Outra duvida, estou enviando uma carta de solicitação , conforme esta escrito no site do ERESP.MRE , so tenho mais uma duvida , o documento deve ser enviado para Salvador , apos ser legalizado, sera q isso sera algum problema? obrigado.
Ola gente, alguem sabe me informar um email do escritorio de legalização em Sao Paulo, mandei para o end. eresp@mre.gov.br e voltou, sera q é por ser yahoo? outra duvida meu pai envio a certidao por carta normal , sem registro, como eu consigo rastrear essa certidao la no escritorio do itamarati?
Depois de várias tentativas de ligações para o consulado de Brasília (pq o pessoal tava de férias...) para pedir mais informações sobre procedimentos de envio de docs para legalização através do correio consegui falar hoje com o funcionário responsável pela legalização.
O mesmo me disse que seria complicado mandar mas não disse ser impossível e que eu deveria fazer o pagamento por vale postal. Já fiquei pé atrás.... Cada legalização saíria por 30 reais. Aí eu perguntei sobre o formulário se leva carimbo também e ele disse que lá não tem nada desse tal formulário 1C... nem sabe do que se trata. Tudo bem pq o formulário 1C nem é fornecido por eles.
Mas aí eu falei do selo branco e ele me falou que lá não tem selo branco é só carimbo... E eu falei pra ele que era o selo holográfico pq eu vou mandar pra Portugal. Ele já demonstrando irritação me falou pra eu mandar que eles sabem o que tem que fazer lá...
Ah e outra coisa que ele falou que me deixou insegura foi pra não colocar no envelope "aos cuidados de" fulano de tal, isto é, já tirou seu corpinho de fora.
Só sei que eu não tô confiando em mandar pra eles não. Achei tudo muito bagunçado e fiquei na dúvida sobre esse tal carimbo deles... E vai q eles perdem meus documentos tb?
Eu acho então que vou mandar por SP então, já que estão todos aqui dizendo que tem dado certo... ai, ai... o que faço???
Só que aí devo mandar junto o sinal público pq sou de Mato Grosso, Cuiabá.
mas pra fazer por São Paulo, o sinal público precisa ser feito em catório de São Paulo, não dá pra fazer por aí, alguém precisa ir pessoalmente no cartório, ou tenta falar com algum cartório e ver se tem outra maneira.
Eu falo que a embaixada de Brasília é chatinha !!!!! E não sabem nada também.
Ainda estou aqui pensando na melhor maneira qto a legalização dos docs em Brasília. Lembrei de uma pessoa conhecida minha lá em BSB. Se ela for legalizar pra mim a certidão e a cópia do RG, precisará de procuração minha?
Também não precisa de agendamento, sei disso porque minha irmã mora em Brasília e já esteve na embaixada legalizando documentos, mas tem um horário curto de atendimento, bom se informar antes ir, não lembro ao certo.
tenho as certidões de inteiro minha e de minha irmã. Agora tenho que ir no Itamaraty aqui do Rio para legalizar. Minha dúvida é: levo o original ou uma cópia autenticada? Acho que alguém já deve ter comentado isso, mas não localizei... desculpe.
Outra pergunta: minha mãe vai fazer o processo de naturalização, mas a certidão dela é de João Pessoa. Tenho a certidão dela de inteiro teor e uma folha que me mandaram de lá do Cartório com as assinaturas. Este é o sinal publico ou ainda tenho que ir na rua do Rosario/Ouvidor?
Cristiana, as certidoes sao TODAS sempre originais e expedidas a menos de 180 dias. Se a certidao da sua mae esta nessas condicoes liguei antes, de o nome do oficial que assinou sua certidao e pergunte se eles ja tem os Sinais (Rua do Ouvidor, 89 – Centro (21) 3852-3616), foi assim que fiz com a do Fernando, uma era de Manaus e a outra de Salvador, e eles tinham os Sinais de ambas. Agora so por curiosidade, sua mae vai se naturalizar e voce vai tirar por ela?
boa noite rê, sei o problema que pode estar passando, como vc está em Mato Grosso o melhor meio é você pegar o avião e ir até Brasília, que aí não tem erro, e é melhor mesmo nem confiar. eu não tenho interesse comercial nenhum, mas se precisar posso lhe passar o telefone de um despachante que tenho o cartão dele, mas pra falar com ele só à noite mesmo, ainda não liguei pois não chegaram as certidões de q necessito pra realizar uma averbação.
