Boa tarde, estou com uma dúvida. Demorei um pouco pra realizar a doação para a CIP. Mandei hoje o formulário preenchido e o comprovante SWIFT da doação, mas ainda não recebi um feedback. Eles respondem o e-mail ou agora é só aguardar o recebimento do certificado?
OBS: Mandei e-mail em resposta à aprovação dos meus documentos em que eles dão o numero da conta pra realizar a doação e o formulário à ser preenchido. Precisa ser em um novo e-mail?
Olá a todos. Qual o significado da nova lei modificada para menores de idade? Um advogado me disse que ainda é muito difícil candidatar-se a menores e tenho que provar conexão com Portugal mesmo na lei para os judeus sefardistas. Mas por que? Não posso candidatar-me a um menor na minha família o mesmo processo que solicitei para mim, para que eu possa receber um certificado para ele da comunidade do Porto? Eu pensei que era o mesmo processo agora para menores.
Se eu não puder, então, qual é a melhor maneira de registrar um menor? Esperar até receber minha cidadania e depois candidatar-me a ele como filho de um cidadão português? Eu sei que é mais fácil registrar menores quando um dos pais é cidadão.
Obrigado por sua ajuda com esta questão, Gil Cohen
Acredito que a forma mais simples é vc pedir um certificado para vc e outro para seu filho e, de posse dos certificados, entrar com os pedidos na CRC de Lisboa.
Outra forma, é, se o seu fº for menor de idade, aguardar sua naturalização para depois pedir a dele, mas vai demorar mais, coloca aí 2 anos, sendo que se fizer dois pedidos de certificado e der entrada na CRC, esse pz cai para 1 ano.
Boa tarde a todos! Recebi resposta da CIP que enviará o certificado dentro de alguns dias. Entretanto, a CIP pediu que eu enviasse pelo correio as cópias dos mesmos documentos que mandei por e-mail para comprovar minha ligação com uma comunidade sefardita, para fins de arquivamento. Vi em alguns posts aqui no fórum que muita gente enviou os documentos para a CRC de Lisboa. Esse é outro processo? Como proceder a partir de agora?
Guilherme Kalb, se eu entender sua pergunta, você pergunta sobre menores? Na lei espanhola para sefardi menores podem aplicar o mesmo tempo que seus pais sem ter que passar no teste necessário para a língua e cultura. O processo português é mais fácil na minha opinião.
Leonardo Zeitune, não, você envia os documentos para o Porto. Eles querem ter sua pesquisa no caso de o governo investigar por que eles o aprovaram. Geralmente o governo não pergunta, mas envie uma cópia de seus papéis para o CIP de qualquer maneira. boa sorte
@Gil, obrigado pela sua resposta. Sou cidadão português maior de idade, por atribuição, e tenho ascendência judaica que remonta à Espanha. Gostaria de saber se alguém tem experiência ou sabe se o processo é de alguma forma similar ao de aquisição de nacionalidade portuguesa para sefardi.
Para adultos, o processo espanhol é mais difícil na minha opinião. Depois de se inscrever com todos os documentos e escolher um notário, você precisa viajar para a Espanha e se reunir com o notário e ENTÃO aguardar até mais um ano por decisão.
A partir de dezembro de 2016, 100 pessoas em todo o mundo receberam sua cidadania espanhola com nesta lei, acredito que seja 2% de todas as aplicações. A taxa de aprovação no processo português não é muito maior (8%), mas todo o processo é mais fácil. boa sorte, Gil Cohen
No site do consulado portugues de sao paulo tem um link para o irn onde pode ser efetuado o pagamento da taxa de 250 Euros para dar entrada em conservatoria
@albert, sim. Este link funciona. É para pagamentos apenas de processos que tramitarão na CRCentrais Lisboa (que é o caso de descendentes de Judeus Sefarditas).
Obrigado Marcia.No site do consulado do Rio de Janeiro informam sobre o atestado de antecedentes criminais poder ser emitido pelo site da policia federal acompanhado da autenticação do referido site. Neste caso não mensionam que seja apostilado o referido atestado. Neste caso precisa ser apostilado?
a informação que temos da CRCentrais Lisboa é: Certidão de antecedentes criminais, emitida há menos de 90 dias (se for pelo site não precisa ser apostilada), pois a Conservatória pode acender ao site da Polícia Federal e comprovar a veracidade do certificado.
@marcia obrigado.Se eu enviar junto com o pedido de naturalização também a certidão de casamento de inteiro teor apostilada e a certidão de nascimento de inteiro teor da minha esposa apostilada o meu cartão do cidadão ao final do processo irá constar o meu casamento ou precisarei transcrever o casamento depois em outro processo?
precisará transcrever o seu casamento ao final do processo, para que depois de transcrito, possa solicitar a nacionalidade de sua esposa. Ou seja, um processo de cada vez.
Além do mais, não é aconselhável enviar a transcrição de casamento para Lisboa. Existem opções mais rápidas, para este tipo de processo.
