Tirar Cartão de Cidadão e Passaporte em Lisboa

13468914

Comentários

  • Para quem vai tirar o CC e cartão cidadão diretamente em Portugal: é necessário também a carta PIN? estou indo agora para o Porto e não entendi muito bem onde a carta PIN se encaixa
  • editado January 2018
    @Alícia ...
    Funciona assim...:
    Se você faz o pedido...(Prazo Normal) do CC ...(Cartão de Cidadão)...Já morando em Portugal ...Recebe PRIMEIRO a carta PIN por correios em sua morada...E com essa carta PIN em mãos vai aos Registos para Desbloquear e retirar o seu CC...(Que está com eles)...
    Se não tem morada em Portugal e opta por solicitar com urgência...Eles te indicam um local para retirar o CC + a carta PIN juntos...(Normalmente já no dia seguinte)...(Nesse caso...Como você está indo retirar diretamente nos Registos o Documento + A senha eles já te entregam o CC prontinho para sair usando...)... : )
    A Carta PIN é simplesmente a SENHA PARA DESBLOQUEAR SEU CARTÃO DE CIDADÃO...
    Quando mandam por Correios...Eles não enviam o CC junto com a carta PIN por questão de segurança...Como é óbvio...
  • editado January 2018
    (Cont)...
    @Alícia...
    Na verdade...A Carta PIN não serve "apenas" para desbloquear o CC...
    Ela deve ser guardada em local seguro pois será necessária na eventualidade de o titular do CC ter que solicitar alterações cadastrais no futuro...Tais como alteração de morada ...(Entre outras coisas)...

  • Princia MunizPrincia Muniz Member
    editado February 2018
    Acabou de sair minha cidadania e tenho uma viagem marcada para o final de abril à Europa, já pensava em incluir Portugal no roteiro antes e agora é certo que irei a Lisboa tirar os documentos. O Consulado do Rio é super lento. =[ Tenho algumas dúvidas quanto a isso.
    1) Será que 5 dias são uma margem boa de segurança?
    2) Os serviços funcionam aos finais de semana?
    3) O que acontece se não estiver em Lisboa quando ficar pronto o documento? (Se ocorrer algum atraso, greve, sei lá)

    Agradeço desde já as dicas preciosas que muito me ajudaram na obtenção da cidadania e vão ajudar com certeza nessa segunda etapa de conseguir os documentos; :)
  • @Princia , vc pode ficar até 3 meses em Portugal como turista.
  • @Vlad Pen mas vou a turismo, só posso ficar 15 dias por causa do trabalho e a principio gostaria de visitar outras cidades...
  • @Princia,
    Eu fiz o meu cartao cidadao e meu passaporte em 3 dias.
    Eu cheguei em Lisboa de manha e fui direto no campus da justica (nao me lembro o nome direito). Mas eles so entregam no mesmo dia se vc for atendido antes das 10h/11h da manha. A fila estava enorme! So fui atendida 13h da tarde. No dia seguinte eu fui buscar o cartao cidadao as 16h (eles comecam a entregar as 17h, mas a fila ja estava grande as 16h). E tentei ir no aeroporto direto, para fazer o passaporte, mas denovo, so fazem no mesmo dia, se voce for atendido antes das 10h/11h da manha.
    Entao voltei no dia seguinte bem cedo! E ja tinha fila.
    La me recomendaram voltar para buscar depois das 18h, pois parece que tem uma fila grande para buscar as 16h.
    Eu fiquei 5 dias em Lisboa para fazer isso, e so precisei de 3 dias.

    Como nos servics publico do Brasil, eles so funcionam dias de semana. Confere no site o horario de abertura, e chega 1 hora antes do horario. Eu peguei muita fila.

    Eles me pareceram ser bem organizados. Acredito que se voce for atendida antes das 10h, com certeza voce pega o documento no mesmo dia. Eu fui fazer o meu no primeiro dia, pois se tivesse algum problema, teria tempo de resolver antes de ir embora.

    No brasil, se voce nao busca o documento dentro do prazo estabelecido pelo departamento, o documento eh destruido, e voce tem que fazer outro requerimento. Creio que o mesmo deve ser aplicado la.

    **** desculpem a falta de acentos, o teclado nao permite.
  • @Mariah

    Muito obrigada pelas dicas! Vou reservar pelo menos 4 ou 5 dias úteis em Lisboa pra garantir :)
  • @Mariah Pires... li seus relatos sobre tirar o cartao do cidadão...tenho porem algumas duvidas e dicas se vc ainda lembrar...rs...

