Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

17947957977998001452

Comentários

  • betaejmbetaejm Member
    editado November 2019
    Oi pessoal, bom dia!
    Estou longe do fórum desde o início do ano. Antes de qualquer pedido só tenho que agradecer a galera do fórum que me ajudou a fazer a transição de casamento da minha avó e tirar a cidadania da minha mãe. Sem vocês eu não conseguiria dar esses passos que dei. Obrigada mesmo meus queridos @moderadores. Como disse estou desatualizada das informações, então gostaria de saber se a ACP ainda é a conservatória mais rápida e quais os documentos para atribuição. Ah, o casamento de minha mãe TB já foi feito. Pretendo dar entrada na minha documentação.
  • Gostaria de contribuir apenas com uma reflexão sobre pressa/urgência/rapidez. Acompanho grupos de cidadania há quase três anos. Muita coisa mudou, tempo para finalizar processos, tempo de espera na LR, ligações para a Conservatória, porém o que mantem é mais simples. Tenha documentação correta, sem pressa, revise 1, 2 ,3 vezes para poupar tempo e dinheiro. Pesquise em todos os tópicos do grupo, olhe postagens anteriores, tenha vontade de procurar! Segure sua ansiedade, hoje está mais simples, porém mais demorado. Enviei meu processo em 26/07/2019. Recebi a senha de acesso em 10/09/2019. Hoje alterou para a bolinha 2. se antes eram dois meses, três meses e não tem urgência...vai demorar. Não se desgaste sem necessidade. O ritmo deles é este. São poucas pessoas a fazer cada processo... então calma!! Aqui no RS, o consulado em Porto Alegre me informou que a transcrição de casamento demora 30 dias (eu terei que fazer pois sou a portuguesa, em breve), não sei como são os outros Consulados, às vezes é mais econômico fazer por aqui. Então, ficam as dicas e estes grupos são ótimos!!!
  • editado November 2019
    Pessoal (provavelmente aos moderadores, mais especificamente), no fim de semana eu já havia notado esse problema na planilha (https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/) mas nem comentei nada porque achei que corrigiriam, entretanto, o problema continua.

    No fim de semana teve um dia que entrei e tinham tentado incluir uma nova linha no topo da planilha, mas a linha estava em branco e o número do processo estava no cabeçalho da planilha, mas, além disso eu notei que toda a coluna de número de processo estava deslocada, aparentemente uma linha para cima. Por exemplo, meu número de processo (Pedro Gaspar em 03/07/2019) é o 518XX/2019, mas agora o número de processo que está na minha linha é o 52XXX/2019, que provavelmente era o número da linha abaixo da minha. E agora o meu número de processo (518XX/2019) está na linha de cima.
  • @Nilton Hessel e/ou @gandalf

    Boa tarde caros colegas...
    Enviei os documentos para Atribuição de meus 2 filhos em um envelope apenas, mas os processos separados em saco plastico fichário, porém na hora do correio não me atentei ao que escrevia no destinatário...
    Os dados da ACP todos certos, mas endereçado A/C - Setor Transcrição e não Atribuição.
    Estou certa que ao abrirem o envelope verão a confusão... apenas para desencargo, não preciso me preocupar, certo? ... :(
    Desde já agradeço a atenção.
  • @PedroGaspar
    Os moderadores do forum normalmente não interferem na planilha. São esforços relacionados, mas independentes.

    O problema aconteceu bem antes, e em múltiplas etapas.
    Eu via a planilha em branco, restaurei para a versão de 14/novembro, 20:11 que estava estável, apesar de 2 dias atrasada.
    Vi que varias alterações haviam sido feitas, e mudei para a versão de 15/novembro, 16:22 que tinha o deslocamento do numero de processo, mas estava mais atualizada, e desloquei todos os processos para acertar.
    Enquanto eu verificava o resultado, alguém re-ordenou toda a planilha para verificar por algum outro método.
    Eu parei, e deixei pra outra pessoa finalizar. Algum tempo depois estava em ordem novamente, mas muitas linhas com a mesma data alternaram a sequencia, devido a ordenação.

