Processos do Artigo 6º Nº 1 da Lei de Nacionalidade - (Tempo de Residência)

1235723

Comentários

  • Boa tarde.
    Alguém pode-me dizer qual é a média de espera para conclusão de um processos desse artigo.
    Vou fazer um ano e o meu processo ainda encontra-se em análise.
    Já estou cansada, sempre que ligo respondem-me de uma maneira tão seca.
  • Na minha opinião é injusto a maneira como somos tratados.
    Mas pronto.
  • @Preciosa, esses processos são realmente demorados
  • @preciosa pelo q deu p ver dos casos do Garmon, llamar e da Kelly, demoraram em torno de 10 a 11 meses. E coisa de 1 a 2 meses depois q chegaram ao ACP. O teu deve estar p sair tbm. Pensamento positivo.
  • TsunamiTsunami Member
    editado March 2018
    @Victor Eu acho que as fases são:
    1) Fase inicial: Receber os documentos, digitalização e numeração
    2) Fase análise incluindo:
    2.1) Analisar os documents e verificar se precisa de alguma exigência
    2.2) Pedir consultas oficiosas às 3 entidades (SEF, DGAJ, PJ)
    2.3) Receber as respostas
    3) Despacho e conclusão
    O nosso grande problema é a resposta do SEF. As outras entidades respondem rapidamente (1 ou 2 meses). Além disso, a resposta do SEF não caduca, mas as respostas das PJ e DGAJ caducam depois 3 meses e a onservatória tem de pedir novamente. Por exemplo, no meu caso eu já tenho as repostas da DGAJ e PJ, mas a resposta do SEF não chegou e agora a conservatória tem que pedir DGAJ e PJ novamente! absurdo e rediculo, eu sei...
    No case do 3º CRC Porto, elles me disseram que não começam analisar os documentos antes de receber as respostas, porque uma resposta será negativa e eles não querem perder tempo. absurdo e rediculo, eu sei...
    Espero que pelo menos ACP analisa os seus documentos antes de receber as respostas...
  • Obrigado a todos.
  • amin ullahamin ullah Member
    editado March 2018
    Tsunami qundo tempo demorar Despacho e conclusão um processoem porto eu tambem entregei no lisboa mas foi meu processo oporto ja quaz paso 6 mes e 22 dias mas nao tem num resposta
  • Boa tarde hoje liguei para linha registos e disseram que falta a resposta de duas entidades. A PJ já respondeu.
  • Atalizando a planilha:
    Número -- Data Entrega -- Nome -- Conservatória -- Estado
    -----------------------------------------------------------------------------------------------
    10xxx/2017 -- 11/2016 -- Sacha -- CRC Lisboa (agora ACP Porto) -- Análise (Exigência)
    14xxx/2017 -- 03/2017 -- Lamar -- CRC Lisboa (agora ACP Porto) -- CONCLUÍDO 06/03/2018
    23xxx/2017 -- 04/2017 -- KellyScapol -- CNAIM Lisboa (agora ACP Porto) -- CONCLUÍDO 27/02/2018
    25xxx/2017 -- 04/2017 -- Garmon -- CRC Lisboa (agora ACP Porto) -- CONCLUÍDO 15/02/2018
    33xxx/2017 -- 04/2017 -- Preciosa -- CRC Lisboa (agora ACP Porto) -- Análise (SEF, DGAJ)
    33xxx/2017 -- 04/2017 -- Thiago N -- CRC Lisboa (agora ACP Porto) -- Análise (Diligências)
    xxxxx/2017 -- 05/2017 -- Hemrique -- CRC Lisboa -- Análise
    28xxx/2017 -- 05/2017 -- Claudinei -- CRC Lisboa (agora ACP Porto) -- Análise (SEF)
    41xxx/2017 -- 06/2017 -- Victor Ca -- CRC Lisboa (agora ACP Porto) -- Análise
    35xxx/2017 -- 08/2017 -- Kelvin -- CRC Lisboa (agora ACP Porto) -- Analise
    37xxx/2017 -- 08/2017 -- Papara -- CRC Lisboa (agora ACP Porto) -- Análise
    xxxxx/2017 -- 08/2017 -- Amin -- CRC Lisboa (agora ACP Porto) -- Fase inicial
    41xxx/2017 -- 09/2017 -- Tsunami -- 1º CRC Porto (agora 3º CRC Porto) -- Análise (Diligências)
    48xxx/2017 -- 10/2017 -- Antonio -- CNAIM Porto (agora ACP Porto) -- Análise (Diligências)
    -----------------------------------------------------------------------------------------------
    Diligências - consultas oficiosas às 3 entidades:
    1) SEF (Serviços de Estrangeiros e Fronteiras)
    2) PJ (Polícia Judiciária)
    3) DGAJ (Direção Geral da Administração da Justiça)
  • @zielson não sei, da próxima vez vou perguntar isso.
  • Boa tarde pessoal, alguém sabe me dizer, quem demora mais a responder entre PJ e DGAJ?
  • Victor Ca PJ e DGAJ Depende da sua sorte Eu acho que nós não estamos falando sobre o processos qualquer processo não tem tempo ser contado ou 1 dia ou semana ou amanhã mes ou anos ou mais se o seu cartão de residencia ainda válida fica calma se caducar tem pouco tempo pod voce prova para pedido urgente em portugal tem muito melhor lei se você tiver alguma emergência pod pedido urgente
  • o que significa argo 1?
  • amin ullahamin ullah Member
    editado March 2018
    silvando rodriges quando tribunal declarar seu casos depois voce consiger reinicie seu processo novamento
    acho
  • @Zielson Oliveira eu pertenço ao sef de Setúbal, mas a minha pergunta foi entre PJ e a DGAJ.
