Legalização de Documentos - Itamaraty (Brasilia)

24

Comentários

• Fernando
    Os tel do itamaraty do rio são:
    021-22639520, 021-22637074,021- 22538324,021- 22631462, tenta um deste tel e se informa.
  • fernando

Sim pode!
    Mas antes vc pede para o cartorio de Manaus enviar o sinal publico( reconhecimento da firma do escrevente q assinou a certidao) para algum cartorio do Rio.
    Ao chegar a certidao va ate o cartorio onde foi enviado o sinal publico reconheca a firma do escrevente e em seguida ao Itamaraty do Rio e ao consulado para o selo Branco.

abs

fatima

Ps. Ano passado fiz isso, pois no Rio tanto o Itamaraty como o Consulado vc consegue tirar os selos no mesmo dia. Eu tinha pressa e Sao paulo a cada etapa vc tem que enviar pelo correio e esperar uns 5 dias o que saia fora da minha urgencia.
  • Eu sou de MT ...

..então no caso eu tenho que ir ao consulado em Brasília para conseguir esses selos não é? Enviei ao Itamaraty ontem pelo correio a minha certidão de nascimento e vou esperar voltar. Enquanto isso estou pensando a melhor maneira de resolver essa parte da legalização dos docs.

Moro longe de lá... por procuração dá pra fazer tb né?

E só tenho parentes no Rio... em Brasília não.
  • Você precisa ligar na Embaixada de Brasília e se informar qual o procedimento para legalização, normalmente precisa de um sinal público na certidão para que eles legalizem, e o sinal público você só consegue fazer pessoalmente em cartórios de Brasília.
  • Cibele

Como seria esse sinal público? Como funciona isso?
    Pq tenho lido outros tópicos e não li ninguém falando disso. Apenas que mandaram os docs pelo correio pro consulado para legalizar (a maioria para SP), e só tiveram que ir pessoalmente para assinar o requerimento. Agora fiquei confusa de novo... rss
    Por Brasília a situação é diferente?
  • O Consulado de SP aceita certidões emitidas no Estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul ( sem necessidade de sinal público, claro ), e assim, cada consulado aceita legalizar certidões da sua área de atuação, por outro lado, qualquer consulado aceita certidões emitidas fora da área de atuação, desde que tenha o sinal público da área do consulado que escolher, esse sinal é pedido no cartório, é um carimbo atestando a veracidade da certidão.

Se informa na Embaixada de Brasília qual o procedimento, mas eu já legalizei certidão de SP lá, e precisei do sinal público.
  • Cibele

Liguei no consulado de Brasília agora e eles me disseram que informações só a partir do dia 01/02... perguntei se por email eles informam mas disseram que o email está desatualizado... brincadeira né!

Aff!!!
  • Re

Mas qual sua duvida ? o que vc esta precisando?

Sinal Público => É o reconhecimento de firma (assinatura), por Tabelião. O Sinal Público do Tabelião é obrigatório, sempre que o reconhecimento de firma como “verdadeira”, “autêntica’ ou “aposta na presença do tabelião”, na Autorização para Transferência de Veículo – verso do CRV, for feito em outro Município do Estado diverso daquele em que o veículo será transferido, ou em outra Unidade da Federação.

Ou seja , um exemplo sua certidao eh de Sao Paulo mas vc quer pegar os reconhecimentos no Itamaraty do Rio e Consulado do Rio. Vc preimeiro tem que saber quem reconhece( qual cartorio) a assinatura do tabeliao que assinou sua certidao de SP no RIO , passa por esse cartorio reconhece a firma de siua certidao e depois vai ao Itamaraty do Rio e consulado de sao Paulo.

Pq isso? Pq cada local tem sua jurisdicao, Sao paulo so reconhece assinaturas provenientes de cartorios de sao paulao, O rio a mesma coisa e assim sucessivamente.

abs
  • Re

Relendo o topico novamnete vi que vc ja enviou para o Itamaraty de BRasilia. Qdo eles mandarem de volta vc podera mandar pro consulado do RIo atraves de seus parentes.

Mas vc tem um problema: a assinatura no formulario do pedido de cidadania, tem que ser na frente do funcionario do consulado , entao no final dara no mesmo.

Vc tera q ir ao consulado!
    Sei de casos aqui na comunidade q eles mandam um funcionario na sua casa qdo a pessoa eh incapacitada ou muito velhinha. No seu caso nao sei.........

boa sorte.
  • só lembrando pessoal que as pessoas que moram no brasil e q estejam solicitando a nacionalidade portuguesa, poderá reconhecer a firma do formulario nos consulados portugueses ou nos cartorios brasileiros , desde q seja por AUTENTICIDADE.

essa informação quem me passou foram os mais experientes desta comunidade e infomação confirmada pela propria CRC.
  • F.

Eu moro em Mato Grosso, minha certidão é daqui mesmo. Eu peguei minha certidão no 3º ofício e reconheci firma da assinatura do mesmo no 1º ofício. Então não precisa será? Pq ouvi falar do sinal público e fiquei confusa, é muita informação e quem é leigo fica boiando.

O próximo passo será a legalização no consulado sim. Vi que o pessoal tem mandado por correio, por isso eu pretendo ligar em Brasilia só pra confirmar pq não vi ninguém comentar como é o procedimento em Brasília, só em SP.