    A planilha como foi concebida, padece de alguns problemas que não têm solução fácil.
    Ja melhorou muito ao longo do tempo, mas ainda tem muitos problemas que ficam entre a cadeira e o teclado. :-)

    Eventualmente ela vai ser corrigida novamente. Tenha paciência e por hora ignore erros de numero de processo.
    Essa correção tem que ser feita em bloco, verificando todos os registros. Toma tempo e esforço.
  • editado November 2019
    @MARI F
    Não tem muito o que fazer nesse momento. O que esta feito esta feito.
    Ficar preocupada agora só vai trazer cabelos brancos, e não contribui pra solução.
    Duas coisas podem acontecer:
    1. A pessoa recebe o envelope, vê que na ACP esse setor não existe, e ou devolve fechado ou encaminha pra Lisboa.
    2. A pessoa recebe, abre o envelope, e se perceber que são formulários 1C sabe o que fazer e como encaminha-los.

    Relaxe pelas próximas 3 semanas, e depois ligue pra LR a cada 2 semanas pra ver onde eles foram parar.
    O pior que pode acontecer é voce receber seu processo fechado de volta em casa e ter que re-enviar.
    Geralmente o setor que lida com as correspondências é um só, existe uma boa chance de dar tudo certo.
  • Concordo com o @Daniel Henriques sobre esta questão dessa "nova exigência": está me parecendo algo relacionado com fixação de nome. De toda forma, se o pessoal que caiu nessa exigência pudesse dar mais detalhes sobre o processo, ajudaria bastante pra gente tentar entender o racional e tentar ajudar.

    Aliás, existe algum lugar aqui no fórum que trate de exigências? Tipo, algum lugar que liste os tipos de exigências e como o pessoal tem feito para cumprir (docs enviados, etc)? Se positivo, me perdoem porque não localizei. Se negativo, acho que seria legal fazer um "Banco de dados de exigências". O que acham?
  • @betaejm não mudou nada
  • @gandalf

    Verdade o que tiver que ser será.

    Muito obrigada.
  • ola pessoal ACP porto esta com paralisação??? muito atraso nos processo , sera que esta acontecendo alguma coisa??
  • @MARI F, concordo com o @gandalf, acredito que não terá problema pois a pessoa responsável deve abrir o envelope para verificar exatamente do que se trata e, somente depois, dar o destino correto. Não se preocupe antes do tempo.

  • @marcos petropolis, o problema não é recente e não tem paralisação. Se trata da falta de pessoal mesmo para o volume enorme de serviço. Todas conservatórias sofrem desse problema e, de tempos em tempos, elas parecem que param mas, depois de algum tempo as voltam a andar.
  • @MARI F...
    Concordo com os colegas...Não deve se preocupar...Até por que nada pode ser feito nesse momento...Aguarde o tempo certo...(Entre 40 e 60 Dias a partir da data de entrada dos documentos na Conservatória)...E solicite a senha de acompanhamento pelo email rcentrais.admin@irn.mj.pt ...
    Eu acredito que dará tudo certo...
  • valeu amigo daniel , muita ansiedade por aqui!!!
  • Boa tarde, pessoal.
    Conclui o processo da minha avó e agora vou mandar os documentos da mãe.
    Dúvida: posso mandar uma cópia da carta de Portugal, indicando o assento da minha avó, ou preciso pedir uma cópia da certidão dela no civil online? É o único doc que me falta. Li, em alguns comentários bem pra trás, que tem gente que apenas manda o número de assento num papel separado... mas fico muito preocupada com o processo cair em exigência se for só mandar um num.
    Agradeço a ajuda :)
  • gente me deem uma ajuda , a algum procedimento para estender o prazo de 90 dias como turista com motivo de esperar o processo ficar pronto?
    obs: me programei para imigrar para portugal junto com minha famila em janeiro entraria como turista e esperaria meu processo ser concluido em fevereiro mas com o passar desses meses o processo ja tem previsão de conclusão para o mes 04 temo acabar ficando ilegal no pais , meu pai portugues atribuido vai junto comigo ,gostaria de saber se caso os 90 dias acabem se a alguma forma de ficar legalizado . caso contrario tentarei reagendar minha passagem
  • @Luan vc pode renovar o visto de turista por mais 3 meses.
  • editado November 2019
    @Pessoal o atrasos nos processos de ACP se deve pq a conservatória recebeu centenas de processos de Lisboa para desafogar a CRC de lá.
  • @LianeAlegria,