    O registo onde emitem o cartao do cidadão e passaporte, fica no térreo do prédio ou 'e em algum andar? eu so vi pela net q 'e no prédio H e nao da mais informacoes. Quero saber mais ou menos onde fica a porta e andar se for o caso, pq vou logo cedo. Realmente nao precisa agendar? e ha que horas eles começam a dar a senha para buscar o cartao cidadão? vc tira na maquina ou 'e o vigilante?

    https://www.jf-parquedasnacoes.pt/pt/campus-de-justica


    Desde ja agradeço
  • Posso tirar CC+Passaporte na qualquer conservátoria em Portugal? Eu moro no Porto, posso pedir em Lisboa ou outras cidades?
    Com urgencia, quantos dias preciso pelo menos?
    muito obrigado!
  • Pessoal, e para quem tem disponibilidade de ir para outra cidade/regiao em Portugal?? Tem uma forma mais rapida de tirar o CC alem dessa campus da justica?
  • Muito obrigado @Andre. Pode me dizer, por favor, com urgência quantos dias preciso para receber os 2? (CC+Passaporte)
  • editado March 2018
    Pessoal, preciso de ajuda para sessar uma dúvida que me martela a cabeça. Já li em vários lugares e tal a respeito de atribuição para filhos de Portugueses e tudo mais. No caso o filho do Portugues é meu pai e estamos com a documentação exigida pronta, ele apenas não preencheu o formulário. Posso realizar o pedido direto com Portugal estando no Brasil? Enviando o formulário 1C + DOC + VALE POSTAL, para Porto ou Lisboa? Ou apenas por mediação de consulados daqui? (que sai bem mais caro e mais demorado). Obrigado.
  • Pessoal, vocês indicam comprar passagem de ida e volta para Portugal, ou acham tranquilo comprar somente a de ida? Vou dar entrada no processo da minha atribuição diretamente em Portugal, acredito eu que em 2 meses ja consigo a certidão de assentamento e assim tirarei CC e passaporte. Vocês acham que eles implicariam com o fato de eu só ter passagem de ida?
  • @luizab é obrigatório a passagem de ida e volta mais o seguro de saúde (PB4).Vc pode ficar até 3 meses legalmente como turista.
  • E para quem vai tirar o CC direto em Portugal, eh necessario levar a certidao portuguesa ? (Aquela que veio pelo correio) Ou basta o numero de assento e o RG brasileiro? Grato!
  • @voyager7 boa pergunta. eu irei apenas com o número do assento. caso a imigração encrenque, eu terei que convencê-los a consultar o sistema de registro civil. Risco baixo, ao meu ver.
  • Leiam com atenção o que a @Mei escreveu acima...
    @voyager7...
    @Marlon Dias...
    Passar na Imigração é uma coisa...!!!
    Fazer o Cartão de Cidadão em Portugal é outra...!!!
    Apesar de já ter o Assento de Nascimento Português...Ainda assim...Quem ainda não tem em mãos os documentos Portugueses estará entrando como Turista...Com Passaporte Brasileiro...Tendo assim que cumprir as exigências para tal...Se assim for solicitado pelo Oficial de Imigração...
    Prestem Atenção a isso para evitar complicações na Imigração...
  • @mariah Pires, quanto vc pagou no cartão cidadao.?
  • Mariah, você diz que o pedido de cartão de cidadão com urgência leva 3 dias. Você quer dizer nos balcões do IRN na Loja do Cidadão, certo?
  • Olá pessoal.

    Vejo aqui que a grande maioria das pessoas vão a Portugal e buscam tirar o PEP de urgência.

    Não é meu caso. Vou a Portugal a passeio no começo do próximo ano e pretendo solicitar o Passaporte. Claro que só vou fazer isso se tiver com o CC em mãos. A princípio creio que conseguirei. Já tenho o agendamento no consulado para pedir o CC agora em Maio. Como não vou precisar do Passaporte com urgência para nada lá vou pedir o PEP normal. Vi no site que custa 65 euros + 10 euros pra enviar para a morada (que no meu caso vai ser minha casa no Brasil mesmo). Não vou precisar de endereço em Portugal, correto?

    Também vi no site todos os lugares que prestam o serviço. Pretendo fazê-lo em Anadia, onde estarei hospedado.

    Alguém com experiência de fazer fora de LISBOA/PORTO? Confesso que já li muitos testemunhos aqui mas quase que 100% é de pedidio de urgência e quase sempre é em Lisboa e no Porto rs. Queria saber se alguém já fez fora desse eixo, se o atendimento é como nos outros lugares, etc.

    Pelo que pude ler no site do PEP é possível dar entrada no Passaporte normal em qualquer Conservatória, praticamente. Há um leque imenso de possibiidades.

