Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1405406408410411660

Comentários

  • Boa tarde, pessoal!

    Espero que se encontrem bem.

    Dei entrada no processo de neto da minha mãe em janeiro de 2020 e, segundo o site, ainda se encontra na bolinha 1 verde.

    Alguém que tenha dado entrada no processo de neto pela última revisão da lei e não tenha solicitado prioridade já teve algum avanço?

    Abraço.

  • @ViniL , tudo bem?

    Na planilha você poderá verificar processos que chegaram lá em datas próximas à chegada do seu: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IYzPeWFrqiEF5MxruxslpFRjlkk-7ob9An3rdPLKzWE/edit#gid=0

    Quase todos recebidos até março de 2020 ou já foram aprovados, aguardando o registro, ou já tiveram despacho de exigência.

    Mas note que nem sempre Lisboa respeita a ordem de chegada dos processos.

  • editado May 2022

    @ViniL , acabei de ver aqui.

    O processo da sua mãe chegou em janeiro de 2021, não em janeiro de 2020, como você colocou no seu post acima.

    Grande parte dos processos recebidos em janeiro de 2021 ainda não mudaram de status, como você pode verificar na tabela.

    A estimativa é que o processo dela seja aprovado em março de 2023.

  • @ViniL

    Há poucos processos anotados na planilha de Jan/2020, e todos já foram aprovados desde jan/2022, aguardando o assento (7-marrom).

    Inclua os dados qui, para que possa incluir na planilha e acompanhar comparando com outros. Acaso o dela não estaria com a 4-Laranja? Qual o texto abaixo das bolinhas coloridas na consulta online?

    Atualmente estão analisando/aprovando julho/2020.

    NºProcesso, Nome, DataRecepcão(rastreio DHL), DataSenha(email), e outros dados, como forma de pgto, idade, como enviou (DHL/EMS/Pessoalmente), Status (ult. Bolinha Verde), Modalidade (1D) e em qual Conservatória está (pela consulta online)

  • Prezados, @gandalf e @Leticialele. Tudo bem?

    Aproveitando o ensejo, poderiam por gentileza, lançar meus dados na planilha de netos? Tenho receio de mexer na planilha.

    Processo nº: 734XX/21

    Nome: Rodrigo F. Roldão

    Rastreio DHL: 23.05.2021

    Data da senha: 09.07.2021

    Forma de pagamento: Nubank

    Idade: 47 anos

    Pedi para retirar o envelope via DHL

    Status: bolinha verde

    Modalidade: 1D

    Conservatória dos Registros Centrais de Lisboa.

    Desde já agradeço.

  • editado May 2022

    @Digfortes

    Confira seu rastreio da DHL, porque 23/05/21 foi domingo e a DHL não pode ter entregado nesse dia.

    E o STATUS, qual a última Verde?

  • @Digfortes , bem vindo de volta!!

  • Olá! No grupo do Face, informaram que saiu um assento de um processo aprovado em Novembro/2021. Ele deu entrada no início de 2019, mas caiu em exigência. Não sei se nesse caso existe uma prioridade ante aos processos mais recentes aprovados na mesma época.


  • @gandalf realmente eu me confundi. A data correta do rastreio da DHL foi dia 28 de maio de 2021 e não 23.05.2021 como informei. Não sei de onde tirei essa data, estou ficando gagá, que nem diz a Leticia. kkk

    Sobre o status é bolinha 1 verde.

    @Leticialele obrigado pelas boas vindas. Afinal, passei quase a pandemia inteira aqui com vocês no Fórum, ou seja, mais tempo do que com a minha família. Mas, agradeço por cada minuto.

    Obrigado a todos!

  • @carlagregorio , provavelmente tenha ocorrido alguma prioridade sim, no caso dela, mas não temos como saber. Tenho a impressão de que Lisboa não é muito afeita à ordem dos processos.

    Alguns processos apresentados entre abril e maio de 2019, incluo o meu no caso, não sofreram exigência, mas foram aprovados só em setembro e outubro, e ainda aguardam o registro. Enquanto outros apresentados em novembro de 2019 foram aprovados em agosto de 2020 e já receberam os registros.

  • @Ricosne

    Ja completou 8 meses aguardando o assento?

  • @carlagregorio , ainda estou no sétimo mês. Completam-se oito meses em junho.

  • @Ricosne

    Lhe mandei uma MsgPrivada.

    "ainda estou no sétimo mês. Completam-se oito meses em junho" Os últimos concluídos levavam 6 meses para o assento. Parece de fato que os tempos estão crescendo, mas crescem para todos da mesma forma.

  • @Digfortes

    Já foi atualizado. Por enquanto linha-142 https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IYzPeWFrqiEF5MxruxslpFRjlkk-7ob9An3rdPLKzWE

    Não tenha receio da planilha. A maioria das operações que poderiam causar grandes danos está bloqueada, ou no mínimo acende um pop-up de alerta, e a operação pode ser abandonada.

    Em operação normal, você não vê nenhum pop-up. Se abrir o pop-up, apenas não aceite e não causará nenhum dano generalizado.

  • @thiagobranco, você mandou seu processo de filho sem que o registro do seu pai fosse finalizado, por orientação da CRC? Mandou para ACP?

  • @Mariarb

    Sim, foi o que ele disse. É possível. Haverá algum paralelismo, mas o 1C do filho não será aprovado enquanto não sair o assento do pai.

    Se precisasse da transcrição de casamento (pode ser o seu caso), não há muito ganho em explorar esse tipo de paralelismo. Cairá em exigência da transcrição, e custará uma remessa extra.

  • @gandalf , infelizmente os 180 dias estão sendo ultrapassados ao largo. Ao que parece, os prazos de todas as fazes dos processos serão dilatados sobremaneira também.