Eu possuo o certificado da Comunidade Israelita do Porto. Eu nasci no Egito e minha certidão de nascimento foi emitida pela comunidade israelita de Alexandria pelo Grão Rabinato que na epoca tinha o poder notorial. Durante o governo de Nasser no Egito foi retirada do Grão Rabinato o poder notorial para a emissão das certidões. Sendo assim não consigo emitir uma certidão de nascimento atual (menos de 6 meses). Alguem teria algum contato com esta comunidade de Alexandria? Ou teria alguma outra solução para atender a esta exigencia?
@Paulo Moreira2, a comunidade judaica portuguesa não faz a pesquisa, ela apenas avalia os docs que o suplicante anexou no pedido (genealogia) e se forem idôneos, emite o certificado de ascendência judaica.
A pesquisa é feita através da genealogia (batismos, nascimentos, casamentos e óbitos), busca de documentos históricos, bibliografias reconhecidas pela seriedade e pesquisa na Torre do Tombo (os processos da inquisição sobreviveram aos séculos). De tal forma que sim, é possível recuar séculos e séculos a fio (recuei até i430 pelo meu lado judaico e i540+- pelo lado não judaico paterno).
Sobre o pq dos sefarditas terem documentos e os asquenazitas não, deve-se ao fato que aqueles foram obrigados a se converterem ao cristianismo e desde então, a igreja (que é muito organizada e zelosa com seu acervo) passou a registrar os nascimentos, casamentos e óbitos, ou seja, está tudo arquivado na igreja. Já os asquenazitas não dispõem da igreja como backup.
[APAGADO] Eu mesmo dei entrada em dois pedidos (meu e de minha mãe), com certificados emitidos pela Judiaria de Lisboa, que devem ser julgados em até 60 dias pela CRC.
@marcia Eu possuo o certificado da Comunidade Israelita do Porto. Eu nasci no Egito e minha certidão de nascimento foi emitida pela comunidade israelita de Alexandria pelo Grão Rabinato que na epoca tinha o poder notorial. Durante o governo de Nasser no Egito foi retirada do Grão Rabinato o poder notorial para a emissão das certidões. Sendo assim não consigo emitir uma certidão de nascimento atual (menos de 6 meses). Alguem teria algum contato com esta comunidade de Alexandria? Ou teria alguma outra solução para atender a esta exigencia?
Não tenho ideia de como ajudá-lo. Teríamos que saber quem "herdou" as certidões e os documentos emitidos pela comunidade de Alexandria do Grão Rabinato. Tentei procurar, mas não cheguei à nenhuma conclusão.
@Paulo Moreira2, mandei msg inbox, veja se recebeu. [APAGADO]
O Machado é via paterna, foi adotado pelo meu trisavô, Elias da Silva Machado (i830+-), fº de mãe solteira (Mª Moreira da Silva), na freguesia de Rebordosa, termo de Paredes/Porto, com geração em Braga, Porto, Lisboa, São Paulo e Baía.
@cristina, agora que me toquei de qual prazo vc está falando.
Meu pedido foi recebido em 30 de agosto de 2016, então estimo que em até 60 dias deve estar concluído, já que pelo forum, estão levando cerca de 13, 14 meses para a conclusão do processo de aquisição.
Sou judeu sefardita e estou em processo de aquisição da nacionalidade portuguesa. Hoje (04/09/2017) enviei o requerimento junto com os demais documentos solicitados pela Conservatória dos Registros Centrais. Entretanto, no momento do envio pelos Correios, acabei me esquecendo de preencher o campo que solicita o número do Vale Postal emitido. Será que meu requerimento será devolvido? Li que os fomulários são devolvidos em caso de não pagamento dos emolumentos. Porém, neste caso eu paguei. Alguém sabe como proceder? Já passou por caso parecido? Obrigado,
Comentários
No meu caso entrei com dois processos de naturalização (meu e de minha mãe).
Demorei um pouco pra realizar a doação para a CIP.
Mandei hoje o formulário preenchido e o comprovante SWIFT da doação, mas ainda não recebi um feedback. Eles respondem o e-mail ou agora é só aguardar o recebimento do certificado?
Obrigado,
Leonardo
Att,
Leonardo
Se eu não puder, então, qual é a melhor maneira de registrar um menor? Esperar até receber minha cidadania e depois candidatar-me a ele como filho de um cidadão português? Eu sei que é mais fácil registrar menores quando um dos pais é cidadão.
Obrigado por sua ajuda com esta questão,
Gil Cohen
Outra forma, é, se o seu fº for menor de idade, aguardar sua naturalização para depois pedir a dele, mas vai demorar mais, coloca aí 2 anos, sendo que se fizer dois pedidos de certificado e der entrada na CRC, esse pz cai para 1 ano.
Recebi resposta da CIP que enviará o certificado dentro de alguns dias. Entretanto, a CIP pediu que eu enviasse pelo correio as cópias dos mesmos documentos que mandei por e-mail para comprovar minha ligação com uma comunidade sefardita, para fins de arquivamento. Vi em alguns posts aqui no fórum que muita gente enviou os documentos para a CRC de Lisboa. Esse é outro processo? Como proceder a partir de agora?
