Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

16846856876896901462

Comentários

  • Bom dia pessoal, sou nova por aqui... apesar de já ter lido muitos dos assuntos dos tópicos ainda tenho duvidas. rs
    Minha sogra é portuguesa e mau marido quer tirar a cidadania
    portuguesa. Nós já temos todos os documentos. minha dúvida é para onde enviar. mandei e-mail para ACP PORTO (arquivocentral.porto@irn.mj.pt e saigs1@irn.mj.pt esses eu peguei aqui no forum.) mas ainda não tive resposta. tem algum telefone que eu possa ligar? ou outro e-mail?
    desde já agradeço
  • @Helen Ramos Esses são os dados para o envio do EMS e dos documentos.

    EMS
    IRN, IP
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto

    Docs
    Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto
  • @AdrianoEnzo.
    Vai para a discussão de nacionalidade para netos, lá fala sobre as etapas que o processo vai passar. Inclui o processo do seu pai na planilha. O processo para neto tem fases específicas bem diferentes deste bate papo que você está agora. Boa sorte no processo do seu pai
  • Obrigado
    @Adrianaian
  • @luizaparada .....Obrigado!!!!
  • Liguei hoje e aguardei 1:20 pra ser atendido. Pelo menos não fui atendido pela Teresa hehe. Meu processo foi despachado em 06/05 e o Sr. muito atencioso pediu para aguardar mais uns 15 dias pelo assento. Já atualizei a planilha.
  • Boa tarde turma.

    Então, hoje recebi o código pelo Civil Online do meu Assento de Nascimento, todavia no campo Naturalidade consta o seguinte: São Paulo, República Federativa do Brasil. Logo, não constando o nome do estado (São Paulo, São Paulo). Será que isso pode dar algum problema na hora de emitir o Cartão Cidadão?

    Processo: 55xx/2019
    Numerado: 18/01/2019
    Despachado: 29/04/2019
    Registrado: 13/05/2019
  • @Helen Ramos antes de enviar os documentos do seu marido, certifique-se de que o casamento de sua sogra está transcrito em Portugal, isso se o casamento foi realizado fora de Portugal.
  • @saommgabriel, é normal. Quando a cidade e estado tem o mesmo nome eles não repetem, escrevem uma vez só.
  • @Daniel Henriques ah sim, entendi, já estava pensando em retificação hahaha. Valeu!
  • @saommgabriel, quando vc pediu a certidão já estava pronto o assento? Ou vc pediu antes e eles ficaram de enviar quando estivesse pronta e agora mandaram?
  • @raphaelpc então, eu liguei na LR no dia 29/04/2019 e foi-me informado que o meu pedido de cidadania ainda estava em análise. No dia seguinte, solicitei a certidão pelo Civil Online. Dia 02/05/2019 liguei novamente na LR e haviam me informado que o processo tinha ido para registro "no final de abril". E, somente no dia 06/05/2019, a CRC mandou um e-mail a cerca da solicitação da certidão pelo Civil Online com o seguinte teor:

    "Informo que não é possível satisfazer o pedido de certidão online, não consta assento de nascimento. Tem um processo de atribuição de nacionalidade nº 55xx/2019, que se encontra despachado favoravelmente desde 29/04/2019, encontrando-se o mesmo a aguardar que seja feito o registo de nascimento. Logo que o mesmo seja feito será satisfeito pedido de certidão".

    Hoje liguei na LR e me informaram que havia sido remetida carta à residência e em razão disso já havia sido expedida a certidão. Então mandei e-mail para a CRC solicitando o código do Civil Online e em 20 minutos me responderam com o referido.
  • Lilianfs13Lilianfs13 Member
    editado May 2019
    DICA:

    Quem ainda vai mandar documentação de algum parente... Sugiro enviar junto uma carta escrita de próprio punho e assinada pelo requerente autorizando uma terceira pessoa a obter informações sobre o processo na Linha de Registros.

    Fiz dessa forma com o processo do meu marido e a atendente conferia os meus dados na carta e me passava as informações do processo dele.
  • @Jefferson souza
    @blancout

    Obrigada pelas orientações.
  • editado May 2019
    @guibm processo incluído. Obrigado por informar.
  • Baseando-se pela planilha a ACP, está concluindo os processos do dia 14 é isso?

    Alguém mais teve respaldo de outras datas que foram concluídas?

    Ansioso para chegar os processos do dia 20/02.
  • @Lilianfs13
    A carta que você fez para o seu marido lhe dando poderes para obter informações sobre o processo dele, você colocou o grau de parentesco? Pois vou fazer da minha tia, será que impressa com a assinatura reconhecida por autenticidade dá certo?
  • @JuLCosta

    A carta que mandei era simples escrita a mão e informava o grau de parentesco sim.
    Nao estava autenticado, estava somente assinado.
    Eu escrevi a carta e ele assinou.
    A carta não me dava plenos poderes, era apenas uma autorização para saber sobre o processo na LR. Fiz de última hora e mandei. Deu super certo na Linha de Registros.
  • @saommgabriel, era isso que eu estava pensando. É melhor entao eu tentar falar na LR para saber do assento antes de mandar e-mail pedindo a certidão!
  • @raphaelpc eu fiz como o @saommgabriel e recomendaria fazer igual. Você não gasta muito mais do que ficar ligando pra Portugal, mas não tem que ficar 1h30 com o telefone no ouvido, e ainda correr o risco da ligação cair e ter que ligar de novo...

