Solicitação de assento no SIRIC

Pessoal, enviei um email para a conservatória de Moimenta da Beira, com os dados para pesquisa de assento do meu avô, e disseram que posso estar solicitando através do Consulado Português, pois o assento já se encontra no sistema informático (SIRIC), no caso é para atribuição do meu pai, filho do português e naturalidade minha e do meu irmão (se bem que agora com a nova lei, só haverá atribuição para netos...)

Dados do português
Nome: Antonio Rodrigues da Costa
Filiação: Ana Rodrigues da Fonseca / João Ferreira da Costa
Nascimento: 02/06/1938
Local:Moimenta da Beira
Data de entrada: 11/02/1957

meu pai é vivo, meu avô também, só que ele náo tem mais o assento, como faço para iniciar uma solicitação online? me recomendaram esse site:

https://www.cartorio24horas.com.br/

É de confiança? Tem alguma outra alternativa?

meu avô sugeriu que façamos todo o procedimento enquanto formos de viagem para Portugal, segundo ele, mais rápido e muito mais barato.
«1

Comentários

• Fabrício, como seu avô nasceu após 1911 não precisa da certidão, apenas o número do assento, ano e freguesia que está registrado. Para isso mande e-mail para a conservatória de Moimenta da Beira, pedindo o número do assento.

Com isso, você poderá solicitar a nacionalidade para o seu pai. Após a conclusão do processo, solicitará a sua atribuição de nacionalidade através de seu pai, ou seja de filho para pai. Esquece neto, seu pai ainda é vivo, a burocracia de atribuição pra neto é muito pior e não é um direito garantido, ou seja, podem negar.
  • Vinicius3, já estou com o numero do registro do SIRIC e as demais informações, vc recomenda iniciar pela atribuição do meu pai? O que seria a ''ligação efetiva'' que estão exigindo? muito obrigado!
  • @Fabrício Rodrigues veja sobre ligação efetiva na discussão abaixo:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3372/ligacao-efetiva-a-comunidade-como-provar-isso

Inicie pelo seu pai e depois pra vc. Será mais rápido e garantido.
  • Ainda estão recorrendo á conservatória de Ponta Delgada para iniciar os processos?
  • vinicius3vinicius3 Member
    editado August 2017
    Ponta Delgada é apenas para transcrever casamento. Atribuição de nacionalidade o pessoal aqui envia para Ovar, Tondela, Vila Nova de Gaia e ACP Porto. Tem Manguale e 3ª CRC Porto mas são "novas" e pouco se sabe sobre elas.

Cara, esquece atribuição por neto, ligação efetiva é complicado. Além de precisar de o dobro de documentos, é mais caro, demora mais tempo e ainda pode ser negado.
  • Sim, já decidimos fazer a atribuição do meu pai primeiro, em seguida a minha. A ligação efetiva entra no caso de atribuição para netos? Tem um pessoal num grupo do Facebook oferecendo acessoria, é recomendável? me parece que se seguir tudo direito, não tem necessidade. Obrigado pela recomendação das conservatórias!
  • @Fabrício Rodrigues,não existe a menor necessidade de contratar despachantes.
    E como já falaram aqui,faça a atribuição do seu pai e depois a sua
    A sua avó era portuguesa ou brasileira?Casaram-se no Brasil ou em Portugal?
    Quem foi o declarante na certidão de nascimento do seu pai?
  • Maria Nélida, na verdade é meu avô que é português, minha avó é brasileira, para ser sincero não tenho certeza se casaram civilmente, meu pai não tem mais a certidão de nascimento dele, estou providenciando, e tomara que o declarante seja meu avô. Qual conservatória seria a mais recomendada para enviar os documentos, vi muita gente enviar para Tondela. Estarei entrando em contato após me recomendarem.Obrigado pela dica!
  • @Fabricio,procure saber se seu avô reconheceu a paternidade do seu pai.Se caso for sim, vc pode fazer a atribuiçao do seu pai em Vila Nova de Gaia ou ACP Q não exigem a transcriçao de casamento nesse caso específico.
  • Vlad Pen, vou conferir isso, obrigado pela orientação. Abraço!
  • Pessoal, novidades, consegui a certidão do meu pai, nela é o declarante meu avô, ou seja, o português.
    Tenho umas dúvidas...

-Já tenho o número do assento do meu avô no SIRIC, me falaram que isso dispensa o assento físico, basta informar esse número?

