Tirar Cartão de Cidadão e Passaporte em Lisboa

2456714

Comentários

  • Boa Tarde

    Gostaria de tirar o meu CC e Passaporte por aqui, no Brasil. Pois vou viajar para Portugal somente em Maio, alguém sabe me explicar qual o procedimento?
    Para quem solicito e quais são os documentos que necessito?

    Obrigada
  • Pelo que estou lendo, somente no Consulado e uma demora além de custos exorbitantes.
    Fazer em Lisboa e mais barato e mais rápido, certo?
  • @Claudia Menna Barreto, Passaporte e CC precisa ser no consulado, só pode fazer em Portugal se você for pessoalmente.
  • Obrigada @M Adelaide Velloso

    Estou indo em maio, resolvi fazer um passeio por Marrocos também, estava preocupada com visto, mas eles não exigem nem de portugueses, nem de brasileiros.... Ufa!!! Vou fazer meus documentos em Lisboa mesmo, mais rápido e mais barato.
  • Isso mesmo, @Claudia
    Nada de fazer no consulado de São Paulo. Só se não houver outro jeito. É um absurdo o custo do CC e do Passaporte quando feitos pelo consulado. Para quem vai passear em Portugal, deixe pra tirar lá. Vá numa CRC (aliás, eu agendei com a CRC de Lisboa (Rua Rodrigo de Freitas) pela internet antes, uma beleza. Chegando lá, você faz o pedido do CC (leve seu passaporte brasileiro para provar identidade). Peça "com urgência", pois se pedir sem urgência vai ter que informar o endereço do Brasil e só receberá a carta no Brasil. Se pedir com urgência, a carta será mandada para uma central lá mesmo em Lisboa no dia seguinte. Aí, no dia seguinte, você vai lá e retira a carta e o cartão ao mesmo tempo. Morre umas duas horas na fila, mas custa apenas 30 ou 35 euros, não me lembro bem, e você com o CC na mão pode ir fazer seu passaporte no aeroporto. Lá, consegue-se que fique pronto no mesmo dia ou no máximo no dia seguinte.
  • Obrigada @Cynthia, pelas dicas.

    Um abraço
  • @Claudia
    E aproveite bem o passeio. Portugal é lindo e o Marrocos também!

  • Pessoal, alguém sabe me informar se os prazos pra tirare portugal permanece o mesmo? Mesmo dia se chegar fizer até as 11/ no outro dia se for depois? Gostaríamos de saber pois estamos vendo de ir em Portugal fazer pela demora aqui no Brasil
  • @Clicia, soube que no aeroporto de Lisboa consegue!
  • E na central pra tirar o cc? Sabe de algo? Obrigada desde já
  • Bom dia @Clicia

    Dê uma olhada no comentário da @Chynthia para mim, só não sei te dizer com quantos dias de antecedência devemos marcar hora na CRC Lisboa para solicitar o CC com urgência.
    Também gostaria de saber.
    Vou fazer meu passaporte por lá também.
  • @Claudia, e Clicia

    Agendei antes, não muito tempo antes. Umas duas ou três semanas, talvez. Atendem com hora marcada se você agendar. É super confortável. No primeiro momento, colhem os dados biométricos e verificam sua indetidade. Leve o passaporte brasileiro. Precisa ser documento oficial. Meu agendamento era para as 3:30 da tarde, então fui no dia seguinte a um lugar enorme, esqueci o nome, mas eles lhe dão o endereço. Lá, você pega fila, que não é pequena. Mas sai com o CC na mão.
  • Vou procurar o site para ver se descubro e posto aqui o link de onde agenda.
  • Obrigada @Cynthia, mais uma vez.

    Um abraço
  • Em que link vocês agendam para tirar os documentos em Portugal?
  • @juscheuer

    o link que está acima, você solicita o cartão cidadão com 15 dias mais ou menos de antecedência, para a data que você chegará em Lisboa.
    aí é só ir no endereço, solicitar urgência e no outro dia faz teu passaporte no aeroporto.
    total 100 euros. .

  • Alguém sabe me dizer se no cartão cidadão tirado lá em Lisboa vem com o NIF?
  • @Beatriz
    Eles perguntam se você quer. Diga que não se não tiver intenção de morar em Portugal. Só faça esse número se for morar lá.
  • A todos,
    Devido aos custos envolvidos, recomendo tirar apenas o Cartão Cidadão por aqui caso não queria enfrentar a fila de imigração nos países da comunidade européia e correr o risco de ser extraditado. Se a imigração não for problema para você e pretende morar em portugal, recomendo tirar lá, pois já sai com o NIF (igual CPF), e pedindo pelo consulado não sai.
    Passaporte só tem efeito prático se for para países que o passaporte português entra sem visto prévio (EUA por exemplo). Mas se tiver visto americano no passaporte Brasileiro recomendo utilizá-lo. Sei de casos de gente que levou canseira com passaporte Europeu tentando explicar.
    De resto com cartão cidadão você anda a comunidade européia inteira sem necessidade de visto, assim como com o RG Brasileiro você anda pelo Mercosul.