  • Ah entendi, eu fiz a marcação na mesma, mas a única data disponível era em Julho. Mas pelo menos tá feita marcação.
  • Bom dia pessoal, hoje tive boas notícias, já tenho as respostas da PJ e do SEF, o q me faz estar a espera somente da DGAJ.
    Faz 3 semanas que recebi um email a dizer q meu processo aguardava respostas das entidades, o q me faz ter esperanças :)
    Boa sorte a todos.
  • TsunamiTsunami Member
    editado March 2018
    Muito bom @Victor!! :) Acha que o pedido urgente finalmente foi aceito?
    Atalizando a planilha:
    Número -- Data Entrega -- Nome -- Conservatória -- Estado
    -----------------------------------------------------------------------------------------------
    10xxx/2017 -- 11/2016 -- Sacha -- CRC Lisboa (agora ACP Porto) -- Análise (Exigência)
    14xxx/2017 -- 03/2017 -- Lamar -- CRC Lisboa (agora ACP Porto) -- CONCLUÍDO 06/03/2018
    23xxx/2017 -- 04/2017 -- KellyScapol -- CNAIM Lisboa (agora ACP Porto) -- CONCLUÍDO 27/02/2018
    25xxx/2017 -- 04/2017 -- Garmon -- CRC Lisboa (agora ACP Porto) -- CONCLUÍDO 15/02/2018
    33xxx/2017 -- 04/2017 -- Preciosa -- CRC Lisboa (agora ACP Porto) -- Análise (SEF, DGAJ)
    33xxx/2017 -- 04/2017 -- Thiago N -- CRC Lisboa (agora ACP Porto) -- Análise (Diligências)
    xxxxx/2017 -- 05/2017 -- Hemrique -- CRC Lisboa -- Análise
    28xxx/2017 -- 05/2017 -- Claudinei -- CRC Lisboa (agora ACP Porto) -- Análise (SEF)
    41xxx/2017 -- 06/2017 -- Victor Ca -- CRC Lisboa (agora ACP Porto) -- Análise (DGAJ)
    35xxx/2017 -- 08/2017 -- Kelvin -- CRC Lisboa (agora ACP Porto) -- Analise
    37xxx/2017 -- 08/2017 -- Papara -- CRC Lisboa (agora ACP Porto) -- Análise
    xxxxx/2017 -- 08/2017 -- Amin -- CRC Lisboa (agora ACP Porto) -- Fase inicial
    41xxx/2017 -- 09/2017 -- Tsunami -- 1º CRC Porto (agora 3º CRC Porto) -- Análise (Diligências)
    48xxx/2017 -- 10/2017 -- Antonio -- CNAIM Porto (agora ACP Porto) -- Análise (Diligências)
    -----------------------------------------------------------------------------------------------
    Diligências - consultas oficiosas às 3 entidades:
    1) SEF (Serviços de Estrangeiros e Fronteiras)
    2) PJ (Polícia Judiciária)
    3) DGAJ (Direção Geral da Administração da Justiça)
  • Boa noite a todos, moro em Portugal a 17 anos, cheguei aqui com 5 anos, sempre fui legal, hoje em dia tenho uma residência comunitária portuguesa ( acho que é esse o nome, tenho essa residência porque o meu pai se naturalizou-se português), fiz a minha escola toda em Portugal, no geral tudo meu é em Portugal, porque só morei no Brasil 5 anos, dei entrada no meu processo dia 5 de março, o que acham da minha situação ? Obrigado e boa tarde
  • Olá a todos
    Desculpe pelo meu portugues. Eu ainda estou aprendendo.
    Em dezembro de 2017, a minha amiga deslocou-se ao CRC Lisboa com o seu advogado para pedir a nacionalidade. Artigo 6.1. Disseram-lhe que a candidatura será transmitida para o Porto.
    Hoje, ligou para o advogado e pediu o número de processamento, mas o advogado disse-lhe que um número ainda não foi atribuído e o Porto ainda atribui números aos pedidos apresentados em novembro.
    Existe alguma pessoa que tenha a condição semelhante? Demora realmente 4 meses para um número ser atribuído?
    Obrigado
  • Preciosa SEPreciosa SE Member
    editado March 2018
    @Vitorsouza Também é o meu caso,só que eu vim para Portugal com 2 anos, e tenho esse título de residência, o meu tem validade de 10 anos. Eu pensava que por ser esta a minha situação o meu caso fosse andar mais rápido mais enganei-me, estou prestes a completar um ano que estou a espera.
  • @meysam acho que costuma demorar principalmente quando damos entrada do processo no CRC Lisboa, no meu caso por exemplo dei entrada do processo em Abril de 2017, só recebi o número do processo em Agosto de 2017.
  • @Preciosa o seu vai sair em breve :) espere mais um bocadinho ;)
  • @preciosa é sério isso? 1 ano?!
  • Eu dei entrada em Setúbal, o que acham?
  • O meu já vai fazer um ano também! E ainda a espera do SEF :-( faz duas semanas que liguei, fico até triste em pensar em ligar lá novamente.
  • Muito obrigado.
    Também enviarei minha inscrição na próxima semana.
    Com todo o atraso em Lisboa, acha que é uma boa ideia escolher outra cidade da lista de possíveis conservatórios? Por exemplo ir a santarem, barreiro, Almada ou amadora ...? Alguém tem experiência com eles?
    Obrigado.
  • @meysam todos os processos de Lisboa estão sendo enviados para o ACP do Porto, penso q atualmente é a entidade mais rápida a tratar dos processos. Se puder ir la ou então enviar pelos Correios melhor p ti.
  • @victor o que você acha de Setúbal?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.