Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

13143153173193201452

Comentários

  • editado June 2018
    @Adriana o assento da sua mãe ja veio com o estado civil atualizado ou seja : casada.Sem problemas.
  • @Pedro Antonio Pereira Jr.
    Obrigado pelas informações, já vou adiantando os documentos, porque para conseguir a copia reprográfica demorou um tempinho e assim que eu tiver o numero já dou entrada.
    E respondendo sua duvida, sim foi meu pai que me declarou ainda na primeira semana de vida.
    Aproveito para perguntar .... assim que sair o numero será enviado algum documento via correio?
    Att.
  • editado June 2018
    @Joyce Souza pronto! Então pode proceder tranquilamente com o seu processo pelo ACP.

    Sim, eles enviam o assento pelo correio. Leva uns dois meses, em média, para chegar na sua casa. Há a opção de pedir uma cópia pelo civilonline, pagando a quantia de 10 euros.
  • @Vlad Pen obrigada!!!

    Mesmo com a certidão de nascimento já ter vindo com o nome de casada da minha mãe, eu tenho que fazer a transcrição de casamento para tirar a minha, certo?
  • Enviei o processo de atribuição do meu pai pro ACP de Porto, vi que foi entregue pelo correio no dia 07/06 e quem recebeu foi CEU DUARTE.
    Como faço pra fazer o andamento do meu processo?
  • @vitorpivato ligue para a LR. Só assim é que você poderá saber a respeito do seu processo.
  • @Pedro Antonio Pereira Jr.

    Sabe me dizer o número da LR?
  • @vitorpivato (351) 211 950 500. Ao ser atendido tecle a opção 1 e, em seguida, novamente a tecla 1.

    Recomenda-se usar o pacote de minutos ilimitados para linhas fixas portuguesas do Skype. Custa R$ 10,50 e pode ser adquirido aqui: https://secure.skype.com/calling-rates/Portugal?language=pt-br (clique em Saber Mais para aparecer o pacote mencionado).
  • @Pedro Antonio Pereira Jr.

    Obrigado pelas informações, vou ligar amanhã.
  • Pessoal, boa noite! Me perguntaram um caso hoje sobre cidadania e eu não soube responder direito, será que vocês podem me ajudar?
    Uma amiga é neta de avô português e quer a nacionalidade portuguesa. Pensei que poderia ser mais rápido o processo de atribuição do pai dela para depois ela pedir a atribuição dela. Porém o avô dela já morreu e o pai também. É possível realizar o processo de atribuição de uma pessoa já morta?
    E sobre documentação para qualquer que seja o caso, é preciso de certidão original de nascimento do avô e pai dela?
    Muitíssimo obrigada e fico no aguardo!
  • eliasfsjunioreliasfsjunior Member
    editado June 2018
    @Manuela Vidal

    Não, atribuição de nacionalidade somente em vida. O pai falecido já não pode mais ser atribuído, porque o formulário precisaria ser assinado por ele e dependendo da idade iriam pedir prova de vida. O próprio processo em si, seria ilegal.

    O que sua amiga pode tentar fazer é o processo de Aquisição/Naturalização para Netos, onde ela pularia uma geração, do avô diretamente para ela. O avô ser falecido não é problema. O problema é que esse processo exige comprovar vínculo com a comunidade portuguesa. Por exemplo, caso ela tenha visto de moradia e/ou trabalho em Portugal, ou residência comprovada e legal lá, ela poderia solicitar a aquisição através do avô.
  • Galera, amanhã vou dar entrada no processo da minha irmã aqui na ACP do Porto que pelo que pude verificar é a mais rápida no momento, minha mãe já tem a cidadania e eu também, fiz meu processo em Ovar no ano passado mas pelo que pude verificar os prazos por lá já não são tão curtos.

    Fui acessar o site da ACP e verifiquei que fazem o processo de atribuição também para netos porém a um mês atrás quando fui dar entrada no processo de um amigo meu fui informada que atribuição para netos atualmente só pode ser feita pela central de registros de Lisboa. Confere essa informação?

    Obrigada!
  • @Mariza Sim ok quanto a transcrição, o que quis dizer é sobre o preenchimento do 1C na filiação, fui orientada a preencher com nome de casada mesmo na certidão do meu filho constando o de solteira. Mas no meu caso fui orientada assim pq imaginei tb por se tratar de menor e no caso eu enviaria o meu rg e a assinatura seria a minha com nome de casada.
    A minha transcrição foi concluida , agora aguardo as atribuições , acredito que não terei problemas pq iram entender se tratar da mesma pessoa.
  • @Vlad Pen o pai do meu sogro foi o declarante. Somente o pai era português, a mãe era brasileira...
  • FcamuriFcamuri Member
    editado June 2018
    @PedroAntonioPereiraJr.

    Um bom dia!

    Desculpe incomoda-lo novamente, mas eu tentei atualizar o status do meu processo na planilha e não consegui. Você poderia fazê-lo?

    Então, o processo foi para registro. Como muda tudo em uma semana, né. Uma semana atrás estava em análise.

