha menos de 6 meses para não correr riscos)
    2a. Se a copia reprográfica estiver ilegível, acrescentar uma cópia em Inteiro Teor autenticada (e não precisa apostilar)

    3. Copia do RG recente (max 10 anos, mas quanto mais nova melhor), autenticado, e apostilado. Pode ser passaporte válido com filiação, ou CNH válida (somente na ACP).

    4. Formulário 1C com assinatura reconhecida por autenticidade (assinado na presença do oficial, de preferência no consulado português, sem rasuras e sem riscar campos em branco)

    5. Pagamento da taxa de 175 Euros, por Vale Postal ou por Cartão de Credito Internacional. Recomenda-se fazer o pagamento por cartão de credito, se possível, porque não caduca, e o cartão pode ser em nome de outra pessoa (diferente do requerente). Veja instruções especificas de cada caso. Se optar por VP, NÃO utilize o Euro Exportação (use o mais caro, e acrescente uns $2 a mais para cobrir flutuações, erros de conversão, e arredondamentos, evitando assim devoluções).
    Se o pagamento for feito por cartão depois que o 1C já estava autenticado, basta imprimir o 1C com o código de pagamento (deixar em branco) e incluir junto. (serão 2 forms 1C, um com pagamento, e ou outro preenchido e autenticado)

    Esses não se aplicam ao seu caso, mas vou mencionar para outros:

    6. Se o Requerente for mulher, e mudou de nome (normalmente ao se casar), incluir uma cópia recente (menos de 6 meses) da certidão de casamento em inteiro teor, autenticada e apostilada. (fixação do nome)

    7. Se o Requerente tiver mais de 70 anos, enviar prova de vida feita no consulado português. Usar PV e RG + recente.
    Esse é um expediente simples que garante a conclusão do processo caso o requerente venha a falecer antes da conclusão do processo, com a manutenção do direito aos descendentes. Por garantia, nesse caso eu também faria uma procuração. Todos os outros documentos podem ser obtidos no cartório, mas PV e RG somente em vida, pessoalmente.

    Notas:
    O apostilamento é feito no cartório. Algumas pessoas optam por economizar fazendo em cartório de outro estado.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/14593/valor-apostilhamento-de-haia-atualizado-2019

    A autenticação sempre que possível deve ser feita no consulado, porque já serve como prova de vida, reduz a chance de exigência (aumenta a confiabilidade dos documentos), e em geral é gratis para 1C, RG, e PV. Alternativamente pode ser feita em cartório, mas não é garantido. Eles sempre podem exigir refazer a autenticação no consulado português. Esse é o caso de documentos emitidos em Goiás, Mato Grosso, nas autenticações feitas no exterior, se estiver ilegível, ou se houver qualquer suspeita de fraude.
  • Muito esclarecedor @Nilton Hessel, @Daniel Henriques e @gandalf, muito obrigado pela atenção e pela prestatividade, graças a pessoas como vocês, conseguimos disseminar informações de muita utilidade para realizar o nosso sonho tuga.
  • @Marcelo Machado sim... Você não é o único no momento a passar por isso. Temos processos aprovados desde agosto e ainda não tivemos despacho..
  • @drakunder Então só nos resta esperar ..obrigado.
  • Meu processo foi númerado dia 29/05 e ainda está na fase 4, liguei na lê e falaram que ainda está em análise, alguém mais nisso? :/
  • @rennerfernandes,
    1/3 dos processos de Maio ainda estão em análise ou em exigência.
    No ano passado voce puxava a idéia de que "em despacho" contava como "concluídos". Certamente agora não mais...

    As conclusões pararam em 17/04. (as raras exceções, são quase na totalidade por pedido de urgência ou de menores)
    Em Abril 79% foram concluídos, e 98% foram aprovados pra despacho.
    Em Maio 11% foram concluídos, e 68% foram aprovados pra despacho.
    Em Junho 8% foram concluídos, e 72% foram aprovados pra despacho.
    Em Julho 2% foram concluídos, e 78% já aprovados pra despacho.
    Agosto está em andamento, com 50% já aprovados pra despacho.
  • Em um outro grupo (no facebook), foi postado uma conclusão no processo, com a emissão do assento, que foi dado entrada no dia 17 de maio em Tondela. Alguem sabe dizer se essa demora na emissão do assento está sendo só nos processos iniciados em Porto?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.