Vale postal (Não usar Euro Exportação)

1181921232443

Comentários

  • editado December 2017
    @rebecca...
    Documentos e Vales Postais são duas coisas diferentes...Os VPs são transferências eletrônicas...
    Vá até a agência onde postou o VP levando o comprovante do VP E um documento original do titular do pagamento...E informe ao atendente que recebeu a informação de devolução do processo por parte da Conservatória...
    Eu fiz isso antes de receber o aviso de devolução dos Correios quando tive o problema....Dois anos atrás...
    Quando a carta chegou já estava tudo encaminhado...
  • @DanielHenriques Ahhh entendi, eu achei que eu tivesse que enviar novamente por correio algum comprovante haha não precisa disso então, apenas pagar e pronto?
  • (Cont.)...Lembro que o dinheiro só ficou disponível para mim depois do vencimento...Creio que eles não podem devolver antes de expirar o prazo...
  • @Rebecca...
    Por curiosidade...Porque não aceitaram seus processos em Ponta Delgada...?
  • editado December 2017
    http://correios.com.br/para-voce/correios-de-a-a-z/vale-postal-eletronico-internacional (aba "Para comprar")
    Prazo para pagamento de remessas devolvidas
    A remessa devolvida ficará à disposição do remetente por 5 anos, assim distribuída:
    a. 1 (um) ano na agência mais próxima do CEP do remetente;
    b. Passado o prazo de 01 ano, o remetente deverá solicitar, via Fale com os Correios ou na própria agência emissora, o pagamento em devolução."
  • @AdrianoSM...
    Como disse para a @rebecca logo acima...
    O VP é uma transferência eletrônica...
    Assim que fizer o VP complementar...Digitalize o comprovante e envie em resposta ao email que recebeu de PD...
    Não se preocupe...Eles recebem...
    Só pra constar a informação aqui no Fórum...
    Quanto faltou...?
  • @Nilton PD ficou sem conservador, parece que por motivo de doença, o processo dela tinha supressão de certidão de nubente que só pode ser deferido pelo conservador.
  • @Nilton Hessel, preciso fazer o processo de suprimento de certidão do nubente brasileiro para transcrever o casamento de minha bisavó. Dei o azar de, após uma trabalheira enorme para juntar certidões negativas, outros documentos, emissão de documentos novos, apostilar tudo, pagar taxas, gastar uma baba e enviar, a conservatória devolver tudo dizendo q no momento não há conservador responsável, por prazo indeterminado, e somente o conservador pode analisar processos de suprimento de certidão... estou tão frustrada que vc nem imagina... nem tive coragem de falar isso pra minha avó ainda... mas existe esperança ainda de que a 4 crc do Porto aceite os processos, mas vou ter q esperar receber tudo e postar novamente pra lá... enfim, um balde de água fria.
    .
  • Poxa @Daniel...Que azar da @rebecca...
    Mas ela poderá enviar para outra Conservatória...Certo...?
  • @jhmelman obrigada pela resposta
  • Ficou faltando 20 euros rsrs Dado o valor alto, acho que foi alguma conversão em euro errada feita pelos correios :/ @Nilton
  • @AdrianoSM

    CORREIOS - PRIVATIZE JÁ!!!
  • @rebecca...
    Posso imaginar sua frustração...Mas não desanima não...
    Creio que seus documentos não tardam a chegar em sua casa...Pelo que você disse eles enviaram por carta registrada...Não deve demorar...Quanto ao Vale Postal não se preocupe...Procure a agência onde fez os Vales como eu disse acima e receberá seu dinheiro de volta...Além disso...E de acordo com os prazos postados pelo @jhmelman ...Você não corre o risco de perder seu dinheiro...

    Honestamente...Eu não tenho conhecimento sobre processos de Suprimento de Certidão...Porém...Não vejo motivo para que outra Conservatória que regularmente faça Transcrições de Casamento se negue a fazer seu processo...Contanto que tenham lá um Conservador a trabalhar...!!!

    Pelo que sei...Eles não costumam parar de trabalhar por lá nessa época de final de ano...Pelo menos não como fazem nas férias de verão...(Julho/Agosto)...Então penso que nesse meio tempo...Até seus documentos chegarem...Você deve pesquisar direitinho quais Conservatórias fazem o Suprimento de Certidão...E assim que tiver os documentos em mãos já poderá enviar tudo para Portugal...