    Aqui no Consulado do Rio, além de estar difícil agendar, o custo é mais elevado, em torno de 100 euros. Ou seja, já que estarei em Portugal vou solicitar por lá mesmo. Tirar parte de um dia para isso. Como vou fazer isso nos últimos dias da minha viagem e eles dão 5 dias úteis para entrega no estrangeiro (portanto no Brasil), já devo estar de volta ao Brasil quando o PEP chegar à minha casa.

  • @fsorf9 ...

    Tente contactar o Espaço de Registos de Anadia...(Contatos no link abaixo)...Para saber dos prazos...

    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/contactos/contactos-de-servicos-de/

    + Sobre os prazos...:

    https://www.pep.pt/#prazos-de-entrega-em-portugal-e-na-europa

    Boa Sorte...
  • @Nilton Hessel eu enviei email pergutando se realmente faziam e tal. E confirmaram tudo que está no site. Parece ser bem tranquilo. Falaram que é por ordem de chegada e etc., como nos principais polos. Mas por nunca ter lido sobre ninguém ter feito nesses locais menores fiquei com um pé atrás rs

    Mas vou tentar. Como não tenho urgência na emissão do Passaporte posso aguardar ele chegar em casa no Brasil. Tomara que eles enviem mesmo, pra eu não ter que indicar algum endereço lá de Portugal.
  • editado April 2018
    @fsorf9...

    Minha irmã acabou de receber o CC + Carta Pin em casa ...Somos de São Paulo...Foi um tanto complicado até ela receber o documento...Precisou ligar várias vezes no Consulado de Portugal em São Paulo reclamando da demora na entrega...(Ela não tem planos de viajar a Portugal tão cedo...Por isso teve que fazer o CC pelo Consulado para podermos dar início ao Processo de Atribuição de Netos para ela...¨Convolação¨...)...

    Pelos comentários aqui do Fórum...Sei que pelo RJ tem sido mais complicado...

    Minha experiência com esses documentos foi assim...:
    Eu preferi entrar em Portugal como turista em 2016 e fazer CC + PEP diretamente no balcão do IRN em Lisboa...É ¨Muuuuuuito¨ mais Rápido...E ainda sai mais Barato...!!!

    Dependendo de quanto tempo você vai permanecer em Portugal dá tempo de solicitar e retirar o(os) documento(s)
    lá mesmo...Antes de retornar ao Brasil...!!!
    Eu...No seu lugar consideraria essa possibilidade...!!!

    No meu caso o CC...(Com urgência / 35,00 euros)...Ficou pronto no dia seguinte...E o Passaporte...(Prazo Normal / 65,00 euros)...Ficou pronto em uma semana...
    **Na época não precisei indicar endereço em Portugal pois retirei o CC no Palácio da Justiça...(Urgente)...E o PEP eu retornei para busca-lo no mesmo local onde fiz a solicitação do documento...

    Vale verificar se os Prazos / Preços permanecem os mesmos tendo em vista que já se passaram uns 16 meses desde que fiz meus documentos em Portugal...

  • editado April 2018
    @NiltonHessel estranhei vc dizer q recebeu o CC e carta PIN em casa.No meu caso o CC e a carta PIN me foram entregues no próprio consulado em um prazo de 28 dias desde a retirada dos dados biométricos.
  • Pois é @Vlad Pen...

    Também não entendi nada...!!!
    Foi para tirar essa orelha de trás da pulga que te importunei lá no in box uns dias atrás ...Kkkk

    Como sempre...Parece que o pessoal do Consulado "Dança conforme a música"...
  • @ Nilton Hessel Como vou passar só 8 dias em Portugal, sendo que me deslocando, e quero ter o menor gasto possível pois não tenho urgência, vou pedir o passaporte normal e pedir pra entregarem na minha casa aqui no Brasil mesmo. Pelo menos no site eles indicam que isso é possível. Eu até estranhei. Mas como me confirmaram por email vou acreditar.

    O CC vou fazer aqui no Consulado do RJ mesmo. Já consegui agendar pra Maio.

    Vamos ver. Só vou em Janeiro. Mas vou atualizando aqui as informações
  • Gente, já até enviei questionamentos por aqui... mas tenho outra dúvida. Quero tirar meus documentos direto em Portugal (tenho viagem marcada pra maio), mas apesar do meu processo ter sido concluído no início de fevereiro, ainda não recebi meu assento =/ Tenho só o número do assento enviado por email pela conservatória quando fui avisada da conclusão do meu processo.

    Será q com o número consigo dar entrada nos documentos? Se não, alguém sabe em qual órgão consigo emitir uma segunda vida do meu assento?

    Muito obrigada pela ajuda de sempre! :)
  • @Princia Muniz,

    a princípio, pode.
    Mas, para evitar qualquer problema (inclusive o de terem te informado o assento errado), te aconselho a pedir a certidão pelo civil online.

    Veja:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.