Sim pode! Mas antes vc pede para o cartorio de Manaus enviar o sinal publico( reconhecimento da firma do escrevente q assinou a certidao) para algum cartorio do Rio. Ao chegar a certidao va ate o cartorio onde foi enviado o sinal publico reconheca a firma do escrevente e em seguida ao Itamaraty do Rio e ao consulado para o selo Branco.
abs
fatima
Ps. Ano passado fiz isso, pois no Rio tanto o Itamaraty como o Consulado vc consegue tirar os selos no mesmo dia. Eu tinha pressa e Sao paulo a cada etapa vc tem que enviar pelo correio e esperar uns 5 dias o que saia fora da minha urgencia.
..então no caso eu tenho que ir ao consulado em Brasília para conseguir esses selos não é? Enviei ao Itamaraty ontem pelo correio a minha certidão de nascimento e vou esperar voltar. Enquanto isso estou pensando a melhor maneira de resolver essa parte da legalização dos docs.
Moro longe de lá... por procuração dá pra fazer tb né?
Você precisa ligar na Embaixada de Brasília e se informar qual o procedimento para legalização, normalmente precisa de um sinal público na certidão para que eles legalizem, e o sinal público você só consegue fazer pessoalmente em cartórios de Brasília.
Como seria esse sinal público? Como funciona isso? Pq tenho lido outros tópicos e não li ninguém falando disso. Apenas que mandaram os docs pelo correio pro consulado para legalizar (a maioria para SP), e só tiveram que ir pessoalmente para assinar o requerimento. Agora fiquei confusa de novo... rss Por Brasília a situação é diferente?
O Consulado de SP aceita certidões emitidas no Estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul ( sem necessidade de sinal público, claro ), e assim, cada consulado aceita legalizar certidões da sua área de atuação, por outro lado, qualquer consulado aceita certidões emitidas fora da área de atuação, desde que tenha o sinal público da área do consulado que escolher, esse sinal é pedido no cartório, é um carimbo atestando a veracidade da certidão.
Se informa na Embaixada de Brasília qual o procedimento, mas eu já legalizei certidão de SP lá, e precisei do sinal público.
Liguei no consulado de Brasília agora e eles me disseram que informações só a partir do dia 01/02... perguntei se por email eles informam mas disseram que o email está desatualizado... brincadeira né!
Sinal Público => É o reconhecimento de firma (assinatura), por Tabelião. O Sinal Público do Tabelião é obrigatório, sempre que o reconhecimento de firma como “verdadeira”, “autêntica’ ou “aposta na presença do tabelião”, na Autorização para Transferência de Veículo – verso do CRV, for feito em outro Município do Estado diverso daquele em que o veículo será transferido, ou em outra Unidade da Federação.
Ou seja , um exemplo sua certidao eh de Sao Paulo mas vc quer pegar os reconhecimentos no Itamaraty do Rio e Consulado do Rio. Vc preimeiro tem que saber quem reconhece( qual cartorio) a assinatura do tabeliao que assinou sua certidao de SP no RIO , passa por esse cartorio reconhece a firma de siua certidao e depois vai ao Itamaraty do Rio e consulado de sao Paulo.
Pq isso? Pq cada local tem sua jurisdicao, Sao paulo so reconhece assinaturas provenientes de cartorios de sao paulao, O rio a mesma coisa e assim sucessivamente.
Relendo o topico novamnete vi que vc ja enviou para o Itamaraty de BRasilia. Qdo eles mandarem de volta vc podera mandar pro consulado do RIo atraves de seus parentes.
Mas vc tem um problema: a assinatura no formulario do pedido de cidadania, tem que ser na frente do funcionario do consulado , entao no final dara no mesmo.
Vc tera q ir ao consulado! Sei de casos aqui na comunidade q eles mandam um funcionario na sua casa qdo a pessoa eh incapacitada ou muito velhinha. No seu caso nao sei.........
só lembrando pessoal que as pessoas que moram no brasil e q estejam solicitando a nacionalidade portuguesa, poderá reconhecer a firma do formulario nos consulados portugueses ou nos cartorios brasileiros , desde q seja por AUTENTICIDADE.
essa informação quem me passou foram os mais experientes desta comunidade e infomação confirmada pela propria CRC.
