Pessoal, consigo tirar cartão cidadão e passaporte no consulado de SP sem ter feito a transcrição de casamento? É obrigatório? Ou posso encaminhar documentação da transcrição para PD e paralelo a isso dar entrada no cc e passaporte?
Boa tarde a todos! Estou pensando seriamente em realizar a transcrição do casamento dos meus pais pelo Consulado de São Paulo, porem surgiram algumas duvidas com relação ao preenchimento do formulário. O processo de atribuição da minha mãe está em fase de despacho, então ainda não tenho em mãos a certidão de nascimento portuguesa. 1) Minha mãe será a requerente, ela nasceu no Brasil, mas acredito que devo preencher o campo como se ela tivesse nascido em Portugal, certo? 2) Campo endereço no final deve ser preenchido com o endereço atual ou com o endereço de onde eles foram morar? 3) Eles casaram no religoso e apos isso homologaram no cartorio, marco o campo como religioso nao catolico? 4) No campo cartorio registro civil, eu coloco o cartorio ou a igreja? E a data do casamento seria a do religioso ou do cartorio?
@Audrey .. sim, no requerimento vc sempre coloca o estado civil atual.Se preferir pode fazer a transcrição no consulado tb.. junto com o CC e o passaporte.
@DHRamos após ser atendido na coleta de digitais e com pedido de urgência, o CC leva em torno de 15 dias e o passaporte mais 15 dias. Mas esse prazo após ter agendado e cadastrado as digitais.
@Audrey depende do estado. SP tem agenda para novembro, Rio está com a agenda para fim de janeiro. Precisa ver qual consulado a atende. O interessante e que sempre tem desistências e nesses casos vc consegue agenda para 2 ou 3 dias. O importante e que as transcrições de casamento vc envia pelo correio e geralmente levam de 30 a r5 dias para acontecerem.
Estou considerando fazer a transcrição do meu casamento e solicitar o CC pelo Consulado de SP, mas fiquei com algumas dúvidas que gostaria de confirmar com vocês que já passaram por isso:
1. Precisa enviar uma foto 3x4 em papel mesmo? A foto não será tirada lá? 2. O requerimento, além de apostilado, precisar reconhecer minha firma por autenticidade, correto? 3. Segundo instruções do Consulado, a cópia do RG pode ser simples, sem autenticar e sem apostilar, pois durante a visita será feita a conferência. É isso mesmo?
Obrigado @Vlad Pen, vou seguir sim, apenas estranhei esses passos que listei acima.... ter que apostilar o requerimento, mas não o RG... e ter que enviar foto. A questão do reconhecimento de firma por autenticidade no requerimento não está nas instruções do site, mas pelos comentários aqui parece-me ser necessário...
@MarceloDF a assinatura não precisa ser reconhecida a autenticidade em cartório, basta assinar e apostilar, o RG basta enviar cópia simples, pois eles irão "autenticar" quando você for pessoalmente ao consulado e a fotografia serve para que eles possam montar o processo consular, com seus dados para futuras solicitações que você venha a fazer, a foto para o cartão cidadão é feita junto com a coleta das digitais que será agendada por você quando o consulado autorizar. Tudo será revisto pessoalmente e o consulado tem poder de conservatória para realizar a autenticação de documentos e assinaturas.
Obrigado @blancout, não tinha visto sua resposta... agora começa a fazer mais sentido. Ainda acho estranho apostilar o requerimento, mas tudo bem, sei que são regras que precisam ser seguidas e não nos cabe questionar.
Pessoal, pedi no cartório a certidão de nascimento em inteiro teor digitada da minha esposa, mas pelas instruções do consulado, para a nubente brasileira não precisa ser a de inteiro teor.
Minha intenção era enviar para Ponta Delgada, e não tinha me atentado para essa diferença.
Alguém já fez a transcrição pelo Consulado SP e usou a certidão de nascimento em inteiro teor do(a) nubente brasileiro(a)?
@MarceloDF acredito que não haverá problema, pois a inteiro teor é mais rica em detalhes, creio que peçam no consulado a certidão simples por uma questão puramente de economia.
@MarceloDF, acredito que seja como o @blancout comentou. Eu estarei enviando a certidão de nascimento do nubente brasileiro de inteiro teor digitada, pois é a que eu tenho em mãos.
Envio ao consulado: 11/09/2018 Chegada ao consulado: 12/09/2018 Processo encaminhado ao Sector: 17/09/2018 Enviaram comunicado sobre alteração da taxa (complemento de R$ 139,49): 23/10/2018 Conclusão da Transcrição e liberação para 1ª visita: 23/10/2018 Agendamento da primeira visita: 28/11/2018
Pessoal, boa noite. Tudo bem? Vou solicitar a transcrição de casamento + CC + passaporte via consulado de SP, e queria confirmar se as certidões precisam ser reprográficas ou somente inteiro teor. No site do consulado não fica claro:
.2ª Via (original) da Certidão de Casamento de Inteiro Teor digitada e emitida há menos de 1 ano e devidamente apostilhada, se tiverem casado no Brasil. ---->> "inteiro teor digitada" eu entendo como inteiro teor, não reprográfica, que é o mesmo que eles aceitam em Ponta Delgada.
