Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1294295297299300644

Comentários

  • @andrelas Perfeito o seu comentário...eu cresci também participando dos fóruns dos anos 2000 e realmente, disse tudo! Naquela época as pessoas ajudavam sem qualquer interesse, eram capazes de ouvir um desabafo, ou ler no caso, kkkk, dar apoio, ensinar, não julgar sem conhecer...

    Ficou tão chato que eu desisti de fórum, até encontrar esse! Agradeço a @Leticialele @gandalf @gsilvestre principalmente, e também a todos que contribuem!!

    Se possível, compartilhe esse fórum de genealogia comigo também, acabei me interessando muito, e tenho algumas questões sem resposta ainda que eu gostaria de entender sobre meus antepassados.


    E com certeza ocorre o que a @Leticialele disse! Da mesma forma que tanto conhecimento chegou até nós através desse forum, com certeza será passado adiante para quem encontrarmos! É tão verdade que sai do zero (acreditando que nem tinha mais direito, sem saber das mudanças de leis em 2017 e 2020) a 3 meses atrás, para o processo pronto para o envio nesta semana! E nesse meio tempo já estou conseguindo ajudar outras pessoas também, inclusive pessoas enganadas por advogados no passado. Então sou muito grato! De verdade!

    Logo mais atualizo com mais detalhes

  • @J_Feiteira e todos que queiram preencher pelo computador:

    Eu Usei o adobe reader DC. Após abrir o formulário, no menu clique em "Assinar" e após, em "Preencher e Assinar":


    Depois, clique em adicionar texto:

    Clique na linha do formulário, comece a digitar o texto, e ajuste conforme essas instruções:

    Um pouco mais de trabalho, mas nada que 20 ou 30min não resolva. Pelo menos fica bem legível.

    No final só salvar uma cópia, ou imprimir em pdf mesmo.

  • @jaimeqz Obrigado. Fiz o Teste e ficou muito bom.

  • Pessoal,


    eu tenho o formulário editável em word. Vou jogar aqui pra galera pegar. Só abrir e andar com as setinhas.


  • @SheilaBM @jaimeqz sobre genealogia: na verdade se trata de grupos de Facebook. Participo de três, um de genealogia brasileira, outro portuguesa e outro genealogia genética brasileira. São todos gratuitos e com a mesma vibe daqui de auxílio mutuo e organização. Só não sei se eu posso colocar os links ou nomes dos grupos aqui devido as regras do forum. @Leticialele, pode ou tem algum problema?

  • @andrelas , não sei!

    Apenas o @Admin pode autorizar, se for o caso!

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @andrelas Se os grupos de genealogia em questão não forem utilizados para a promoção de serviços comerciais, pode divulgar os links sem problemas.

  • @leticialele Obrigada pelos esclarecimentos! A averbação do meu divórcio em Portugal podera ser feito sem a assinatura do meu ex marido, pois não tenho contato com ele a mais de 30 anos ?

  • @Anacris , sim, mas vai custar mais caro! O ideal é que a homologação fosse consensual. Creio que as custas judiciais passam de 300 para 600 euros, mais ou menos

  • @leticialele Boa tarde a todos ! Obrigada pelas informações .

  • Faço minhas a palavras do @andrelas , realmente encontrar este forum me ajudou muito mesmo, fiz todo o meu processos sozinho e seguindo as orientações daqui e hoje, depois de 3 anos, sou cidadão português; agora ajudando meus irmãos, que nunca acreditaram que eu conseguiria, a tirar a cidadania deles também...nesse tempo orientei vários conhecidos sobre o assunto e em algumas ocasiões até pude ajudar outros foristas com os percalços da minha jornada...é sempre um prazer poder contribuir de alguma forma.

    Muito obrigado a todos daqui e vamos continuar mantendo essa corrente do bem.

  • @andrelas, também fiquei interessada em conhecer estes grupos de genealogia. Se, como o administrador falou, não forem grupos com interesse comercial, por favor, você poderia colocar os links aqui? desde já agradeço.

  • @Admin @Leticialele não, os grupos não permitem divulgação de links ou serviços que envolvam pagamentos (está nas regras deles esta proibição). Vou divulgar então, obrigado!

    @SheilaBM @jaimeqz e outros interessados, seguem alguns linksde grupos (gratuitos, não-comerciais) de genealogia no Facebook. Peço apenas para não debater o assunto genealogia aqui para não desviar o foco deste forum (seria off-topic). Reforço ainda que não tenho nenhuma relação com os grupos abaixo a não ser a de "usuário" comum, assim como neste forum. Me coloco pessoalmente a disposição para ajudar os iniciantes no tema, no qual já tenho alguma experiência (não existe "expert" nisso, estamos sempre aprendendo, mas já trilhei o caminho inicial). :-)

    Genealogia FB (grupo sobre genealogia com foco em brasileiros de qualquer descendência): https://www.facebook.com/groups/genealogiapartilhada

    Genealogia Genética Brasileira (grupo para debate e dúvidas sobre genealogia GENÉTICA - baseada em testes de DNA - para brasileiros de qualquer descendência): https://www.facebook.com/groups/213666909061511/

    Genealogia Genética de Portugal (grupo para debate e dúvidas sobre genealogia GENÉTICA - baseada em testes de DNA - para portugueses e descendentes de portugueses): https://www.facebook.com/groups/GenealogiaGeneticaPortugal/

    Peço ainda que leiam as regras dos grupos dos quais forem participar para verificar o que pode ou não pode em cada um.