Rê acabo de ler sua outra mensagem, se tiver um conhecido em BSB é melhor assim faça por ele. Apenas legaliza no MRE antes de enviar à embaixada, e depois pra legalizar dá uma ligada pra conferir o expediente, mas acredito que é só chegar na parte da manhã, que é o horário público.
Cristiana, se você tem a disponibilidade de dar o Sinal Público e levar no Itamaraty NÃO vai precisar de despachante, pode fazer perfeitamente sozinha.
Ainda estou enrolada pq estou fazendo tb pro meu irmão e ele é pior que eu... rsss Fomos hoje ainda tirar segunda via de RG... vai demorar uns 10 dias... ai, ai... santa paciência. Chegamos a ir no cartório reconhecer a assinatura mas ele não tava com nenhum documento com foto.
Vou esperar mais 10 dias.
MAIS UMA DÚVIDA: A certidão do progenitor português têm problema vencer (passar dos 6 meses)???
Marcilio, Mandei autenticar documentos este mes no endereco que o ERESP está desde novembro 2009 que é o mesmo que aparece no link que voce colocou:
Atenção! - Novo endereço do ERESP O Escritório de Representação em São Paulo informa que, a partir de 23/11, cumprirá expediente em novo endereço: Avenida das Nações Unidas n° 11.857, 4° andar – Brooklin Paulista, CEP 04578-908, São Paulo (SP).
Marcilio, Voce vai ter que "torturar" a vovó com perguntas sobre onde o biso nasceu, a data de nascimento e o nome dos pais. Procure documentos antigos caso ela nao tenha esses dados: identidade de estrangeiro, carteira de trabalho, registro consular, certidao de obito, etc. Dai entra no site do portal do cidadao, registre-se e peca uma certidao, caso ele tenha nascido depois de 1910. Se nao conseguir a certidao, leia na Guia de Ajuda como e onde conseguir. Se continuam as duvidas, poste-as aqui. Boa Sorte.
Não esqueçam de mandar no mesmo envelope as informações abaixo:
1) o tipo: Legalização 2) a quantidade: 3) o país para onde se destinam os documentos a serem legalizados: Portugal 4) nome e endereço completo com indicação do CEP do destinatário: 5) número telefônico ou endereço eletrônico para eventual contato:
essas informações devo colocar dentro do envelope?
Doug, Faca uma pequena cartinha e coloque os dados que voce descreveu. Coloque num envelope junto com os documentos que vai autenticar no Itamaraty. Se tiver duvidas tambem pode entrar no site do mre na parte de legalizacoes.
se a certidao foi emitida no estado de sao paulo, deve ( e eh a melhor opcao ) enviar para o itamaraty de sp, qualquer outro estado do brasil ( com excecao do rio ), tem que enviar para brasilia.
Comentários
obrigado.
O carteiro acabou de me entregar a minha certidão que voltou do Itamaraty.
Agora vou providenciar a assinatura do formulário 1C em cartório!
No mais, vou relatando aqui.
Abraços
Ola gente, alguem sabe me informar um email do escritorio de legalização em Sao Paulo, mandei para o end. eresp@mre.gov.br e voltou, sera q é por ser yahoo? outra duvida meu pai envio a certidao por carta normal , sem registro, como eu consigo rastrear essa certidao la no escritorio do itamarati?
obrigado de novo!
Depois de várias tentativas de ligações para o consulado de Brasília (pq o pessoal tava de férias...)
para pedir mais informações sobre procedimentos de envio de docs para legalização através do correio consegui falar hoje com o funcionário responsável pela legalização.
O mesmo me disse que seria complicado mandar mas não disse ser impossível e que eu deveria fazer o pagamento por vale postal. Já fiquei pé atrás....
Cada legalização saíria por 30 reais.
Aí eu perguntei sobre o formulário se leva carimbo também e ele disse que lá não tem nada desse tal formulário 1C... nem sabe do que se trata. Tudo bem pq o formulário 1C nem é fornecido por eles.
Mas aí eu falei do selo branco e ele me falou que lá não tem selo branco é só carimbo... E eu falei pra ele que era o selo holográfico pq eu vou mandar pra Portugal. Ele já demonstrando irritação me falou pra eu mandar que eles sabem o que tem que fazer lá...
Ah e outra coisa que ele falou que me deixou insegura foi pra não colocar no envelope "aos cuidados de" fulano de tal, isto é, já tirou seu corpinho de fora.
