Solicitação de assento no SIRIC
Fabrício Rodrigues
Member
Pessoal, enviei um email para a conservatória de Moimenta da Beira, com os dados para pesquisa de assento do meu avô, e disseram que posso estar solicitando através do Consulado Português, pois o assento já se encontra no sistema informático (SIRIC), no caso é para atribuição do meu pai, filho do português e naturalidade minha e do meu irmão (se bem que agora com a nova lei, só haverá atribuição para netos...)
Dados do português
Nome: Antonio Rodrigues da Costa
Filiação: Ana Rodrigues da Fonseca / João Ferreira da Costa
Nascimento: 02/06/1938
Local:Moimenta da Beira
Data de entrada: 11/02/1957
meu pai é vivo, meu avô também, só que ele náo tem mais o assento, como faço para iniciar uma solicitação online? me recomendaram esse site:
https://www.cartorio24horas.com.br/
É de confiança? Tem alguma outra alternativa?
meu avô sugeriu que façamos todo o procedimento enquanto formos de viagem para Portugal, segundo ele, mais rápido e muito mais barato.
Dados do português
Nome: Antonio Rodrigues da Costa
Filiação: Ana Rodrigues da Fonseca / João Ferreira da Costa
Nascimento: 02/06/1938
Local:Moimenta da Beira
Data de entrada: 11/02/1957
meu pai é vivo, meu avô também, só que ele náo tem mais o assento, como faço para iniciar uma solicitação online? me recomendaram esse site:
https://www.cartorio24horas.com.br/
É de confiança? Tem alguma outra alternativa?
meu avô sugeriu que façamos todo o procedimento enquanto formos de viagem para Portugal, segundo ele, mais rápido e muito mais barato.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Com isso, você poderá solicitar a nacionalidade para o seu pai. Após a conclusão do processo, solicitará a sua atribuição de nacionalidade através de seu pai, ou seja de filho para pai. Esquece neto, seu pai ainda é vivo, a burocracia de atribuição pra neto é muito pior e não é um direito garantido, ou seja, podem negar.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3372/ligacao-efetiva-a-comunidade-como-provar-isso
Inicie pelo seu pai e depois pra vc. Será mais rápido e garantido.
Cara, esquece atribuição por neto, ligação efetiva é complicado. Além de precisar de o dobro de documentos, é mais caro, demora mais tempo e ainda pode ser negado.
E como já falaram aqui,faça a atribuição do seu pai e depois a sua
A sua avó era portuguesa ou brasileira?Casaram-se no Brasil ou em Portugal?
Quem foi o declarante na certidão de nascimento do seu pai?
Tenho umas dúvidas...
-Já tenho o número do assento do meu avô no SIRIC, me falaram que isso dispensa o assento físico, basta informar esse número?
-A segunda via (lá em ''orientações para iniciantes'' diz que a certidão do requerente deve ser emitida há pelo menos um ano) deve ser autenticada e "legalizada no consulado português"?
-A certidão está datada em 1974, porém meu pai nasceu em 69, ou seja, a data de nascimento dele está correta na certidão, porém, a emissão apenas, está datada em 74, isso não tem problema?
Atualmente é preciso apenas apostilar as certidões brasileiras. As instruções para iniciantes estão desatualizadas.
Se o assento do seu avô estiver informatizado basta o número do assento, data e Conservatória.
Vc quis dizer que o seu pai foi registrado cinco anos após o nascimento? Para o processo é preciso que a certidão do seu pai seja reprográfica e emitida recentemente, no máximo seis meses.
Sim, só esse detalhe na certidão. Realmente as informações para iniciantes estão desatualizadas, dificulta na hora de pesquisar uma informação em meio a milhares de discussões. Obrigado pelas dicas!
Cópia reprográfica simples que me deram no cartório de registros:
E a parte de trás:
Isso tudo numa folha simples A4, nada de especial.
Aqui a certidão de Inteiro teor:
É tudo o que está na cópia reprográfica...
E a parte do apostilamento:
Gostaria de saber se esses documentos são válidos, e se já tenho condições de solicitar a cidadania do meu pai. Ele está próximo de aposentar e queremos nos mudar para a Europa.
Não publique dados pessoais na internet.
As certidões estão corretas. Não conferi os nomes em busca de divergência, veja isso. Você poderá enviar o processo para Tondela ou Ovar pois, como os pais são solteiros não há casamento para transcrever.
Desculpe mas não vi outra forma de fazê-lo...