    Abraços!

  • Boa noite,

    @andrelas , muito obrigada por compartilhar!!

  • editado September 2021

    @andrelas , esse grupo Genealogia FB é excelente!! Todos muito solidários. Estou ajudando a organizar os registos de passaportes, para um site que um dos moderadores mantém. Também é gratuito, e, quando estiver mais completo, será uma ferramenta bastante útil para achar os antepassados!

    Fiquei viciada em procurar certidões...

  • @andrelas Perfeito! Muito obrigado!

  • Estou tentando ajudar um familiar no processo dele.

    Ele fará o pedido por ser neto.

    No caso o avô é o português e casou com uma brasileira no Brasil e registrou a filha com menos de 1 ano = não precisa da transcrição do casamento. Até aí ok.

    A filha do português casou e se divorciou do pai do meu familiar. E ele foi o declarante do nascimento tb. Nesse caso quais os documentos que serão necessários?

  • Boa tarde, @gandalf e @Leticialele

    1. Atualmente vcs tem ideia sobre o tempo que está levando para criarem o assento de novos cidadãos? É que o meu processo está na bolinha 7 desde julho. Foi aprovado e aguarda que crie o assento. Tá demorando quanto tempo, vcs têm ideia?
    2. outra coisa: aqui no fórum tem um roteiro com dicas para preencher os campos do 1D?
    3. Durante esses dois anos de processo para neto, eu mudei de endereço (Estado). Tem como avisar que o endereço mudou para eles enviarem o meu assento? Muito obrigada pela ajuda de sempre!
  • @Carla_Ribeiro

    1) varia muito na CRCentrais. Entre 50-120 dias. Mas já houve casos mais raros de gente esperando por 1 ano.

    2) https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17322/guia-para-preencher-o-formulario-1d-a-partir-de-11-de-novembro-de-2020/p1

    3) Pode tentar mudar aqui, mas não acho que vai funcionar. Mande no e-mail informações que confirmem que você é de fato quem diz ser.  rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt

  • Boa tarde amigos. O processo de neto está demorando quanto tempo em média? Somente Lisboa faz?

  • @Eowyn31 se a filha do português mudou de nome ao casar, e esse "novo" nome que consta dos documentos do seu amigo, só mandar a certidão de casamento inteiro teor dela junto ao processo para justificar o nome diferente do nascimento

  • @LIDIA1973

    Depende da idade do requerente.

    Normalmente leva 30-32 meses.

    Se o requerente tiver 76 anos ou mais, têm dado prioridade automaticamente, e completado em 6-8 meses na maioria dos casos.

  • @gandalf Muito obrigada mais um vez !

  • @gandalf muito obrigada!

  • Boa noite a todos, só tenho que agradecer ao forum!! a uns anos atrás nos informaram que não teríamos direito e da outra vez nos cobraram 10 mil para cidadania. Graças a Deus e com a ajuda do pessoal do forum foi possivel dar forma a esse sonho da cidadania <3

    @gandalf fui no cartório hoje e o homem super solicito me ajudou, trocou a certidão na hora e me reembolsou o valor do apostilamento e o reconhecimento do escrevente (acho que é isso), no mesmo dia estou com a certidão certa e apostilada, tudo na maior paz e tranquilidade

  • @ArielMacedo , para tudo tem um jeito!! Parabéns por ter conseguido!

  • Olá Pessoal , surgiu mais uma duvida ak no processo

    Solicitei no civil on line o assento de nascimento dos meus bisavós , e ao verificar a transcrição de casamento lavrada no consulado de são paulo a cidade de nascimento da Nublente ( minha bisa avó Brasileira ) consta um erro diz que ela nasceu em Mattão - SP ( Correto Matão ) com um T só colocaram 2 T , é bom pedir p eles acertar ? como faço ?

  • Estou passando para agradecer @Mariza Guerra @Kleber Silva Aguiar que lá em 2018 no inicio do processo de nacionalidade por atribuição me ajudaram muito. Pensei em desistir mas este grupo é fantástico @gandalf @guilhermejorge @Leticialele meu muito obrigado se esqueci de alguém desculpe, mas a gratidão se estende a todos. Hoje tive a notícia que meu processo aprovado. Meu Pai está muito feliz pois relembrou o tempo que viveu com seu avô Português e disse agora sou Português com muito orgulho.


    Obrigado a todos

  • @Jessicacosta , não é problema, Relaxe!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.