Só sei que eu não tô confiando em mandar pra eles não. Achei tudo muito bagunçado e fiquei na dúvida sobre esse tal carimbo deles... E vai q eles perdem meus documentos tb?
Eu acho então que vou mandar por SP então, já que estão todos aqui dizendo que tem dado certo... ai, ai... o que faço???
Só que aí devo mandar junto o sinal público pq sou de Mato Grosso, Cuiabá.
mas pra fazer por São Paulo, o sinal público precisa ser feito em catório de São Paulo, não dá pra fazer por aí, alguém precisa ir pessoalmente no cartório, ou tenta falar com algum cartório e ver se tem outra maneira.
Eu falo que a embaixada de Brasília é chatinha !!!!! E não sabem nada também.
Ainda estou aqui pensando na melhor maneira qto a legalização dos docs em Brasília.
Lembrei de uma pessoa conhecida minha lá em BSB. Se ela for legalizar pra mim a certidão e a cópia do RG, precisará de procuração minha?
pra legalização não precisa de procuração, não.
E nem de agendamento prévio?
Pessoal,
tenho as certidões de inteiro minha e de minha irmã. Agora tenho que ir no Itamaraty aqui do Rio para legalizar.
Minha dúvida é: levo o original ou uma cópia autenticada?
Acho que alguém já deve ter comentado isso, mas não localizei... desculpe.
Outra pergunta: minha mãe vai fazer o processo de naturalização, mas a certidão dela é de João Pessoa. Tenho a certidão dela de inteiro teor e uma folha que me mandaram de lá do Cartório com as assinaturas. Este é o sinal publico ou ainda tenho que ir na rua do Rosario/Ouvidor?
Obrigada!!!
Obrigada!
A minha mãe vai fazer a naturalização pelo casamento e eu vou fazer a atribuição (meu pai é português).
Obrigada pelas informações.
Ainda estou enrolada pq estou fazendo tb pro meu irmão e ele é pior que eu... rsss
Fomos hoje ainda tirar segunda via de RG... vai demorar uns 10 dias... ai, ai... santa paciência. Chegamos a ir no cartório reconhecer a assinatura mas ele não tava com nenhum documento com foto.
Vou esperar mais 10 dias.
MAIS UMA DÚVIDA: A certidão do progenitor português têm problema vencer (passar dos 6 meses)???
Obs:
Obrigada OUI pela tentativa de ajuda.
A certidão do progenitor português têm problema vencer (passar dos 6 meses)???
Mandei autenticar documentos este mes no endereco que o ERESP está desde novembro 2009 que é o mesmo que aparece no link que voce colocou:
Atenção! - Novo endereço do ERESP
O Escritório de Representação em São Paulo informa que, a partir de 23/11, cumprirá expediente em novo endereço: Avenida das Nações Unidas n° 11.857, 4° andar – Brooklin Paulista, CEP 04578-908, São Paulo (SP).
Por favor verifique bem.
Voce vai ter que "torturar" a vovó com perguntas sobre onde o biso nasceu, a data de nascimento e o nome dos pais. Procure documentos antigos caso ela nao tenha esses dados: identidade de estrangeiro, carteira de trabalho, registro consular, certidao de obito, etc. Dai entra no site do portal do cidadao, registre-se e peca uma certidao, caso ele tenha nascido depois de 1910.
Se nao conseguir a certidao, leia na Guia de Ajuda como e onde conseguir.
Se continuam as duvidas, poste-as aqui.
Boa Sorte.
Se puder, elimine a mensagem com o endereco antigo do ERESP para nao confundir o povo aqui.
Obrigada.
Logo retornarei com mais boas notícias se Deus quiser!
1) o tipo: Legalização
2) a quantidade:
3) o país para onde se destinam os documentos a serem legalizados: Portugal
4) nome e endereço completo com indicação do CEP do destinatário:
5) número telefônico ou endereço eletrônico para eventual contato:
essas informações devo colocar dentro do envelope?
Faca uma pequena cartinha e coloque os dados que voce descreveu. Coloque num envelope junto com os documentos que vai autenticar no Itamaraty.
Se tiver duvidas tambem pode entrar no site do mre na parte de legalizacoes.
Agora é só aguardar!!!
Ansiosaaaaaaa!
Obrigada por a todos que me ajudaram até aqui!
Essa comunidade é o máximo!