O termo "terrinha" é muito comum no Brasil como uma forma carinhosa de se referir a Portugal, porém, descobri que pode ser considerado pejorativo pelos portugueses, conforme reportagem abaixo. Portanto, melhor evitar!
@MarceloDF, não se preocupe tanto. De qualquer forma, vai causar até mais de um incidente diplomático rsrsrs. Tem muita coisa que difere, tanto na palavra, quanto no sentido. Até mesmo de acordo com a região, as palavras possuem sentidos diferentes.
Vou me lembrar de algumas para colocar neste tópico.
Que bom @caiodib, você pode continuar a enriquecer bastante esse tópico. Não apenas as palavras são diferentes, mas as construção das frases... Por exemplo, não se usa o gerúndio...
Durante a copa eu ouvi alguns jogos de Portugal por uma rádio Portuguesa e ri sozinho quando ouvi do narrador que o jogador estava a vestir a camisola e calçar a bota...
Tem muita coisa diferente no vestuário e no futebol, mas já me acostumei a ouvir guarda-redes, tiro de canto, e claque.
Acho que pelo começo deste tópico, postei as diferenças do vestuário. Mas se chegarmos ao Brasil e dissermos que um homem usa camisolas e sapatilhas… não vai cair muito bem. Rsrsrs
Mas tem diferenças até internas, como pedir um pingo no Porto e pedir um garoto em Lisboa. As duas coisas são café com leite (pingado).
Comentários
Giroflex= Pirilampos.
Goleiro= Guarda redes
Pedestres= peões
Faixa de pedestres = passadeira
Escanteio = tiro de canto
Torcida = claque
Reserva (futebol) = suplente
https://www.dn.pt/opiniao/opiniao-dn/correspondentes-em-portugal/interior/brasileiros-e-a-terrinhaum-afeto-incompreendido-8476333.html
Vou me lembrar de algumas para colocar neste tópico.
Durante a copa eu ouvi alguns jogos de Portugal por uma rádio Portuguesa e ri sozinho quando ouvi do narrador que o jogador estava a vestir a camisola e calçar a bota...
Acho que pelo começo deste tópico, postei as diferenças do vestuário.
Mas se chegarmos ao Brasil e dissermos que um homem usa camisolas e sapatilhas… não vai cair muito bem. Rsrsrs
Mas tem diferenças até internas, como pedir um pingo no Porto e pedir um garoto em Lisboa. As duas coisas são café com leite (pingado).
lavar a louça = limpar a loiça
Camping = campismo
Babá = Ama