    Número do processo: 263xx/2018

    Obrigada!

  • editado June 2018
    Liguei hoje novamente, 11h30 (horario de portugal), fiquei 40 minutos esperando.
    Processo chegou la dia 8 de maio, e ja foi aprovado!
    Obrigado a todas as dicas do forum e aos moderadores, incrivel como esse processo pode ser simples e rapido com a ajuda da comunidade.

    Tenho o numero do processo, sera que consigo pegar uma certidao online para ja dar entrada no passaporte e cartao cidadao?
  • Olá pessoal,
    Para que ninguém mais perca tempo como perdi, a LR agora só está informando o status dos processos para o próprio requerente e não mais para terceiros. Fui tentar consultar o de minha esposa hoje e me orientaram para que ela mesma ligasse.
    Me informaram que esta ordem de procedimento é nova (o que procede pois há cerca de 15 dias atrás eu havia conseguido consultar sem qualquer problema).
    Segundo o que a atendente da LR me passou, a justificativa é a proteção de dados das pessoas ( requerentes).
    Obviamente que se for uma pessoa do mesmo gênero eles não teriam como saber, porém como vejo que há aqui casos como o meu de pessoas acompanhando para os pais e cônjuges, fica a dica.

    Alguém já passou por isso?
  • Olá @ Eduardo Felipe,

    O número do processo é diferente do número do assento, portanto se você possui o número do PROCESSO somente não conseguirá.
    Agora, se na ligação te informaram o número do ASSENTO aí sim, você consegue uma via digital pelo portal civilonline e com ela consegue dar andamento em transcrição de casamento e etc.…
  • Bom dia!
    Processo finalizado, deu tudo certo.
    Vou receber alguma carta ou e-mail formalizando o assento?
    Ou somente pelo certidaoonline?
    Obrigado
  • editado June 2018
    @GabrielPereira, bom dia, passei por isso ontem, mas não são todos os atendentes que seguem essa norma, pois voltei a ligar e quem atendeu foi outro atendente e passou informações sem problemas, mas como a demora no atendimento tem que pensar que pode acontecer uma negativa do informe sim ,abs @Ronaldo Dallavia, recebe sim via correios mas demora de 30 a 60 dias para chegar em sua morada, parabéns boa sorte
  • @GabrielPereira,
    Depende da atendente, ocorreu comigo em fevereiro. Liguei pra saber do processo do meu marido e ela disse que só passava informações para o próprio. Depois disso, meu marido sempre ligou.
    No caso da minha filha, entretanto, em abril, eu peguei todos os dados, inclusive o número do assento e a atendente adivinhou logo que eu não era a menor (16 anos). Eu disse que era a mãe e ela não contestou.
  • @Eduardo Felipe,
    Pra pedir o cartão do cidadão e passaporte no consulado não precisa do assento. Se for fazer em Portugal, tenha a certidão.
  • @Ronaldo Dallavia
    Você recebe uma certidão pelo correio, mas pode demorar uns dois meses.
    Se estiver ansioso, pode fazer pelo civilonline.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
  • @Eduardo Felipe, @Ronaldo Dallavia,
    parabéns!
  • @gabrielpereira,

    eles costumam não aceitar mesmo passar informações de processos alheios. Chega a ser complicado às vezes, pelo requerente ser uma pessoa idosa.
  • Galera.

    É com muita alegria que informo que o processo da minha mãe foi aprovado e já seguiu p/ despacho. Agradeço imensamente a ajuda que todos do grupo.... o Jornada ainda não acabou, agora preciso transcrever o seu casamento e depois pedir a minha transcrição, mas a conclusão desse step foi uma grande vitória =)

    Para vocês terem ideia do timming, seguem as datas dos processos:

    Envio via EMS - 10/05/2018
    Entrega - 18/05/2018
    Numerado - 24/05/2018
    Aprovação e envio p/ despacho - 13/05/2018

    PS: Vocês tem ideia de quanto tempo demora p/ sair o assento portugues? É uma boa monitorar pelo civilonline?
  • @Rafael Galante parabéns pela conquista! A média entre essa e a fase de conclusão é de umas duas semanas.

    Não. O melhor é ligar na LR para fazer esse monitoramento.
  • @eliasfsjunior, @Ronaldo Dallavia,

    a questão do captcha foi resolvida. Por favor, avisem os seus amigos que tentaram se cadastrar e não tinham conseguido.
    Obrigada.

  • @gabrielpereira apenas com meu nome e data de nascimento consegui pedir a certidao online, paguei 10 euros.

    Informei o numero do meu processo, e em 2 horas ja chegou o codigo de acesso para a certidao!
    Nasci dia 20 de maio, e o assento portugues saiu dia 22 de maio :P
    Por 2 dias nao sou 'nascido' na mesma data haha

    Vou tentar atualizar a planilha, alguem apagou meu nome.

    @Solange4 eu estou em Londres, pensando em tirar no consulado aqui ou em Portugal, tento ver qual o mais rapido. Isso ia ajudar muito, a imigracao daqui eh bem chata.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.