    A única coisa que me deixa com a pulga atrás da orelha é essa questão da queda de braço do IRN com o Governo...Ameaça de greve...etc
    Esperamos que eles entrem em entendimento e as coisas por lá possam seguir na normalidade...Para o bem de todos...
  • @AdrianoSM...
    Diferença de 20 euros...Realmente tá com jeito de ter sido feito pela cotação menor...
    Quando for fazer outro VP...Não se esqueça de conferir com o atendente 2...3 vezes se for preciso antes de finalizar o Vale Postal...
  • @Nilton hessel, agradeço imensamente pela força. Não vou desanimar não, apesar da frustração. Uma colega aqui do fórum passou pela mesma situação. Como ela tinha uma pessoa conhecida la em Portugal, ele mesmo recebeu os documentos dela e entregou pessoalmente em outra conservatória, a 4crc do Porto. Estou acompanhando os relatos dela para ver se por lá vai dar tudo certo, já que provavelmente tb enviarei os documentos pra lá.
    Quanto aos vales, obrigada pelas orientações. Trabalho ao lado da agência onde fiz os vales e amanhã irei la me informar sobre a devolução.
    Obrigada mais uma vez
  • editado December 2017
    @rebeca, se vc morar no estado de SP , pode fazer pelo Consulado tb. O funcionário do consulado disse que demora 20 dias úteis, mas o valor é um pouco maior do que é cobrado nas conservatórias e um detalhe: eles pedem que o requerimento que vc imprime no site do consulado seja assinado e apostilado.Só não sei se aceitam suprimento de certidão.Vou lá dia 28 buscar meu CC e posso perguntar .
  • Olá...Boa Noite...

    Para aqueles que morrem de medo de ter os Vales Postais expirados...(Coisa que eu nunca vi acontecer aqui no Fórum nos pagamentos de processos de Nacionalidade)...
    Essa é a carta de aviso que os Correios enviam para quem tem um Vale Postal que por alguma razão não foi sacado pelo Beneficiário no prazo regulamentar...:



    Vale ressaltar que esse Vale Postal no valor de 20,00 euros foi para o pagamento de uma certidão de Nascimento de minha Avó que eu solicitei em 2015 ao Arquivo distrital de Leiria...

    Só enviei o VP após confirmação por telefone de que eles aceitavam pagamentos por esse meio...Inclusive me confirmaram o endereço completo para o envio...

    Por alguma razão que até hoje desconheço...Não deu certo...!!!

    O Arquivo Distrital de Leiria me informava por email e telefone que não havia recebido nenhuma notificação de pagamento...
    Do outro lado...(Aqui no Brasil)...Os correios me garantiam que o VP estava disponível para saque em Portugal...

    Pois bem...Essa *Novela* durou por aí uns 45 dias...Até que o VP expirou...

    No final da *Novela*...Fui até a agência onde havia feito o VP...Apresentei meu documento e o comprovante original do VP e solicitei o reembolso...Demorou uma semana até eles me avisarem que eu podia ir lá retirar o dinheiro...(Cotação do dia)...Não tive nenhuma dificuldade em receber meu dinheiro de volta...
    **Só devolvem o valor correspondente aos euros enviados...As taxas dos Correios não são reembolsáveis... : (

    **Na ocasião eu não sabia que os Correios enviam essa notificação em casos assim...Apenas alguns dias depois de já ter recebido meu dinheiro de volta chegou essa cartinha dos Correios em minha casa...

    PS...Algumas semanas depois eu retirei a referida Certidão pessoalmente no Arquivo Distrital de Leiria... : )
  • Boa tarde, acabo de efetuar o VP na agência de correios aqui da minha cidade. Não teve nenhum entrave, fiz da maneira que foi orientado aqui e creio que deu tudo certo. Primeiro consultei a cotação do dia e já com a conta efetuada do valor total em Reais.