Eu moro em Mato Grosso, minha certidão é daqui mesmo. Eu peguei minha certidão no 3º ofício e reconheci firma da assinatura do mesmo no 1º ofício. Então não precisa será? Pq ouvi falar do sinal público e fiquei confusa, é muita informação e quem é leigo fica boiando.
O próximo passo será a legalização no consulado sim. Vi que o pessoal tem mandado por correio, por isso eu pretendo ligar em Brasilia só pra confirmar pq não vi ninguém comentar como é o procedimento em Brasília, só em SP.
Entendi mesmo que terei que ir ao consulado assinar o requerimento. Disso pelo jeito não tenho como escapar rsss. Mas o que eu puder adiantar por correio quero fazer para que essa viagem até Brasília seja prática e rápida. Sei que tenho que agendar tb uma data.
E qto aos meus parentes no Rio, é só uma opção, se eu puder evitar de incomodar farei tb... rss
Eu já fui uma vez no consulado do Rio aproveitando uma viagem que fiz pra lá e qdo a mulher ficou sabendo que eu morava em MT e não no Rio (eu inocentes de tudo) deu um piti daqueles e disse que no nosso caso é só em Brasília e começou a rasgar tudo que já tinha feito na nossa frente. Minha tia tentou argumentar e a moça não quis nem saber, quase nos expulsou de lá kkkkkkk
Uau, muito obrigada!!! Eu precisava dessa resposta porque fica difícil $ a gente se locomover para tão longe rsss E eu ainda estou fazendo pro meu irmão, aí teria mexer com procuração e tal pq levar ele ficaria mais caro ainda.
Outras perguntas:
*A certidão do meu pai é portuguesa e já está em mãos então eu mando pra CRC da mesma maneira que chegou aqui?
*No formulário eu posso colocar o nome da minha mãe de solteira? Pq qdo ela se separou do meu pai o nome voltou a ser o de solteira. E nas certidões consta como nome de casada. Será que isso dá algum problema por lá?
Entendi tudinho! Enquanto os docs do Itamaraty não chegam, vou agilizar essa parte da assinatura do formulário pra quando chegar a hora de mandar os docs necessários pra Brasília para colar o selo. Muito obrigada! Bjs
Depois de assinar o requerimento por AUTENTICIDADE no cartório, devo reconhecer a firma do funcionário do cartório assim como fiz com a minha certidão de nascimento né?
vc preenche o formulario leva ao cartorio e a pessoa q for assinar deve ir junto e lá vc diz q quer reconhecer a assinatura por autencidade, aí a pessoa assina o formulario na frente do funcionário . é só isso .nao precisa de mais nada. estou falando com relação ao formulario ok?
ops Thiago! acho que nao hein? Onde esta esta afirmacao Thiago ? mas como nao sei ao certo deste detalhe de autenticidade. vamos ver se alguem tira a minha duvida.
Acho que depois de reconhecer a firma por autenticidade o formulario tb tem que ser mandado pra receber o selo branco do consulado. Que eu saiba tudo tem q ter selo branco do consulado.
O Pereira tem razao. O melhor é pecar pelo excesso, pois quando algo cai em uma pequena exigencia na CRC perde-se muito tempo até que eles enviem a carta, que a gente responda e que eles voltem a analisar. Às vezes sao meses!!!! Quando nao haja uma forca maior que impida a assinatura frente a um funcionario do consulado, sigam esse procedimento. Creio que para garantir, caso seja assinado em cartorio com firma reconhecida por autenticidade, é melhor legalizar no Consulado. Isso eu faria, mas fica a critério de cada um arriscar. Boa Sorte!
Luan, Em caso de dúvida veja no site do ERESP que documentos sao legalizados por eles. Também lhe deixo o endereco, correio eletronico e numeros de contacto. Boa Sorte!
Av. das Nações Unidas, 11857, 4º andar Brooklin Novo CEP: 04578-908 São Paulo - SP TELEFONE: (0XX11) 5102-2526 FAX: (0XX11) 5102-2526 (opção 8) eresp@mre.gov.br
O Mário, meu grande amigo e irmão da comunidade , autenticou minha certidão no Itamaraty do RJ, mas foi preciso antes reconhecer firma num cartório e pedir o sinal público pois minhas certidões eram de fora do estado.....
