Judeus Sefarditas - Informações e processos

12357155

Comentários

  • Eu mesmo dei entrada e acompanho a minha súplica e de minha mãe.
    Não sabia que era doação (embora o recebido seja de doação), o valor mínimo(?) é de 500 euros.

    Que legal! vc dará entrada por qual ancestral? recomendo o grupo Genealogia Anussim do facebook.
  • Na CIP é doacao, na CIL é taxa. A taxa da CIL esta em 250 euros.
  • Cesar, mais uma vez obrigado. Meus ancestrais são Branca Dias e Diogo Fernandes.
  • Mazal Tov! tomei a liberdade de atualizar a lista de pedidos existente no Grupo Genealogia Anussim, no facebook, do qual sou um dos administradores e sinta-se convidado para participar!
  • editado September 2017
    Não sei ler francês, mas pelo que vc escreveu o artigo fala sobre o parentesco entre os asquenazim.
    Pelas minhas pesquisas genealógicas, pelo menos cá no Brasil de fato os bnei anussim são todos aparentados em maior ou menor grau.

    Tanto é que na lista de certificados, quase sempre utilizam-se os mesmos ancestrais judeus conversos.
  • Olá pessoal tudo bem? comecei agora a tentar a minha cidadania por meio da descendência de judeus sefarditas, no momento tenho apenas os varios sobrenomes ( sei que nao basta), entrei no site do CIL e não sei por onde começar para poder conseguir o certificado deles. Poderiam me ajudar? muito obrigado.
  • @Vianaaa você terá que construir sua árvore genealógica até um judeu português ou cristão novo portuga, nascido entre 1497 a 1821.

    Mandei msg inbox sobre o assunto.
  • Ola pessoal,
    Quais as conservatorias que posso dar entrada presencialmente na minha cidadania ; ja estou com toda documentacao pronta inclusive o Certificado da CIL?
  • @Nazira tem que ser na Conservatória dos Registros Centrais, de Lisboa.
  • Conforme o AlexandreLS disse, Nazira. Somente na CRC Lisboa.

    Boa sorte
  • PedrobPedrob Member
    editado October 2017
    Para os aplicativos sefarditas, você sabe qual data de entrada eles estão analisando agora?
  • agosto de 2016
  • PedrobPedrob Member
    editado October 2017
    @Cesar Machado Muito obrigado.
  • Bom dia,

    Alguém sabe quanto tempo demora, em média, para receber o resultado da nacionalidade?
    É possível saber o status do processo enviando email para a Conservatória? Se sim, qual o email?

    Obrigado.
  • @Leonardo Zeitune , con respecto a las comenatários de @amir lleva más de un año.
  • Prezados,
    Ainda sobre a fase 1, como vocês procederam em relação ao requerimento do certificado com a CIL ou CIP?
    1-Enviaram os documentos para análise prévia?
    2-Somente após análise prévia positiva fizeram o donativo?
    3-Enviaram a documentação comprobatória definitiva via postal?
    Desde já obrigado.
  • 1. Não. Fiz o pagamento da taxa, preenchi o formulário e enviei os documentos para abertura de processo de concessão do certificado.

    2. Não.

    3. Uhum.
  • Alguem conhece algum genealogista de confiança?
  • Oi, amigos.
    Depois que se consegue o certificado há risco de problemas na Conservatória de Lisboa? Por exemplo, a Conservatória começar a exigir mais documentos comprobatórios de sua origem judaica sefardita, por exemplo? Alguém aqui, que já obteve o certificado e já enviou para a Conservatória está tendo algum problema? Se sim, poderiam me esclarecer o que posso enfrentar? É que não gostaria, depois de tanto esforço, sofrer um revés justo na Conservatória. Seria jogar dinheiro fora.
    E as certidões da Igreja Católica na cidade de São Paulo? Alguém já teve problemas, tipo, você entra em contato com o arquivista, é muito bem tratado, faz o pedido, pede a conta para pagar, e nunca mais te respondem, nem por telefone?
    Grato pela ajuda.
  • AlexandreLSAlexandreLS Member
    editado November 2017
    Mais uma vez obrigado, Cesar Machado.

    Phelippe, já indaguei se perante a CRC estavam sendo juntados outros documentos comprobatórios da acedência certificado além, do certificado da CIL, mas parece que somente estão a juntar estes acompanhados os documentos da certidão de nascimento do requerente e documentos de identificação. Mas importante ficar acompanhando.para ver se enrijeceram. A CRC pode solicitar informações a CIL também.
  • Alguém sabe informar sobre a evolução dos processos na CRC de Lisboa?
  • Me informaram em agosto/2017 que meu processo, enviado em abril/2017, estava numerado e encontrava-se na fase de classificação e digitalização de documentos. Segue transcrição abaixo:
    _________________________________________________________________________________________
    Informo V. Exa. que o(s) processo(s) aguarda(m) o inicio da respetiva Instrução, (classificação dos documentos ) assim que a mesma for iniciada ser-lhe-á de imediato enviado oficio informativo.

    Mais informo que atendendo ao elevado número de processos entrados nesta Conservatória não é possível ser dada qualquer previsão relativamente a prazos.
    Sendo que se prevê uma demora considerável no envio do referido ofício.

    Até ser enviado o oficio não é possível dar qualquer tipo de informação relativa ao processo.
    __________________________________________________________________________________________

    Ou seja... O jeito é esperar mesmo...
  • Olá!

    Sou nova no Forum e andei pesquisando nos posts anteriores mas não encontrei respostas para algumas dúvidas:

    1. Certificado na CIP ou CIL: qual das duas costuma ser mais rápida na emissão do certificado?
    2. CIP: aos que já conseguiram o certificado pela CIP, foi preciso anexar documentos de comunidade judaica ortodoxa?

    Obrigada antecipadamente.
  • AlexandreLSAlexandreLS Member
    editado December 2017
    @Cesar Machado , PARABÉNS! Feliz por sua conquista! Vi em outra fórum de discussões que saiu a sua atribuição de nacionalidade.Continue a nos ajudar :)
  • @rbgans, apenas judeus (filhos ou netos maternos de judia) podem pedir pela CIP, logo, com certeza seu pedido carecera de declaracao da comuna judaica.

    Se vc for apenas descendente de judeus tera que pedir pela CIL.

    Obrigado a todos pelas mensagens mas ainda nao caiu a ficha que consegui. Rsrs
  • Parabens, Cesar!
  • Obrigada, César.
    Declaração eu tenho porém minha questão é se é necessário que seja de comunidade ortodoxa.

    E parabéns pelo sucesso no pedido!
  • Talvez seja melhor aplicar pela CIL.
  • Bom dia, Gostaria de saber se no formulário a ser encaminhado para Conservatória é necessário fazer o reconhecimento da assinatura no consulado ou basta autenticação em cartório brasileiro. Obrigado desde já.
  • @AlexandreLS basta o reconhecimento por autenticidade no cartório.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.