Vale postal (Não usar Euro Exportação)

editado January 2018 em Outros assuntos
Bom dia a todos,
Hoje fui a uma agência dos Correios para fazer o vale-postal e enviar o processo da minha mãe para Lisboa e fui informado que os Correios não fazem mais vale-postal internacional, se não for para residente ou manutenção de estudante (nova regra do Banco Central). Alguém tem alguma solução para isso? É possível mandar um cheque de banco brasileiro em euro?
Obrigado!
«13456743

Comentários

  • Que estranho Eduardo, não consta nada sobre isso no site deles: www.correios.com.br/para-voce/correios-de-a-a-z/vale-postal-eletronico-internacional#tab-1

    Será que alguma regra mudou ou a pessoa está má informada?

    Enquanto a galera não responde por aqui, sugiro ligar no atendimento dos Correios e esclarecer a dúvida.
  • Mandei meu processo pra Porto quinta (05/03) paguei o vale postal normalmente. Vale postal não é um procedimento comum, acredito que ela se enganou. Liga no correio e se informa quais agencias fazem vale postal
  • mandei como "compromissos diversos"..tinha uma lista gigante...como nenhum se encaixava bem...mandei com esse bem genérico
  • Boa noite, Eduardo

    Em janeiro eu fui enviar o vale junto com os documentos e a funcionária disse a mesma coisa. Não acreditei nela, parecia estar de má vontade e fui noutra agência. Na outra, não tive problema nenhum em emitir o vale!
    Ainda perguntei a uma prima que é da sede dos Correios aqui no RJ, e ela não achou nenhuma restrição no sistema interno.
    Só por curiosidade, foi no Rio de Janeiro?
  • Foi no RJ sim, em Laranjeiras, talvez tenha sido a mesma agência! Vou ligar e tentar em outra agência.
    Obrigado a todos pelas respostas!
  • Não foi a mesma, a que eu fui foi a do shopping Iguatemi.
    Tenta ir em outra agência, sem mencionar o que aconteceu na primeira e vê se emitem o vale!
  • Pessoal, infelizmente, o motivo é o seguinte: incompetência dos funcionários dos Correios.
    Paguei o vale postal para ACP no final de fevereiro.
    Comigo aconteceu o seguinte: Fui numa agência dos Correios localizada em um shopping e a funcionária (numa tremenda má vontade) me "informou" que havia um mês que o sistema eletrônico de vale postal estava com problemas e que isso "era lá em Brasília" e que não havia previsão de quando voltaria ao normal. Desconfiado, questionei como é que ficaria então as pessoas que necessitam desse tipo de serviço e ela, com cara de enfado, disse que também não sabia. Verifiquei na internet e vi que aquela agência era uma franqueada.
    Resolvi então ir na agência central da minha cidade. Lá uma funcionária atenciosa fez o vale postal internacional normalmente. Contei-lhe o que tinha sido dito na outra agência e ela deu risada, disse que o que acontece é que por ser um serviço pouco usado poucos funcionários sabem fazê-lo. Mas caramba!!!! Custava a outra mulher ter a humildade de dizer que não sabia e que eu procurasse outra agência. Numa dessa, eu estaria até agora pra resolver o problema. Enfim, desculpem o desabafo, mas se algum dia propuserem a privatização dos Correios (e de qualquer outro serviço público), apoiem! Vamos ao que interessa. Amigos, se tiverem o mesmo problema, procurem uma agência maior, de preferência a agência central de sua cidade. Lá provavelmente terá alguém mais habilitado. Essas agências de shopping (franqueadas) só servem pro básico.
  • Henrique,

    alguma coisa mudou no VPI, isso é certo. Não foi só nessa agência, já temos diversos relatos. O que parece é que muitas opções de uma grande lista de "Finalidade" foram inibidas, mas continuam a aparecer causando a confusão.

    Só um detalhe: O Estado é a agência própria e o privado é a franqueada.
  • Bom, fiz o meu vale em fevº, e foi normal, numa agência do interior de São Paulo.
  • Aproveitando o tópico, o custo do Vale Postal Internacional informado no site dos Correios é de R$ 35 mais 1.5% do valor total do VP.

    Pra quem já fez, foram essas as taxas de envio mesmo?

