Legalização de Documentos - Itamaraty (Brasilia)

Endereço para Legalização Consular de Documentos

Ministério das Relações Exteriores
Divisão das Comunidades Brasileiras no Exterior
Setor de Legalização
Esplanada dos Ministérios - Bloco H
Anexo I - Térreo
Brasília/DF - Brasil
CEP: 70170-900

Email: legalizar@mre.gov.br
«134

Comentários

• Não esqueçam de mandar no mesmo envelope as informações abaixo:

1) o tipo: Legalização
    2) a quantidade:
    3) o país para onde se destinam os documentos a serem legalizados: Portugal
    4) nome e endereço completo com indicação do CEP do destinatário:
    5) número telefônico ou endereço eletrônico para eventual contato:
  • Serginho

Mais uma vez obrigado.
  • !!!

Se eu enviar os documentos para casa do meu amigo que vive em Brasilia pra ele ir lá no end. pessoalmente e depois pegar pessoalmente,será que é mais rápido? E ele realmente pode fazer essa legalizaçao pra mim ou eles exigem algo a nivél de procuraçao??? obrigado
  • Pode fazerdessa forma sim sem procuração, realmente dessa forma é mais rápido.
  • Serginho

Muito obrigado.
  • estarei enviando a certidao de nascimento d einteiro teor de minha mae amanha, sou do parana, no caso seria para este mesmo endereco que mando ne?
  • Fabio

É para esse endereço mesmo.
  • Talita

No Itamaraty do Rio,pode ir qualquer pessoa, para legalizar o documento, não precisa ser o proprio,normalmente fazem na hora e não é cobrado nada, a unica duvida, é se pode legalizar a certidão dela aqui, ja que ela é de São Paulo, vou te passar o tel de lá, e vc liga amanhã e pergunta, 2263-4967 ou 2263-3633.
  • No Rio, até uns tempos atrás, ficava pronta na hora, atualmente dão um prazo de 24 horas. Vc leva num dia e busca no dia seguinte.
    Tanto no Rio como em Brasília é possível levar os docs pessoalmente e buscar no dia seguinte, pra quem tem pressa, indo pessoalmente fica pronto em 24hs, pelo correio pode demorar até um 1 mês (ou mais). Eu já precisei legalizar vários documentos e sempre amigos/conhecidos me ajudaram levando meus docs pessoalmente.
    sobre o site, aqui vc encontra as informações detalhadas:
    http://www.abe.mre.gov.br/legalizacao-de-documentos/legalizacao-em-documentos
    O Ministério das Relacões Exteriores no Rio só reconhece os documentos emitidos no Rio de Janeiro, mas um documento emitido em outro estado tb pode ser reconhecido no MRE do Rio, desde de que receba um sinal público do cartório de onde ele foi emitido. Há um cartório no centro do Rio na Rua do Ouvidor onde vc pode fazer isso (é rápido e barato)
    Vc não terá problemas com a legalização da certidão de nascimento da sua avó que já é emitida no Rio, mas a info pode ser válida para outras pessoas :)
  • Talita

Então esta certo, se a certidão dela é do Rio, não terá problema, e qualquer pessoa pode ir la para legalizar.
  • Lara e Talita

No Itamaraty aqui do Rio, acho que continua entregando no mesmo dia, pois a minha foi legalizada lá, tem uns 15 dias e foi feita na hora.Acho que depende do movimento la e de quem atende tambem.
  • Sandra

isso mesmo, depende do dia, se for um dia com pouco movimento, dá pra conseguir na hora, caso contrário, no máximo no dia seguinte.

Já em Brasília o prazo mínimo é de 24 horas. Mas da última vez, meu amigo só conseguiu pegar em 48 horas, mas mesmo assim, melhor do que esperar vários dias :)
  • Lara

Todas as vezes que precisei, eles entregavam no mesmo dia. Eles ficam o dia todo cocando o saco, Vc ja viu funcionario publico atarefado, kkkkkk? No Rio so Delegacia, hauahauahauahau
  • só o MRE de sao paulo que nao dá pra legalizar as certidoes, ôôô atraso!!!!!
  • Acabei de receber meus documentos do itamarati. A legalização é só um carimbo mesmo?
  • é só um carimbo mesmo agora pode mandar pro consulado!
  • Rodrigo

O Escritório em SP já está legalizando sim, aliás está mais rápido do que o de Brasília. Vc envia os documentos pelo correio e eles enviam de volta pra vc.... o endereço vc encontra no Guia de Ajuda da comunidade ou no site no Itamaraty.

