prazo transcrição+CC+passaporte no consulado de SP

1356717

Comentários

  • MarloMarlo Member
    @Marina Menoita
    Isso ainda que foi pago taxa de urgência...pq sem urgência não tem prazos
  • Depois que a transcrição de casamento da minha mãe estiver pronta, eu não preciso esperar para ela receber o CC ou passaporte para começar meu processo?
    Obrigado
  • @quimarqs nao precisa esperar
  • Só para informar...
    Estive ontem no consulado de SP para minha segunda visita , retirar CC e colher dados para passaporte. Tinha atendimento para meus dois filhos menores , o deles havia pedido apenas CC, e para minha surpresa fui informada que por ser apenas o cartão cidadão eles chegariam no consulado , o consulado valida e envia para o endereço informado.
    Então pra quem solicitar apenas CC saiba que será uma visita e o cartão vai pra morada já validado. Prazo de 20 a 25 dias úteis para os urgentes.
  • @amanhacorreia quanto tempo demorou para te chamarem para segunda visita?
    Obrigado
  • @guimarqs no consulado de SP quando você for na primeira visita eles já deixam agendado o retorno. Isso pra pedido do CC com urgência o sem urgência não tem prazo então não sei o procedimento.
  • Pessoal, bom dia!
    Me ajudem com o opinião de vcs.
    Estou agora dando entrada na transcrição de casamento...
    Qual a desvantagem em fazer pelo consulado?

    Eu percebi que será preciso levar minha avó até o consulado por causa do cartão cidadão... E outra, o requerente estando vivo, não pode ser feito por terceiro... Minha avó mora longe de SP e com 86 anos de idade é cansativo ir e voltar no mesmo dia... Terei então essa despesa e mais hotel... Estou vendo a possibilidade de fazer pela presença consular, que estaria mais perto (metade do caminho e sem hotel), porem acresce 15% no serviço do consulado...

    Pelo consulado, segundo o site, pagarei pelo serviço R$ 791,02... ou esse valor depois que gera o boleto é alterado?

    Pela Conservatória, 120 euros (pelo vale postal algo em torno de 600 reais) e envio pelo DHL em torno de 200 reais... e tem o fato de estarem retirando o vale bem próximo do vencimento de 30 dias...

    Pela conservatória não gera Cartão Cidadão, correto?
    Os prazos: pela conservatória (20 a 30 dias)... E pelo consulado? Sei que o primeiro passo e enviar a documentação e aguardar a transcrição, depois vem o agendamento para o CC..

    E aproveitando, uma pessoa com cartão cidadão e com passaporte brasileiro tem a entrada liberada em Portugal, sem os requisitos de um turista? Isso pq prometi para avó q vou leva-la para conhecer Portugal, mas não sei se precisa realmente do passaporte português...

    Pessoal, muito obrigado pela ajuda!
  • @betotravassos , o consulado tb pede que o requerimento seja apostilado.Eu se fosse vc faria pela Conservatória. Pode mandar pelo correio SMS , custa R$ 151,00 e demora 8 dias uteis e vc mesmo pode assinar o requerimento ( mas tem que enviar sua certidão de nascimento de inteiro teor para comprovar o parentesco).Para entrar em Portugal como português basta o cartão cidadão.
  • Meus prazos:
    21/03 pagamento de taxa de transcrição/CC/Passaporte e postagem dos documentos
    05/04 recebemos e-mail abrindo agenda para o atendimento (transcrição feita)
    08/05 data do atendimento para biometria do CC 
    07/06 data do 2º atendimento para pegar o CC e fazer o passaporte
    06/07 passaporte chegou em casa (veio por portador, não correio).

    O cc foi pedido com urgência o passaporte, sem.
  • Um detalhe: tínhamos um agendamento pro dia 08/05 para o meu marido (marcado no início de abril)
    Dia 17/04 saiu a atribuição da minha filha e só tinha agendamento pra 16/05. Marcamos e depois ligando no consulado conseguimos antecipar o dela pra ficarem juntos dia 8.
  • Bom dia.

    O processo de transcrição de casamento foi concluído hoje:

    19/06/2018 - envio nos correio
    20/06/2018 - recebido no consulado de São Paulo e enviado para Chancelaria
    26/07/2018 - processo finalizado.

