Processos de conversão para netos já naturalizados

191012141548

Comentários

  • editado September 2018
    Boa Noite...

    Estou fazendo uma conferência final antes de enviar os documentos para instrução do processo de Atribuição de meu Irmão para Lisboa...(1 D)...

    Na página de orientação...(Link abaixo)...Mandam apostilar o formulário de requerimento...É isso mesmo...?
    É que já li algumas vezes aqui no Fórum postagens indicando que não se apostilam os formulários...


    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/11936/atribuicao-de-netos-ja-naturalizados-roteiro-e-preenchimento-1d

    "...3. o impresso de modelo aprovado – em cujo cabeçalho constará aquele mesmo código – deverá ser preenchido, assinado com a assinatura reconhecida por autenticidade , apostilado em cartório e enviado pelo correio para a Conservatória dos Registos Centrais, conforme instruções constantes no respetivo modelo, junto com os documentos acima que devem instruir o pedido. Nesse caso é imprescindível o uso do formulário personalizado...."
  • @Nilton Hessel

    Não me lembro de ter colocado no item 3. "apostilado em cartório" . Você
    é a primeira pessoa a chamar a atenção para esse fato.
    Peço ao @Vlad Pen para deletar a instrução de apostilamento do 1D.
  • @MarizaGuerra , já foi corrigido.
  • Obrigada, @Vlad Pen.
  • Obrigado pelo esclarecimento @Mariza Guerra...
    Obrigado @Vlad Pen...
  • Joao CoutinhoJoao Coutinho Member
    editado September 2018
    @Vlad Pen, vc pode, por favor, me ajudar nas questões que fiz um pouco acima? Muito obrigado.
    abraços, João
  • Bom dia ! Gostaria de ter acesso à planilha do google, seria possível liberar o acesso ? Dei entrada na conversão de nacionalidade em nov/17 e ainda se encontra em análise.
  • editado September 2018
    @JoãoCoutinho

    1- vc coloca todos os numeros e caracteres q aparecem no CC
    2-data da emissão vc conta 10 anos anterior à data de vencimento.
    3-Emitido por República de Portugal
    4-Portuguesa

    Veja :


    PREENCHIMENTO 1D:

    Quadro 1
    1: Nome próprio é o primeiro nome, apelidos são sobrenomes.
    4: Cartão Cidadão -CC ou Passaporte português.
    6: República de Portugal
    Cod. Postal: colocar o primeiro número do CEP antes do primeiro espaço
    7: : E-mail( para contato)
    Naturalidade: cidade e estado de nascimento.
    País: de naturalidade
    Nacionalidade: portuguesa
    9: Brasil

    Quadro 2:
    Informações sobre o ascendente português poderá ficar em branco.
    5: Marque X - Considera relevantes as seguintes circunstâncias;
    Cidadão português naturalizado requere a nacionalidade originária.

    Quadro 3: Deixar em branco

    Quadro 4:
    4:Brasil
    5: Outros documentos:
    Cartão cidadão ou Passaporte português.
  • Maravilha @Vlad Pen. Muito obrigado mais uma vez.
    abraços,
    Joao
  • (?????)...

    Estou retornando para casa após despachar por DHL o envelope com os documentos do meu Irmão para Lisboa...

    No 1 D ...Preenchi apenas com os 8 números que constam no campo...N. ID CIVIL Do Cartão de Cidadão...

    Agora...Com essa afirmação do @Vlad Pen...
    Fiquei outra vez com a orelha atrás da pulga...



  • editado September 2018
    @NiltonHessel no Formulário 1D existem 15 campos para vc preencher o nº do cartão cidadão.No meu cartão por exemplo tem 10 caracteres entre números e letras, mas acredito que mesmo q vc tenha preenchido somente os 8 números não vai ter problema.
  • Boa noite amigos
    O endereço correto do nº para enviar pelo sedex DHL o processo de convolação seria como li a algum tempo no tópico do fórum Destinatário do Sedex Processo Convolação:
    Conservatória dos Registos Centrais
    Rua Rodrigo da Fonseca, nº 202
    1099-033 Lisboa - Portugal
    213817600 / Fax: 2138176 98
    e-mail: registos.centrais@irn.mj.pt

    Ou pelo endereço fornecido no formulário 1D ?
    Rua Rodrigo da Fonseca, nº 200
    1099-033 Lisboa- Portugal
  • @Marlo os dois endereços estão corretos.
  • @Vlad obrigado pela atenção
  • @Vlad boa noite

    Preciso de mais uma ajuda se possível, revisando as instruções de preenchimento do impresso 1D, paguei por cartão , confirmado o pagamento com seu código e recebi pelo email o formulário 1D que imprimi colorido as duas paginas separadas e já reconheci firma presencial no cartório da minha mãe.

    Já ia postar hj pela DHL, mas lendo novamente as instruções diz que o presente modelo do formulário é constituído por duas páginas que devem ser impressas numa única folha(frente e verso) para salvaguarda da identificação ou de reconhecimento da assinatura.