Comentários
Os tel do itamaraty do rio são:
021-22639520, 021-22637074,021- 22538324,021- 22631462, tenta um deste tel e se informa.
Sim pode!
Mas antes vc pede para o cartorio de Manaus enviar o sinal publico( reconhecimento da firma do escrevente q assinou a certidao) para algum cartorio do Rio.
Ao chegar a certidao va ate o cartorio onde foi enviado o sinal publico reconheca a firma do escrevente e em seguida ao Itamaraty do Rio e ao consulado para o selo Branco.
abs
fatima
Ps. Ano passado fiz isso, pois no Rio tanto o Itamaraty como o Consulado vc consegue tirar os selos no mesmo dia. Eu tinha pressa e Sao paulo a cada etapa vc tem que enviar pelo correio e esperar uns 5 dias o que saia fora da minha urgencia.
..então no caso eu tenho que ir ao consulado em Brasília para conseguir esses selos não é? Enviei ao Itamaraty ontem pelo correio a minha certidão de nascimento e vou esperar voltar. Enquanto isso estou pensando a melhor maneira de resolver essa parte da legalização dos docs.
Moro longe de lá... por procuração dá pra fazer tb né?
E só tenho parentes no Rio... em Brasília não.
Como seria esse sinal público? Como funciona isso?
Pq tenho lido outros tópicos e não li ninguém falando disso. Apenas que mandaram os docs pelo correio pro consulado para legalizar (a maioria para SP), e só tiveram que ir pessoalmente para assinar o requerimento. Agora fiquei confusa de novo... rss
Por Brasília a situação é diferente?
Se informa na Embaixada de Brasília qual o procedimento, mas eu já legalizei certidão de SP lá, e precisei do sinal público.
Liguei no consulado de Brasília agora e eles me disseram que informações só a partir do dia 01/02... perguntei se por email eles informam mas disseram que o email está desatualizado... brincadeira né!
Aff!!!
Mas qual sua duvida ? o que vc esta precisando?
Sinal Público => É o reconhecimento de firma (assinatura), por Tabelião. O Sinal Público do Tabelião é obrigatório, sempre que o reconhecimento de firma como “verdadeira”, “autêntica’ ou “aposta na presença do tabelião”, na Autorização para Transferência de Veículo – verso do CRV, for feito em outro Município do Estado diverso daquele em que o veículo será transferido, ou em outra Unidade da Federação.
Ou seja , um exemplo sua certidao eh de Sao Paulo mas vc quer pegar os reconhecimentos no Itamaraty do Rio e Consulado do Rio. Vc preimeiro tem que saber quem reconhece( qual cartorio) a assinatura do tabeliao que assinou sua certidao de SP no RIO , passa por esse cartorio reconhece a firma de siua certidao e depois vai ao Itamaraty do Rio e consulado de sao Paulo.
Pq isso? Pq cada local tem sua jurisdicao, Sao paulo so reconhece assinaturas provenientes de cartorios de sao paulao, O rio a mesma coisa e assim sucessivamente.
abs
Relendo o topico novamnete vi que vc ja enviou para o Itamaraty de BRasilia. Qdo eles mandarem de volta vc podera mandar pro consulado do RIo atraves de seus parentes.
Mas vc tem um problema: a assinatura no formulario do pedido de cidadania, tem que ser na frente do funcionario do consulado , entao no final dara no mesmo.
Vc tera q ir ao consulado!
Sei de casos aqui na comunidade q eles mandam um funcionario na sua casa qdo a pessoa eh incapacitada ou muito velhinha. No seu caso nao sei.........
boa sorte.
essa informação quem me passou foram os mais experientes desta comunidade e infomação confirmada pela propria CRC.
Eu moro em Mato Grosso, minha certidão é daqui mesmo. Eu peguei minha certidão no 3º ofício e reconheci firma da assinatura do mesmo no 1º ofício. Então não precisa será? Pq ouvi falar do sinal público e fiquei confusa, é muita informação e quem é leigo fica boiando.
O próximo passo será a legalização no consulado sim. Vi que o pessoal tem mandado por correio, por isso eu pretendo ligar em Brasilia só pra confirmar pq não vi ninguém comentar como é o procedimento em Brasília, só em SP.
