Processos do Artigo 6º Nº 1 da Lei de Nacionalidade - (Tempo de Residência)

13468923

Comentários

  • @vitorsouza eu não dei entrada em Setúbal, mas sim em Lisboa, e em fevereiro foi reencaminhado para o Porto, pois Lisboa está sobrecarregada.
    Mas todos nós aqui estamos no mesmo barco, o meu processo vai fazer 10meses.
    Mas se vc tem uma residência de 10 anos, pode livremente morar e trabalhar em qlq pais da Europa, caso isto esteja nos seus planos.
  • @victor Eu so resolvi dar entrada no meu b.i, porque estou trabalhando em França, e tive uma proposta de assinar um contrato francês, só que acho que com a minha residência não, você está por dentro do assunto?
  • @vitorsouza sim, estou por dentro do assunto, pois tbm estou na França. E estive a ler sobre isso, e descobri q se tivesse essa residência de 10 anos poderia trabalhar por aqui, não a tenho portanto tenho q esperar pela nacionalidade. Mas fizeste bem em dar entrada no processo de nacionalidade, e nem precisa ficar preocupado quanto ao prazo, demora mas há de chegar. E enqnt isso vai trabalhando normalmente.
  • @victor seria possível você me explicar o que tenho de fazer ou onde achar informações sobre isso?
  • @vitorsouza deixei te uma msg privada.
  • tenho uma dúvida se nos entregamos processo caso com advogados ou sem advodago que maneira nfica melhor
    se adovgado e porque ?
    sem adovgado porque?
    se poseval porfavor expliqar mim obrigado só quero para meu expérience obrigado
  • @aminulah não procure advogados.Faça por vc mesmo.
  • ok obrigado
  • Boas pessoal, alguém saberia dizer se a DGAJ está com atrasos/problemas em responder aos processos?
    De tudo q já li por aqui no fórum, está entidade tende a ser rápida no geral, o meu caso é de urgência, o próprio SEF q normalmente e dos mais demorados, já respondeu e contudo, continuo a espera da DGAJ.
    Alguém sabe se existe algum contacto q podemos recorrer desta entidade?
    Obrigado
  • Olá pesquisei na internet este contacto 21 790 3600.
  • Essa residência de 10 anos è a permanente ? Que atualmente é de cinco anos ?
  • @Claudinei A residência de 10 anos é de reagrupamento familiar (acho que é assim que se diz), é para quem tem algum elemento na família que tenha nacionalidade portuguesa, no meu caso é o meu pai, deram-me 5 anos, quando fui renovar deram-me 10 anos.
  • Ahh ok obrigada @preciosa pela explicacão
  • Olá colegas, boa tarde! Alguém com boas notícias por favor? Alguém que conseguiu finalizar seu processo? Estou desejoso de boas notícias. Que aflição.
  • Boa tarde a todos, pra alegria da nação, venho informar que recebi um email hoje do ACP, a dizer q minha nacionalidade foi concedida hoje 04/04/2018 e que será lavrado o assento de nascimento amanhã.
    Eu que estava todo angustiado ontem, finalmente tive uma bela de notícia ao ler este email.
    Minha luta acabou, e com vitoria, graças a Deus e graças a todos vocês aqui, que partilharam informações, tal como emoções, estivemos juntos no msm barco, e desejo de verdade que todos aqui tenham também seus processos concluídos o mais rapido possível. Obrigado a todos e um obrigado em especial a moderadora @Márcia.
    Força colegas, não desistam e mantém o pensamento positivo de que tudo estará terminado em breve.
    Cordialmente
    Víctor
  • Que bom @victor fico muito feliz por você, aí ao menos alguém de nós conseguimos né? Bom mesmo
  • TsunamiTsunami Member
    editado April 2018
    Muiiiiiiiiitos parabéns @Victor!!!!!!!!! :) fico muito feliz por você!
    Eu já recebi a resposta do SEF, agora falta DGAJ :) Boa sorte a todos!!

    Atalizando a planilha:
    Número -- Data Entrega -- Nome -- Conservatória -- Estado
    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    10xxx/2017 -- 11/2016 -- Sacha -- CRC Lisboa > ACP Porto -- Análise (Exigência)
    14xxx/2017 -- 03/2017 -- Lamar -- CRC Lisboa > ACP Porto -- CONCLUÍDO 06/03/2018
    23xxx/2017 -- 04/2017 -- KellyScapol -- CNAIM Lisboa > ACP Porto -- CONCLUÍDO 27/02/2018
    25xxx/2017 -- 04/2017 -- Garmon -- CRC Lisboa > ACP Porto -- CONCLUÍDO 15/02/2018