    Acredito que possa sim entrar com o cartão cidadão, mas ela não tem nenhum passaporte ainda, então não consigo comprar a passagem.
    Sem saída, resolvi fazer o passaporte brasileiro mesmo, porque não vou conseguir o português a tempo.
    Mas muito obrigada Liane pela atenção.
  • @Fcamuri, boa sorte e boa viagem para sua mãe!!
  • @Lianealegria

    Obrigada! : )
  • Vlad Pen

    voce acha que esses assentos saem ate dezembro estou esperando assento des do dia 22/08 ate agora nada
    obrigado
  • Bom dia a todos!
    meus documentos chegaram dia 04/10, alguem sabe me dizer como pego a numeração do processo e acompanho pela internet ?
    obrigado a todos!
  • Bom dia, pessoal! Meu processo recebido em 01/08/19 pulou hoje para a bolinha 2.
  • Alguém poderia me mandar o link da planilha por favor.. obrigada
  • editado November 2019
    @gandalf @Daniel Henriques

    Foi recebido hoje 19/11 por CEU DUARTE, vou aguardar até amanhã e ver se houve alguma alteração no formulário do CTT.PT.
    Obrigada pela força.
    Abraço a todos.

    Nº de Objeto Produto Data Hora Estado Info
    RR0424000001BR 2019/11/19 11:41 Objeto entregue [-]Info
    Hora Estado Motivo Local Recetor
    terça-feira, 19 Novembro 2019
    11:41 Entregue - 4200 - PORTO CEU DUARTE
    08:03 Em distribuição - 4200 - PORTO -
  • @MARI F, no site do CTT não terá mais nenhuma alteração. Os documentos foram entregues no ACP e o serviço de entrega está concluído. Se ACP encaminhar os documentos será por malote deles e não reflete no rastreio que você tem.

    Aguarde uns 20 a 30 dias e ligue na LR para saber da numeração dos processos.
  • Obrigado a todos os que tiraram minhas dúvidas. Finalmente essa semana vou mandar os documentos para atribuição da minha esposa.

    Demorou mais um pouco que como informaram era melhor eu mandar também a certidão de casamento de inteiro teor mesmo a mudança de nome estando averbado na certidão de nascimento.

    Paguei por cartão no dia 27/10 e vou mandar:

    - Certidão de nascimento por cópia reprográfica autenticada e apostilada
    - Cópia da identidade autenticada e apostilada
    - Formulário 1C - Assinar no cartório - SÓ UMA VEZ - e reconhecer firma por AUTENTICIDADE veja se na etiqueta do reconhecimento diz que foi reconhecida por " autenticidade" ou "por verdadeira". Por semelhança não pode.
    - Cópia do email que a conservatória mandou informando o assento do pai dela
    - Comprovante de pagamento do email que eles mandaram
    - certidão de casamento inteiro teor apostilada para justificar a mudança de nome.


    Referente ao envio vou mandar por EMS seguindo essa dica:
    Mandar por DHL - olha a dica (Nunca mandei por EMS, leva de 8 a 11 dias úteis. Por mais 70 reais, faço o envio pela DHL. Sai a 238 reais com o seguro de mil reais e o prazo de entrega é de 3 dias úteis, com possibilidade de rastreamento o tempo todo, até o nome de quem recebeu!!)

    Enviar para:
    PORTO
    Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setúbal, 328
    4200-498 Porto – Portugal
    E-mail: arqc.porto-nacionalidade@dgrn.mj.pt
  • Meu processo também foi para a bolinha 2, ACP recebido em 01/08/2019.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.