prazo transcrição+CC+passaporte no consulado de SP

Boa tarde,

liguei hoje no consulado de SÃo Paulo para saber o prazo para fazer a transcrição do casamento + cartão cidadão + passaporte e me informaram que está levando de 15 a 20 dias para ser feita a transcrição e após isto mai 1 semana para o CC e 1 semana para o passaporte. Alguém fez este processo recentemente e poderia confirmar se é em torno disto mesmo? Estou pensando se vale a pena fazer a transcrição no consulado ou enviar para PD onde já fiz outros processo sem problema.
Obrigada
«13456717

Comentários

  • @Monica é preciso ver se vc consegue agendamento no Consulado para uma data recente.
  • Olá @Vlad, obrigad por responder.
    Só vou saber com certeza a data depois que pagar o boleto e enviar os documentos (cerca de 1 semana depois) pois, em São Paulo é diferente do Rio que se agenda primeiro, aqui temos que pagar o boleto, mandar o requerimento apostilado junto com os documentos e depois ir até lá na data agendada. Por telefone me deram estes prazos (20 dias e mais 1 semana para CC e mais uma para passaporte) que parece bons mas, não dá para ter certeza e não conheço ninguém que tenha feito por SP.
    Estou na dúvida se mando para o consulado para facilitar a emissãao do CC e passaporte ou se faço por PD a transcrição pois, quero mandar a atribuição da minha filha para Ovar e parece que eles exigem a transcrição primeiro certo? Obrigada.
  • É mais ou menos isso, quanto a transcrição. Mas que o cartão cidadão sai em 1 semana é mentira. Quando você vai ao Consulado para fazer a solicitação do cartão eles já marcam o retorno para 20 dias depois, para retirar o cartão cidadão e colher os dados para o passaporte.
    Mas eu ainda acho que vale mais a pena solicitar a transcrição do casamento pelo Consulado. Mais rápido e seguro e ainda te devolvem os documentos (certidões apresentadas) depois da transcrição. Vou passar as datas do meu processo que foi realizado ano passado:

    Dia 06/10 o processo chegou ao Consulado

    Dia 20/10 finalizado o processo de transcrição de casamento e liberado para agendar.

    Dia 04/11 primeira visita para fazer o CC marcado o retorno no momento do atendimento para dia 24/11.

    Dia 24/11 retirada do CC e colhido os dados biométricos para o passaporte.

    Dia 02/12 Passaporte entregue na minha casa.



  • Bom dia @Vanessa RSP, muito obrigada por compartilhar sua experiência com o conublado SP. Acho que vale a pena te tarde a transcrição por lá então. Vou tentar e depois posto aqui os prazos.
  • Boa tarde @Mônica vale a pena sim fazer pelo consulado de SP. Eu fiz a mesma coisa fiz a transcrição e mandei os documentos dos meus filhos pada Portugal. Os 20 dias é certo, mas depois quando liberam para agendar sempre é para 2 semanas depois. Se você abrir hoje vai ver que só tem agenda pra sexta que vem.
  • Olá Vanessa. Muito obrigada pela dica. Vou fazer a transcrição pelo consulado de SP então. Preciso que seja rápida.
  • Olá a todos, estou passando aqui somente para informar os prazos que conseguimos no consulado de SP.

    23/09 pagamento de taxa de transcrição/CC/Passaporte
    03/10 recebemos e-mail abrindo agenda para o atendiemento
    11/10 data do atendimento para biometria do CC e a transcrição já estava concluída com data de 03/10 ( cópia)
    01/11 data do 2º atendimento para pegar o CC e fazer o passaporte que será recebido pelo correio depois.
  • Olá,
    Estou pensando em fazer a transcrição do casamento, CC e Passaporte do meu marido no Consulado SP. Entrei no site deles e fiquei com umas dúvidas:

    - Certidão de nascimento do brasileiro constando o averbamento do casamento em caso de mudança de nome - isso existe? Eu mudei de nome, mas não tenho esse averbamento na certidão de nascimento.
    - Requerimento assinado e apostilado. Nas conservatórias eles não exigem que se apostile o requerimento, no Consulado é necessário mesmo (onde der pra economizar, me interessa rsr).

    Obrigada.
  • @Solange4 se não estiver averbado o casamento peça para averbar. Normalmente no estado de São Paulo as aberrações são feitas quando ocorrem os eventos (casamento, separação, divórcio, óbito) sem necessidade de solicitar mas peça para confirmarem se consta a averbação antes de solicitar a certidão.
    No consulado pedem tudo apostilado, mesmo os documentos que não teriam de ser para enviar para as conservatórias. Faça a conta se não fica mais barato mandar para Ponta Delgada.
  • @Daniel Henriques,
    Obrigada.