    33xxx/2017 -- 04/2017 -- Preciosa -- CRC Lisboa > ACP Porto -- Análise (SEF, DGAJ)
    33xxx/2017 -- 04/2017 -- Thiago N -- CRC Lisboa > ACP Porto -- Análise (Diligências)
    xxxxx/2017 -- 05/2017 -- Hemrique -- CRC Lisboa -- Análise
    28xxx/2017 -- 05/2017 -- Claudinei -- CRC Lisboa > ACP Porto -- Análise (SEF)
    41xxx/2017 -- 06/2017 -- Victor Ca -- CRC Lisboa > ACP Porto -- CONCLUÍDO 04/04/2018
    35xxx/2017 -- 08/2017 -- Kelvin -- CRC Lisboa > ACP Porto -- Analise
    37xxx/2017 -- 08/2017 -- Papara -- CRC Lisboa > ACP Porto -- Análise
    xxxxx/2017 -- 08/2017 -- Amin -- CRC Lisboa > ACP Porto -- Fase inicial
    41xxx/2017 -- 09/2017 -- Tsunami -- 1º CRC Porto > 3º CRC Porto -- Análise (DGAJ)
    48xxx/2017 -- 10/2017 -- Antonio -- CNAIM Porto > ACP Porto -- Análise (Diligências)
    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    Diligências - consultas oficiosas às 3 entidades:
    1) SEF (Serviços de Estrangeiros e Fronteiras)
    2) PJ (Polícia Judiciária)
    3) DGAJ (Direção Geral da Administração da Justiça)
  • Obrigado @tsunami @Claudinei. E q boas notícias p vc @tsunami, a resposta que não caduca já a tens, logo sai a de vcs tbm. Abraços
  • Recebi hoje o número do meu assento, com isto já posso ir tratar do cartão de cidadão certo? Não preciso esperar pela certidão q vão enviar em casa?
  • TsunamiTsunami Member
    editado April 2018
    @Victor acho que pode pedir em qualquer conservatória/embaixada.
  • Bom dia me chamo Igor e me junto a vcs na luta pela nacionalidade.
    Eu fiz o meu pedido no dia 1 de Fevereiro na CRC Lisboa, e me disseram para esperar por uma carta onde informariam o numero do processo, mas at'e agora não recebi nada. O meu pedido 'e por tempo de residência, e eu j'a tenho um BI por conta dos direitos de igualdade, e at'e pensei ingenuamente que isso traria alguma rapidez no processo. Estou considerando agora contratar um advogado pra talvez conseguir que isto ande mais depressa.
    Gostaria de saber como o Tsunami tem essa planilha onde aparecem os nomes e o status do processo. Isso est'a em algum website? Eu queria saber se meu nome j'a aparece l'a, e obviamente queria saber quais processos estão analisando neste momento (Se não me engano são os de agosto de 2017).

    Um grande abraço e boa sorte para todos.
  • @IGORHKG Não existe esta possibilidade. O que você pode fazer é ligar para a Linha Registos e perguntar o número do processo e seu andamento (fornecendo a data de nascimento e nome completo). O numero é (0351) 211 950 500, opção 1 e depois 1 de novo.
  • IGORHKGIGORHKG Member
    editado April 2018
    @Tsunami obrigado pela informa,cao. De certo, lendo os primeiros artigos onde mencionam um numero atribuído ao pedido, o meu aparece como PEDIDO GEN'ERICO 4xxx/2018, no recibo de pagamento dos 250 Euros.

    Pe;co desculpas pelos erros ortográficos pois o meu teclado tem configura'cao russa.
    Obrigado
  • O meu processo faz um ano mês que vem! Alguém tem o número da conservatória do Porto se faz favor ?
  • @Claudinei eles não vão te atender. Ou vais lá ou espera pela boa vontade deles responderem a e-mail. E só respondem email qnd têm informações concretas a dar.
  • Obaaaa @Victor, parabéns, mais um Portuga, fico feliz mais um conseguiu, tudo de bom para ti.
  • Olá @Igor eu nunca recebi a carta e casa como número do processo, recebi o meu número por email, enviei um email ao rcentrais.diversos@irn.mj.pt, e depois de alguns meses enviaram-me o número.
    Eu penso que por contratar um advogado não fará que o teu processo ande mais rápido...tire dúvidas aqui no forúm a pessoas que percebem melhor disso, que estão mais dentro do assunto.
  • Obrigada @victor
  • Já fiz o cartão de cidadão @tsunami.
    Nos consulados, eles conseguem ter acesso a certidões só com o número do assento, pesquisando na net. Depois disso foi só dar continuidade.
    Mas obrigado na msm :)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.