    Terei problemas em enviar o impresso em duas folhas separadas?
    O cartório colocou a marca da metade do carimbo no verso da folha 1 (branco) bem no cantinho da folha e a outra metade do carimbo no cantinho da folha 2 ( parte da frente).
    A folha 1 contém Quadro 1 ao Quadro 2.
    A folha 2 Quadro 3 ao Quadro 5 assinaturas.

    Alguém já enviou o formulário em folhas separadas com reconhecimento de firma na segunda folha?
  • E o selo do cartório de reconhecimento atras da folha 2 (branco) não há espaço nas folha da frente do formulário para o selo.
  • editado September 2018
    @Marlo...

    Meu Irmão assinou o 1 D ontem e eu despachei por DHL ontem mesmo...

    O Rapaz do cartório colou uma pequena faixa adicional de papel sulfite na base do formulário...(Cerca de 2 Cm...)...Suficiente para poder colar os dois selos que compõe esse reconhecimento de firma...
    Fiquei com receio de não caber no envelope da DHL...Mas coube certinho...!!!

    Eu já tinha visto fazerem isso em relação às Certidões apostiladas...Acontece com frequência pois em muitas dessas Certidões em Inteiro Teor...Não sobra muito espaço para a Apostila de Haia...Mas foi a primeira vez que vi fazerem em um formulário de requerimento de Nacionalidade Portuguesa...

    Creio que se as Conservatórias aceitam esse "modus operandi" na emissão das Certidões enviadas para instruir os processos...Não vejo razão para não o fazerem com o Formulário também...

    Mas...Creio que só vou ter certeza disso dentro de alguns meses...
  • @Nilton Hessel

    Mas imprimiu as duas paginas do formulário 1D em um única folha usando frente e o verso?
    Ou em duas folhas separadas?
  • Por favor só mais um dúvida
    No Campo residente em:... coloquei rua e numero
    Cod. Postal: como indicaram (Colocar 1 n. do cep antes do quadradinho para couber)
    Depois ao lado tem mais espaços, coloco Bairro, Cidade e Estado? Pq não tem referência.
    e em baixo País: Brasil
  • @Marlo a @Marcia ja lhe respondeu.
  • Tenho o prazer e a alegria de informar que recebi hoje pelos correios a carta do IRN comunicando a conclusão do meu processo de conversão de nacionalidade. Surpresa sem tamanho!


    ".....Aproveitamos para informar que, para obter certidões, poderá dirigir-se a qualquer Conservatória do Registo Civil em Portugal, pois o registo foi elaborado no sistema informático (SIRIC)."


    Proc. N. 469xxx/17
    Recebido na Conservatória em: 20/07/2017
    Numerado: 20/10/2017 (recebi carta com a numeração em 11/04/2018)
    Conclusão:29/08/2018
    Comunicação entregue na residência: 06/09/2018

    Liguei para a LR em outubro/2017 para obter a numeração, nem mais uma vez. Compesa ser surpreendido.

    Desejo a todos os colegas convolantes boas novas em breve.
  • @ Mariza Guerra .Que notícia maravilhosa .Meus parabéns !Uma injeção de ânimo.para todos !Abraços
  • @Mariza Guerra, Parabéns!!
  • @Mariza Guerra.
    Querida, muito feliz por essa maravilhosa notícia. Você que já ajudou tanto a todos nós merece demais essa nacionalidade originária. Parabéns!
    Mas por favor, não nos abandone kkk
  • @Mariza Guerra .....PARABÉNS DEUS ABENÇÕE
  • Parabéns, @Mariza Guerra! Imagino sua felicidade! Você merece! Aproveito para agradecer novamente você ser tão prestativa conosco. Você pode nem se lembrar, mas foi a primeira pessoa daqui desse maravilhoso Fórum a me "dar a mão", a mostrar uma luz qdo eu ainda era muito "verde" e confundia tudo (por exemplo, eu achava que aquisição e atribuição eram a mesma coisa, rsrs). Seja muito feliz, tanto lá como cá!
  • @Marcelo2017...Vlad...Marcia...Nilton ..Mariza...todos...

    Obrigado pela ajuda...já esta a caminho DHL agora vamos esperar que esses meses passem rápidos e quando menos esperarmos que nos surpreenda com essa imensa alegria de sorrisos...como hj nossa amiga Mariza esta em regozijo satisfação dever cumprido.... Deus abençõe todos nós
  • @MarizaGuerra, parabéns... até que enfim saiu...em breve será o da minha irmã.. Felicidades!!!
  • Obrigada pelos cumprimentos, amigos. Desejo do fundo do coração que vocês realizem o sonho de ter uma segunda pátria em breve. Estou muito orgulhosa de ser portuguesa originária.

    @bisnetademarcia, me lembro de você sim, sucesso para você.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.