-A segunda via (lá em ''orientações para iniciantes'' diz que a certidão do requerente deve ser emitida há pelo menos um ano) deve ser autenticada e "legalizada no consulado português"?

-A certidão está datada em 1974, porém meu pai nasceu em 69, ou seja, a data de nascimento dele está correta na certidão, porém, a emissão apenas, está datada em 74, isso não tem problema?
  • @Fabricio

Atualmente é preciso apenas apostilar as certidões brasileiras. As instruções para iniciantes estão desatualizadas.

Se o assento do seu avô estiver informatizado basta o número do assento, data e Conservatória.

Vc quis dizer que o seu pai foi registrado cinco anos após o nascimento? Para o processo é preciso que a certidão do seu pai seja reprográfica e emitida recentemente, no máximo seis meses.
  • @Mariza,

Sim, só esse detalhe na certidão. Realmente as informações para iniciantes estão desatualizadas, dificulta na hora de pesquisar uma informação em meio a milhares de discussões. Obrigado pelas dicas!
  • Pessoal, vou solicitar a segunda via da certidão do meu pai, vi que ela tem que ser do tipo repográfica e autenticada, mas eu faço a autenticação lá mesmo no cartório? Algum outro detalhe que devo me atentar sobre a certidão?
  • Pessoal, consegui a cópia reprográfica da certidão, mas me deram uma cópia digitada, não a "xerox" do livro, tem algum problema?
  • Ela tem que ser de inteiro Teor por cópia reprográfica(isso seria uma fotocópia do livro de nascimento, ou seja, atrás da declaração do escrevente ou oficial, existirá uma cópia do livro impresso e apostilada., Eles tem que justificar se se a fotocópia não existi mais. Eu acho que é isso @Fabrício Rodrigues
  • Galera quando o declarante é os dois, nas certidão de nascimento do requerente, tudo certo?
  • Pessoal, retornei no cartório para solicitar a cópia reprográfica (a "xerox" do livro) e me deram uma cópia bem simples numa folha A4 comum, nada de especial, diferente da outra que solicitei em que foi reescrito tudo o que estava no livro, e atr[as o apostilamento etc... Atrás tem uma nota que diz: "CERTIDÃO - Certifico que o presente documento constitui certidão de inteiro teor, extraída por processo reprográfico do original, constante em nossos arquivos." É assim mesmo? O pessoal do cart[orio informou que esses s'ao os dois tipos possiveis de emitir a certidão. Pena que aqui não dá para carregar meus scanners, para vcs terem uma idéia de como veio.
  • editado November 2017
    @Fabriciot,toda certidão brasileira vem com papel padrão, com o brasão escrito República Federativa do Brasil -Registro civil de pessoas naturais e com o mapa do Brasil em selo halográfico.
  • Tem alguma forma de upar os scanners para conferir?
  • Fabrício, os cartórios estão dando as certidões da seguinte forma: uma certidão é digitada e a outra é a cópia da página do livro do cartório, escrita à mão. Você tem que apostilar as duas certidões.
  • felipefelipe Member
    editado November 2017
    se a certidão por cópia reprográfica estiver legível não precisa da outra... eles "imprimem" a cópia do livro no papel oficial do cartório (conforme explicado pelo Vlad)... a do meu irmão, por exemplo, era dos anos 80 e estava datilografada no livro, então só precisei dela...
  • editado November 2017
    Prezados, segue os links com as certidões, queria enviar o email para Coimbra ainda este ano.

Cópia reprográfica simples que me deram no cartório de registros:

E a parte de trás:

Isso tudo numa folha simples A4, nada de especial.

Aqui a certidão de Inteiro teor:

É tudo o que está na cópia reprográfica...

E a parte do apostilamento:

Gostaria de saber se esses documentos são válidos, e se já tenho condições de solicitar a cidadania do meu pai. Ele está próximo de aposentar e queremos nos mudar para a Europa.
  • Também temos o número do SIRIC informado pelo pessoal de Moimenta da Beira.
  • Fabrício

Não publique dados pessoais na internet.
  • @Fabrício Rodrigues

As certidões estão corretas. Não conferi os nomes em busca de divergência, veja isso. Você poderá enviar o processo para Tondela ou Ovar pois, como os pais são solteiros não há casamento para transcrever.
  • Mariza Guerra

Desculpe mas não vi outra forma de fazê-lo...
  • Basta riscar os nomes. Se for possível delete-os.
  • Ok irei editar.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.