Tirar Cartão de Cidadão e Passaporte em Lisboa

1235714

Comentários

  • @daniloroberti, existe um documento que todo europeu precisa que garante o mesmo auxilio saude publico que um nativo teria.. o Cartao Europeu de Seguro de Doença.. da uma pesquisada melhor sobre pq nao sei te detalhar.. mas lembro de ter lido neste forum que pra conseguir esse cartão por Portugal vc teria q ter contribuido na previdencia de lá..

    http://ec.europa.eu/social/main.jsp?langId=pt&catId=559

    Procura talvez em vlogs de intercambio pra irlanda o pessoal falando de seguro saude de la..
  • Agora minha pergunta.. li bastante esse topico e to com algumas duvidas..

    Da pra tirar o CC e Passaporte diretamente em PT, mas se eu levar um comprovante do Brasil, o CC não sera emitido com o NIF ou eles não irão emiti-lo, a nao ser que indique um endereço qualquer la em Portugal e não tenho a necessidade de levar um comprovante???

  • Acabei de voltar de Portugal, e levei uma série de documentos pra fazer o máximo que pudesse lá. Passei poucos dias, pois ia pra outros países. Meu marido e minha filha já tinham a nacionalidade; daqui do Brasil, agendei na Conservatória de Registos Centrais de Lisboa com antecedência, e ele tirou o passaporte de extrema urgência, que ficou pronto no mesmo dia; da minha bebê só consegui solicitar o cartão cidadão comum. Me informaram que o sistema havia mudado recentemente, e não estavam emitindo o CC de extrema urgência nem no Campus da Justiça. Eu poderia pedir o urgente, e retirá-lo em alguns dias, mas eu não estaria mais em Lisboa. Também poderia deixar uma autorização pra alguém retirar por mim, mas não quis transferir o encargo pra ninguém....rsrsrs... Pra mim, só serviria o de extrema urgência; como não estavam emitindo, fiz o comum mesmo.
    Um detalhe é que eu só fiz um agendamento, para minha filha, e meu marido foi atendido em seguida sem problemas.
    Quanto ao endereço, a atendente disse que eu teria que indicar o nosso endereço no Brasil, não importa a modalidade de entrega do documento. Levei comprovante de residência mas não pediram. Apenas mostrei o CC que meu marido já tinha, meu passaporte e o assento de nascimento da minha filha.
    Agora estou aguardando a carta pin dela em casa, no Brasil, e o CC será enviado para o Consulado no Rio. Paguei 20 euros pelo documento dela. O passaporte do marido, 100 euros.

