@PessoALL, as informações fornecidas presencialmente, seja no ACP ou em qualquer outra Conservatória, não são informações fáceis, isto é, as pessoas que trabalham nestes lugares são super sérias e formais e, mesmo que você tenha todos os dados de um processo por exemplo, se não fores o procurador não irão te dizer NADA. Portanto, vamos ao menos tentar confiar nos que lá estiveram e que trouxeram a informação que os processos de Julho estão sendo trabalhados no momento. Não vejo um português funcionário público comentando nada além da informação objetiva e seca: estamos trabalhando nos processos. Mais que isso não saberemos no momento. Confiemos que voltou a andar os de Julho, é o que nos resta. Paciência futuros-tugas!
O ACP passou a exigir mesmo a transcrição do casamento do progenitor português?
Minha prima me pediu ajuda com a atribuição para ela e depois para a filha, e sugeri mandar os docs para o ACP, acontece que o meu tio (o português, casado no Brasil com brasileira) é o declarante na certidão de nascimento da minha prima mas não transcreveu o casamento.
@DavidLima Qual navegador você usou? Tentei Chrome, IE e Firefox. A mesmíssima página de erro acontece. Não estou vendo outro jeito a não ser o Vale Postal via Correios mesmo.
Boa tarde. Em 2016 fizemos a atribuição do meu pai pelo meu avô aue era português, chegou ao Brasil com 8 anos, como nasc8 antes de 1911. Nao veio com sobrenome e adotou o nome do meu bisavô, Souza. Bem, ele solicitou a cidadania, tudo ok. Eu e meu irmão solicitamos a nossa, tudo ok. E foi solicitada a cidadania de minhas sobrinhas, tudo ok. Fomo tirar nosso CC e Passaporte juntos, já estamos com nossos CC e Passaporte. Menos meu pai que foi solicitado junto e até agora nada de chegar. Ligando para LR, avisaram que há divergência de nome do meu avô, que está com s na certidão do meu pai. Só que todos os dicumentos do meu avô, o nome é com Z como todos os nomes da Família. Como proceder para meu pai ter o CC e o passaporte?
Pessoal, o.processo da minha avó saiu em 31 julho, liguei e tenho o numero do assento já. Minha duvida é, eu não deveria receber uma carta em casa? Ate agora não recebi nada, o que devo fazer? Outra coisa, estou com docs da minha mãe prontos p enviar, envio para ACP, ainda é mais rápida?
@cintiagouy Sua avó se casou? Vale lembrar que para mulheres que transmitem a nacionalidade aos filhos, é obrigatória a transcrição de casamento, caso tenha ocorrido.
Olá pessoal Li muitas postagens e mesmo assim tenho algumas dúvidas Entendi que o RG ou docto equivalente do requerente deve ser apostilado No caso de menores, 14 e 10 anos Devemos apostilar o RG do pai e da mãe? Ou somente do pai português declarante do nascimento? Menor com mais de 14 anos tb precisa enviar cópia do RG apostilado? Obrigado pela ajuda de sempre.
Boa noite. Efetuei o pagamento pelo cartão de crédito e no formulário impresso mostra o endereço de envio para Lisboa. Paguei no lugar errado ? Ou é assim mesmo, faço o pagamento e depois decido para onde enviar?
Pessoal se alguém puder colocar na planilha para colaborar agradeço.
Saul Casalinho Primeiro envio de todos documentos:02/3/2018 Dia 23/04 Todos os documentos foram devolvidos por erro de vale postal, com valor inferior(o correio fez cotação com menor valor) Reenvio dos documentos e vale: 24/04/2018 Chegou carta na residência com exigência dia 17/06/18 Envio de exigência e novo doc: 19/06/2018 Processo concluído: 03/10/18 Gastos totais: R$ 1.955
@eliasfsjunior e @carlosenglerth entendi! Mas o que eu percebi no site do consulado de SP é que quando se solicita a transcrição + cartão cidadão + passaporte só é liberado o agendamento depois que eles concluem a transcrição...
@apartme Entendi, no Consulado de São Paulo é assim que funciona, se fizer junto, primeiro faz a transcrição, depois eles agendam os documentos. No Rio, o Consulado está extremamente saturado, é quase impossível conseguir qualquer agendamento a curto prazo. Você também pode fazer a transcrição por Ponta Delgada, se preferir.
Apenas para atualizar, liguei agora na LR e meu processo numerado 18/07 continua em análise. A atendente disse que todos os processos da ACP do mês de julho continuam em fase inicial.
Também acabei de ligar para a LR. Ela me informou que todos os processos de julho ainda estão na fase inicial e ainda nem foram atribuídos a nenhum funcionário.
Para atribuição de pai para filho pelo ACP além do outros documetos bastaria copia da certidão de nascimento do portugues(1888) já com o casamento averbado ou precisaria ser a certidão original do portugues certificada enviado pelo arquivo distrital?
A nacionalidade do meu avô foi feita por Tondela e registrado nos registros centrais de Lisboa... já sei que no quadro 2 tenho que marcar os registros centrais, mas o que eu coloco em Freguesia e conselho?
Boa noite! Tenho uma dúvida referente a assinatura no formulário pois existem duas linhas "1"! Assinei as duas linhas, fiz corretamente? Quero fazer pelo ACP Porto, poderiam me auxiliar de como preencher o envelope com o destinatário? Existe alguma sequência nos documentos?
@nataliarf Não precisa preencher os campos Freguesia e Conselho, pois ele não nasceu em Portugal. Marque apenas o País "Brasil", preencha a data de nascimento, o Número do Assento, o Ano e marque a opção "Conservatória dos Registro Centrais".
Comentários
Minha prima me pediu ajuda com a atribuição para ela e depois para a filha, e sugeri mandar os docs para o ACP, acontece que o meu tio (o português, casado no Brasil com brasileira) é o declarante na certidão de nascimento da minha prima mas não transcreveu o casamento.
Li muitas postagens e mesmo assim tenho algumas dúvidas
Entendi que o RG ou docto equivalente do requerente deve ser apostilado
No caso de menores, 14 e 10 anos
Devemos apostilar o RG do pai e da mãe? Ou somente do pai português declarante do nascimento?
Menor com mais de 14 anos tb precisa enviar cópia do RG apostilado?
Obrigado pela ajuda de sempre.
Saul Casalinho
Primeiro envio de todos documentos:02/3/2018
Dia 23/04 Todos os documentos foram devolvidos por erro de vale postal, com valor inferior(o correio fez cotação com menor valor)
Reenvio dos documentos e vale: 24/04/2018
Chegou carta na residência com exigência dia 17/06/18
Envio de exigência e novo doc: 19/06/2018
Processo concluído: 03/10/18
Gastos totais: R$ 1.955
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/6022/atribuicao-para-menores-de-idade/p1
Mas o que eu percebi no site do consulado de SP é que quando se solicita a transcrição + cartão cidadão + passaporte só é liberado o agendamento depois que eles concluem a transcrição...
Parabéns!!
Muitos obstáculos superados e agora chegou o momento de comemorar!
A do meu avô fiz por Tondela e paguei por vale postal.
Queria fazer a do meu pai pela ACP e pagar no cartão!
Temos um fórum para dúvidas sobre Pagamento por Cartão de Crédito:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12234/pagamento-com-cartao-de-credito-internacional-acp-do-porto-tondela-crc-lisboa/p1