Entendi mesmo que terei que ir ao consulado assinar o requerimento. Disso pelo jeito não tenho como escapar rsss. Mas o que eu puder adiantar por correio quero fazer para que essa viagem até Brasília seja prática e rápida. Sei que tenho que agendar tb uma data.
E qto aos meus parentes no Rio, é só uma opção, se eu puder evitar de incomodar farei tb... rss
Eu já fui uma vez no consulado do Rio aproveitando uma viagem que fiz pra lá e qdo a mulher ficou sabendo que eu morava em MT e não no Rio (eu inocentes de tudo) deu um piti daqueles e disse que no nosso caso é só em Brasília e começou a rasgar tudo que já tinha feito na nossa frente. Minha tia tentou argumentar e a moça não quis nem saber, quase nos expulsou de lá kkkkkkk
Como assim? Não entendi.
Entendi. Se eu for mandar pro Rio que não tem jurisdição sobre MT, precisarei do sinal.
Já por Brasília não precisarei.
Se mora longe do consulado, o formulário pode ser assinado apenas no cartório, desde que seja assinatura por AUTENTICIDADE.
Uau, muito obrigada!!!
Eu precisava dessa resposta porque fica difícil $ a gente se locomover para tão longe rsss
E eu ainda estou fazendo pro meu irmão, aí teria mexer com procuração e tal pq levar ele ficaria mais caro ainda.
Outras perguntas:
*A certidão do meu pai é portuguesa e já está em mãos então eu mando pra CRC da mesma maneira que chegou aqui?
*No formulário eu posso colocar o nome da minha mãe de solteira? Pq qdo ela se separou do meu pai o nome voltou a ser o de solteira. E nas certidões consta como nome de casada. Será que isso dá algum problema por lá?
Coloca o nome da sua mãe de casada, nesse caso é melhor, sem muitas especulações da CRC.
E sobre a assinatura, é muito importante, só pra frisar bem: tem que ser por AUTENTICIDADE.
E tira uma cópia simples dos documentos que enviar pra CRC, guarda para seu controle.
Entendi tudinho!
Enquanto os docs do Itamaraty não chegam, vou agilizar essa parte da assinatura do formulário pra quando chegar a hora de mandar os docs necessários pra Brasília para colar o selo.
Muito obrigada!
Bjs
Depois de assinar o requerimento por AUTENTICIDADE no cartório, devo reconhecer a firma do funcionário do cartório assim como fiz com a minha certidão de nascimento né?
não não .
vc preenche o formulario leva ao cartorio e a pessoa q for assinar deve ir junto e lá vc diz q quer reconhecer a assinatura por autencidade, aí a pessoa assina o formulario na frente do funcionário . é só isso .nao precisa de mais nada. estou falando com relação ao formulario ok?
Ah sim entendi! Só assino por autenticidade no cartório e depois mando selar no consulado com os outros docs e tá pronto pra mandar pro CRC...
ops Thiago! acho que nao hein? Onde esta esta afirmacao Thiago ? mas como nao sei ao certo deste detalhe de autenticidade. vamos ver se alguem tira a minha duvida.
Acho que depois de reconhecer a firma por autenticidade o formulario tb tem que ser mandado pra receber o selo branco do consulado. Que eu saiba tudo tem q ter selo branco do consulado.
DUVIDAAAAAAAAAAA!!!!
toc toc toc!!!alguem por favor!!!
abs
fatima
Quando nao haja uma forca maior que impida a assinatura frente a um funcionario do consulado, sigam esse procedimento.
Creio que para garantir, caso seja assinado em cartorio com firma reconhecida por autenticidade, é melhor legalizar no Consulado.
Isso eu faria, mas fica a critério de cada um arriscar.
Boa Sorte!
Alguem sabe responder se uma certidão de nascimento emitida em Ribeirão Preto-SP, pode ser legalizada no escritorio de São Paulo?
Em caso de dúvida veja no site do ERESP que documentos sao legalizados por eles. Também lhe deixo o endereco, correio eletronico e numeros de contacto.
Boa Sorte!
Av. das Nações Unidas, 11857, 4º andar
Brooklin Novo
CEP: 04578-908
São Paulo - SP
TELEFONE: (0XX11) 5102-2526
FAX: (0XX11) 5102-2526 (opção 8)
eresp@mre.gov.br