Bom dia pessoal, sou nova por aqui... apesar de já ter lido muitos dos assuntos dos tópicos ainda tenho duvidas. rs Minha sogra é portuguesa e mau marido quer tirar a cidadania portuguesa. Nós já temos todos os documentos. minha dúvida é para onde enviar. mandei e-mail para ACP PORTO (arquivocentral.porto@irn.mj.pt e saigs1@irn.mj.pt esses eu peguei aqui no forum.) mas ainda não tive resposta. tem algum telefone que eu possa ligar? ou outro e-mail? desde já agradeço
@AdrianoEnzo. Vai para a discussão de nacionalidade para netos, lá fala sobre as etapas que o processo vai passar. Inclui o processo do seu pai na planilha. O processo para neto tem fases específicas bem diferentes deste bate papo que você está agora. Boa sorte no processo do seu pai
Liguei hoje e aguardei 1:20 pra ser atendido. Pelo menos não fui atendido pela Teresa hehe. Meu processo foi despachado em 06/05 e o Sr. muito atencioso pediu para aguardar mais uns 15 dias pelo assento. Já atualizei a planilha.
Então, hoje recebi o código pelo Civil Online do meu Assento de Nascimento, todavia no campo Naturalidade consta o seguinte: São Paulo, República Federativa do Brasil. Logo, não constando o nome do estado (São Paulo, São Paulo). Será que isso pode dar algum problema na hora de emitir o Cartão Cidadão?
@Helen Ramos antes de enviar os documentos do seu marido, certifique-se de que o casamento de sua sogra está transcrito em Portugal, isso se o casamento foi realizado fora de Portugal.
@saommgabriel, quando vc pediu a certidão já estava pronto o assento? Ou vc pediu antes e eles ficaram de enviar quando estivesse pronta e agora mandaram?
@raphaelpc então, eu liguei na LR no dia 29/04/2019 e foi-me informado que o meu pedido de cidadania ainda estava em análise. No dia seguinte, solicitei a certidão pelo Civil Online. Dia 02/05/2019 liguei novamente na LR e haviam me informado que o processo tinha ido para registro "no final de abril". E, somente no dia 06/05/2019, a CRC mandou um e-mail a cerca da solicitação da certidão pelo Civil Online com o seguinte teor:
"Informo que não é possível satisfazer o pedido de certidão online, não consta assento de nascimento. Tem um processo de atribuição de nacionalidade nº 55xx/2019, que se encontra despachado favoravelmente desde 29/04/2019, encontrando-se o mesmo a aguardar que seja feito o registo de nascimento. Logo que o mesmo seja feito será satisfeito pedido de certidão".
Hoje liguei na LR e me informaram que havia sido remetida carta à residência e em razão disso já havia sido expedida a certidão. Então mandei e-mail para a CRC solicitando o código do Civil Online e em 20 minutos me responderam com o referido.
Quem ainda vai mandar documentação de algum parente... Sugiro enviar junto uma carta escrita de próprio punho e assinada pelo requerente autorizando uma terceira pessoa a obter informações sobre o processo na Linha de Registros.
Fiz dessa forma com o processo do meu marido e a atendente conferia os meus dados na carta e me passava as informações do processo dele.
@Lilianfs13 A carta que você fez para o seu marido lhe dando poderes para obter informações sobre o processo dele, você colocou o grau de parentesco? Pois vou fazer da minha tia, será que impressa com a assinatura reconhecida por autenticidade dá certo?
A carta que mandei era simples escrita a mão e informava o grau de parentesco sim. Nao estava autenticado, estava somente assinado. Eu escrevi a carta e ele assinou. A carta não me dava plenos poderes, era apenas uma autorização para saber sobre o processo na LR. Fiz de última hora e mandei. Deu super certo na Linha de Registros.
@raphaelpc eu fiz como o @saommgabriel e recomendaria fazer igual. Você não gasta muito mais do que ficar ligando pra Portugal, mas não tem que ficar 1h30 com o telefone no ouvido, e ainda correr o risco da ligação cair e ter que ligar de novo...
De quando é seu processo? Se for até a metade de fevereiro, provavelmente já foi despachado, então vale a pena já pedir o assento pelo civil online. Se for depois disso, eu ainda esperaria mais um tempo pra ligar ou pedir o assento.
Lembrando que, fazendo assim, a gente também colabora pra descongestionar a LR.
@raphaelpc@saommgabriel e @guilhermesantos concordo que, na reta final, é melhor pedir pelo civil online do que ligar. Mas como o processo é de fevereiro, esperaria pelo menos até o meio da próxima semana para pedir... Acho que só vale a pena fazer o pedido no civilonline 15 dias depois do registro...
Lembrem que o pessoal do civilonline está reclamando que tem muita gente pedindo certidão que ainda não está pronta e isso está atrapalhando... Vamos tomar cuidado para não sobrecarregar nenhum serviço, pq eles podem começar a tomar decisões para descongestionar que podem prejudicar no futuro.