    Apenas aproveitando, pois alguém pode precisar saber. Nem ia averbar o casamento, porque já passava das 10:00 e achei que até me deslocar à Conservatória de Registo Civil não daria tempo, pois não doing agendado (nem sei se tem agendamento pra isso). Mas de metro era rápido e resolvi arriscar. Chegando lá, tinha umas 50 pessoas na frente e o atendimento é demorado; mas, como estava com a minha filha, consegui uma senha de atendimento prioritário e havia umas 3 ou 4 pessoas na minha frente. Demorou mais de uma hora, mas dei entrada em tudo e agora estou aguardando a certidão de casamento chegar em casa.
    Se Deus quiser, pedirei minha nacionalidade por aquisição, já que faço cinco anos de casada em março que vem.
  • @Roberta_U, solicitando o CC de urgencia e o endereço informado foi o do Brasil, mesmo assim vc conseguiria retirar-lo no local sem ter q esperar a carta PIN chegar na residencia, quantos dias teria q esperar?
    Tenho a intenção de ir a PT para confeccionar o CC e passaporte pois o prazo no BR e muito extenso.. e se eu tiver q esperar a carta PIN da mesma forma pois o CC de extrema urgencia não esta mais disponivel entao nao tem sentido eu ir a PT fazer os Docs..
  • @Andre Henriques, estive lá no dia 06/10 e não estavam fazendo o de extrema urgência. Mais faziam o urgente, que ficaria pronto em alguns dias. Acredito que o CC e a carta pin seriam entregues juntos no local de retirada informado por eles. No caso do de extrema urgência, tudo é retirado no Campus da Justiça, mesmo que você peça na Conservatória dos Registos Centrais.
    Aliás, no meu caso, acabei de lembrar que estava marcada numa CRC e me mandaram um e-mail avisando que eu seria atendida num departamento de identificação civil. Respondi perguntando sobre prazos e eles já me avisaram que não podiam garantir entrega de CC...
    Não sei se já regularizaram a confecção dos CC, ou se ainda está com atraso. Envie um e-mail para agendamento@irn.mj.pt ou para secretariado.dic.lisboa@irn.mj.pt
    Acredito que eles podem te esclarecer melhor como estão os prazos e procedimentos.
  • Bom dia!!!
    Gostaria que me informassem se tem como dar entrada e fazer solicitação em um único local dos seguintes documentos em Lisboa:
    1) solicitar certidão de nascimento e casamento " já foi feito a atribuição e transcrição, porém as certidões não chegaram."
    2) Primeira vez cartão cidadão
    3) Dar entrada na aquisição por casamento..
    Se sim, PF se possível informar endereço.
    Caso exista algum local mais rápido p retirar o cartão cidadão favor informar!
    Desde já agradeço!
  • @Iara tenho as mesmas dúvidas
  • Boa noite pessoal,
    Preciso de uma ajuda por favor... Preciso solicitar o meu CC com extrema ugencia, e me foi indicado ir ao Campus de Justica.
    Alguem sabe se e necessario marcar horario (tento ligar varias vezes, mas nao estou com sorte, ninguem me atende), e se o sistema de emissao no mesmo dia esta funcionando?
    Nao estou em Lisboa, e iria para la so para ter o documento no mesmo dia.
    Muito obrigada :)
  • editado November 2017
    Olá...
    Compartilho com vocês @Iara Cavadas ...@Julie Pereira ... @Priscila Silva ...A minha experiência em solicitar os documentos diretamente em Portugal em Novembro de 2016...

    **Como foi no final do ano passado...Penso que convém confirmar se os procedimentos continuam os mesmos...**

    Entrei em Portugal em Novembro de 2016 com passaporte Brasileiro, e respeitando todas as exigências das autoridades, pois já tinha obtido a Nacionalidade Portuguesa por Naturalização em Agosto...Porém tinha decidido fazer os documentos diretamente em Portugal...

    Fiz os meus documentos no final do ano passado diretamente no balcão do IRN em Lisboa...(Av. Fontes Pereira de Melo, 7 / 13 - 1050-115 - Lisboa)...Tel : 213 566 250

    É um prédio bem grande localizado em uma zona central de Lisboa...É de fácil acesso...Fica bem próximo ao Marquês de Pombal e com uma estação do metro (Picoas / Linha Amarela) bem pertinho...

    Nesse local são prestados diferentes serviços...Tem a CRC de Lisboa...Balcão do IRN...SEF...Entre outros...

    Por ser um posto de atendimento grande e central costuma ter bastante gente para ser atendido portanto deve-se chegar cedo...(Tem fila na porta)...Mas em compensação tem muitos funcionários trabalhando por lá também...Então...De maneira geral...Posso dizer que minha experiência em fazer os documentos nesse local foi positiva...

    Solicitei tanto o CC quanto o PEP nesse balcão do IRN...Fui orientado a me dirigir ao Campus da Justiça no dia seguinte para Retirar meu Cartão de Cidadão...(35,00 euros **urgente**)...E o passaporte...(65,00 euros **Prazo Normal**)... ficou disponível para retirada em apenas uma semana no mesmo local em que foi solicitado... (IRN)...
    Simples assim... : )

    Para solicitação de Certidões deve-se dirigir a qualquer Conservatória do Registo Civil...Pois as certidões emitidas atualmente estão todas no sistema informático Português...(SIRIC)...Estando todas as conservatórias capacitadas para emitir tais documentos...
    Por esse mesmo motivo...E dependendo do que for fazer...Apenas o Número do Assento já será suficiente...Não havendo a necessidade da Certidão em **Papel**...