    De qualquer forma, depois eu vou ter que pedir o CC e Passaporte no Consulado mesmo, então faria tudo de uma vez, acho que acaba ficando mais prático, mas vou fazer umas contas.

    Acho vantagem também pagar o boleto em reais, sem ter o drama do Vale Postal rs.
  • @Solange o Consulado de SP pede tb q o Requerimento seja apostilado.

    http://consuladoportugalsp.org.br/transcricoes-de-casamento/
  • dedevfdedevf Member
    editado March 2018
    Boa tarde, alguém sabe se o consulado de SP está com algum problema de entrega do passaporte?

    25/11 Pagamento de taxa de transcrição/CC/Passaporte e Envio dos Doc's
    04/01 Primeiro Agendamento
    16/02 2 Atendimento para retirar o CC e fazer o passaporte, me deram o prazo de 10 dias úteis para receber em casa.
    O prazo venceu em 02/03, tenho viagem marcada para 20/03, entro em contato com o consulado e informam que o passaporte retornará ao consulado em caso de 3 tentativas de entrega (Não foi realizada nenhuma tentativa), ao sugerir ir retirar me passaram o e-mail da expedição onde ninguém me retorna o contato.

    OBS:. CC e PP requeridos com urgência!
  • Pessoal, pedi transcrição do meu casamento, CC e passaporte pelo consulado SP. O Sedex com os documentos chegou lá em 22/2 e no mesmo dia encaminharam ao setor responsável. No dia 7/3 averbaram o casamento no meu assento português e no dia 8/3 recebi o e-mail liberando o agendamento da primeira visita para coleta de dados biometricos para o CC. No entanto, a primeira data onde aparecia disponibilidade era 3/4. Não pedi com urgência, porque não tenho pressa e queria economizar um pouco depois da paulada de R$ 1300 + certidões e apostilhamentos.
  • Pedi a transcrição do casamento, CC e passaporte do meu marido pelo consulado SP. Paguei a taxa dia 20/03 e a documentação chegou em 22/03.
  • Recebi hoje, 05/04 O email liberando o agendamento. Primeira data disponível 07/05.
  • Isso significa que já está feita a transcrição do casamento?
  • @Solange4 olá,

    quando o agendamento foi liberado no site do consulado apareceu, ao lado do status, a data em que a transcrição do casamento foi feita e depois quando pegamos a transcrição fisicamente a data batia, então, respondendo a ua pergunta, sim, provavelmente sua transcrição está pronta. Consulte o status do seu processo no site do consulado para ter certeza. Boa sorte.
  • @Solange o agendamento só é liberado depois que a transcrição fica pronta. Se liberaram é pq está pronta. Depois que chega na mão da pessoa que faz é muito rápido.
  • @Monica e @Vanessa, obrigada!
    Eles não disponibilizam nenhuma certidão? Como posso comprovar?
    É que meu marido é o português e vou pedir minha cidadania pelo casamento.
  • Eles entregam quando você vai ao Consulado. Eles devolvem todos os documentos enviados e entregam a certidão junto. Não esqueça de conferir se todos os dados estão corretos.. pois na minha eu precisei corrigir.
  • @Vanessa, obrigada!
  • @Marcelo Pires,
    O seu cartão cidadão já chegou? Estou usando os seus prazos como parâmetro pra prever os meus (rs).
    Semana que vem vou comparecer no Consulado SP para colher os dados biométricos.
  • Fomos hoje no consulado SP. Já marcaram pra dia 07/06 pra pegar o CC e pegar os dados biométricos pro passaporte ( do meu marido e filha)
    Achei até rápido - acho que já teremos os passaportes na viagem em julho.
  • Pessoal, Meu processo 55xx/18 esta para despacho, posso tirar o CC + Passaporte no consulado de São Paulo? ou tenho que esperar a conclusão?
  • @Nelson Chenfer

    Esperar a conclusão para ter o numero do assento
  • @Maria Nélida, Nao seria esse 55xx/18 o número do assento?
  • @Solange4 peguei o cartão de cidadão dia 10/5. Devolveram os documentos e ainda me deram uma cópia da certidão de casamento transcrita pelo consulado. Também tirei a foto e dados biométricos para o passaporte, que chega pelo correio em 10 a 15 dias. Aparentemente, quando o processo inclui a transcrição de casamento, o pedido para o cartão de cidadão vem com urgência, independentemente de ter pedido ou pago por essa modalidade.
  • @Marcelo, obrigada pelo retorno.Fiquei bem satisfeita com o trabalho do Consulado de São Paulo.
  • @Marcelo com quantos dias após a primeira visita do CC vc foi novamente pra colher dados pro passaporte?
  • @Amanda..em SP são 28 dias.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.