    Abraços.
  • Oi @Chynthia

    você sabe o que preciso levar para fazer o cartão cidadão com NIF e com urgência?
    além do passaporte e o assento português, você acha que posso dar o endereço do hotel que estarei por exemplo?
    soube também que no Parque das Nações podemos fazer o cc.
    qual é o melhor e mais rápido? marcar com o IRN em Lisboa com antecedência ou no Parque das Nações por ordem de chegada, alguém sabe me informar?

    Obrigada
  • Pessoal, uma dúvida:

    Pretendo deixar para tirar meu CC lá em Portugal, já que tenho uma oferta de emprego lá em que estão me aguardando.

    A dúvida é a seguinte: Só com o assento de nascimento eu conseguiria embarcar só com a passagem de ida? E no caso da minha esposa que não é portuguesa, mas tenho a pretenção de pedir reagrupamento. Teria que ter passagem de ida e volta?
  • Oi Ray,
    Voce não consegue embarcar sem um documento oficial (CC ou Passaporte) sem a passagem de volta.
    Nem vc nem a sua esposa.
    Digo isso por experiencia própria. Tive que comprar uma passagem de volta para embarcar para portugal, na hora de despachar as malas saindo do RJ.
    Fora que quando voce chegar em portugal voce tera que passar pela imigração como brasileiro. Então os dois terão que apresentar passagem de volta e reserva do hotel que vcs vão ficar.
    Fica atento que a passagem tem que ser com menos de 3 meses da data de chegada em portugal.

    Nao sei se voce tendo a oferta de emprego oficializada, levando a carta da empresa eles deixam voce embarcar sem passagem de volta. Mas eu nao arriscaria.
  • @Ray, não entra com carta de emprego e nem somente com a certidão de nascimento portuguesa.
    Você precisa ter documento oficial como a Mariah falou.
  • @Mariah Pires,

    Obrigado por relatar sua experiencia, pois estou na mesma situação que o @Ray Câmara.

    Em relação a passagem de volta, você conseguiu o reembolso?
    Indo como brasileiro, comprei passagem de ida e volta + hospedagem em hotel. Isso é o suficiente para a alfandega? Também vou pegar uma cobertura de saúde com o cartão de crédito.

    Melhor nem comentar nada na entrevista que vou para ficar né? hah

    Ah, em relação a dar entrada no CC, já agendei para tirar no Departamento de Identificação Civil da Boa Hora.
    Você conhece? Os documentos necessários são o Passaporte e Certidão Nascimento? Só isso ou mais alguma coisa?

    Obrigado a todos, e boa sorte!
    Abraços
  • lo_nasc,

    Meu filho fez o CC no Campos da Justiça segunda retrasada. você pagando a taxa de urgencia(35 euros) sai no final do dia ou no dia seguinte, mas precisa informar um endereço para informar na hora.
    Leve apenas a certidão e Passaporte brasileiro.
  • Ola grupo ,

    Acabei de finalizar a atribuicao e transcricao da minha mae . Docs em maos ! Ela ira em junho a Portugal para tirar o cartao cidadao pessoalmente . Ja dei uma lida nos posts , mas gostaria de saber se eh melhor agendar no Porto ou Lisboa , e se pagando a taxa de urgencia 35 euros , quantos dias seria aconselhavel ficar la .
    Muito obrigada
  • @Carla,

    Em Lisboa, pagando 35 Euros e fazendo no Campos da Justiça pela manha pode sair no final do dia ou no dia seguinte. Precisa informar um endereço de lá. Meu filho fez segunda retrasada e informou o endereço de uma amiga.
    Levar o passaporte ou RG.
    O passaporte sai no mesmo dia fazendo no aeroprto de Lisboa, mas precisa estar com o CC em mãos.
  • @Carla Ferolla, se a opção for Porto, faça na 4ª CRC do Porto. Fiz meu CC lá, e é vazia e bem tranquila, mas não tem a urgência de ficar pronto no dia, mas se for passar um tempo no Porto, vale apena. Um detalhe, eles não aceitam endereços de hotel
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.