    Obrigada
  • Nem lembro, ao todo a taxa de processo saiu R$847,00.
  • Eu estou com o mesmo problema, preciso fazer um vale Postal e fui na agência de LAranjeiras, aqui no Rio e me passaram a mesma informação.
  • Cristiane,

    sei de uma pessoa que fez no Largo do Machado.
  • Mas eu não consegui fazer mesmo, já fui na agência diversas vezes e nada. :(
  • Cristiane,

    Tenta outra agência. Eu consegui na agência do Grajaú, mas é longe do Lgo do Machado.
  • É pra Universidade do Minho, em Portugal. Vou tentar em outras agências então.
  • Oi Matheus, blz? Onde é essa agencia no Grajaú? Vc já fez há muito tempo? Pq eu tentei ontem na agência da 28 de setembro e na do Shopping Iguatemi (Boulevard) e me disseram a mesma coisa, que já faz 2 meses que não aceitam mais envio de vale postal internacional para finalidades que não sejam manutenção de estudantes ou residentes no exterior. Vc mandou colocar alguma destas modalidades na entrega? O Arquivo Distrital conseguiu receber/sacar o valor? Obrigado !
  • Julio,

    No Verdun, ao lado do Amarelinho.
    Foi no final de janeiro, fui lá porque no Iguatemi a atendente não quis fazer. Enviei como "diversos" e o arquivo conseguiu sacar sim.
  • Puxa, fui lá agora e me informaram a mesma coisa, que apenas se pode fazer pelos motivos de manutenção de residentes ou estudantes no exterior. Enviei e-mail de volta para o Arquivo Distrital perguntando se não aceitam outra forma de pagamento ou se posso enviar como uma finalidade dessas qualquer se eels conseguem receber.
  • Que estranho, o último vale-postal que eu fiz foi em fevereiro e foi normal, a única coisa é que não aceitavam cartão de débito, só em cash.
  • Julio,

    Provavelmente pedirão o cpf para enviar e o arquivo distrital não tem.
    Tenta transferência bancária, é um pouco chato mas é possível.
  • Matheus,

    a agência do Correios que pede CPF ou CNPJ para vale postal internacional, não sabe o que está fazendo.

    Já fez alguma vez transferência interbancária? Já viu os custos? Para pequenos valores fica um absurdo. Tem banco que cobra mais de 200 reais, fora o percentual sobre a transferência.

  • ... CPF ou CNPJ do destinatário do vale postal internacional ...
  • Eu já fiz uma transferência bancária internacional usando Western Union, pelo Banco do Brasil, há alguns anos, não foi tão caro assim, não sei se pelo fato de eu ser cliente BB. Com certeza é mais caro que o Vale Postal, mas se não tem jeito.... o problema é que o pessoal do Arquivo não respondeu ainda. César Machado, em qual agência vc fez o seu Vale Postalem fevereiro?
  • Julio,

    fiz um VPI no dia 06/03 no BarraShopping.
  • Julio,

    faltou dizer que a 'finalidade' não é problema para o beneficiário do vale postal.
  • Como VPI não é um procedimento comum, muitos funcionários de lá não sabem e dão informações incorretas. Infelizmente temos que procurar qual agência eles conhecem o procedimento para fazer o VPI. Tentem ir nessas que o pessoal já conseguiu. Se for longe, tem q procurar uma agencia perto da casa ou trab de vcs que saiba fazer
  • A agência perto da minha casa fazia até o final de janeiro, cheguei a mandar um mas agora não mais.
    Se tiver tempo, hoje eu vejo na agência central de Niterói e aviso. Alguns parentes tb vão precisar mandar em breve e não sei como orientá-los.
  • Oi Gulherme, tem certeza que a finalidade não é problema? Vc colocou manutenção de estudantes ou residentes? O pessoal lá já conseguiu sacar o dinheiro sem problemas? Qual foi o Arquivo Distrital?

    O pessoal lá do Arquivo de Vila Real acabou de me responder que eles andam recebendo diariamente Vales postais provenientes do Brasil... tô achando que nos Correios lá ninguém nem tá checando essa finalidade.. isso se eles souberem dessa "novidade" que poucas agências aqui no Rio tão sabendo...

    Tô pensando em arriscar, enviar o vale com finalidade de manutenção de residentes e, caso eles lá em Portugal não consigam receber, pelo que conversei com o pessoal dos Correios, consigo o dinheiro de volta (dá certo trabalho, segundo eles mesmos), menos a taxa que foi paga (no caso os R$ 35 mais 1%). O que vocês acham?
  • Julio,

    no destino eles recebem um "cheque" em nome do emitente (juliojr80).
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.