Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

17517527547567571452

Comentários

  • Boa noite pessoal!!
    Hoje finalmente, depois de muitas idas e vindas, recebemos uma carta com a notícia de que o processo de nacionalidade do meu pai foi concluído. Como faço pra colocar na planilha?
    Agora vou dar entrada no meu processo junto com o das minhas duas irmãs.
    Seria o mesmo procedimento? E os documentos, também os mesmos? Como seria o assento de batismo do português apostilado nesse caso? Junto veio o papel com o assento do meu pai, seria este mesmo?
    Podemos enviar os documentos juntos?
  • Liane AlegriaLiane Alegria Member
    editado August 2019
    @LorenFreitas, os documentos são os mesmos. O assento de batismo do português (que não precisa ser apostilado) é cópia do assento do seu pai que você recebeu por correio! Se só mandaram o número do assento, peça pelo civil online
  • Emiti minha certidão pelo Civil Online agora e está tudo certo.

    Meu nome no site de acompanhamento estava incorreto (meu sobrenome constava como Fernandes e não como Ferreira), mas era erro só do site mesmo.

    Obrigado pela ajuda durante esse tempo todo. Agradeço especialmente aos moderadores, que responderam várias dúvidas que tive! =D
  • Estou fazendo o processo de atribuição do meu pai.
    Irei pagar a taxa do processo via cartão de crédito, no campo "Nome próprio" eu coloco o nome do meu pai?
    E no campo "Nome do Requerente"?
    Tem algum problema o cartão de crédito ser em nome de terceiros?
  • Amigos, bom dia! O site de acompanhamento está com problemas? Hoje ainda não consegui entrar, diz que não conseguiram conectar com o servidor...
  • editado August 2019
    @Milena...

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/149017/#Comment_149017

    Pode ser utilizado cartão de terceiros para realizar o pagamento...Não se assuste...Quando imprimir o formulário 1 C que será enviado por email...Vai vir impresso o nome do titular do cartão de crédito no campo **Requerente**...É assim mesmo...
    Importante no 1 C é a assinatura do Requerente reconhecida por AUTENTICIDADE...

    Nome próprio é o primeiro nome...Exatamente como é feito o preenchimento no formulário 1 C...O sobrenome (s) vem na outra linha...
  • @Nilton Hessel
    Obrigada pela ajuda, posso imprimir o formulário que recebi por e-mail em preto e branco ou devo imprimir colorido?
  • editado August 2019
    @Milena...
    Formulário 1 C sempre deverá ser impresso em cores...Frente e verso da mesma folha de papel A4...
    Qualquer dúvida...No anexo costuma vir também duas páginas de orientações de preenchimento do 1 C no arquivo que eles enviam...
  • @Cecilia_Helena... Também não consegui... Aparece que não é possível acessar esse site...
  • abri o site agora, acho que voltou ao normal
  • editado August 2019
    @Eliane Figueiredo e @Cecilia_Helena
    Aqui o site está funcionando normalmente, inclusive meu processo numerado 17/05 acabou de passar da fase 1 para a fase 2.
    Tentem entrar por outro navegador. Ou reiniciar o computador.
  • Meu processo numerado dia 18/05 acabou de mudar da fase 1 pra fase 2.
  • @amanda282 Eu enviei email solicitando a senha dia 12 de agosto e ate agora nada. O da minha mãe responderam em 19 dias. Continuo aguardando. Mandei para rcentrais.admin@irn.mj.pt.
  • Boa tarde, tem horários disponíveis pra agendar o cartão cidadão/passaporte dia 13 e 14 de novembro, no consulado de São Paulo.
  • que bom!! processos de maio/2019 com status alterados ACP voltando ao normal
  • @pessoal

    Para fazer o cartão cidadão no consulado (no meu caso, RJ) é necessário a transcrição de casamento?
  • @lianealegria o papel que veio pelo correio consta o nome do meu pai e a filiação junto com a naturalidade, o nome dos avós, menções especiais, data do assento, o nome da oficial de que fez o registro.. e atrás o número do assento e a conservatória, junto com o averbamento. Isso seria a certidão? Pode ser uma cópia simples autenticada? Já eu não precisa ser apostilada..
  • Oi @Eliane Figueiredo, pois é, agora consegui entrar, parece que voltou a funcionar, mas para nós aqui, sem novidades ainda...
  • @LorenFreitas, a certidão é simples, não espere nada do tipo das nossas, em papel especial, colorido. É uma folha A4, impressa dos dois lados! Mande uma cópia simples, frente e verso, não precisa autenticar.Em Portugal é tudo informatizado, eles verificam a autenticidade lá!!
  • Boa tarde!! Acabo de conferir o da minha filha. Até o número 5, tudo verde.