@guilhermesantos e @carolinaseixas, o processo da minha esposa é de 21/01 e foi despachado em 22/04. Por isso, já pedi a certidão. Tomei uma bronca por ter pedido e ficaram de enviar quando estiver pronto, mas até agora não tive nenhuma novidade.
Minha avó recebeu uma carta sobre uma exigência sobre processo dela.
1) Eles informaram que tenho 20 dias para enviar o documento pedido e 30 dias de dilação. Vocês sabem se esse prazo conta a partir da data de envio ou de recebimento? Está com a data de envio dia 03/05
2) Eles pediram certidão de óbito ou casamento ou inscrição consular do pai da minha vó. Mas o óbito e casamento estavam averbados na certidão de nascimento do português. Não entendi porque pediram isso...enfim.. Preciso escrever uma carta explicando tudo para enviar junto com os documentos?
@raphaelpc se o seu processo foi para despacho dia 22/04, então provavelmente já está pronto. O registro, pelo o que acompanhei na planilha, leva em torno de até 10 dias úteis após o despacho favorável. Eu, no seu lugar, mandaria um e-mail a CRC questionando: 1) o registro já foi feito; 2) se sim, qual seria o código de acesso ao Civil Online. Aconselho enviar no corpo do e-mail o número do processo gerado pelo Civil Online (aquele que vem descrito no e-mail automático assim que o valor do requerimento é pago - "O processo nº xxxxx/2019 foi actualizado para o estado Pago".
@Nat SGGV, a exigência é para comprovação da fixação do nome completo na maioridade. O que foi enviado foi um assento de batismo, não foi? O prazo é contado em dias úteis e começa a ser contado a partir do terceiro dia útil da data do ofício. Não é a data de postagem e sim a data da carta mesmo. Envie o documento é uma xerox dessa carta que já tem todos os dados do processo.
Pessoal, poderiam me ajudar com uma duvida, por favor? 1- Enviei o processo do meu pai (filho de portugues) em abril (está em fase inicial de analise). Ele é divorciado da minha mãe. Eu teria q ter transcrito o casamento dos 2 para o processo dele? (Ele nao mudou de nome no casamento) 2- Após sair o assento dele (daqui uns meses) entrarei com a minha cidadania. Ele é declarante do meu nascimento. Eu também sou divorciada e mudei meu nome quando casei, mas estou com meu nome de batismo novamente qd me divorciei. Devo enviar a transcricao do meu casamento e averbação do meu divórcio para a minha cidadania? Como ele é declarante do meu nascimento, se eu nao precisar transcrever o casamento e divorcio dele no topico numero 1, acredito que nao devo fazer isso na minha cidadania também, certo? Obrigada!
Boa tarde, Nossos processos foram abertos pessoalmente no Arquivo Central do Porto, na Rua Visconde de Setubal, nº 328. Acompanhamos o Forum e por isso solicitamos incluir os processos na planilha: Márcia Cruz Numerado: 13/02 - pessoalmente Número do processo: 142xx/2019 Pago: 175 Euros em dinheiro
Marise Mello Numerado: 13/02 - pessoalmente Número do processo: 142xx/2019 Pago: 175 Euros em dinheiro
@PaulaG, boa tarde. O ACP, não exige transcrição de casamento , por enquanto, isso não quer dizer que um dia não vão exigir. Então vc não ter feito a transcrição de casamento dos seus pais, não atrapalhará seu processo. Acredito que se o seu nome esta como o de solteira também não precisa enviar a sua certidão de casamento que só serve para justificar a mudança de nome. Mas se você for fazer a dos seus filhos terá que transcrever seu casamento, ou na hora que for tirar seu cartão cidadão e o passaporte.que exige estado civil atualizado. É sempre bom lembrar que é obrigação do cidadão português manter o estado civil sempre atualizado.
Comentários
Minha sogra é portuguesa e mau marido quer tirar a cidadania
portuguesa. Nós já temos todos os documentos. minha dúvida é para onde enviar. mandei e-mail para ACP PORTO (arquivocentral.porto@irn.mj.pt e saigs1@irn.mj.pt esses eu peguei aqui no forum.) mas ainda não tive resposta. tem algum telefone que eu possa ligar? ou outro e-mail?
desde já agradeço
EMS
IRN, IP
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto
Docs
Arquivo Central do Porto
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto
Vai para a discussão de nacionalidade para netos, lá fala sobre as etapas que o processo vai passar. Inclui o processo do seu pai na planilha. O processo para neto tem fases específicas bem diferentes deste bate papo que você está agora. Boa sorte no processo do seu pai
@Adrianaian
Então, hoje recebi o código pelo Civil Online do meu Assento de Nascimento, todavia no campo Naturalidade consta o seguinte: São Paulo, República Federativa do Brasil. Logo, não constando o nome do estado (São Paulo, São Paulo). Será que isso pode dar algum problema na hora de emitir o Cartão Cidadão?