    Até onde eu sei...Só é possível entrar com processo de ¨Aquisição por Casamento¨ na CRC de Lisboa...(Rua Rodrigo da Fonseca, 198 - 1099-003 - Lisboa Tel : 213 817 600

    Espero ter ajudado...

    Boa Sorte...



  • Olá pessoal,
    Ótimas questões e informações aqui.
    Fiquei com dúvida, apesar de ter lido vários tópicos.
    Com o CC em mãos no Brasil, consigo ir a Portugal com o passaporte brasileiro. A questão do passaporte comum, consigo tirar em Portugal sem endereço de Portugal? Usando endereço do Brasil consigo sem problemas, certo? A carta pin é para o CC certo? Quem tirou pelo consulado do RJ tem ideia do tempo que levou o processo do CC ?
    Obrigada !!!
  • editado November 2017
    @Larissamac84 ...


    ¨...A questão do passaporte comum, consigo tirar em Portugal sem endereço de Portugal ? ...¨

    SIM...

    ¨...A carta pin é para o CC certo? ...¨

    CERTO...

    Quanto a entrar em Portugal com CC em mãos + Passaporte Brasileiro não entendi bem o que você quis dizer... : ) : )
    Você está indo para ficar...? Vai comprar passagem de ida e volta...?

    Se não vai ficar pode entrar com passaporte Brasileiro sem problemas...É só seguir as regras da imigração...(Relatei nessa mesma página minha experiência em fazer os documentos em Lisboa no final do ano passado)...

  • @Larissa nós tivemos uma amiga aqui no fórum q entrou em Portugal com o Passaporte brasileiro + o CC.
  • Boa noite @nilton hessel
    Muito obrigada pelas informações. Minha duvida maior é se consigo emitir o CC no mesmo dia, pq só estou indo para Lisboa para isso, de momento.
    Então, minha duvida maior é se o CC sera emitido no mesmo dia,mas se não for, é possivel solicitar a entrega em outro país?
    Muito obrigada:)
  • Oi pessoal, tudo bem? Estou indo morar durante 6 meses em Portugal em janeiro.

    Ocorre que meu processo de nacionalidade já está em fase de registro, ou seja, tem previsão de ficar pronto em breve, entretanto, pode ser que demore mais ou não. Minhhas dúvidas são:

    1- Seria mais prudente entrar com o pedido de visto? Mesmo o processo já estando em registro?

    2- Posso entrar em PT tendo somente o número do assento de nascimento? Entrando assim com o passaporte brasileiro e tirando os documentos todos lá em PT? É possível fazer isso pra quem só tem passagem de volta para 6 meses depois da chegada?\

    Muito obrigada por toda a ajuda desde já
  • @mei bom dia Mei, ontem estava no campus de justiça e os funcionarios informaram que é possível a entrega do CC em outras embaixadas desde que seja feito o pedido normal. Tem um prazo de +/- 1mes, 2meses para chegar. :)
  • lucasboeschelucasboesche Member
    editado November 2017
    Bom dia pessoal, meu relato sobre pedido de documentos em Portugal:

    Moro em Dublin e estou em Portugal por 4 dias para retirar os documentos e diferente do mês passado, eles estão sim aceitando pedido de extrema urgência (entregue no mesmo dia à partir das 17:30 no DIC do Campo da Justiça, se solicitatdo até às 11:30 em qualquer IRN, ou se não no próximo dia útil também à partir das 17:30).