    De quando é seu processo? Se for até a metade de fevereiro, provavelmente já foi despachado, então vale a pena já pedir o assento pelo civil online. Se for depois disso, eu ainda esperaria mais um tempo pra ligar ou pedir o assento.

    Lembrando que, fazendo assim, a gente também colabora pra descongestionar a LR.
  • @raphaelpc @saommgabriel e @guilhermesantos concordo que, na reta final, é melhor pedir pelo civil online do que ligar. Mas como o processo é de fevereiro, esperaria pelo menos até o meio da próxima semana para pedir... Acho que só vale a pena fazer o pedido no civilonline 15 dias depois do registro...

    Lembrem que o pessoal do civilonline está reclamando que tem muita gente pedindo certidão que ainda não está pronta e isso está atrapalhando... Vamos tomar cuidado para não sobrecarregar nenhum serviço, pq eles podem começar a tomar decisões para descongestionar que podem prejudicar no futuro.
  • @guilhermesantos e @carolinaseixas, o processo da minha esposa é de 21/01 e foi despachado em 22/04. Por isso, já pedi a certidão. Tomei uma bronca por ter pedido e ficaram de enviar quando estiver pronto, mas até agora não tive nenhuma novidade.
  • editado May 2019
    @Gisela provavelmente seu processo não foi numerado ainda
  • @VladPen mas é normal um prazo tão longo para numerar o processo? Meus documentos foram recebidos há mais de um mês.
  • Bom dia, pessoal

    Algumas dúvidas:

    Minha avó recebeu uma carta sobre uma exigência sobre processo dela.

    1) Eles informaram que tenho 20 dias para enviar o documento pedido e 30 dias de dilação. Vocês sabem se esse prazo conta a partir da data de envio ou de recebimento? Está com a data de envio dia 03/05

    2) Eles pediram certidão de óbito ou casamento ou inscrição consular do pai da minha vó. Mas o óbito e casamento estavam averbados na certidão de nascimento do português. Não entendi porque pediram isso...enfim.. Preciso escrever uma carta explicando tudo para enviar junto com os documentos?

    Obrigada!

  • @raphaelpc se o seu processo foi para despacho dia 22/04, então provavelmente já está pronto. O registro, pelo o que acompanhei na planilha, leva em torno de até 10 dias úteis após o despacho favorável. Eu, no seu lugar, mandaria um e-mail a CRC questionando: 1) o registro já foi feito; 2) se sim, qual seria o código de acesso ao Civil Online. Aconselho enviar no corpo do e-mail o número do processo gerado pelo Civil Online (aquele que vem descrito no e-mail automático assim que o valor do requerimento é pago - "O processo nº xxxxx/2019 foi actualizado para o estado Pago".
  • @Nat SGGV, a exigência é para comprovação da fixação do nome completo na maioridade. O que foi enviado foi um assento de batismo, não foi?
    O prazo é contado em dias úteis e começa a ser contado a partir do terceiro dia útil da data do ofício. Não é a data de postagem e sim a data da carta mesmo.
    Envie o documento é uma xerox dessa carta que já tem todos os dados do processo.
  • PaulaGPaulaG Member
    Pessoal, poderiam me ajudar com uma duvida, por favor?
    1- Enviei o processo do meu pai (filho de portugues) em abril (está em fase inicial de analise). Ele é divorciado da minha mãe. Eu teria q ter transcrito o casamento dos 2 para o processo dele? (Ele nao mudou de nome no casamento)
    2- Após sair o assento dele (daqui uns meses) entrarei com a minha cidadania. Ele é declarante do meu nascimento. Eu também sou divorciada e mudei meu nome quando casei, mas estou com meu nome de batismo novamente qd me divorciei. Devo enviar a transcricao do meu casamento e averbação do meu divórcio para a minha cidadania? Como ele é declarante do meu nascimento, se eu nao precisar transcrever o casamento e divorcio dele no topico numero 1, acredito que nao devo fazer isso na minha cidadania também, certo?
    Obrigada!
  • Boa tarde,
    Nossos processos foram abertos pessoalmente no Arquivo Central do Porto, na
    Rua Visconde de Setubal, nº 328.
    Acompanhamos o Forum e por isso solicitamos incluir os processos na planilha:
    Márcia Cruz
    Numerado: 13/02 - pessoalmente
    Número do processo: 142xx/2019
    Pago: 175 Euros em dinheiro

    Marise Mello
    Numerado: 13/02 - pessoalmente
    Número do processo: 142xx/2019
    Pago: 175 Euros em dinheiro


  • @PaulaG, boa tarde.
    O ACP, não exige transcrição de casamento , por enquanto, isso não quer dizer que um dia não vão exigir. Então vc não ter feito a transcrição de casamento dos seus pais, não atrapalhará seu processo. Acredito que se o seu nome esta como o de solteira também não precisa enviar a sua certidão de casamento que só serve para justificar a mudança de nome. Mas se você for fazer a dos seus filhos terá que transcrever seu casamento, ou na hora que for tirar seu cartão cidadão e o passaporte.que exige estado civil atualizado. É sempre bom lembrar que é obrigação do cidadão português manter o estado civil sempre atualizado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.