.Se o outro cônjuge é brasileiro (e não tem dupla nacionalidade), enviar 2ª Via da Certidão de Nascimento emitida há menos de 1 ano (original) e devidamente apostilhada, constando da mesma o averbamento do casamento e a mudança de nome, caso tenha havido; ---->> aqui eles falam "original", e aí sim eu acredito que seja reprográfica, mas em PD mandei a do meu avô somente inteiro teor e aceitaram.
Alguém que tenha enviado recentemente consegue me confirmar, por favor? Obrigado!
Comentários
É obrigatório?
Ou posso encaminhar documentação da transcrição para PD e paralelo a isso dar entrada no cc e passaporte?
Estou pensando seriamente em realizar a transcrição do casamento dos meus pais pelo Consulado de São Paulo, porem surgiram algumas duvidas com relação ao preenchimento do formulário. O processo de atribuição da minha mãe está em fase de despacho, então ainda não tenho em mãos a certidão de nascimento portuguesa.
1) Minha mãe será a requerente, ela nasceu no Brasil, mas acredito que devo preencher o campo como se ela tivesse nascido em Portugal, certo?
2) Campo endereço no final deve ser preenchido com o endereço atual ou com o endereço de onde eles foram morar?
3) Eles casaram no religoso e apos isso homologaram no cartorio, marco o campo como religioso nao catolico?
4) No campo cartorio registro civil, eu coloco o cartorio ou a igreja? E a data do casamento seria a do religioso ou do cartorio?
Agradeco desde já a ajuda!
Acho que é mais rápido solicitar os processos paralelamente.
Qual o melhor custo benefício atualmente? Com relação a tempo e valores?
Sabem me dizer quanto tempo, em média, está levando o processo do CC + passaporte pelo Consulado de SP?
E para o agendamento qual o tempo médio?
Obrigada @blancout
Estou considerando fazer a transcrição do meu casamento e solicitar o CC pelo Consulado de SP, mas fiquei com algumas dúvidas que gostaria de confirmar com vocês que já passaram por isso:
1. Precisa enviar uma foto 3x4 em papel mesmo? A foto não será tirada lá?
2. O requerimento, além de apostilado, precisar reconhecer minha firma por autenticidade, correto?
3. Segundo instruções do Consulado, a cópia do RG pode ser simples, sem autenticar e sem apostilar, pois durante a visita será feita a conferência. É isso mesmo?
Desde já, agradeço.
A foto é para a inscrição consular. Para o cc e passaporte, será tirado lá.
Foto 3x4. Anotado.
Minha intenção era enviar para Ponta Delgada, e não tinha me atentado para essa diferença.
Alguém já fez a transcrição pelo Consulado SP e usou a certidão de nascimento em inteiro teor do(a) nubente brasileiro(a)?
Eu estarei enviando a certidão de nascimento do nubente brasileiro de inteiro teor digitada, pois é a que eu tenho em mãos.
Envio ao consulado: 11/09/2018
Chegada ao consulado: 12/09/2018
Processo encaminhado ao Sector: 17/09/2018
Enviaram comunicado sobre alteração da taxa (complemento de R$ 139,49): 23/10/2018
Conclusão da Transcrição e liberação para 1ª visita: 23/10/2018
Agendamento da primeira visita: 28/11/2018
É mais vantajoso que mandar p PD?
Outra dúvida, quanto tempo depois da primeira visita está sendo possível agendar a segunda para passaporte?
.2ª Via (original) da Certidão de Casamento de Inteiro Teor digitada e emitida há menos de 1 ano e devidamente apostilhada, se tiverem casado no Brasil.
---->> "inteiro teor digitada" eu entendo como inteiro teor, não reprográfica, que é o mesmo que eles aceitam em Ponta Delgada.
.Se o outro cônjuge é brasileiro (e não tem dupla nacionalidade), enviar 2ª Via da Certidão de Nascimento emitida há menos de 1 ano (original) e devidamente apostilhada, constando da mesma o averbamento do casamento e a mudança de nome, caso tenha havido;
---->> aqui eles falam "original", e aí sim eu acredito que seja reprográfica, mas em PD mandei a do meu avô somente inteiro teor e aceitaram.
Alguém que tenha enviado recentemente consegue me confirmar, por favor? Obrigado!
A minha segunda visita, foi agendada para exatamente 30 dias depois.