    Cheguei ontem em Lisboa e tinha marcação às 13:30 na Departamento de Identificação Civil da Boa Hora (Centro Histórico de Lisboa). Cheguei um pouco antes e tentei ver se conseguiria ser atendido antes, porém como todas as mesas tinham horário marcado, não consegui (mas há sim a possibildade de ficar esperando na fila, ou seja, será atendido depois que todas as pessoas que fizeram marcação sejam atendidas). Como fiz meu pedido depois das 11:30, vou ir buscar o cartão e carta PIN hoje à partir das 17:30 no DIC do Campo da Justiça. O procedimento foi super simples, em menos de 15 minutos estava tudo pronto. Precisei apresentar uma cópia do assento de nascimento, meu passaporte brasileiro e comprovante de endereço - é lei ter que aceitar endereços internacionais, tanto para estrangeiros que conseguiram a nacionalidade, quanto para Portugueses natos que vivem fora de Portugal, ou seja, não precisa se estressar correndo atrás de endereço de Portugal caso não more aqui. O valor do pedido de extrema urgência é de 53 euros.

    Como o cartão ficará pronto às 17:30, não vou conseguir solicitar o passaporte hoje e estarei indo amanhã cedo fazer o pedido diretamente no aeroporto (sem agendamento).

    Enfim, espero ter ajudado.

    Boa sorte a todos.

  • Oi @lucasboesche, vc optou por fazer em Portugal por não conseguir fazer em Dublin? Pergunto, pois quando meu processo for concluído também estarei aí (na Irlanda) e pelas informações no site da Embaixada em Dublin é possível fazer docs com urgência aí tb. Obrigada! =)
  • @cteixeira18 optei por fazer direito em Lisboa porque a embaixada de Dublin é extremamente lenta e o atendimento é terrível. Eles trabalham 3 dias por semana somente pela manhã, então eu tinha conseguido agendamento para final desse mês (marquei em agosto) e agendamento para o passaporte somente para final de fevereiro. Já quanto aos prazos não sei te dizer se realmente cumprem pois nunca recebi resposta deles. Mas enfim, pra mim valeu mais a pena vir pra ca, e passar uns dias em Portugal também não faz mal nenhum hehe

  • @lucasboesche não sabia desse tempo todo pra agendar! Bem melhor fazer em Portugal mesmo, então. Seguirei seus passos!rs
    Obirgada! =)
  • Finalizando meu relato sobre o pedido dos documentos em Lisboa:

    Fiz o pedido do cartão na segunda-feira às 13:30 então fui buscar o cartão na DIC do Campus de Justiça na terça-feira. Eles falam pra ir às 17:30 que é o horário que começam a chamar as senhas para entregar o cartão. Eu cheguei as 16:30 e peguei a senha número 72. Fui atendido por volta das 18:45.

    Fiz o pedido do passaporte hoje pela manhã. Eles abrem as 09:00, eu cheguei lá as 08:00 e fui o primeiro a ser atendido. O procedimento levou cerca de 2 minutos, apenas tiram a foto, impressoões digitais e assinatura. Só precisei apresentar o cartão de cidadão e pagar a taxa de €100. Como fiz o pedido antes das 11:00 voltei ao aeroporto para retirar o passaporte as 16:30. Fui atendido as 17:30.

    Ou seja, quem tiver pressa e puder vir a Portugal fazer a documentação, vale muito a pena. O metro atende praticamente todos os bairros onde ficam as IRNs para solicitar o cartão, e para ir para o aeroporto do centro leva cerca de 30min de metro (passagem é €1,45).

    Boa sorte a todos.




  • @lucasboesche...