    Abs
  • Pessoal, alguém saberia me informar se o requerimento para transcricão no consulado precisa ter a firma recconhecida por autenticidade? Não encontrei essa informacao no site do consulado.
  • Obrigada @Vlad Pen
    Sobre o apostilamento eu já tinha visto! Vlw!
  • @Karoline Freitas, eu liguei para o Consulado de SP para saber sobre a Transcrição de Casamento sem a emissão do cartão cidadão. O atendente me disse q pode ser feito sim. Que o requerimento a ser utilizado é o mesmo de quem não tem mudança no cartão cidadão. Me disse tb q a transcrição pelo consulado de SP demora em torno de 20 dias para ficar pronto. Que o próprio Consulado faz a Transcrição e manda a informação para Portugal. Eles só não enviam uma cópia da certidão de transcrição pra gente. Neste caso tem que solicitar depois.
  • Muito obrigada @Lucimara!
    Você vai fazer assim também?

    Só fiquei em dúvida, porque nesse caso não é solicitado nem cópia do documento de identificacão nem foto 3x4. Não sei se mando só por precaucão... Alguma luz??
  • @Karoline Freitas, mandei meus documentos hoje de manhã para o Consulado de São Paulo. Eu não mandei documento de identificação nem foto 3x4. Mandei uma cópia da minha certidão portuguesa. Como eles nos comunicam por email vou esperar pra ver se dará problema. Liga no Consulado e pergunta se precisa. Diz que vc quer fazer o cartão cidadão mais tarde, que é só a transcrição de casamento simples (foi o q eu disse quando liguei). Eu não me lembrei deste detalhe da foto e cópia de identificação quando liguei. O atendendente me disse pra fazer através do link de não atualização do cartão cidadão. Mas vai q ele tb se esqueceu deste detalhe. Assim vc fica mais segura pra enviar. Quando eu tiver noticias do meu processo, posto aqui para vc. Qualquer dúvida pode me perguntar. Boa sorte!!
  • @Karoline Freitas, outra dúvida q tive foi quanto ao "Envelope (preferencialmente de plástico) para devolução de documentos com os dados do requerente no destinatário". Este envelope é para o Consulado te devolver os documentos q vc enviou. Eu acabei colocando este envelope de plástico, com meu nome no destinatário, já pago(com o peso dos documentos que voltarão para mim), junto com os documentos q enviei hoje. Não sei se era para enviar pago ou se o próprio consulado pagaria o envio. Se vc quiser tirar esta dúvida com eles tb, economiza na postagem de volta dos documentos.
  • Muito obrigada pelas informacões, @Luciamara!!

    Vai dar tudo certo pra vc! Tô aqui na torcida! Quando tiver novidades, avise sim, por favor!
  • @Lucimara
    Quanto ao envelope para devolução, no meu caso usaram pra enviar o passaporte (o cc e a certidão de casamento peguei lá pessoalmente) e quando chegou veio por portador, não pelo correio.
  • Aviso sim @Karoline! Obrigada! :)
  • Interessante @Solange4! No seu caso tb enviaram os documentos de volta pra vc? Além do passaporte? O atendente me disse q o envelope era pra isso. E vc pagou pela certidão de casamento? Obrigada pelas informações!
  • Vi algumas postagens em que o pessoal falou que usou um envelope de papel para o processo de CC. Eles continuam a aceitar isso?
  • @Lucimara,
    Quando fomos presencialmente para fotos e digitais, entregaram todos os documentos enviados, e a Certidão de casamento portuguesa. Foi paga a taxa do serviço de transcrição de casamento, não a certidão em si (que é aquela simples).
    No processo do meu marido, mandamos envelope de papel e não houve problema algum.
  • Muito obrigada pelas informações @Solange!! Achei muito compensador fazer a transcrição no consulado de SP.
  • Pessoal, me surgiu uma dúvida na hora de preencher o formulário do consulado.
    Vou transcrever o casamento da minha sogra, mas ela já se divorciou e voltou a usar o nome de solteira.
    Daí no formulário tem o campo nome e nome de solteiro.
    Eu tinha pensado em colocar o nome de casada no campo nome, mas esse é o nome que sai no campo de assinatura. Como o nome dela atual é o de solteira, pra reconhecer firma só vai ser possível com o de solteira mesmo. Então pensei que devo colocar o nome de solteira nos dois campos. Meu raciocínio está correto?

    Outra dúvida: no campo "estado civil atual", coloca divorciada né?
  • @Karoline, o nome q vc coloca no requerimento é o nome atual e o estado civil tb é o atual.
  • Obrigada @Vlad Pen!
  • Na página do Consulado de SP eles pedem para que já venha com o endereço escrito no envelope. Algum de vocês fizeram isso? Se sim, em qual parte escreveram, na frente ou atrás?
  • @Pedro Antonio Pereira Jr.
    Escrevi na frente, no destinatário.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.