Guilherme Kalb, se eu entender sua pergunta, você pergunta sobre menores? Na lei espanhola para sefardi menores podem aplicar o mesmo tempo que seus pais sem ter que passar no teste necessário para a língua e cultura. O processo português é mais fácil na minha opinião.
Leonardo Zeitune, não, você envia os documentos para o Porto. Eles querem ter sua pesquisa no caso de o governo investigar por que eles o aprovaram. Geralmente o governo não pergunta, mas envie uma cópia de seus papéis para o CIP de qualquer maneira. boa sorte
Gil Cohen
Abraço
Editar: em inglês - https://certificadosefardies.fcje.org/requisitos.php?idioma=en
Para adultos, o processo espanhol é mais difícil na minha opinião. Depois de se inscrever com todos os documentos e escolher um notário, você precisa viajar para a Espanha e se reunir com o notário e ENTÃO aguardar até mais um ano por decisão.
A partir de dezembro de 2016, 100 pessoas em todo o mundo receberam sua cidadania espanhola com nesta lei, acredito que seja 2% de todas as aplicações. A taxa de aprovação no processo português não é muito maior (8%), mas todo o processo é mais fácil. boa sorte, Gil Cohen
Alguem já usou este link?
É para pagamentos apenas de processos que tramitarão na CRCentrais Lisboa (que é o caso de descendentes de Judeus Sefarditas).
a informação que temos da CRCentrais Lisboa é:
Certidão de antecedentes criminais, emitida há menos de 90 dias (se for pelo site não precisa ser apostilada), pois a Conservatória pode acender ao site da Polícia Federal e comprovar a veracidade do certificado.
precisará transcrever o seu casamento ao final do processo, para que depois de transcrito, possa solicitar a nacionalidade de sua esposa. Ou seja, um processo de cada vez.
Além do mais, não é aconselhável enviar a transcrição de casamento para Lisboa. Existem opções mais rápidas, para este tipo de processo.
Sendo assim não consigo emitir uma certidão de nascimento atual (menos de 6 meses). Alguem teria algum contato com esta comunidade de Alexandria? Ou teria alguma outra solução para atender a esta exigencia?
A pesquisa é feita através da genealogia (batismos, nascimentos, casamentos e óbitos), busca de documentos históricos, bibliografias reconhecidas pela seriedade e pesquisa na Torre do Tombo (os processos da inquisição sobreviveram aos séculos). De tal forma que sim, é possível recuar séculos e séculos a fio (recuei até i430 pelo meu lado judaico e i540+- pelo lado não judaico paterno).
Sobre o pq dos sefarditas terem documentos e os asquenazitas não, deve-se ao fato que aqueles foram obrigados a se converterem ao cristianismo e desde então, a igreja (que é muito organizada e zelosa com seu acervo) passou a registrar os nascimentos, casamentos e óbitos, ou seja, está tudo arquivado na igreja. Já os asquenazitas não dispõem da igreja como backup.
[APAGADO] Eu mesmo dei entrada em dois pedidos (meu e de minha mãe), com certificados emitidos pela Judiaria de Lisboa, que devem ser julgados em até 60 dias pela CRC.
Sendo assim não consigo emitir uma certidão de nascimento atual (menos de 6 meses). Alguem teria algum contato com esta comunidade de Alexandria? Ou teria alguma outra solução para atender a esta exigencia?
Não tenho ideia de como ajudá-lo.
Teríamos que saber quem "herdou" as certidões e os documentos emitidos pela comunidade de Alexandria do Grão Rabinato. Tentei procurar, mas não cheguei à nenhuma conclusão.
@Paulo Moreira2, mandei msg inbox, veja se recebeu. [APAGADO]
O Machado é via paterna, foi adotado pelo meu trisavô, Elias da Silva Machado (i830+-), fº de mãe solteira (Mª Moreira da Silva), na freguesia de Rebordosa, termo de Paredes/Porto, com geração em Braga, Porto, Lisboa, São Paulo e Baía.
Meu pedido foi recebido em 30 de agosto de 2016, então estimo que em até 60 dias deve estar concluído, já que pelo forum, estão levando cerca de 13, 14 meses para a conclusão do processo de aquisição.
Sou judeu sefardita e estou em processo de aquisição da nacionalidade portuguesa. Hoje (04/09/2017) enviei o requerimento junto com os demais documentos solicitados pela Conservatória dos Registros Centrais. Entretanto, no momento do envio pelos Correios, acabei me esquecendo de preencher o campo que solicita o número do Vale Postal emitido. Será que meu requerimento será devolvido? Li que os fomulários são devolvidos em caso de não pagamento dos emolumentos. Porém, neste caso eu paguei.
Alguém sabe como proceder? Já passou por caso parecido?
Obrigado,
Abraços
Leonardo