    Penso que talvez você tenha invertido os números quando digitou o preço do CC Extrema Urgência logo acima...!!!
    O valor pago não seria 35,00 euros (15,00 = Cartão + 20,00 = urgência)..Ao invés de 53,00 euros
    Se pagou 53,00 mesmo...Por favor confirma aqui pra gente...!!!
  • @nilson hessel, o valor do CC extremo urgente e esse mesmo - 53 euros.

    https://www.portaldocidadao.pt/web/instituto-dos-registos-e-do-notariado/cartao-de-cidadao

    O valor de 15e e so se vc e menor de 25 anos, e faz o pedido normal.
  • @Nilton Hessel não o valor está correto. Se não me engano os valores aumentaram no começo do ano pois agora o cartão de cidadão tem validade de 10 anos. Então o valor para pedido de extrema urgência é 53 euros
  • editado November 2017
    Ok... @lucasboesche...Deduzi que talvez você tivesse se enganado porque paguei 35,00 por meu CC (Extrema Urgência)...E 65,00 pelo PEP...(Prazo Normal)...Em Novembro do ano passado em Lisboa...E naquela ocasião o valor para fazer o PEP no aeroporto já era o que você referiu acima...100,00 euros...
    Mas você tem razão...Agora o CC tem maior prazo de validade...
    Desculpe o equívoco...
  • Boa noite,

    Estou com algumas dúvidas sobre o cartão do cidadão. Estou em Portugal, no Porto, minha cidadania saiu na sexta. Ainda não tenho a certidão, mas já tenho o número do assento. Irei a Lisboa, pois li que lá é mais rápido.

    Saberiam informar se Lisboa, realmente, é mais rápido?

    Li alguns relatos nessa conversa, algumas pessoas falando que agendarem com 15 dias de antecedência. Mas é possível solicitar o CC sem agendamento prévio?

    E devo solicitar numa CRC ou num balcão de atendimento do IRN?

    Grata,
    Mariana Agostinho.
  • editado November 2017
    Olá... @Mariana Agostinho ...

    Você ainda está no Porto...?

    Se sim...Pode dar uma passada na 1ª CRC do Porto ( Rua de Ceuta nº 16, 2º - 4050-189 - Porto )...E se informar pessoalmente sobre as condições atuais para emissão dos documentos...(Talvez seja mais rápido que Lisboa)...
    É um endereço bem central e de fácil acesso...

    Nesse link também poderá encontrar mais informações e opções de locais onde solicitar o CC em Portugal...:

    https://www.autenticacao.gov.pt/cc-pedido-de-cartao


    Minha experiência...:
    Quando fiz a solicitação do CC e do PEP em Novembro 2016...Fui direto...(Sem Agendamento)...No Balcão do IRN em Lisboa...Foi super tranquilo...(Tem o endereço mais acima nessa mesma página)...É um prédio bem grande...São prestados diversos serviços nesse local...(A CRCivil de Lisboa fica nesse prédio) ...Na entrada tem uma triagem...Você diz que veio solicitar o Cartão de Cidadão e eles te orientam...Só recomendo chegar cedo pois por ser um endereço bem central...Tem sempre bastante gente para ser atendida...

    Boa Sorte...
  • Gente, devido aos relatos aqui, estou procurando para agendar o pedido do cartão cidadão em Lisboa, mas no site de agendamento o sistema so me disponibilizou o DIC de Boa Hora, Marvila e loja do cidadão das Laranjeiras.. não me deu a opção do Campos da Justiça.
    Em todos esses eu consigo solicitar o pedido extremo urgente do CC?
  • Pesquisei aqui e vi que é possivel solicitar o cartão cidadão em qualquer DIC, mas agora a minha preocupação é se eu ficar somente 3 dias em Lisboa sera q consigo fazer o CC e o Passaporte?
  • @Andre Henriques...
    Na normalidade dos serviços em Portugal...Sim...Você consegue fazer CC com extrema urgência e em seguida solicitar o passaporte no Aeroporto também com urgência dentro desse prazo que você pretende...
    O @lucasboesche descreve na página 5 desse mesmo tópico o passo a passo para fazer dessa forma...Basta se programar para isso...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.