Solicitação de assento no SIRIC

2»

Comentários

• Enviei um email para o pessoal de Tondela (civil.tondela@irn.mj.pt) no dia 09.11, solicitando confirmação a respeito dos documentos do meu avô e do meu pai. Enviei scanners da certidão de nascimento do meu pai junto com os dados do meu avô, até uma foto do passaporte que consegui com o pessoal daqui do fórum juntamente com a cédula de identidade do estrangeiro... só quero que garantir que não tenha equívocos quanto ao proceso. Até o momento não responderam :( vamos esperar mais um pouco...
  • Boa tarde pessoal, até o momento o pessoal de Tondela não respondeu ao email encaminhado (civil.tondela@irn.mj.pt - dia 09.11.2017)...O que devo fazer?
  • @Fabrício Rodrigues esse seu email era solicitando uma pré analise dos documentos para o processo de atribuição? As conservatórias não estão mais fazendo isso, tem que dar entrada no processo e, se tiver algo errado, mandar os documentos solicitados.
  • @Fabrício Rodrigues

As Conservatórias não fazem pré-análise de documentos. É quase certo que você não receberá resposta.
  • Recebi hoje a seguinte resposta:

"Ex.º Senhor:

Agradecemos o contacto de V.ª Ex.ª.

O Balcão da Nacionalidade de Tondela tem competência para a atribuição da nacionalidade a filhos de portugueses nascidos em Portugal, no Brasil e na Comunidade Europeia.

O atendimento presencial está sujeito a agendamento.

OS PROCESSOS NÃO DEVEM SER ENVIADOS EM SIMULTÂNEO: SÓ DEPOIS DE CONCLUÍDO O PROCESSO DO PROGENITOR DEVERÁ SER REMETIDO O PROCESSO DO FILHO.

Para cada processo de atribuição de nacionalidade portuguesa, precisamos de:

- formulário modelo1C (disponível no nosso site, www.irn.mj.pt) com reconhecimento presencial ( por autenticidade) da assinatura;

- certidão de nascimento de inteiro teor, por fotocópia (reprográfica) e apostilhada da pessoa a registar;

-cópia autenticada e apostilhada do documento de identificação da pessoa a registar contendo a filiação do interessado;

- indicação do registo de nascimento do progenitor português (ou certidão de registo de baptismo, se tiver nascido antes de 5 de outubro de 1910);

A filiação relativamente ao progenitor português deverá resultar comprovada como estabelecida na menoridade, segundo a lei portuguesa.

Devido ao aumento do volume do serviço, neste momento não nos é possível fazer um estudo prévio dos processos.

O vale postal (no valor de €175, caso seja maior de idade) deve ser emitido em favor do IRN,IP e remetido para:

Conservatória do Registo Civil de Tondela
    Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, 57
    3460-584 Tondela

Para mais informações, consulte o nosso site: www.irn.mj.pt

Com os melhores cumprimentos."

Pelo visto, vai ter que ser na cara e coragem... Como estou incerto sobre a certidão por cópia reprográfica! me enviaram uma xerox bem simples, igual a dessas Lan-houses rsrs. Se alguém com experiência aqui do fórum puder me esclarecer essa dúvida, posso deixar meu email para contato e enviar os scanners. Vi que não é boa idéia postar scanners com dados na internet.
  • @Fabrício Rodrigues,

a certidão reprográfica deve ser em papel moeda, com timbre do cartório e não uma xérox comum.
  • @fabricio

Não se preocupe, no inicio dá muita dúvida e insegurança mesmo. Vá lendo os tópicos do fórum até que se sinta seguro para escolher a conservatória e enviar a documentação.

Quanto a certidão de nascimento em inteiro teor por cópia reprográfica, como os colegas disseram, ela é feita em papel timbrado e não é apenas uma cópia xerox simples. Inclusive, quando você for fazer o apostilamento de haia, que pode ser feito no mesmo cartório se eles fizerem, a assinatura do responsável pelo cartório na certidão será reconhecida publicamente por quem fizer o apostilamento. Então tem que ser um documento com cara de documento mesmo. Só para ilustrar, no meu caso, foi feita a cópia em papel timbrado especial do livro que estava escrito a mão. Caso a leitura não esteja clara é recomendado enviar uma segunda certidão apenas em Inteiro Teor, que também será em papel timbrado, mas com os dados digitados.

Quanto ao assento português, você pode obter uma cópia através do Portal Cidadão se quiser melhor instruir seu processo, mas não é obrigatório, bastam os dados no campo especifico do formulário 1C

http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3012/como-solicitar-uma-certidao-no-portal-cidadao#latest

Boa sorte. Pergunte sempre e o quanto for necessário para dirimir todas as dúvidas. Invista tempo em ler os posts com calma e tudo vai se esclarecer.
  • No formulário 1C tem o campo para o número de assento no SIRIC? (Já o tenho). Agora nas férias irei novamente no cartório contestar a certidão que me deram, de acordo com os amigos do fórum está errada, me mandaram numa folha A4 simples dessas de papel Chamex rsrs. Obrigado aos confrades. Volto com novidades.
  • @Fabrício Rodrigues já vi certidão reprografica que era em papel comum, num lado a xerox do livro e no outro dizendo que se tratava de certidão inteiro teor, etc e assinado e reconhecido firma pelo funcionário do cartório, veja se a sua não está assim. Infelizmente parece que não existe um padrão definido e cada cartório que faz o que quer e bem entende...
  • @Daniel Henriques, a minha certidão é bem próxima da que vc descreveu, mas meu receio é não aceitarem. Como disseram nas mensagens anteriores, ela é feita em papel timbrado. Seria interessante poder saber os detalhes do tipo de padrão recomendado. Aí não ficaria na dúvida.
  • Olá pessoal, estou a retomar o processo de naturalidade do meu pai, filho de português. Estou pensando em levar o 1C amanhã para ser assinado no cartório porém, estou há muito tempo sem acompanhar o assunto. Quero saber se houve alguma alteração legislativa, ou nas normas de entrada com o processo e também sobre melhores CRCs para envio de documentos no momento (Planejamos enviar para a CRC de Tondela no qual já contatamos)... Segui o protocolo deste tópico:(http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao).

Um ótimo dia a todos!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.