    Euro pela cotação de hoje (15/12/2017): 4,1312

    EUR - 175,00 x R$ 4,1312 = R$ 722,96

    Para não correr riscos, arredondei o valor e solicitei a atendente que enviasse R$ 730,00 convertidos em Euros na maior cotação. Por um lapso, ela digitou, R$ 730,11, mas isso não importou muito. O resultado no Recibo foi esse:

    Finalidade: Manutenção de Residentes
    Beneficiário : IRN, IP

    Remessa: EUR : 176,73
    Cotação: R$ 4,1312
    Valor da remessa: R$ 730,11
    Tarifas/serviços: R$ 45,95
    Valor Efetivo Total (VET) 4,39
    Valor total : R$ 776,06

    Enviei A documentação via EMS ao custo de 116,80

    Processo de atribuição ao 3ª CRC do Porto

    A Sorte está lançada.

    Agradeço a todos, pois, sem as dicas e informações eu não teria chegado até aqui. <3
  • editado December 2017
    @Águeda ...

    Vale Postal feito da maneira correta...Perfeito...!!!

    Agora é ter paciência pois os prazos para conclusão de processos estão bem estendidos...

    Boa Sorte ...!!!
  • Sobre vales postais:
    Pessoal, todo mundo tem que fazer o vale, sair da agência e ir até uma xerox para enviar uma cópia do vale.
    Isso pode ser simplificado, basta solicitar a atendente que tire uma segunda via do vale. Ela pode fazer isso sem problemas.
    Você enviaria a segunda via e fica com o original.
  • @Mtrin...

    Excelente dica...!!!

    Próximo VP que eu for fazer vou pedir ao atendente a 2ª via do comprovante...

    Obrigado...!!!
  • @Nilton Hessel,

    sobre isso aqui:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/124049/#Comment_124049

    Muito interessante!
    Obrigada pelo relato.

    Já vi alguns vales expirados. Não soube de ninguém que recebeu notificação. Bem, talvez porque essas pessoas tenham se adiantado e procurado os correios antes de serem notificadas.
  • @Marcia e amigos
    Enviei uma mensagem para o CTT pedindo informação sobre o meu vale postal e recebi essa resposta:

    Na sequência do seu pedido, temos a informar que foi emitido o vale nº XXXXXX em 2017/11/28 no valor de XXXX
    O mesmo foi depositado em conta bancária no dia 2017/12/11.

    Acho que ainda não foi sacado. Estou errada ?
    O que eu queria saber era, se havia sido sacado, mas.....
    Obrigada mais uma vez.
  • @aidirosorio
    vale emitido em 28/11/2017
    vale sacado em 11/12/2017
  • @aidirosorio,
    foi emitido em 28/nov e sacado em 11/dez.
  • @Marcia
    @Mtrin
    Agradeço . Fiquei em dúvida pq houve aquele erro, não sei se lembram (de ser enviado para a conservatória e não para IRN).
    Agora é só esperar. Abraços a todos e um Feliz Natal.
  • Acabei de receber o seguinte e-mail do ACP:

    "Exmo. Sr.,


    Serve o presente para informar que o vale postal que nos enviou para pagamento do seu processo de nacionalidade, no montante de 175.00€, se encontra com o respectivo prazo de validade expirado, pelo que solicitamos que nos envie um novo vale postal com o montante de 175.00€, para dar entrada do mesmo.

    Mais informamos que o mesmo deve ser enviado à ordem do IRN-IP

    Rua Visconde de Setúbal, nº 328

    4200-498 Porto

    Com os melhores cumprimentos.

    A Conservadora auxiliar,

    Mónica Marques"

    Acontece que eu enviei mais de um processo recentemente, então não sei qual deles teve o vale expirado.

    Qual o procedimento pra eu confirmar a informação junto aos correios e como faço para ter o estorno do valor para enviar novamente?

    Obrigado!
  • @Roberto Brant
    Você possui todos os originais ? Compareça a Agencia onde fez o vale e peça para olharem no sistema. Leve o seu CPF e sua carteira de identidade. Se o vale já estiver para pagamento vai aparecer na hora.
    Todos foram de 175 euros?
    Se na agencia de correios não consegui localizar, avise de novo.
  • @aidirosorio,
    lembro sim, mas não terá problema.
    Feliz Natal para você também.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.