Processo: 55xx/2019
Numerado: 18/01/2019
Despachado: 29/04/2019
"Informo que não é possível satisfazer o pedido de certidão online, não consta assento de nascimento. Tem um processo de atribuição de nacionalidade nº 55xx/2019, que se encontra despachado favoravelmente desde 29/04/2019, encontrando-se o mesmo a aguardar que seja feito o registo de nascimento. Logo que o mesmo seja feito será satisfeito pedido de certidão".
Hoje liguei na LR e me informaram que havia sido remetida carta à residência e em razão disso já havia sido expedida a certidão. Então mandei e-mail para a CRC solicitando o código do Civil Online e em 20 minutos me responderam com o referido.
Quem ainda vai mandar documentação de algum parente... Sugiro enviar junto uma carta escrita de próprio punho e assinada pelo requerente autorizando uma terceira pessoa a obter informações sobre o processo na Linha de Registros.
Fiz dessa forma com o processo do meu marido e a atendente conferia os meus dados na carta e me passava as informações do processo dele.
@blancout
Obrigada pelas orientações.
Alguém mais teve respaldo de outras datas que foram concluídas?
Ansioso para chegar os processos do dia 20/02.
A carta que você fez para o seu marido lhe dando poderes para obter informações sobre o processo dele, você colocou o grau de parentesco? Pois vou fazer da minha tia, será que impressa com a assinatura reconhecida por autenticidade dá certo?
A carta que mandei era simples escrita a mão e informava o grau de parentesco sim.
Nao estava autenticado, estava somente assinado.
Eu escrevi a carta e ele assinou.
A carta não me dava plenos poderes, era apenas uma autorização para saber sobre o processo na LR. Fiz de última hora e mandei. Deu super certo na Linha de Registros.
De quando é seu processo? Se for até a metade de fevereiro, provavelmente já foi despachado, então vale a pena já pedir o assento pelo civil online. Se for depois disso, eu ainda esperaria mais um tempo pra ligar ou pedir o assento.
Lembrando que, fazendo assim, a gente também colabora pra descongestionar a LR.
Lembrem que o pessoal do civilonline está reclamando que tem muita gente pedindo certidão que ainda não está pronta e isso está atrapalhando... Vamos tomar cuidado para não sobrecarregar nenhum serviço, pq eles podem começar a tomar decisões para descongestionar que podem prejudicar no futuro.
Algumas dúvidas:
Minha avó recebeu uma carta sobre uma exigência sobre processo dela.
1) Eles informaram que tenho 20 dias para enviar o documento pedido e 30 dias de dilação. Vocês sabem se esse prazo conta a partir da data de envio ou de recebimento? Está com a data de envio dia 03/05
2) Eles pediram certidão de óbito ou casamento ou inscrição consular do pai da minha vó. Mas o óbito e casamento estavam averbados na certidão de nascimento do português. Não entendi porque pediram isso...enfim.. Preciso escrever uma carta explicando tudo para enviar junto com os documentos?
Obrigada!
O prazo é contado em dias úteis e começa a ser contado a partir do terceiro dia útil da data do ofício. Não é a data de postagem e sim a data da carta mesmo.
Envie o documento é uma xerox dessa carta que já tem todos os dados do processo.
1- Enviei o processo do meu pai (filho de portugues) em abril (está em fase inicial de analise). Ele é divorciado da minha mãe. Eu teria q ter transcrito o casamento dos 2 para o processo dele? (Ele nao mudou de nome no casamento)
2- Após sair o assento dele (daqui uns meses) entrarei com a minha cidadania. Ele é declarante do meu nascimento. Eu também sou divorciada e mudei meu nome quando casei, mas estou com meu nome de batismo novamente qd me divorciei. Devo enviar a transcricao do meu casamento e averbação do meu divórcio para a minha cidadania? Como ele é declarante do meu nascimento, se eu nao precisar transcrever o casamento e divorcio dele no topico numero 1, acredito que nao devo fazer isso na minha cidadania também, certo?
Obrigada!
Nossos processos foram abertos pessoalmente no Arquivo Central do Porto, na
Rua Visconde de Setubal, nº 328.
Acompanhamos o Forum e por isso solicitamos incluir os processos na planilha:
Márcia Cruz
Numerado: 13/02 - pessoalmente
Número do processo: 142xx/2019
Pago: 175 Euros em dinheiro
Marise Mello
Numerado: 13/02 - pessoalmente
Número do processo: 142xx/2019
Pago: 175 Euros em dinheiro
O ACP, não exige transcrição de casamento , por enquanto, isso não quer dizer que um dia não vão exigir. Então vc não ter feito a transcrição de casamento dos seus pais, não atrapalhará seu processo. Acredito que se o seu nome esta como o de solteira também não precisa enviar a sua certidão de casamento que só serve para justificar a mudança de nome. Mas se você for fazer a dos seus filhos terá que transcrever seu casamento, ou na hora que for tirar seu cartão cidadão e o passaporte.que exige estado civil atualizado. É sempre bom lembrar que é obrigação do cidadão português manter o estado civil sempre atualizado.