Entendi mesmo que terei que ir ao consulado assinar o requerimento. Disso pelo jeito não tenho como escapar rsss. Mas o que eu puder adiantar por correio quero fazer para que essa viagem até Brasília seja prática e rápida. Sei que tenho que agendar tb uma data.

E qto aos meus parentes no Rio, é só uma opção, se eu puder evitar de incomodar farei tb... rss

Eu já fui uma vez no consulado do Rio aproveitando uma viagem que fiz pra lá e qdo a mulher ficou sabendo que eu morava em MT e não no Rio (eu inocentes de tudo) deu um piti daqueles e disse que no nosso caso é só em Brasília e começou a rasgar tudo que já tinha feito na nossa frente. Minha tia tentou argumentar e a moça não quis nem saber, quase nos expulsou de lá kkkkkkk
  • Pamela

Como assim? Não entendi.
  • Sinal Público

Entendi. Se eu for mandar pro Rio que não tem jurisdição sobre MT, precisarei do sinal.
    Já por Brasília não precisarei.
  • Isso é que eu não sabia, qual a área de jurisdição da Embaixada de Brasília, se abrange MT, então não precisa de sinal público.

Se mora longe do consulado, o formulário pode ser assinado apenas no cartório, desde que seja assinatura por AUTENTICIDADE.
  • Cibele

Uau, muito obrigada!!!
    Eu precisava dessa resposta porque fica difícil $ a gente se locomover para tão longe rsss
    E eu ainda estou fazendo pro meu irmão, aí teria mexer com procuração e tal pq levar ele ficaria mais caro ainda.

Outras perguntas:

*A certidão do meu pai é portuguesa e já está em mãos então eu mando pra CRC da mesma maneira que chegou aqui?

*No formulário eu posso colocar o nome da minha mãe de solteira? Pq qdo ela se separou do meu pai o nome voltou a ser o de solteira. E nas certidões consta como nome de casada. Será que isso dá algum problema por lá?
  • Pode enviar a certidão original ou uma cópia simples, mas se enviar a cópia simples, precisa anotar os dados dela no formulário.

Coloca o nome da sua mãe de casada, nesse caso é melhor, sem muitas especulações da CRC.

E sobre a assinatura, é muito importante, só pra frisar bem: tem que ser por AUTENTICIDADE.

E tira uma cópia simples dos documentos que enviar pra CRC, guarda para seu controle.
  • Cibele

Entendi tudinho!
    Enquanto os docs do Itamaraty não chegam, vou agilizar essa parte da assinatura do formulário pra quando chegar a hora de mandar os docs necessários pra Brasília para colar o selo.
    Muito obrigada!
    Bjs
  • Oi Rê , a Cibele já respondeu
  • Cibele e Pamela

Depois de assinar o requerimento por AUTENTICIDADE no cartório, devo reconhecer a firma do funcionário do cartório assim como fiz com a minha certidão de nascimento né?

• não não .

vc preenche o formulario leva ao cartorio e a pessoa q for assinar deve ir junto e lá vc diz q quer reconhecer a assinatura por autencidade, aí a pessoa assina o formulario na frente do funcionário . é só isso .nao precisa de mais nada. estou falando com relação ao formulario ok?
  • Pamela

Ah sim entendi! Só assino por autenticidade no cartório e depois mando selar no consulado com os outros docs e tá pronto pra mandar pro CRC...
  • Duvida!!!

ops Thiago! acho que nao hein? Onde esta esta afirmacao Thiago ? mas como nao sei ao certo deste detalhe de autenticidade. vamos ver se alguem tira a minha duvida.

Acho que depois de reconhecer a firma por autenticidade o formulario tb tem que ser mandado pra receber o selo branco do consulado. Que eu saiba tudo tem q ter selo branco do consulado.

DUVIDAAAAAAAAAAA!!!!

toc toc toc!!!alguem por favor!!!

abs

fatima
  • O Pereira tem razao. O melhor é pecar pelo excesso, pois quando algo cai em uma pequena exigencia na CRC perde-se muito tempo até que eles enviem a carta, que a gente responda e que eles voltem a analisar. Às vezes sao meses!!!!
    Quando nao haja uma forca maior que impida a assinatura frente a um funcionario do consulado, sigam esse procedimento.
    Creio que para garantir, caso seja assinado em cartorio com firma reconhecida por autenticidade, é melhor legalizar no Consulado.
    Isso eu faria, mas fica a critério de cada um arriscar.
    Boa Sorte!
  • a todos,

Alguem sabe responder se uma certidão de nascimento emitida em Ribeirão Preto-SP, pode ser legalizada no escritorio de São Paulo?
  • Luan,
    Em caso de dúvida veja no site do ERESP que documentos sao legalizados por eles. Também lhe deixo o endereco, correio eletronico e numeros de contacto.
    Boa Sorte!

Av. das Nações Unidas, 11857, 4º andar
    Brooklin Novo
    CEP: 04578-908
    São Paulo - SP
    TELEFONE: (0XX11) 5102-2526
    FAX: (0XX11) 5102-2526 (opção 8)
    eresp@mre.gov.br
  • sim, pode. Luan. O escritório de SP legaliza docs de todo estado de SP.
  • Obrigado mais uma vez.!!
  • O Mário, meu grande amigo e irmão da comunidade , autenticou minha certidão no Itamaraty do RJ, mas foi preciso antes reconhecer firma num cartório e pedir o sinal público pois minhas certidões eram de fora do estado.....
  • Vc deverá ir no 1° Cartório da Sé que fica no início da Rangel Pestana.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.