    Os mais antigos e com mais experiência que me corrijam, por favor, mas desde que eu acompanho os processos nunca vi os prazos de qualquer modalidade de processo diminuírem, muito pelo contrário.

    Segundo a planilha, o último registro de processo sem urgência ou preferência foi criado 239 dias após a sua aprovação.

    O próximo da fila está há 251 dias esperando o registro. Ou seja, já superou o prazo do último registro.

    Em ordem decrescente, na data de hoje, pegando alguns exemplos, os processos estão aguardando os registros há 251, 236, 229, 215, 209 e 201 dias, descartados os processos cujos prazos de espera estão tão longos que, ao que parece, não foram atualizados pelos interessados.

  • Olá @thiagobranco , estou numa situação similar a sua. Vivo fora do Brasil no momento e estou aguardando o assento do processo da minha mãe @Norma, que foi aprovado em 25/01/2022. Entendo através do seu comentário corroborado com a informação que a CRC te passou, que seria possivel que eu entrasse com o meu processo 1C desde já. Gostaria de saber se o meu entendimento está correto, e caso seja, se tem algum procedimento especial nessa situação. Gostaria de saber a sua experiência e desde já agradeço a sua atenção.

  • @gandalf, obrigada. Tento acalmar a ansiedade de filhos e netos.. Vale a pena mandar o de netos menores direto para Lisboa, ou esperam o do pai ficar pronto e mandar para ACP?

  • @Mariarb , aguarde o do pai ficar pronto e envie os processos dos menores para o ACP!!

    Lisboa está lotada e cada dia mais lenta!! Não vale a pena!!

  • @Leticialele Obrigada pela orientação. Aguardo ainda meu registro ficar pronto

  • editado May 2022

    @Ricosne Experimenta ligar pra lá e obter informações, eu costumava ligar 11h da manha perto deles fecharem, eu levava em torno de 20min esperando. Mas pelo menos eles davam informações..

  • @JohnA , tudo bem?

    Vocês se refere à qual informação, especificamente?

    Sei que o processo está apenas aguardando a criação do registro.

    Sobre o prazo, Lisboa informa que não pode dar um prazo da criação do registro, no máximo dizem em qual período de aprovação estão criando os registros.

  • @gandalf Oi boa tarde, estou enviando o processo para Lisboa, meu pai tem 85 anos e minha mãe 80, tem algum requerimento ou simples carta, que possa pedir com urgência o processo? Obg

  • @thiagobranco

    Olá, é revoltante o que estão fazendo com os processos de Netos, meu processo foi aprovado em 15/09/2021.

    Até o momento não foi criado o registro, já fiz reclamação mas........ a resposta é "estamos cientes, e não tem o que fazer".........

  • @Douglasmaia , pelo menos as suas reclamações eles respondem, as minhas nem isso... haeuheaueh

  • @Ricosne

    Olá, é mesmo. E eu fiz só uma reclamação.

    Acabando mais 1 mês e nada do meu registro....

  • editado May 2022

    @Ricosne Entendi, sobre a informação que eu perguntei era pra isso mesmo, pra ver em qual período no caso dia estão criando o registro, mas parece ser perca de tempo capaz de so falarem o mês.. eles nem curtem deixar o pessoal ansioso né? hahah.

    Eu acho que agora as coisas so devem andar depois das férias...

  • @Aleckspear2022 @Mariarb isso, a CRC indicou a possibilidade de já encaminhar meu processo de filho 1ºC enquanto aguardo a criação do assento do meu pai, que semana que vem completa 7 meses desde o despacho. Acredito que seja pelo fato de eu realmente ter necessidade, pois meus docs estão prontos há meses, incluindo meu RG prestes a completar 10 anos de emissão; infelizmente não havia vagas para renová-lo quando estava no Brasil e os consulados não emitem passaporte com filiação.

    Não aconselho fazer o mesmo, a menos que tenha confirmação da parte das autoridades portuguesas. Inclusive no envelope que enviei com o meu processo eu inclui uma cópia impressa do email deles, confirmando os detalhes do meu pai e que, considerando a minha situação, poderia dar entrada desde já.

  • @thiagobranco

    Você deixou escapar uma oportunidade preciosa para refazer seu RG, certificar e apostilar. Bastaria ter se planejado.

    Nenhum dos motivos alegados se sustenta.

    Se iria ficar pouco tempo, sabendo que seu RG estava vencendo e é essencial para a nacionalidade, poderia ter agendado antes de ir. Daria para fazer tudo em 1 dia apenas, incluindo tirar uma certidão nova no cartório (de nascimento se solteiro, ou de casamento se casado), tirar as fotos, fazer o pagamento da taxa numa casa lotérica, ir até o local fazer o fingerprint, assinar, e sair de lá com o RG na mão.

    Mesmo sem ter agendado, estou seguro que explicando sua necessidade, e tendo os demais requisitos prontos, teriam deixado que vc fizesse o documento em caráter excepcional na sua ida ao BR.

    Em seguida, no mesmo dia, já faria no cartório a cópia certificada e apostilada, e o reconhecimento da assinatura por autenticidade no form. O apostilamento do RG demora alguns dias, mas qualquer pessoa poderia buscar e enviar para você por DHL, se fosse o caso.

    Também poderia ter trocado seu passaporte na PF tendo urgência justificada, mesmo que o atual esteja na validade. Se fosse refeito em solo brasileiro, traria a filiação que vc precisa. É mais caro, mas é uma solução.

    E mesmo no exterior, ainda haveria solução no consulado para o seu passaporte, embora seja bem mais trabalhosa e demorada.

    Tendo a confirmação da Conservatória, não devem criar dificuldade. Só que não precisava ser assim.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.