Ah! pelo que entendi vc só pode legalizar os documentos no de SP se vc for mandar pro Consulado de SP
  • puxa vida! estive em sp ontem! se eu soubesse.... pode ir pessoalmente ?
  • Claudia

não, em SP só pelo correio, mas eles tem devolvido tudo em cerca de 1 semana!
    http://www.abe.mre.gov.br/avisos/escritorio-em-sao-paulo-legaliza-documentos-recebidos-por-via-postal
  • Acabei de ir no do RJ, e eles fizeram na hora. Quer dizer, nem tanto... cheguei às 10h35 e recebi o documento carimbado 12h. Não pode ir com pressa.
    Detalhe que a maioria deve saber mas não custa lembrar: não se entra de bermuda. Um turista foi barrado por causa disso.
    Alguém falou que era atrás da Central do Brasil, mas pra ser mais exato é ao lado do Palácio Duque de Caxias, ex-Ministério da Guerra:
    http://www.wikimapia.org/#lat=-22.902862&lon=-43.1879693&z=18&l=0&m=a&v=2
  • Rafael,
    Terá que enviar os documentos para Brasilia via correio. As legalizacoes sao gratis. Leia o primeiro poste deste tópico, pois ai aparece o endereco. Só devem ser enviados as certidoes brasileiras com a assinatura do escrevente reconhecida para legalizacao.
    Ao receber de volta devera levar ao Consulado Portugues mais perto do seu lugar de residencia. Comunique-se com o Consulado para ver os horários de atencao.

Dica: caso voce tenha algum conhecido em Brasilia peca que leve os documentos para legalizar, pois sera mais rapido.

Sorte.
  • Legalização em São Paulo

Olá, sou de São Paulo mais moro em Santa Catarina, gostaria de saber se minh mãe poderia levar a documentação no Itamaraty em SP para a legalização dos documentos , e ainda se a declaração que tenho q reconhecer firma em cartório pod ser feta em SC e enviada para minha mãe por correio em SP????

Obrigada........
    e + uma vez gostaria de eloiar o trabalho da comunidade
  • Fabi, o Itamaraty de São Paulo só aceita documentos pelo correio, fale pra sua mãe mandar tudo por sedex.

vc está fazendo o processo pra vc mesma? é atribuição? no consulado de SP agora mudou, o formulário tem que ir assinar pessoalmente lá, não dá mais pra assinar em cartório e depois mandar pro consulado pelo correio. Como vc mora em Santa Catarina vc pode procurar outro consulado mais próximo pra assinar o formulário. No guia de ajuda tem a lista de todos os consulados, é só ligar e perguntar se vc pode ir lá pra assinar presencialmente um documento.
  • O processo é pra mim mesma, meu pai é português foi o declarante na minha certidão de nascimento. Tem algu outro Itamaraty q aceite o frmulário com firma reconhecida em SC para q eu possa enviar to a documentação, mesmo e sedo de SP??
  • Fabi, o único documento que precisa ir pro Itamaraty é sua certidão de nascimento de INTEIRO TEOR. A xerox autenticada do seu RG e o formulário 1C de atribuição são legalizados apenas no consulado, juntamente com a certidão de nascimento. O formulário 1C vc precisa assinar no consulado mais perto de vc, ou então ligar pra eles e ver se eles aceitam o formulário assinado em cartório e depois enviado pelo correio.
  • Quanto tempo está levando em média para legalizarem os documentos enviados pra Brasilia?
  • Itamaraty do Rio

Alguém sabe se posso legalizar minha certidão de inteiro teor ( emitida em manaus) no Itamaraty do RJ??????
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.