    "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."

    Significa que está na fase de despacho, certo? Deu tudo certo com minha portuguesinha
  • editado August 2019
    Tentei atualizar a planilha mas não consegui pelo tablet, se alguém puder faze-lo....

    Beatriz Rocha (menor) numerado em 10/05. Fase: Despacho
  • @lianealegria entendi, muito obrigada!
    e quanto aos processos das minhas irmãs, é necessário enviar 3 processos separados?
  • editado August 2019
    @Loren...
    Os documentos para instrução de cada processo devem ser colocados em envelopes individuais identificados...

    ........................"ATRIBUIÇÃO DA NACIONALIDADE PORTUGUESA DE FULANA DE TAL"............................

    Documentos não podem ser compartilhados entre os processos...Por exemplo...Para cada processo de suas irmãs deve anexar uma cópia simples do Assento de Nascimento do Português em Questão...(SeuPai)...

    Cada um desses envelopes contendo os documentos de suas irmãs pode ser colocado dentro do envelope de remessa...A opção de envio é você quem escolhe...EMS...DHL...FEDEX...Etc...
  • Pessoal boa noite. Estou terminando de reunir os documentos para solicitação do assento da minha mãe que é filha de pai português, eu fiz solicitação da certidão de nascimento e também de casamento dela, pois ela acrescentou sobrenome do meu pai, eu fiquei com medo e resolvi mandar também.. agora estou na dúvida se gastei dinheiro atoa, ou realmente é necessário?! Alguém sabe me dizer? Obrigada!
  • No caso descrito você fez o correto @Gabriela...

    Envie Nascimento (Reprográfica + Apostila) e Casamento (Digitada ou Reprográfica + Apostila) De sua Mãe...
    Veja...No RG da sua Mãe deve constar o nome de Casada...Certo...?

    Não podem haver divergências nos nomes quando comparados os dados dos três principais documentos apresentados para instruir o processo de sua Mãe...:

    # 1 Assento de Nascimento do Português em Questão...(Seu Avô)...
    # 2 Certidão de Nascimento Reprográfica da Requerente...(Sua Mãe)...
    # 3 Documento de identificação da Requerente...(Sua Mãe)...

    **A Certidão de Casamento serve para justificar o nome de casada no RG de sua Mãe...
    **Mesmo constando essa informação de alteração do nome averbada na Certidão de Nascimento de sua Mãe...Eles costumam exigir a Certidão de Casamento da Requerente para esses casos...


  • @niltonhessel muito obrigada pelo esclarecimento, agora é só pagar e enviar! Valeu mesmo.
  • @Carolina Seixas e @Cecilia_Helena...
    Consegui tb... Meu processo e o da minha irmã tb foram numerados no dia 17/05, mas não saíram ainda da primeira etapa...
  • Pessoal, podem me ajudar por favor? A 2 anos atrás, fiz a cidadania da minha mãe e a minha, por Vila Nova de Gaia! Agora, meu primo quer fazer e pediu minha ajuda, dei uma olhada em atribuição por V.N. de Gaia , mas parece q está parado por lá (os comentários) e me lembro que lá estava bem demorado! Na época que fiz, eu usei o número do assento digitalizado do meu avô, informei no 1c o número, ano que foi digitalizado e tal, ainda pode ser assim?

    No caso, os documentos para fazer por Porto ficaria:

    Número do assento no formulario 1c.
    Certidão de nascimento reprográfica inteiro teor da requerente (apostilado).
    Rg da requerente (apostilado).
    Formulario 1 c preenchido, assinatura reconhecida por autenticidade.
    175 euros.

  • editado August 2019
    @Nilton Hessel, na época em que eu reuni os documentos para a minha mãe, entre março e abril deste ano, praticamente não se via comentários sobre a necessidade de enviar a certidão de casamento junto para comprovar a mudança de nome. Inclusive na página de "documentos a enviar" aqui do site, informava que, se não estivesse averbado na certidão de nascimento, aí sim seria necessário.

    Por fim, mandei sem mesmo e o processo está na Fase 4 com o texto: "O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa".

    Estou cruzando os dedos para não cair em exigência...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.