Vale postal (Não usar Euro Exportação)
eduardocortesf
Member
Bom dia a todos,
Hoje fui a uma agência dos Correios para fazer o vale-postal e enviar o processo da minha mãe para Lisboa e fui informado que os Correios não fazem mais vale-postal internacional, se não for para residente ou manutenção de estudante (nova regra do Banco Central). Alguém tem alguma solução para isso? É possível mandar um cheque de banco brasileiro em euro?
Obrigado!
Hoje fui a uma agência dos Correios para fazer o vale-postal e enviar o processo da minha mãe para Lisboa e fui informado que os Correios não fazem mais vale-postal internacional, se não for para residente ou manutenção de estudante (nova regra do Banco Central). Alguém tem alguma solução para isso? É possível mandar um cheque de banco brasileiro em euro?
Obrigado!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Será que alguma regra mudou ou a pessoa está má informada?
Enquanto a galera não responde por aqui, sugiro ligar no atendimento dos Correios e esclarecer a dúvida.
Em janeiro eu fui enviar o vale junto com os documentos e a funcionária disse a mesma coisa. Não acreditei nela, parecia estar de má vontade e fui noutra agência. Na outra, não tive problema nenhum em emitir o vale!
Ainda perguntei a uma prima que é da sede dos Correios aqui no RJ, e ela não achou nenhuma restrição no sistema interno.
Só por curiosidade, foi no Rio de Janeiro?
Obrigado a todos pelas respostas!
Tenta ir em outra agência, sem mencionar o que aconteceu na primeira e vê se emitem o vale!
Paguei o vale postal para ACP no final de fevereiro.
Comigo aconteceu o seguinte: Fui numa agência dos Correios localizada em um shopping e a funcionária (numa tremenda má vontade) me "informou" que havia um mês que o sistema eletrônico de vale postal estava com problemas e que isso "era lá em Brasília" e que não havia previsão de quando voltaria ao normal. Desconfiado, questionei como é que ficaria então as pessoas que necessitam desse tipo de serviço e ela, com cara de enfado, disse que também não sabia. Verifiquei na internet e vi que aquela agência era uma franqueada.
Resolvi então ir na agência central da minha cidade. Lá uma funcionária atenciosa fez o vale postal internacional normalmente. Contei-lhe o que tinha sido dito na outra agência e ela deu risada, disse que o que acontece é que por ser um serviço pouco usado poucos funcionários sabem fazê-lo. Mas caramba!!!! Custava a outra mulher ter a humildade de dizer que não sabia e que eu procurasse outra agência. Numa dessa, eu estaria até agora pra resolver o problema. Enfim, desculpem o desabafo, mas se algum dia propuserem a privatização dos Correios (e de qualquer outro serviço público), apoiem! Vamos ao que interessa. Amigos, se tiverem o mesmo problema, procurem uma agência maior, de preferência a agência central de sua cidade. Lá provavelmente terá alguém mais habilitado. Essas agências de shopping (franqueadas) só servem pro básico.
alguma coisa mudou no VPI, isso é certo. Não foi só nessa agência, já temos diversos relatos. O que parece é que muitas opções de uma grande lista de "Finalidade" foram inibidas, mas continuam a aparecer causando a confusão.
Só um detalhe: O Estado é a agência própria e o privado é a franqueada.
Pra quem já fez, foram essas as taxas de envio mesmo?
Obrigada
sei de uma pessoa que fez no Largo do Machado.
Tenta outra agência. Eu consegui na agência do Grajaú, mas é longe do Lgo do Machado.
No Verdun, ao lado do Amarelinho.
Foi no final de janeiro, fui lá porque no Iguatemi a atendente não quis fazer. Enviei como "diversos" e o arquivo conseguiu sacar sim.
Provavelmente pedirão o cpf para enviar e o arquivo distrital não tem.
Tenta transferência bancária, é um pouco chato mas é possível.
a agência do Correios que pede CPF ou CNPJ para vale postal internacional, não sabe o que está fazendo.
Já fez alguma vez transferência interbancária? Já viu os custos? Para pequenos valores fica um absurdo. Tem banco que cobra mais de 200 reais, fora o percentual sobre a transferência.
... CPF ou CNPJ do destinatário do vale postal internacional ...
fiz um VPI no dia 06/03 no BarraShopping.
faltou dizer que a 'finalidade' não é problema para o beneficiário do vale postal.
Se tiver tempo, hoje eu vejo na agência central de Niterói e aviso. Alguns parentes tb vão precisar mandar em breve e não sei como orientá-los.
O pessoal lá do Arquivo de Vila Real acabou de me responder que eles andam recebendo diariamente Vales postais provenientes do Brasil... tô achando que nos Correios lá ninguém nem tá checando essa finalidade.. isso se eles souberem dessa "novidade" que poucas agências aqui no Rio tão sabendo...
Tô pensando em arriscar, enviar o vale com finalidade de manutenção de residentes e, caso eles lá em Portugal não consigam receber, pelo que conversei com o pessoal dos Correios, consigo o dinheiro de volta (dá certo trabalho, segundo eles mesmos), menos a taxa que foi paga (no caso os R$ 35 mais 1%). O que vocês acham?
no destino eles recebem um "cheque" em nome do emitente (juliojr80).